Projeto foi inaugurado nesta segunda-feira (16 de junho), em Duque de Caxias. Titular da SEASDH, João Carlos Mariano, prestigiou o evento e experimentou a refeição

A inauguração do projeto Café da Manhã nas Estações pegou de surpresa os usuários, em Caxias. E para o bem. Morador da cidade, Cristiano Soares trabalha no Rio e poucas vezes têm condições de se alimentar antes de pegar a condução. Antes de provar e adiantou que comeria logo dois. “Trabalho muito cedo e, normalmente, só como quando chego. Agora, com esse projeto vou comer bem e com qualidade e higiene”, afirmou.

O titular da SEASDH, João Carlos Mariano, esteve na estação central em Caxias e acompanhou de perto a inauguração do projeto. Tomou o café e acompanhou as primeiras horas de trabalho dos quatro funcionários, que tinham como missão servir quase duas mil refeições. “É um exemplo de como levar cidadania para quem precisa”, comentou.
O quiosque da estação central em Caxias funciona de segunda a sexta das 4h30 às 8h30. O projeto só é possível com ajuda do governo, que investe R$ 1,44 em cada refeição desse tipo.
O café da manhã nas estações da Supervia já beneficia passageiros de outras unidades: Belford Roxo, Santíssimo, em Campo Grande, e Japeri. Em Caxias, a capacidade é de 2.100 refeições por dia.
O projeto prevê cafés da manhã em oito estações. E quando todas estiveram aptas a oferecer a comida, serão 17 mil refeições por dia. Atualmente, são 16 Restaurantes-Cidadão no Rio. Cada dia, mais de 90 mil refeições são fornecidas aos usuários, que contam com café da manhã e almoço. Em Irajá, onde a unidade funciona na Ceasa, os trabalhadores também contam com sopão da madrugada. Comem sopas variadas, fruta, pão, café, leite e suco e pagam só R% 0,50.
Fonte:rj.gov