sexta-feira, 22 de março de 2013

Magé forma primeiro comitê gestor do estado para ampliar acesso à documentação básica

Unigranrio Registro Civil Fotos Jorge Luiz 2
A Reunião Ampliada onde se deu origem ao Comitê Gestor que vai otimizar e facilitar o acesso da população à documentação básica foi realizada nesta quinta-feira (21), no auditório da Unigranrio. Com o tema “Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica”, o encontro reuniu sociedade civil, representantes de associações e de órgãos públicos municipais. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a reunião teve como objetivo a criação o primeiro comitê gestor pela ampliação ao acesso à documentação básica.
Unigranrio Registro Civil Fotos Jorge Luiz 5Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2010, Magé está em nono lugar no estado, no índice de crianças de 0 a 10 anos sem registro civil, com cerca de 1% dos habitantes do município. Durante a reunião foi explicado que a primeira via de Certidão de Nascimento e de Óbito é gratuita desde 1997, porém muitos brasileiros ainda não possuem o documento. Alguns dos motivos são: a espera do pai da criança para que ele registre, problemas com a documentação da mãe, falta de dinheiro, dificuldade de acesso aos cartórios, entre outros. O objetivo é mostrar à população que a gratuidade para a 1ª via existe independente da época em que será registrado, seja do adulto ou criança, e a importância de ter os documentos.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje com vocês, porque Magé será o primeiro município a formar esse comitê no estado. Pode parecer pouco, em uma reunião assim, mas é um passo enorme. No Brasil o acesso ao registro civil básico é através da empresa privada, que são os cartórios, mas estamos lutando para que todos tenham acesso à documentação. Não queremos mutirões para fazer vários registros em um dia, queremos implantar uma consciência, tanto na sociedade, quanto no serviço oferecido”, afirmou Tula Vieira Brasileiro.
Unigranrio Registro Civil Fotos Jorge Luiz 6
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vaz Vidal, falou sobre a importância da reunião ampliada. “Esse é um passou muito significativo para o nosso município, que faz parte da inserção em uma política nacional, que é a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. As pessoas que não tem a documentação básica, como identidade, CPF, registro de nascimento, não conseguirá o utilizar serviços básicos. Todos nós estamos de parabéns por estarmos apoiando a criação desse comitê, porque nós que temos documentos, não imaginamos o quanto eles fazem falta a uma pessoa que quer matricular um filho na escola, quer um atendimento médico”, esclareceu a secretária.
Representantes de comitês, de associações de moradores e de trabalhadores, da OAB local e do Conselho Tutelar representaram a sociedade civil organizada da cidade de Magé em busca de apoiar o direito à documentação básica, porque não ter acesso ao documento é uma violação dos direitos, porque interdita os direitos do cidadão, além de facilitar o trabalho escravo, ou a exploração sexual e infantil, porque a pessoa se vê sem opções de conseguir um trabalho digno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário