quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Tanguá: Prefeitura E Cedae Selam Parceria Para Abastecer Bairro Duques

cedae

A prefeitura de Tanguá e a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) fecharam uma parceria para abastecer o bairro Duques onde residem mais de cinco mil pessoas. A obra está avaliada em R$ 800 mil e começa de imediato a partir da execução do projeto. A parceria foi selada nesta quarta-feira (12.02) entre o prefeito Valber de Carvalho e o presidente da Cedae, Wagner Victer, uma indicação do deputado Bernardo Rossi, vice-líder do PMDB, junto ao governo do Estado.

Duques, na divisa com Itaboraí é um bairro importante pela concentração de população e por ser fronteiriço à BR-101. “Todo investimento em infraestrutura, e abastecimento de água é um deles, é imprescindível para os moradores de Tanguá e para o desenvolvimento da cidade”, afirma o prefeito Valber de Carvalho (PTB), que comemora a intervenção. “Esta é uma conquista importante e pudemos contar com a colaboração fundamental do deputado Bernardo Rossi que ajudou para que o município pudesse contar com a obra”, completa.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, garantiu celeridade na execução da implantação da tubulação. “Os estudos de engenharia começam de imediato e será importante a parceria da prefeitura na execução da obra”, afirmou.
“Tanguá vive hoje uma transformação e também deve estar preparada para crescer na esteira do desenvolvimento do Complexo Petroquímico de Itaboraí (COMPERJ). O bairro Duques, que hoje conquistou empresas e está investindo em infraestrutura precisa de um abastecimento de água condizente para o progresso que a gente vislumbra para a cidade”, defende Bernardo Rossi.
A obra será feita com contrapartida da prefeitura com a expectativa de estar pronta em até oito meses. “Com 19 anos de emancipação Tanguá está conseguindo se posicionar no Estado de forma a receber verbas e projetos que possibilitem desenvolvimento. Este é mas uma garantia de que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito.
Por: Estela Siqueira

Mais uma vitória da Educação. Aprovado o PCCR ( Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) da UERJ.




Vinte e quatro horas depois da vitória dos professores e funcionários da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) na ALERJ, outra categoria conseguiu aprovar seu Plano de Cargos, Carreira e Remuneração na Assembleia Legislativa: os cerca de cinco mil servidores técnico-administrativos da UERJ. O Projeto de Lei 2707/14, do Executivo, também tramitou em regime de urgência, com discussão única e votação. E recebeu 174 emendas, tendo passado 37. Um acordo entre a Reitoria, o Governo e os deputados selou a vitória em Plenário.

O PL trata de uma reestruturação do PCCR do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro "e dá outras providências". Além disso, reorganiza o quadro administrativo e lhe dá um aumento salarial em duas parcelas: a primeira em maio e, a segunda, em novembro de 2014. Também extingue o cargo de Ensino Fundamental, passando o pessoal hoje ocupante do cargo para um quadro suplementar, que se extinguirá à medida que os cargos forem vagando.

Outra mudança é quanto ao enquadramento dos servidores, que será contado pelo tempo de serviço na UERJ e não mais pelo período de ocupação do cargo. Aos que ganham adicional de periculosidade, o benefício será mantido na aposentadoria e, quanto ao pessoal da enfermagem, que recebia 10% a menos que os demais servidores, haverá equiparação salarial. Pelo projeto aprovado, o quadro de pessoal da Universidade terá três carreiras: auxiliar técnico universitário, técnico universitário e técnico universitário superior.
Jovens do Interior anseiam pelo ingresso na Universidade

"Hoje é um dia de alegria. Essa vitória é mais um fruto da Constituinte estadual de 1989, da ALERJ, que valorizou a Educação no estado e apresentava recursos para a UERJ, que é um dos pilares educacionais e culturais do Estado do Rio de Janeiro. Congratulo a todos, servidores, professores, alunos e o Magnífico Reitor, Sr. Ricardo Vieiralves", declarou o deputado Nilton Salomão, que articulou a interiorização da Universidade com a criação de um curso de Turismo em Teresópolis, anos atrás. Salomão também luta para que seja criado um campus na sua cidade, aumentando a oferta de cursos. "Nada melhor do que a valorização da Educação, hoje, para contribuir com as futuras gerações. Especialmente no Interior, esse estímulo é fundamental e muitos jovens de lá sonham com o estudo e a chegada à Universidade", completou Salomão.

Da plateia, juntamente com os servidores da UERJ, o Reitor Vieiralves assistia a tudo e ouvia contínuos elogios à sua "sensibilidade, visão e capacidade de diálogo e articulação junto ao governo e à Assembleia", como frisou o deputado Salomão.

População participa da primeira oficina do Plano de Saneamento Básico de Teresópolis


Cerca de 100 pessoas participaram da primeira oficina de trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Teresópolis nesta quinta-feira, dia 13, na Prefeitura. Acompanharam o encontro líderes comunitários, integrantes de movimentos sociais e acadêmicos, gestores públicos, universitários, conselheiros municipais, representantes do Ministério Público Estadual, da Agenda 21 e do Comitê Piabanha.
Fundamentado em legislação pertinente à área do Saneamento Ambiental – principalmente a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007) e o Decreto que a regulamenta (Decreto nº 7.217/2010) –, o PMSB é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos nas áreas de tratamento e distribuição de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
A Prefeitura contribui com o trabalho através do comitê de acompanhamento técnico, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e formado por equipes das secretarias de Agricultura, Educação, Planejamento, Saúde, de Obras e de Serviços Públicos.
O secretário municipal de Administração, Carlos Tucunduva, representou o prefeito Arlei, que cumpria agenda de última hora “O prefeito Arlei reconhece a importância desse trabalho de grande responsabilidade”, pontuou. O secretário municipal de Governo, José Carlos Cunha, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, também marcaram presença.
Durante a oficina, equipe do consórcio Encibra-Paralela I, contratado pelo Governo do Estado e responsável pela criação do plano, apresentou as etapas de elaboração do documento, que se encontra na fase de mobilização social. Ou seja, a população é convocada a participar de todo o processo, apontando prioridades e problemas dos bairros relacionados à água, esgoto e drenagem urbana. O consórcio também é responsável pela elaboração do Plano de Saneamento Básico de mais cinco cidades que fazem parte da Bacia do Piabanha: Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sapucaia.
O engenheiro Alceu de Castro Galvão Júnior, do Consórcio, alertou que, sem o plano, o município não poderá receber recursos da União. “O plano é a pedra básica para um ciclo de investimentos em saneamento básico. Sem ele, o município não terá acesso a recursos da União, não poderá alocar investimentos, nem universalizar o serviço”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, avaliou positivamente a oficina. “Foi bem interessante essa primeira oficina, com boa participação da comunidade. Caminhamos na direção correta para fazer um bom plano de saneamento”.
A promotora de Justiça Anaíza Malhardes, do Ministério Público Estadual, fez questão de destacar que é fundamental que a população participe e dê a sua contribuição. “A participação social é imprescindível, temos que fomentar as informações para que o consórcio possa trabalhar e formatar o plano. Agora é a hora de a sociedade participar. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar juntos, porque Teresópolis merece”, resumiu.
O subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, que é coordenador do grupo técnico de acompanhamento, salientou que o município está saindo da inércia na questão do esgotamento sanitário. “Esse plano vai tratar especificamente do tratamento e distribuição de água, tratamento de esgoto e da drenagem, que é muito importante. Pretendemos também eliminar alguns bolsões de cheias que ainda existem no município em época de chuva forte, com uma drenagem eficaz a partir desse estudo que está sendo feito”.
Serão realizadas novas oficinas e seminário para a produção de um diagnóstico do município. Depois, serão estabelecidos programas, projetos e ações e definidas metas de curto, médio e longo prazos de investimentos. Em seguida, o trabalho será apresentado à população em audiência pública e enviado para votação na Câmara Municipal, quando será transformado em lei. A previsão é de que todo o processo seja concluído em agosto.
A estagiária da Secretaria de Estado do Ambiente, Luise Magalhães Valentim, e as técnicas Rosina Godinho Costa e Tamila Caliman Bravin, da empresa Concremat, que trabalha no apoio à Secretaria Estadual na elaboração dos planos municipais de saneamento básico, também estiveram presentes na primeira oficina de trabalho, em Teresópolis. “É fundamental a participação popular, porque não adianta só reclamar e esperar que o poder público faça alguma coisa. A população deve participar da elaboração e da fiscalização do plano, acompanhando todo o processo e projetos de implantação das obras”, pontuou Rosina Godinho.
Foi disponibilizado o e-mail prsb.piabanha@gmail.com para que a população possa dar contribuições e fazer questionamentos nos próximos 30 dias desta fase de levantamento de dados dos bairros. Também foi informado que se encontra em processo de criação um blog para que a sociedade acompanhe todo o trabalho.

Informações: Ascom PMT - Fotos: Marco Esteves

Aconteceu por volta das 14:30 na rodovia BR 116 próximo ao KM 44 na localidade de Serra do Capim

 Segundo informações Francisco augustinho da Silva de 53 perdeu o controle do veículo Toyota Corolla e bateu violentamente na lateral de um caminhão que seguia no sentido contrário, após o choque, o veículo desgovernado só parou quando bateu na frente de outro caminhão que também seguia no sentido contrário, no carro ainda viajavam, Ivani augustinho da Silva de 43 anos irmão do motorista teve ferimentos graves e está internado no Hosp. das Clínicas de Teresópolis, a esposa do motorista Viviam de aprox. 40 anos estava grávida de oito meses e não resistiu e faleceu a caminho do Hospital, equipes a ambulância do Corpo de Bombeiros tiveram que fazer o parto da criança ainda no caminho para o hospital mais a criança não resistiu. Todos eram moradores de Fortaleza e estariam seguindo para o Rio de Janeiro.

Maiores informações já já no programa CIDADE URGENTE ao vivo na TV CIDADE canal 09







Pacientes são atendidos no chão na emergência do Salgado Filho

 Pacientes atendidos no chão e até na bancada dos armários. As cenas registradas por profissionais de saúde do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, foram enviadas ao Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj). As imagens feitas na sala vermelha da emergência, no último dia 03, segundo o presidente da entidade, Sidnei Ferreira, mostram um problema que tem sido frequente na unidade: a superlotação. Segundo Ferreira, a situação é agravada com a falta de recursos humanos. Para os médicos, a emergência deveria ser referenciada — fechar a porta de entrada — até que o deficit de pessoal seja suprido.
De acordo com um profissional de saúde, que pediu para não ser identificado, a sala vermelha da emergência — que recebe pessoas graves — tem capacidade para atender de 10 a 12 pacientes. No entanto, não é raro as vezes que o lugar abriga de 25 a 30 doentes. Segundo ele, os casos de pacientes deitados no chão são de pessoas que sofreram uma parada cardíaca ou estavam com a pressão muito baixa. Elas precisavam ser atendidas deitadas, mas não havia leitos disponíveis. Segundo os médicos, a emergência ficou ainda mais sobrecarregada após a desativação de 12 leitos de clínica médica pela falta de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
— Os atendimentos na bancada ou no chão não são pontuais. Eles já se tornaram rotina. A sensação é a pior possível. Os pacientes atendidos dessa maneira não têm a menor dignidade — contou o profissional de saúde.
Conforme o Cremerj, em alguns plantões, a emergência do hospital conta com apenas um clínico de plantão quando o ideal seriam seis. De acordo com Sidnei Ferreira, a emergência é o setor do hospital que mais preocupa devido à constante superlotação e às condições precárias de trabalho dos profissionais. O presidente do Cremerj ressaltou ainda que a situação já foi levada várias vezes à Secretaria municipal de Saúde, porém, nada foi feito. O órgão também denunciou os problemas para o Ministério Público Estadual e a Delegacia do Consumidor. O MP informou que já instaurou uma ação civil pública e um inquérito civil para investigar as deficiências de atendimento no Salgado Filho.
— Os médicos não podem ser responsabilizados por esse descaso e a população merece um atendimento de qualidade. O Sistema de Regulação de Vagas do hospital não funciona e os profissionais fazem o que podem. Lugar de paciente não é no chão, mas quem está lá trabalha em condições indignas para salvar vidas — disse Ferreira lembrando que a situação flagrada nas fotografias já foi encontrada na unidade em fiscalizações: — A Secretaria municipal de Saúde é ciente desse quadro e não resolve nada.
Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, também tem conhecimento da maneira que pacientes são atendidos no Salgado Filho. Para ele, a realidade do hospital é de um ambiente “degradado” e “inadequado”. Darze também acredita que a unidade funciona acima do limite da sua capacidade:
— O que a prefeitura está fazendo é a flagrante violação da legislação brasileira. Esse atendimento é algo que fere a dignidade da pessoa humana.
A Secretaria municipal de Saúde informou que aguarda o encaminhamento das fotos feitas pelos profissionais de saúde no Salgado Filho para apurar o ocorrido e se pronunciar sobre o assunto. Em nota, a SMS explicou: “O Hospital Municipal Salgado Filho trabalha com política de portas abertas e todos os pacientes que procuram a unidade e são avaliados na classificação de risco como graves e recebem atendimento na emergência. Desta forma, em dias de maior demanda, pode funcionar em condições além das ideais.”
Sofre funcionar como emergência referenciada, a secretaria alegou que fechar as portas do setor significaria negar atendimento às pessoas que chegam espontaneamente à unidade em busca de socorro médico. “A Secretaria Municipal de Saúde não compactuará com uma medida arbitrária como essa, que prejudique a população.”
De acordo com o planejamento da secretaria, o Salgado Filho será o próximo a receber as melhorias já implantadas nas outras unidades da rede. Entre as ações desenvolvidas para melhorar o atendimento no local está a implantação do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso. Com ele, os pacientes são atendidos em casa, evitando novas internações e desafogando os leitos da unidade. Além disso, segundo a SMS, uma Coordenação de Emergência Regional (CER), ao lado da unidade, estará em funcionamento ainda nesta gestão.

Fonte: O Globo

Mudança na lei reduz acesso a mamografia

Foi celebrado no dia 5 de fevereiro o Dia Nacional da Mamografia, mas as mulheres não têm muito o que comemorar, uma vez que o Ministério da Saúde publicou, no fim do ano passado, uma portaria que dificulta o acesso de mulheres entre 40 e 49 anos de idade ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz com que o SUS pague apenas o exame unilateral, ou seja, de apenas uma das mamas, o outro a paciente terá de pagar. Segundo a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), esta portaria retrocede toda uma campanha realizada para que as mulheres possam detectar o câncer precocemente, tendo assim mais chances de cura.
A Portaria nº 1.253, editada em novembro de 2013 pelo Ministério da Saúde, restringe o repasse de verbas da União aos municípios para mamografias em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos. A medida contraria a Lei 11.664/08, em vigor desde 29 de abril de 2009, segundo a qual todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos.
“Fazemos campanha todos os anos para alertar as mulheres sobre os riscos de câncer de mama e também para que o diagnóstico seja precoce, já que as chances de cura aumentam muito quando o problema é detectado no início”, disse Ana Cristina Coelho Matos, presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO).
De acordo com parecer da Comissão Nacional de Mamografia, que é formada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), estudo internacional aponta redução de 26% a 29% na mortalidade em mulheres entre 40 e 49 anos, comparadas a pacientes não submetidas ao rastreamento, que pede a mamografia preventiva.
“A mamografia de rastreamento anual é muito importante para que a doença seja identificada antes de a pessoa sentir o nódulo pela apalpação. Às vezes, o câncer é detectado antes que a pessoa possa sentir realmente alguma diferença. E nesses casos há mais chance de cura. Além disso, essa portaria é uma forma de retroceder todo o trabalho que realizamos”, lamentou Ana Cristina.
A mamografia é um exame que exige a comparação das duas mamas. Com a publicação da Portaria, pode-se interpretar que é possível realizar a mamografia unilateral. Mas não há como selecionar um dos lados a examinar, sendo que a lesão procurada muitas vezes não é palpável. Tampouco se pode admitir a espera de que o tumor cresça para se examinar a mama com maior chance de câncer. Além disso, a chamada mamografia unilateral reduziria pela metade o número de casos diagnosticados.
A Federação Brasileira de Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), é outro dos órgãos que vem tentando derrubar esta portaria, desde que foi criada. Segundo Ana Cristina, a federação está elaborando um projeto de decreto legislativo, junto com o deputado federal Luiz Henrique Mandetta, para sustar a validade da Portaria a ser apresentado em breve.
“Estamos nos mobilizando para que este decreto não entre em vigor, as mulheres não podem perder um direito adquirido, garantido por lei desde 2008”, disse.
A Femama publicou em seu endereço eletrônico oficial uma nota em repúdio à Portaria nº 1.253. E esclareceu que tem atuação política contundente para buscar melhores soluções à saúde da mulher desde sua publicação. A instituição considera esta portaria um desrespeito às conquistas já obtidas e uma manobra que ignora os esforços de evitar milhões de mortes pelo diagnóstico tardio de uma doença que tem até 95% de chances de cura se descoberta em estágio inicial.

Fonte:Ariane Nascimento/ Tribuna

Bombeiros vão testar veículo que utiliza CO2 vaporizado no lugar de água em incêndios


Cada veículo deverá conduzir de 12 a 20 toneladas de CO2 líquido No lugar da água, jatos de CO2 vaporizado. Essa é a novidade que o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro passa a testar, a partir da próxima sexta-feira, com o objetivo de melhorar o combate aos incêndios da cidade. Trata-se de uma tecnologia inédita que deverá reduzir o tempo-resposta de controle das chamas, sendo mais eficiente do que o método tradicional, baseado na utilização de carros-pipas. O processo também prevê a captura de CO2 - que será mantido liquefeito à baixa temperatura.
A novidade foi desenvolvida pelo Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coppe/UFRJ (Garta/Coppe), em parceria com a empresa Cdiox Engenharia. A expectativa é tão grande por bons resultados que diversos pedidos de patentes no Brasil e nos Estados Unidos já foram depositados.
O sistema utilizado no novo veículo é baseado na descarga massiva de dióxido de carbono (CO2) em estado líquido, à baixa temperatura e alta pressão. O projeto recebeu financiamento de R$ 5,5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e contou com o apoio da White Martins, que customizou o veículo para o uso da tecnologia.
O primeiro carro será testado pelo Corpo de Bombeiros nas próximas semanas em situações laborais e reais de combate a incêndio. Após os testes será possível dimensionar a redução do tempo em relação às técnicas tradicionais.
Segundo o pesquisador da Coppe e coordenador do Garta, Moacyr Duarte, um caminhão dotado dessa tecnologia pode fazer a diferença para conter o fogo em comunidades situadas em morros e em locais onde não há redes adequadas de distribuição de água, como a Baixada Fluminense e bairros da Zona Oeste do Rio .
- Cada veículo deverá conduzir de 12 a 20 toneladas de CO2. A quantidade mínima já é suficiente para controlar incêndios em casas e escritórios, por exemplo. A vantagem é considerável em comparação com o sistema atual que sempre depende de pipa ou da rede de distribuição de água por perto - explica o professor.
Moacyr também garante que o método também poderá ser eficaz para o combate o fogo em locais sensíveis ao uso da água como museus, bibliotecas e igrejas, que abrigam obras de arte e patrimônio histórico, além de espaços que utilizam equipamentos vulneráveis a ação da água.
Testes
Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Alexandre Luís Belchior dos Santos, que também é coordenador-geral do projeto, em no máximo três meses o veículo poderá ser usado em casos reais. Ele lembra que a grande uma das principais novidades é a possibilidade de o CO2 líquido transportado em grande quantidade ser vaporizado sem congelar no esguicho da mangueira.
- Temos como intenção utilizar o CO2 que é liberado por empresas na atmosfera. Ele seria condensado e armazenado. Funcionaria num modelo semelhante ao da troca de créditos de carbono. Esse é um grande benefício - observa.
Belchior também lembra que a operação do veículo é segura, pois o seu conteúdo não é tóxico e não há perigo de explosão. Em caso de tombamento, o veículo se torna um grande ‘picolé’, observa o coronel, se referinto ao possível congelamento do caminhão na circunstância citada.
A cerimônia de entrega do primeiro veículo teste será na próxima sexta-feira, às10h, no Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CECS) do Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, em Guadalupe.

Fonte:O Extra

Caminhão sem freio tomba na rodovia Teresópolis Itaipava.


Três pessoas sendo uma em estado grave foram levadas para o Hosp. das Clínicas de Teresópolis R.J. pela ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros, segundo o que foi apurado no local o caminhão que transportava Coca Cola teria ficado sem freios e no desespero o ajudante pulou ele teve fraturas e escoriações graves, o motorista diante da situação pulou em seguida e o outro ajudante também pulou, os dois tiveram mais sorte e sofreram apenas escoriações, o caminhão desgovernado atingiu um veículo que seguia no sentido contrário onde haviam duas pessoas que nada sofreram, ao anoitecer nem presença dos responsáveis pela mercadoria inibiu populares de saquearem a carga.

MAIORES INFORMAÇÕES NO PROGRAMA CIDADE URGENTE AO VIVO ÁS 17:30 NA TV CIDADE CANAL 09 TERESÓPOLIS

Foto : Paulo Vicente

Foto: Paulo Vicente

COLISÃO GRAVE NESTA MANHÃ DE QUINTA FEIRA PRÓXIMO A CASA E VIDEO

Aconteceu agora na parte da manhã desta quinta feira 13/02, segundo informações o motorista do caminhão perdeu o controle e invadiu a contra-mão e bateu em um veículo que seguia sentido centro da cidade o fato aconteceu na Av. Alberto Torres bairro do Alto-Teresópolis R.J. Cinco pessoas foram levadas para os Hosp. das Clínicas e São José pelas equipes do corpo de bombeiros no veículo de passeio segundo informações haviam pelo menos quatro crianças, no caminhão eram o motorista e ajudante

Texto: Paulo Vicente -Canal 09/ TV cidade
Foto : Paulo Vicente

Foto cedida pelo leito Roberto Carlos Gonçalves 

Foto : Paulo Vicente 
Foto cedida pelo leito Roberto Carlos Gonçalves