terça-feira, 24 de setembro de 2013

vereador Maurício Lopes (PSL) propôs a criação do Centro Municipal de Hemodiálise em TeresópolisO

As pessoas com doenças renais crônicas e que precisam da hemodiálise para sobreviver tem enfrentado sérias dificuldades em Teresópolis. O atendimento na cidade está suspenso após a interdição do setor de hemodiálise do Hospital São José devido a denúncias de contaminação. A saída encontrada pela secretaria de Saúde do município foi o envio de 88 pacientes para o tratamento no Centro de Terapia Renal de Itaboraí. Outro grupo com pacientes mais debilitados deve ser enviado a Magé. Para evitar o deslocamento, reduzir o sofrimento causado por longas viagens e oferecer tratamento mais digno às pessoas com doenças renais crônicas, o vereador Maurício Lopes (PSL) propôs a criação do Centro Municipal de Hemodiálise em Teresópolis. A Moção foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na Sessão Ordinária do dia 23/09/2013. “Vejo o sofrimento muito grande de quem precisa desse atendimento. Os pacientes enfrentam a viagem, o calor e precisam se alimentar. Com certeza temos que buscar uma solução urgente”, preocupa-se o vereador Maurício Lopes (PSL). Entenda o que é Hemodiálise Segundo a Ong Doe Vida, a hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando estão em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água. Quanto tempo dura? Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas cada sessão. Podem existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente, assim como em uma mulher grávida. Adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior. Alguns problemas podem surgir durante a Hemodiálise É bastante comum sentir cãibras musculares e queda rápida da pressão arterial (hipotensão) durante a sessão de hemodiálise. Estes problemas acontecem, principalmente, em conseqüência das mudanças rápidas no equilíbrio dos líquidos e do sódio. A hipotensão pode fazer com que o paciente sinta fraqueza, tonturas, enjôos ou mesmo vômitos. O início do tratamento dialítico pode ser um pouco mais difícil, pois, nesta fase, o corpo está adaptando-se a uma nova forma de tratamento.

Mais uma conquista da Prefeitura de Tanguá

A Prefeitura de Tanguá recebeu, nesta terça-feira (24), duas novas ambulâncias para atendimentos no município. A partir de agora, a cidade passa a contar com mais 02 veículos que são equipados com sirene eletrônica, maca retrátil, banco baú para acompanhantes, ar-condicionado, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, mangueira de oxigenação, suporte de soro e sangue, entre outros itens.
Prefeitura de Tanguá, Novos Tempos, Novos Rumos!

Sessão esquentou na Câmara de Teresópolis



Antes do protesto na Câmara, membros
 do Fórum Popular
Teresópolis estenderam um varal de reclamações na
 porta da Prefeitura (Foto: Reprodução Facebook)

A sessão ordinária da Câmara de Teresópolis nesta segunda-feira foi tumultuada. Manifestantes do Fórum Popular cobraram a marcação de uma nova audiência pública sobre transportes. A primeira realizada em 25 de agosto não agradou, pois foi realizada nas dependências da Câmara, que não tem capacidade de receber muitas pessoas. Os manifestantes desta segunda alegaram que a primeira audiência foi feita apenas para agradar as empresas de transporte público.

Os manifestantes chegaram a se posicionar na saída do estacionamento da Câmara, impedindo a saída dos veículos. Depois de muita confusão, o presidente da Câmara, vereador Maurício Lopes, recebeu os manifestantes para tentar um acordo.Ficou acertado que o próprio presidente, por ofício, solicita uma resposta à Comissão de Transportes sobre quando será marcada uma nova audiência pública.


Fonte : A gazeta Fluminense

Agricultores de Petrópolis recebem títulos de posse de suas terras e equipamentos para produzir

Convênio de R$ 15 milhões com o BNDES beneficia 165 famílias da cidade

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) participou  da assinatura de convênio entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e  o Instituto de Terras e Cartografia do Estado (Iterj), órgão vinculado à Secretaria estadual de Habitação. A cooperação técnica e financeira vai garantir R$ 15 milhões para promover o desenvolvimento sustentável de 26 comunidades rurais de baixa renda, atendidas pelo programa de regularização fundiária do Governo do Estado. Em Petrópolis, 165 famílias de agricultores fazem parte do programa. Além de ter seus títulos de posse de suas terras, elas também receberão equipamentos e insumos com o objetivo de se tornarem auto-sustentáveis, mais produtivas e economicamente participativas.
Brejal,  Bonfim, Caxambu e Jacob (estrada Petrópolis-Teresópolis) são quatro localidades beneficiadas. Elas receberão quatro tratores, oito microtratores, cinco roçadeiras e quatro carretas para tratores, entre os equipamentos de maior porte. Também serão entregues arados, sulcadores e motocultivadores. No total, serão entregues 100 equipamentos.
- É forte a atuação não só do Iterj como da secretaria estadual de Agricultura na cidade para consolidar o setor que já foi o quinto no ranking estadual. O programa Estradas da Produção inicia essa semana no Caxambu e já está sendo renovado convênio com a prefeitura para que ele tenha continuidade no Brejal e Bonfim. Petrópolis tem 800 produtores rurais e o trabalho envolve 15 mil pessoas. É preciso fortalecer e ajudar a crescer", afirma Bernardo Rossi.
De acordo com o secretário de Habitação, Rafael Picciani, o acordo garante a ampliação do programa, que atualmente atende a 2.079 famílias de agricultores familiares, em um alcance de 10.395 pessoas.
  - Nas áreas rurais não basta apenas regularizar a terra, é preciso desenvolver ações que levem o pequeno produtor a permanecer no campo. Isso só é possível a partir do momento em que essas famílias alcançam a autonomia financeira e, para isso, é preciso incentivá-las a produzir de maneira sustentável, preservando o meio ambiente, reforçando, por exemplo, a entrega de sementes, insumos, maquinários, equipamentos e veículos para o transporte das colheitas",  explica Rafael.
Os equipamentos e insumos estão sendo adquiridos em processo licitatório que estará finalizado no final de setembro. Técnicos agrícolas do órgão farão acompanhamento permanente da execução dos projetos."O diferencial é estar perto do produtor, ensinar novas técnicas e corrigir deficiências para que, posteriormente, as famílias fiquem independentes do poder público", completa Bernardo Rossi.

Dupla de Petrópolis assegura o vice no Suzuki Adventure em Itaipava


Foto: Murilo Mattos


















Muito sol, diversão e aventura fizeram parte da penúltima etapa do Suzuki Adventure. Na charmosa região serrana do Rio de Janeiro, em Itaipava, mais de 500 pessoas fizeram parte do evento off-road que levantou poeira nas trilhas das categorias Fun, para quem estreia no fora de estrada, Pro, para os pilotos e navegadores mais experientes, e Extreme, prova de obstáculos desafiadores.

A prova começou no Parque Municipal de Petrópolis e seguiu em direção aos 160 quilômetros de pura emoção. As duplas da categoria Fun e Pro, passaram por estradas de terra entre fazendas com uma parada em Santana do Deserto, município de Minas Gerais, próxima a Igreja de Sant’Anna, ponto turístico histórico inaugurado em 1853. Para refrescar e baixar um pouco a temperatura, seis cachoeiras complementaram as paisagens incríveis da etapa.
Os paulistas, Carlos e Pedro Cavenaghi, a bordo do Suzuki Jimny, conquistaram o primeiro lugar da Fun. “O rali foi a minha primeira paixão no esporte. Participo desde quando começou o Suzuki Adventure e, a partir daí, marco presença no evento. Também é muito boa a aproximação que tenho com a minha família. Hoje a integração com meu filho foi ótima na trilha”, comentou o piloto Carlos.
Na Pro a dupla Celso e Belém Macedo subiram no topo do pódio e são campeões antecipados da temporada 2013, somaram 144 pontos na classificação geral.
Na Extreme, entre as doze especiais, obstáculos desafiadores em trechos por mata fechada, sinuosos, subidas e descidas íngremes, erosões e uma passagem por um piso mais liso que exigiu habilidade, técnica e integração entre piloto e navegador. A novidade ficou por conta de um trecho com navegação por way-points em que os aventureiros tiveram que encontrar o caminho entre uma plantação de pinheiros, apenas seguindo alguns pontos definidos, para chegar ao final da especial.
Resultados - 5ª Etapa - Itaipava: 
Categoria Pro
1º - Celso Macedo e Belém Macedo (Piracaia - SP)
2º -Waldir HudsonBarbosa e Maria Barbosa (Bragança Pta. - SP)
3º - José Paulo Junqueira e Marcelo Jucá (Juiz de Fora - MG)

Categoria Fun 
1º - Carlos Cavenaghi e Pedro Cavenaghi (Osasco - SP) 
2º - Vinícius Ferreira da Silva e Bernardo Ferreira da Silva (Petrópolis - RJ)

Prova de obstáculos Extreme 
1º - Genildo de Alencar da Silva e Jeferson Gonsalves (Suzano - SP) 
2º - LionardoAlmada e Josana Tostes (Juiz de Fora -MG) 
3º - Wilson Carlos Fialho e Erika FófanoWerneck (JF-MG) de Fora - MG) 
4º - Luiz Carlos Ferreira Gomes e Bárbara Arcoverde Gomes (Juiz de Fora - MG) 
5º - Bruno Cipullo eAnderson Khoury (Mogi das Cruzes - SP).



Fonte: Tribuna de Petrópolis

População de Teresópolis, RJ, pode receber alerta de chuva pelo celular

Cadastro é feito pela Defesa Civil do município através da internet.

Além dos alertas, o sistema também envia avisos sobre meteorologia.

Os moradores de Teresópolis, Região Serrana do Rio, que tiverem interesse em receber avisos sobre meteorologia a alertas sobre a ocorrência de chuvas fortes pelo celular já podem se cadastrar. As informações são enviadas via SMS pela Defesa Civil do município.

O cadastro deve ser feito pela internet no blog da secretaria, onde também é possível acompanhar todas as ações de educação e de prevenção da secretaria.

Tela da página Defesa Civil de Teresópolis (Foto: Reprodução/Blog Defesa Civil de Teresópolis)O cadastro deve ser feito no blog da Defesa Civil (Foto: Reprodução/Blog Defesa Civil de Teresópolis)

Dia da Árvore foi celebrado com trilha em Raiz da Serra


O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade:“Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam”, afirmou Vidal.

ScreenShot001
Em comemoração ao Dia da Árvore e dando as boas vindas à Primavera que iniciou neste domingo, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou a caminhada ecológica no Caminho do Ouro, em Raiz da Serra, no sexto distrito, na manhã de sábado, 21 de setembro.
Mageenses de todas as idades e autoridades municipais partiram numa trilha interpretativa, que durou cerca de duas horas, e conheceram essa opção turística que faz um mix de aventura e história. Para não perder os detalhes, foram separados três grandes grupos guiados por técnicos da SMMA. Antes de partirem para a caminhada, todos fizeram o alongamento e se prepararam para encarar o percurso.
12
Elegemos essa atividade para o dia de hoje para promover essa trilha que faz parte do Caminhos da Serra do Mar e muitos mageenses não conhecem. Nossa equipe avaliou alguns pontos para interpretar e explicar aos participantes como o início da Rua das Pedras que marca o ínício do Caminho do Ouro, por onde a Comitiva Real passava em direção à Petrópolis; a Mirindiba, árvore centenária e os aquedutos construídos para viabilizar o abastecimento de água na região, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal.
O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade acompanhado dos secretários Araújo Porfírio (Manutenção Pública), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Tania Mara Gouvêa (Trabalho e Renda), Sônia Sthoffel (Governo); Leandro Rodrigues (Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade) e do chefe de gabinete, Paulo Vaz. “Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam”, afirmou Vidal.
13
Local coleciona histórias
Além das pedras, escravos, simbolos e suas lendas, o Caminho do Ouro preserva a identidade do período Imperial. Dona Nazareth Teixeira, 72, mora numa casa marcada pela história nacional e que, segundo ela, foi estalagem de Dom Pedro II. “Moro aqui há 61 anos e gosto muito daqui. Aquela é minha casa e foi estalagem do imperador. A vista daqui é a coisa mais linda e muitos visitantes passam para fazer esse caminho. Minha mãe, antes de falecer, foi filmada por alemães que vieram gravar sobre o Caminho do Ouro e ainda lembro de quando desci de rolimã com meus sobrinhos aqui pelas pedras”, conta ela ao risos.
Sobre o episódio, ela finaliza: “Eu caí e me machuquei mas guardo histórias muito boas daqui”.

Dia da Árvore foi celebrado com trilha em Raiz da Serra


O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade:“Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam”, afirmou Vidal.

ScreenShot001
Em comemoração ao Dia da Árvore e dando as boas vindas à Primavera que iniciou neste domingo, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou a caminhada ecológica no Caminho do Ouro, em Raiz da Serra, no sexto distrito, na manhã de sábado, 21 de setembro.
Mageenses de todas as idades e autoridades municipais partiram numa trilha interpretativa, que durou cerca de duas horas, e conheceram essa opção turística que faz um mix de aventura e história. Para não perder os detalhes, foram separados três grandes grupos guiados por técnicos da SMMA. Antes de partirem para a caminhada, todos fizeram o alongamento e se prepararam para encarar o percurso.
12
Elegemos essa atividade para o dia de hoje para promover essa trilha que faz parte do Caminhos da Serra do Mar e muitos mageenses não conhecem. Nossa equipe avaliou alguns pontos para interpretar e explicar aos participantes como o início da Rua das Pedras que marca o ínício do Caminho do Ouro, por onde a Comitiva Real passava em direção à Petrópolis; a Mirindiba, árvore centenária e os aquedutos construídos para viabilizar o abastecimento de água na região, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal.
O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade acompanhado dos secretários Araújo Porfírio (Manutenção Pública), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Tania Mara Gouvêa (Trabalho e Renda), Sônia Sthoffel (Governo); Leandro Rodrigues (Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade) e do chefe de gabinete, Paulo Vaz. “Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam”, afirmou Vidal.
13
Local coleciona histórias
Além das pedras, escravos, simbolos e suas lendas, o Caminho do Ouro preserva a identidade do período Imperial. Dona Nazareth Teixeira, 72, mora numa casa marcada pela história nacional e que, segundo ela, foi estalagem de Dom Pedro II. “Moro aqui há 61 anos e gosto muito daqui. Aquela é minha casa e foi estalagem do imperador. A vista daqui é a coisa mais linda e muitos visitantes passam para fazer esse caminho. Minha mãe, antes de falecer, foi filmada por alemães que vieram gravar sobre o Caminho do Ouro e ainda lembro de quando desci de rolimã com meus sobrinhos aqui pelas pedras”, conta ela ao risos.
Sobre o episódio, ela finaliza: “Eu caí e me machuquei mas guardo histórias muito boas daqui”.

Dia da Árvore foi celebrado com trilha em Raiz da Serra


O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade:“Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam”, afirmou Vidal.

ScreenShot001
Em comemoração ao Dia da Árvore e dando as boas vindas à Primavera que iniciou neste domingo, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou a caminhada ecológica no Caminho do Ouro, em Raiz da Serra, no sexto distrito, na manhã de sábado, 21 de setembro.
Mageenses de todas as idades e autoridades municipais partiram numa trilha interpretativa, que durou cerca de duas horas, e conheceram essa opção turística que faz um mix de aventura e história. Para não perder os detalhes, foram separados três grandes grupos guiados por técnicos da SMMA. Antes de partirem para a caminhada, todos fizeram o alongamento e se prepararam para encarar o percurso.
12
Elegemos essa atividade para o dia de hoje para promover essa trilha que faz parte do Caminhos da Serra do Mar e muitos mageenses não conhecem. Nossa equipe avaliou alguns pontos para interpretar e explicar aos participantes como o início da Rua das Pedras que marca o ínício do Caminho do Ouro, por onde a Comitiva Real passava em direção à Petrópolis; a Mirindiba, árvore centenária e os aquedutos construídos para viabilizar o abastecimento de água na região, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal.
O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade acompanhado dos secretários Araújo Porfírio (Manutenção Pública), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Tania Mara Gouvêa (Trabalho e Renda), Sônia Sthoffel (Governo); Leandro Rodrigues (Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade) e do chefe de gabinete, Paulo Vaz. “Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam”, afirmou Vidal.
13
Local coleciona histórias
Além das pedras, escravos, simbolos e suas lendas, o Caminho do Ouro preserva a identidade do período Imperial. Dona Nazareth Teixeira, 72, mora numa casa marcada pela história nacional e que, segundo ela, foi estalagem de Dom Pedro II. “Moro aqui há 61 anos e gosto muito daqui. Aquela é minha casa e foi estalagem do imperador. A vista daqui é a coisa mais linda e muitos visitantes passam para fazer esse caminho. Minha mãe, antes de falecer, foi filmada por alemães que vieram gravar sobre o Caminho do Ouro e ainda lembro de quando desci de rolimã com meus sobrinhos aqui pelas pedras”, conta ela ao risos.
Sobre o episódio, ela finaliza: “Eu caí e me machuquei mas guardo histórias muito boas daqui”.

Centro de Tratamento e Reinserção Social é inaugurado em Cabo Frio

Com a presença de autoridades, políticos e empresários, foi inaugurado na manhã deste sábado (21), o Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio - implantado exclusivamente com verba municipal - com capacidade para atender a cem pacientes.  Além do tratamento para dependência de drogas, a unidade pioneira no país terá ainda terapia ocupacional visando a capacitação para o mercado de trabalho. 
O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, destacou em seu discurso a importância do projeto e a iniciativa do procurador Claudio Mansur, que cedeu um sítio em comodato à prefeitura sem nenhum tipo de ônus e por prazo indeterminado para abrigar o projeto.
"É um momento muito importante para nossas vidas e para a nossa sociedade. Estamos inaugurando hoje o que equivaleria a urbanização de ruas e construção de escolas e praças. Estou renunciando aos 'foguetes' para alegrar a vida de nossos irmãos, que não tiveram grandes oportunidades", destacou o prefeito, acrescentando ainda que há 85 acolhidos e, em novembro, uma menina, nascerá no centro. "Teremos uma criança nascida aqui de um deles, a Yasmim Vitória."


O deputado federal Aureo, Claudio e Cris Mansur e o prefeito Alair Corrêa durante a inauguração. Ao fundo, à esquerda, Walmyr Júnior, que esteve com o Papa Francisco na JMJ
O deputado federal Aureo, Claudio e Cris Mansur e o prefeito Alair Corrêa durante a inauguração. Ao fundo, à esquerda, Walmyr Júnior, que esteve com o Papa Francisco na JMJ

O prefeito prosseguiu seu discurso lembrando a dedicação da prefeitura pelo projeto. "Estou renunciando a uma rua por mês, uma escola por ano, para que vidas sejam salvas. Estou renunciando aos foguetes. O que é mais importante: essas vidas ou os foguetes?", questionou, prosseguindo: "Quando convidei a Cris Mansur (secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio) para ser secretária, só pensávamos em inaugurar este centro de reabilitação no próximo ano. Mas o Claudio (Mansur) colocou sua propriedade à disposição sem custo nenhum e pudemos inaugurar hoje este centro. Isso precisa ser feito com o coração."
Alair Corrêa também destacou as ações da prefeitura em benefício da população de Cabo Frio: "Vamos inaugurar cinquenta obras em Cabo Frio até o final do ano. Estamos subsidiando as passagens de ônibus. Diariamente são entre 25 e 30 mil passageiros por dia que pagam apenas 50 centavos por passagem. Nos demais municípios, a passagem custa mais que dois reais. A prefeitura gasta 2,2 milhões de reais em subsídio com essas passagens por mês. Gastar 150 mil reais com este centro não significa nada. Em oito anos, destruíram muito a nossa cidade. E em oito meses, eu reconstruí." 
A secretária Cris Mansur destacou sua dedicação com o centro. "É com muita alegria que estou aqui. Tenho vivido neste centro nas ultimas semanas com os acolhidos e serei para eles uma mãe, mas uma mãe chata daquelas que puxa a orelha. Temos a coragem de abraçar essas pessoas e quero que elas saiam daqui prontas para a vida. Estamos fazendo de tudo para que este projeto tenha o êxito que todos nós esperamos."
O procurador Claudio Mansur, marido de Cris, falou sobre sua alegria com a inauguração. "Nunca senti uma emoção tão grande com estou sentindo nessa inauguração. Nada, absolutamente nada nem ninguém vai parar este projeto. Esses fanáticos derrotados serão expulsos de nossas vidas. Brigo até morrer", disse referindo-se aos que se opunham ao centro. "Hoje é o dia da realização do maior sonho da minha vida", finalizou.
Walmyr Júnior, que Integra a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro  e representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal durante a Jornada Mundial da Juventude, também participou da inauguração, e deu seu depoimento, elogiando a iniciativa da prefeitura.


Walmyr Júnior faz seu discurso, observado pelo prefeito Alair Corrêa
Walmyr Júnior faz seu discurso, observado pelo prefeito Alair Corrêa
Walmyr Júnior abraça o Papa Francisco, tendo ao fundo Dom Orani, durante a JMJ
Walmyr Júnior abraça o Papa Francisco, tendo ao fundo Dom Orani, durante a JMJ

"Vim aqui compartilhar com vocês a minha experiência e dizer a vocês que a juventude não pode ser criminalizada. Moro no Complexo da Maré, usei drogas por oito anos e tinha uma rotina  de entrar em hospitais e clinicas de reabilitação. Perdi o sentido da vida e a oportunidade de escolher. Outros grupos escolhem pela gente, e acabam, tomando conta da nossa vida", disse, referindo-se aos que levaram ele às drogas. "Vocês são corajosos por estarem aqui. Eu tive uma mão para me segurar e vocês estão tendo também esta oportunidade."
O deputado federal Aureo (PRTB) também esteve presente ao evento, e destacou a qualidade e excelente estrutura do centro. "Já visitei mais de quarenta centros de reabilitação no país e hoje em, Cabo Frio, atesto que este é o melhor de todos que eu conheci. Certamente este projeto vai chamar a atenção de todo o Brasil, porque é uma iniciativa da prefeitura e este tipo de ação cabe ao governo federal. Esse projeto vai mostrar ao país como se trata o dependente."
A estrutura do centro
O Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio está localizado a cerca de seis quilômetros do centro de Cabo Frio, num sítio de propriedade do advogado e procurador da Secretaria  de Prevenção ao Uso de Drogas do município (Sepred), Claudio Mansur. Morador de Cabo Frio há mais de 30 anos e cidadão honorário da cidade, ele cedeu a propriedade em comodato à prefeitura. 


Centro tem grande estrutura para tratamento de dependentes
Centro tem grande estrutura para tratamento de dependentes

O tratamento para dependência de drogas inclui ainda 12 tipos de terapia ocupacional que deverão capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. O sítio onde está localizado o centro passou por uma reforma, a cargo do Município, para ter a infraestrutura necessária para receber os dependentes. O centro possui ainda com cinco piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, biblioteca, horta com 60 canteiros já em produção e dois lagos com uma boa quantidade de peixes. O local terá ainda em breve 16 tanques para piscicultura.
O centro conta com o trabalho de 45 voluntários que deverão fazer parte da “Ressurgência”, sociedade civil sem fins lucrativos, cujo nome faz referência ao fenômeno da correnteza marítima na região. Claudio Mansur explica que a sociedade irá organizar o trabalho voluntário em prol do centro. 

Carro capota na Avenida Oliveira Botelho em Teresópolis

O cruzamento entre a Avenida Oliveira Botelho e a Rua Flávio Bortolluzzi de Souza, no Alto, foi o local de mais um grave acidente automobilístico que envolveu um Fiesta vermelho e uma caminhonete Saveiro prata na tarde desta sexta-feira. A colisão ocorreu por volta de 14 horas quando o Ford Fiesta vindo do Rio de Janeiro seguia pela Avenida Oliveira Botelho, descendo em direção ao centro da cidade, enquanto a Saveiro Prata saía da Rua Flavio Bortoluzzi de Souza e entrou na principal, atravessando a pista com o intuito de entrar na pista sentido Centro. Foi então que a violenta colisão ocorreu e o Fiesta, que tinha dois ocupantes, chegou a capotar com o impacto.
Fiesta ficou completamente destruído após a colisão. (Foto: Divulgação)
Fiesta ficou completamente destruído após a colisão. (Foto: Divulgação)
O veículo ficou completamente destruído, com lataria amassada e vidros quebrados. Já a caminhonete ficou com a dianteira completamente avariada. Já na Saveiro só estava o motorista. Os dois ocupantes do Fiesta ficaram feridos e receberam o atendimento dos bombeiros que os encaminharam na ambulância para o Hospital das Clínicas de Teresópolis. A pista foi fechada e os agentes precisaram jogar pó de serragem na pista para conter um vazamento de óleo. A Polícia e a Guarda Municipal retiraram os veículos para desobstruir a via e a pericia foi acionada.
Ponto crítico do trânsito
No início deste mês, outro acidente foi registrado quando um Santana Quantum estava saindo do Bairro das Quarenta Casas pela Rua Flávio Bortoluzzi para acessar a Avenida Oliveira Botelho em direção ao centro da cidade. Neste mesmo momento, um caminhoneiro estava vindo do Soberbo ao centro. Quando o automóvel fez a manobra, o caminhão vinha em uma velocidade maior e foi surpreendido.
Mesmo com a tentativa do caminhoneiro de tentar evitar a batida, a colisão acabou acontecendo. Na pista ficaram as marcas de pneu deixadas pela freada brusca. No carro, havia um condutor e uma senhora que nada sofreram. No caminhão além do motorista, também estava um ajudante que também ficaram ilesos.
Graves acidentes no local preocupam
Saveiro ficou com a dianteira destruída após colisão. (Foto: Divulgação)
Saveiro ficou com a dianteira destruída após colisão. (Foto: Divulgação)
Local de grande movimentação de veículos, por ser o principal acesso do município, as avenidas Oliveira Botelho e Rotariana, no Alto e Soberbo, tem sido palco de graves acidentes constantemente. Em alguns trechos, como a curva forte próximo a portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o cruzamento com a Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, rotineiramente são registradas colisões frontais de veículos.
A situação preocupa a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que já há alguns meses vem tentando reativar o sistema de radares da cidade. Se o aparelho eletrônico utilizado para fiscalizar a velocidade de veículos estivesse funcionando, seriam bem menores as chances de um carro voar da pista para o quintal da residência, como aconteceu no último fim de semana, por exemplo. Outra medida prevista para acontecer é a instalação de mais sinais de trânsito naquela região.
“A Secretaria de Segurança tem a dura missão de servir, proteger e fiscalizar. Pensando nesses princípios, estamos intensificando a ronda naquela região e começando a alocar guardas para o local, mas já adianto que secretaria a tem previsão um de sinal para aquele cruzamento da Flavio Bortoluzzi, que é o ponto mais crítico porque as pessoas vem muito da Granja e atravessam ali. Estamos aguardando só o final da licitação dos sinais, que está sendo feita, para instalar o equipamento”, explica Sergio Alves, Coordenador da Guarda Municipal.


Fonte: O Diário de Teresópolis

Horto de Piabetá faz aniversário e será revitalizado

O trabalho está sendo feito e muito mais ainda virá”, afirmou a secretária de Governo, Sonia Sthoffel.
31 ano
Inaugurado em setembro de 1982, o Horto Municipal de Piabetá, no sexto distrito, completa 31 anos. O local já foi o viveiro de mudas que eram espalhados pela cidade e era uma área de lazer com grande confluência de pessoas.
Foi realizado a comemoração de aniversário e o anúncio da revitalização de todo o espaço feito pelo prefeito Nestor Vidal.
Foram realizadas atividades direcionadas pelos alunos da Escola Municipal Vereador Antonio Garcia Filho, conhecida popularmente como Escola do Horto, como apresentações de musicais e teatro. Profissionais da área de saúde ofereceram serviços de aferição de pressão e nível de glicose para os presentes.
31 anos Horto de P
“Nós precisamos resgatar as boas histórias de Magé. O Horto Municipal de Piabetá faz parte deste contexto e a reconstrução deste espaço é um pequeno passo para o muito que ainda temos que fazer. O caminho que era trilhado anteriormente não servia para o município. Estamos trabalhando com muito empenho, sem mágicas, para transformar o município para as futuras gerações”, disse o prefeito Nestor Vidal.
O órgão responsável pela recuperação do Horto de Piabetá será a Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade. O objetivo principal é transformar o espaço em mais um atrativo turístico da cidade. Serão tomadas ações como a reativação do lago, a instalação de sistema wi-fi, sinalização e pavimentação do Horto. Também serão promovidas atividades culturais, esportivas e relacionadas ao meio ambiente.
31 anos Horto de Piabetá
“Não temos palavras suficientes para expressar a nossa alegria de estarmos aqui e idealizar um novo Horto para a população. As raízes dos mageenses foram deixadas de lado ao longo de anos e o prefeito Nestor Vidal está aqui para recuperar esse legado. O trabalho está sendo feito e muito mais ainda virá”, afirmou a secretária de Governo, Sonia Sthoffel.
O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues, declarou que “é um desafio colocado pelo prefeito Nestor Vidal. Vamos transformar o Horto em mais uma atração turística, e valorizar a indústria sem fumaça, o turismo ecológico”.
Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente, frisou que “uma área verde dentro do perímetro urbano é um patrimônio de grande valor. Fico feliz em saber que este lugar está sendo devolvido à população”.
Já o professor Luiz Carlos Carneiro, que participou da implementação do Horto, agradeceu o empenho e a coragem do prefeito Nestor Vidal. “Esse espaço é de suma importância para toda população de Magé. Agradeço ao prefeito pela sua visão e coragem de restabelecer o Horto para a comunidade”, concluiu.

Caminhão invade bar na Rodovia Rio-Magé


Acidente ocorreu na altura de Imbariê, em Duque de Caxias. 

ca
Um caminhão invadiu um bar nas margens da Rodovia Rio-Magé, na Baixada Fluminense, na manhã desta terça-feira (24). O acidente ocorreu na altura de Imbariê, em Duque de Caxias, e o motorista ficou preso nas ferragens.
Bombeiros do quartel de Campos Elíseos foram para o local para prestar socorro a Humberto Santos, de 42 anos. Ele foi encaminhado para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, mas, até as 8h40, não havia informações sobre seu estado de saúde.


Fonte: G1