segunda-feira, 1 de julho de 2013

Temporada de Inverno aquece Nova Friburgo

A cidade está preparada para receber turistas, oferecendo uma programação especial no período mais charmoso da serra

Com a chegada da estação mais fria do ano, Nova Friburgo dá início à Temporada de Inverno 2013, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com uma extensa programação especial. Além de shows, apresentações teatrais e artísticas, a temporada oferece uma grande infraestrutura turística, com diversas opções de hotéis, pousadas e restaurantes.

Com atividades desenvolvidas por entidades, produtores locais e pelo trade turístico da cidade, a Temporada de Inverno acontece em diferentes bairros e distritos de Nova Friburgo. Na programação, destacam-se eventos tradicionais do município como o Festival de Inverno e a Festa de Queijos e Vinhos.

Na música, as principais atrações são o pianista Miguel Proença, a banda de rock Titãs e os cantores Erasmo Carlos, Toquinho, Diogo Nogueira, Ana Cañas e Maria Rita. No teatro, as peças "A garota do adeus”, com Maria Clara Gueiros, "A história de nós 2”, com Alexandra Richter e Ernesto Piccolo e o musical "Gonzagão, a lenda”, dirigido por João Falcão, prometem atrair um grande público.

Também merecem destaque as festas julinas, o projeto Banda na Praça em Lumiar e as atividades religiosas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em função da Jornada Mundial da Juventude. E quem visita Nova Friburgo não pode deixar de conhecer os polos de moda íntima da cidade, localizados nos bairros Ponte da Saudade e Olaria, afinal, a Temporada de Inverno se encerra às vésperas da Fevest, a maior feira de lingerie da Amarica Latina.

Toda a programação da Temporada de Inverno pode ser vista no hotsite 
http://temporadainverno.com.br/, que também oferece um guia de hospedagem e informações para os turistas.

“Nova Friburgo: é pra lá que eu vou!”

Nova Friburgo proporciona aos visitantes, além de uma beleza natural exuberante, uma rica cultura deixada pelos colonizadores, presente tanto na gastronomia quanto na arquitetura. O clima ameno e acolhedor é considerado um dos mais agradáveis do país, o que torna a cidade uma importante referência turística durante o inverno.

E diante de tamanha importância turística do município nesta época do ano, o ator Marcelo Faria, a atriz Aimée Madureira e os músicos Claudio Nucci e Leo Gandelman aderiram à campanha “Nova Friburgo: É pra lá que eu vou”. Todos esses artistas têm uma relação com a cidade e, por isso, suas imagens estão sendo veiculadas em busdoors no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo como parte da divulgação da Temporada de Inverno.

Proerd forma novas turmas em Nova Friburgo


Alunos da rede municipal de ensino participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).O curso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizado semestralmente em escolas municipais e estaduais, foi implantado no Brasil em 1992 e serve como um alerta para as crianças sobre os perigos que envolvem o uso de drogas.

Após a execução do hino nacional, alunos da Escola Municipal Messias de Moraes Teixeira fizeram uma apresentação de dança. Na sequência, o sargento Ricardo Valentim falou sobre a atuação e a importância do programa junto às crianças nas escolas. “Nós temos visto que muitas pessoas, muitas famílias, estão sendo destruídas pelas drogas e o Proerd vem justamente corroborar para que este mal seja erradicado da nossa sociedade” - disse.


Na ocasião, dos policiais instrutores das turmas formandas, e do secretário municipal de Educação, professor Larry Busquet, estiveram presentes o capitão de fragata médico Luiz Carlos da Graça, diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, o tenente-coronel Marcelo Freiman, comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, o vereador Gustavo Barroso e a secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida Pinto, representando o prefeito Rogério Cabral.
 

Durante o seu discurso, o professor Larry Busquet aproveitou para perguntar aos alunos formandos qual era o motivo de eles estarem participando da formatura do Proerd. E em coro, a resposta das crianças foi unânime: “Para dizer não às drogas”.

As professoras das escolas participantes receberam os certificados de seus alunos e as crianças autoras das melhores redações sobre o Proerd receberam um presente simbólico durante a formatura. Os sargentos Torres e Ricardo, instrutores do Proerd, foram homenageados pelos alunos, que agradeceram pelo aprendizado adquirido ao longo do curso. Finalizando a cerimônia, o hino do Proerd foi cantado e coreografado pelos policiais militares juntamente com os alunos formandos.

Sustentabilidade e Utopia – Os desafios de Magé

“O futuro a Deus pertence!” Todavia, ”Faça tua parte que te ajudarei”.


A comissão formada por secretários e técnicos que se reuniu,  para discutir a cerca do plano diretor do município de Magé, dá inicio a um processo de planejamento municipal, para a implantação de política de desenvolvimento urbano, norteando ações de seus agentes públicos e privados.
O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.
 É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos estabelecendo  objetivos a serem atingidos, o prazo em que estes devem ser alcançados, as atividades a serem executadas e quem deve executá-las. É diretor, porque fixa as diretrizes do desenvolvimento urbano do município.
Ao atingirmos a maturidade política, devemos trabalhar para que, o plano diretor seja um divisor de águas para nossa cidade, pulverizando desenvolvimento sustentável, com as ações voltadas para o futuro. É essencial para este processo, a união de todos, principalmente de sociedade organizada em torno da elaboração de planejamento, pois nada melhor que, as pessoas que vivem os problemas do dia a dia, para apontar soluções compatíveis aos seus anseios. 
O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.
1º- Abairramento – É a divisão em bairros de sua região, que facilita a gestão pública com relação a manutenção e infraestrutura, deslocando equipamentos e serviços com mais rapidez, sem perdas de tempo e agilizando a entrega de correspondências até sua residência.
2º- Na questão viária – Estabelecer as vias primárias e secundárias para organizar melhor o trânsito.
3º – Uso adequado do solo – Determinar o local correto para instalações industriais, para que não se construa casas nestes locais.
Através do estabelecimento de princípios, diretrizes e normas, o plano deve fornecer orientações, para as ações que, de alguma forma, influencie no desenvolvimento urbano. Essas ações podem no seu conjunto ajudar a todos, desde que contemplem a sustentabilidade nos projetos propostos. Neste momento cabe uma pergunta:Para onde devemos caminhar? Para uma sociedade elitista, onde poucos se beneficiam, ou se queremos partilhar o bem comum. Por todas estas questões, a resposta deverá vir priorizadas pela sociedade civil em comunhão com as necessidades da cidade, que a população conhece e vivencia e que sempre pagou o ônus do descaso de muitas gestões governamentais que por aqui passaram. 
O trabalho de planeamento envolve especialmente o contato com o processo de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano, e não apenas sua configuração a posteriori. Sob este ponto de vista, os planejadores são atores de um perpétuo conflito de natureza eminentemente política, e por este motivo, seu trabalho não deve ser considerado como neutro. Também precisam prever o futuro e os possíveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano, e podem ser acompanhados de controvérsias, já que eles podem contrariar a opinião de grupos com interesses específicos que, às vezes, não correspondem à necessidade da população majoritária.
A participação de cada mageense será imprescindível na confecção deste grande desafio! Portanto cidadão, procure estar atento aos direcionamentos de implementação de políticas na reorganização da sua cidade. Seus filhos e netos serão gratos pela herança que deixaremos para seu futuro.
!

Saúde divulga resultado da análise da água das fontes em Teresópolis

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita no dia 17 de junho em onze fontes. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia (Alto / foto), Taumaturgo, Praça Taumaturgo e João Raposo, na Tijuca, encontram-se impróprias para consumo.
Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo


*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

CURTISOM DA GRANJA GUARANI ATRAI MAIS DE 200 MORADORES


O domingo foi de muita festa no Largo do Machadinho, o coração da Granja Guarani, com o evento Curtisom, promovido em parceria entre a Ambev, a maioria empresa brasileira de bebidas e a AMAGG - Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e Pedreira. O evento foi finalizados com a comunidade da Granja e de bairros vizinhos comemorando a vitória do Brasil na Copa das Confederações em frente à um telão montado especialmente para o evento. 

  A direção da AMAGG calcula que mais de 200 pessoas prestigiaram o Curtisom. A animação ficou por conta de um DJ que tocou música eletrônica e também da apresentação de bandas musicais locais, uma delas comandada pelo Wallace e a outra pelo Dudú, que encantaram os presentes com muito samba e pagode.
 O Curtisom da Granja Guarani também contou as ilustres presenças de Dinho Pé de Chumbo lutador de MMA (ex-TUF Brasil) que tem raízes no bairro, e da Rosyane Batalha da Brasil Rural FM, especialmente convidados pela AMAGG. 


 A direção da associação avaliou o evento como extremamente positivo. Além do entretenimento da comunidade, a AMAGG abriu as portas para novas iniciativas com mais uma parceira da iniciativa privada. O objetivo é estreitar laços que possam, a curto prazo, serem revertidos em patrocínios para as diversas atividades culturais e esportivas que a associação de moradores mantém para as comunidades carentes da Granja Guarani e da Pedreira. 

Vendedor de carros assassinado e jogado na Serra

O acusado foi apresentado no plantão da 66ª DP, que cobre a área onde o corpo de Fabiano foi achado

- Homem estava desaparecido desde a tarde de quinta e PM chegou ao seu corpo depois que carro “vendido” foi encontrado


O corpo do vendedor de carros Fabiano de Jesus, de 37 anos, foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 28, no km 92 da Rio-Teresópolis. O homem havia desaparecido após sair para fazer a negociação de um veículo por volta das 16h desta quinta. A família procurou por informações sobre o paradeiro do vendedor e acabou chegando ao local onde o carro estava, por consequência, chegando ao “suposto” comprador. Ao vistoriar o veículo, os familiares viram marcas de sangue na mala. A Polícia Militar foi acionada e o suposto comprador do carro foi levado para a 110ª DP. Lá ele teria confessado o homicídio.
Fabiano era vendedor de carros no Centro estava desaparecido desde a tarde desta quinta. Depois de muito procurar pelo rapaz a família conseguiu encontrar o carro que ele estava negociando quando desapareceu. O veículo estava estacionado na Rua General José Ribeiro, no Vale do Paraíso, onde ficava a antiga entrada do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas. A partir daí, os familiares encontraram também o suposto comprador, que inclusive estava com os documentos do veículo.

Fabiano de Jesus, de 37 anos, era um vendedor de carros bastante conhecido em nossa cidade

O carro negociado

Uma irmã de Fabiano contou como os familiares conseguiram chegar ao Polo cinza que estava sendo negociado por R$ 24 mil. Quando a entrevista foi concedida ao repórter José Carlos “Cacau”, ainda não havia a confirmação da morte. “Um conhecido deu a informação para os pais dele de que o carro estaria neste local. Fomos na casa da mãe dele e depois viemos ao local indicado. Foi quando encontramos o carro. De acordo com esse rapaz o carro agora é dele, porque ele diz que comprou. Meu irmão está desaparecido desde quinta de tarde. Não dormimos a noite toda, meu filho e meu outro irmão foram na serra de Petrópolis procurar por ele e não acharam. Rodamos toda a cidade na busca por ele e não achamos”, disse.
Os próprios familiares fizeram buscas por Fabiano: “Quando foi por volta de umas 19h30 mandaram uma mensagem para a filha do meu irmão dizendo: ‘Vendi o carro e estou indo embora. Me apaixonei por uma mulher. Me desculpe. Depois volto para conversar com você’. Ligamos muito para o telefone dele, mas ele não atende. A gente esteve na oficina onde meu irmão foi com esse rapaz para verificar se o carro estava em boas condições, e o mecânico deu o endereço da mãe do rapaz que disse que comprou o carro, ela mora na Quinta-Lebrão a gente foi até lá, mas ela não estava lá. Soubemos ainda que ele trabalhava aqui nas Clínicas e viemos aqui, onde achamos o carro. Meu filho foi ao Hospital e chamou ele, e disse que o documento estava dentro do carro e logo depois caiu em contradição, disse que o documento estava na mochila dele e que ia buscar o documento, tudo assinado pelo meu irmão. Eles podem até ter obrigado meu irmão a assinar esse documento e levaram meu irmão não sei para onde, pois até agora não sabemos onde ele está”.


O carro negociado por Fabiano foi periciado por ter marcas de sangue

Funcionário do HCT

Durante a conversa com o suposto comprador do carro, Tiago Vieira do Canto, 26, que é funcionário do Hospital das Clínicas, os familiares teriam percebido algumas contradições na história e resolveram olhar dentro do carro. Foi quando acharam marcas de sangue no veículo. O acusado teria dito que era sangue de um animal, mas mesmo assim Policiais Militares da PATAMO foram acionados e o comprador encaminhado ao Plantão da 110ª DP para dar esclarecimentos.
“A gente chegou aqui e começamos a perguntar as coisas para ele, no começo o que ele disse estava sendo coerente, estava calmo, tranquilo… Dizendo que comprou o carro. Só que na hora que a gente abriu a mala a gente viu o sangue. Ele disse que o sangue era de galinha, porque ele mora em um sítio no Alto. O sobrinho da vítima viu manchas de sangue na calça dele e ele disse que era de galinha. Foi quando a gente resolveu abrir a mala tinha várias manchas de sangue”, disse outro parente.
Já na delegacia o acusado teria dito aos policiais Sargento Alexandre, Cabo Machado e soldados Bernardino e Ferraz, que teria matado Fabiano e jogado seu corpo na beira da estrada Rio-Teresópolis, pouco depois da Santinha. Os militares foram ao local e finalmente acharam o cadáver de Fabiano em uma vala ao lado da estrada. O corpo de Fabiano foi encontrado apresentando marcas de brutalidade.
Foi encontrado ainda um caderno com um texto escrito à mão, o mesmo enviado via torpedo de celular à filha da vítima, dizendo: “Amor consegui vender o carro. Eu queria te dizer uma coisa, eu acabei me envolvendo com outra pessoa. Vou embora com ela. Me desculpe por tudo. Depois te explico melhor”.
O corpo foi removido e encaminhado para a cidade de Guapimirim, já que o corpo foi encontrado na área de atuação do 34º BPM, de Magé, que atende também a cidade de Guapi. A ocorrência foi registrada na 66ª DP, Central de Flagrantes. O Polo também foi removido ao pátio da unidade e passou por perícia. Ainda há muito a ser esclarecido sobre o caso: Qual seria o motivo da morte e se há mais pessoas envolvidas no fato.

Fonte:Jose Carlos Cacau / o Diario