sexta-feira, 9 de novembro de 2012


POBRE VAI DE ESCADA
A sessão da Câmara de Vereadores da última terça, 6 de novembro, foi marcada pela discussão sobre o Projeto de Lei nº004/12 referente as contruções de habitações populares na cidade. Uma emenda apresentada pelo vereador Claudio Mello, do PT, propôs que as construções (de 5 andares) contassem com elevadores, o que gerou uma discussão sobre o assunto.
Dr. Carlão lembrou que tratam-se de construções populares financiadas pelo governo federal para quem ganha até 3 salários mínimos e que tal emenda poderia inviabilizar a aquisição ao elevar o valor dos mesmos, tanto na instalação (com o custo estimado de cerca de 30 mil reais), quanto na manutenção (cerca de 800 reais mensais). A emenda, que recebeu apenas o apoio do presidente da casa, vereador Cleyton Valentim, foi derrubada por 9 votos contra e 2 a favor.

QUEM NÃO TEM CÃO...
Sem sucesso na tentativa de um encontro com o governador Sérgio Cabral, uma comissão de manifestantes, acompanhada pelo Deputado Nilton Salomão, se reuniu com o sub-secretário de obras do Estado, Affonso Moneratt, que explicou os entraves burocráticos que continuam atrasando o início da construção das Casas Populares.
Moneratt explicou que, no caso de Teresópolis, o terreno da Fazenda Ermitage já se encontra desapropriado e que o governo depende que o Tribunal de Contas do Estado e a Caixa Econômica Federal aprovem o projeto para que as obras tenham início.

PREFEITURA SE MANIFESTA
No final da tarde dessa quarta, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Teresópolis emitiu uma nota informando que está acompanhando de perto, junto ao governo do estado, todo o processo relativo a construção das casas populares.

 
 Os moradores de uma das principais ruas do Vale do Paraíso começam a viver uma nova realidade. O asfaltamento da Rua Alexandre Fleming está mudando a imagem do local e realizando umas das principais aspirações da comunidade.

“Com o asfalto, a rua fica muito mais segura e a cidade, sem buracos, fica mais bonita”, avaliou o aposentado Cirilo Pereira, morador há 17 anos do local. Waldir de Souza Almeida também aprovou a obra. “Trafego por aqui todos os dias. Antes eu evitava passar por esta rua de tanta ondulação, pois os paralelos soltavam ou afundavam, à medida que os caminhões circulavam. Agora faço questão de utilizar a via. O trabalho está ficando muito bom”, disse.

O investimento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado. Os trabalhos estão sendo concretizados pela Silthur Construtora Ltda, e interligam a Avenida Delfim Moreira à Rua Presidente Roosevelt, perfazendo um total de 650 metros de extensão.

Em visita ao local, o secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antonio Lopes Oliveira, ressaltou a importância da obra. “Isto aqui é mais um grande exemplo dos resultados colhidos quando existe a parceria. Estamos acompanhando a operação que está sendo feita com o compromisso de oferecer o melhor para a população”.

Além da pavimentação asfáltica, homens e máquinas também operam na limpeza, desobstrução e no alargamento das redes de drenagem da via.

Mais serviços
Outros serviços que também foram feitos nesta quarta e quinta - feira foi a limpeza das ruas Guandu, em Pimenteiras, e Durval Fonseca, no Jardim Europa. Além da limpeza, a Rua Guandu recebeu patrolamento e colocação de fresa para melhorar o calçamento da via que é um importante acesso de fuga para moradores e principalmente para o Corpo de Bombeiros, localizado na área.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi almada
• Fotos
PSF da Barra do Imbuí realiza Dia da Saúde do Homem


 Com o objetivo de promover a saúde masculina, acontece no dia 25 de novembro, das 9h às 15h, no PSF da Barra do Imbuí (Avenida Presidente Roosevelt, 1510), o projeto Dia da Saúde do Homem. Tendo como público alvo os homens residentes na Barra do Imbuí e nas comunidades do Espanhol e do Jardim Féo, a ação oferecerá consultas médicas, marcação de exames de eletrocardiograma, aplicação de vacinas, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar.

 
Teresópolis, 8 de novembro de 2012 – Com o tema ‘Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro’, aconteceu nesta quarta, 7, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, a edição mensal do projeto Quartas Ambientais. A professora Maria Naise de Oliveira Peixoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou os projetos que integram o programa e falou sobre o trabalho feito pelos pesquisadores até o momento em Teresópolis.

“Estamos finalizando um amplo levantamento de informações para compor a nossa base de dados. Essas informações incluem mapas topográficos de áreas de risco e dados socioeconômicos, ambientais, entre outros. Isso vai nos ajudar a traçar ações que possam ser implementadas tanto na área urbana da cidade quanto na zona rural”, explicou Maria Naise, coordenadora do programa, acrescentando que os pesquisadores já passaram pelo Campo Grande e no início do ano devem seguir para Vieira, no 3º Distrito, locais escolhidos como áreas piloto para a implantação de projetos conforme a demanda dos moradores.

Entre as etapas do programa estão a análise de fatores controladores do processo catastrófico; a elaboração de mapas topográficos; avaliação de instrumentos de ordenamento territorial; recuperação e manejo de plantio florestal; e sensibilização das comunidades.

Mapeamento e ordenamento

O programa de mapeamento de áreas de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana é desenvolvido pela UFRJ, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ministério Público Estadual e do Unifeso, e abrange cinco projetos voltados à avaliação das áreas de risco e ao planejamento urbano da Região Serrana.

A iniciativa leva em conta as consequências adversas de catástrofes que a região vem enfrentando a partir de eventos climáticos extremos, como o ocorrido em janeiro de 2011. Os projetos envolvem equipes do Departamento de Geografia (IGEO), do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB-FAU) e do UFRJ Mar-Instituto Politécnico.

As ações propostas deverão oferecer subsídios para indicar e auxiliar na implementação de ferramentas, políticas públicas e capacitação de gestores, técnicos e sociedade civil, incentivando a integração entre o ensino e a pesquisa acadêmica com as demandas da sociedade, e estimulando a participação local no direcionamento das políticas voltadas ao uso adequado dos recursos e melhoria da qualidade de vida.

Um dos objetivos do programa é a implantação de estufas para o cultivo de mudas para reflorestamento no município. Esse projeto vai contar com cursos de capacitação para os moradores interessados neste tipo de trabalho.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
• Fotos