terça-feira, 10 de junho de 2014

Teresópolis: A casa da Seleção Brasileira desde 1966

Seleção Brasileira já se hospedou no Hotel Pinheiros que hoje
encontra-se desativado. (Foto: Divulgação)
Não é de hoje que a Seleção Brasileira se sente em casa em Teresópolis. A relação do time canarinho com a cidade serrana do Rio de Janeiro começou um pouco antes da Copa do Mundo de 1966, quando os jogadores ficaram concentrados no Hotel Pinheiros, localizado no bairro Quebra Frascos. Nesse espaço de tempo, muita coisa mudou, a começar pela proximidade entre jogadores e atletas.
Atualmente, conseguir chegar perto dos jogadores é um verdadeiro desafio para os torcedores. Com o intuito de evitar qualquer problema durante o período de trabalhos da Seleção para o Mundial no Brasil, foi armado um forte esquema de segurança no entorno da Granja Comary. Só moradores, convidados de patrocinadores e profissionais da CBF e da imprensa estão autorizados a entrar no local.
Tudo muito diferente do que aconteceu durante a preparação do Brasil para a Copa de 1966. Naquela época, os treinos da equipe em um campo da Granja Comary, oferecido pela família Guinle, e no estádio do Teresópolis FC, que atualmente disputa a Série C do Campeonato Carioca, eram conferidos pelos torcedores.
“Meu pai me levou para assistir o treino no estádio do Teresópolis. Ficava cheio de gente. É muito diferente do que acontece hoje. Meu neto foi (na Granja Comary) e disse que não conseguiu passar do portão de entrada. Uma pena…”, afirmou Romualdo Cerqueira dos Santos, de 81 anos.
Pelé concentrado em Teresópolis antes da Copa do Mundo de 1966. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pelé concentrado em Teresópolis antes da Copa do Mundo de 1966. (Foto: Arquivo Pessoal)

Concentrados no Hotel Pinheiros, que atualmente encontra-se desativado, os jogadores da época aproveitavam as horas de folga para passear pelas ruas Teresópolis.
“Os jogadores vinham passear e dar autógrafos aqui na região do Hotel Várzea. O Pelé só vi de longe, mas consegui conversar com o Garrincha e o Tostão por duas vezes. O ‘homem das pernas tortas’ era muito gente boa”, recorda Sérgio Ferreira de Andrade, de 85 anos.
Assim como em 1966, a Seleção voltou a ficar concentrada no Hotel Pinheiros antes da Copa de 1978. Sérgio lembra que naquela época os atletas ainda tinham liberdade para andar pela cidade.
“Lembro-me de ter visto o Zico e Rivellino conversando com os torcedores alguns anos depois durante a preparação aqui na cidade para Copa de 78”, disse.

Fonte: Goal.com

Ranking Firjan destaca saúde pública de Bom Jardim, Teresópolis e Friburgo

Bom Jardim ocupa a primeira colocação no ranking da região serrana. (Foto: Reprodução Internet)
Bom Jardim ocupa a primeira colocação no ranking da região serrana. (Foto: Reprodução Internet)
O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, revelou em sua sexta edição que no IFDM-Saúde, que quatro dos municípios da região ficaram com alto desenvolvimento com destaque para Bom Jardim (0,8497), maior nota da região nessa vertente. As outras cidades foram Nova Friburgo e Teresópolis. No cômputo geral, apenas a vizinha Nova Friburgo obteve desenvolvimento alto, ficando em 3º lugar no ranking geral das cidades fluminenses.
Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (de 0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (de 0,8001 a 1) de desenvolvimento.
Segunda colocada na região, Teresópolis (IFDM 0,7678) recuou 1,7% frente a 2010, por conta da vertente emprego e renda. No outro extremo da classificação regional, São Sebastião do Alto caiu 28 colocações no ranking estadual também puxada por emprego e renda (0,4136), que caiu 50%. Santa Maria Madalena ficou com a última colocação do Centro Norte ao recuar 11,% no IFDM, resultado influenciado pelas quedas em emprego e renda e saúde.


Fonte: Jornal Mais BJ

Procurador investiga utilização de carro oficial de Friburgo e Cantagalo

Alguns políticos convidados para o almoço de lançamento do movimento “Aezão”, que defende a pré-candidatura à Presidência da República do senador Aécio Neves (PSDB-MG), na quinta-feira, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, não tiveram apenas a mordomia de beber e comer churrasco de graça. Parte de deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores desembarcou no restaurante em carros oficiais.

Procurador eleitoral vai avaliar se políticos que participaram de evento do PMDB em favor se beneficiaram da máquina pública. (Foto: Divulgação)
Procurador eleitoral vai avaliar se políticos que participaram de evento do PMDB em favor se beneficiaram da máquina pública. (Foto: Divulgação)

O uso desses veículos é proibido pela Lei Eleitoral em eventos de caráter particular. Nesse caso, um ato político, organizado e pago — R$ 27.500 — pelo presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, para receber Aécio e divulgar a pré-candidatura do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Pelo menos 1.600 pessoas marcaram presença na festa, incluindo representantes de 17 partidos.
— O artigo 73 da lei proíbe por se tratar de um bem público (os carros) sendo utilizado em um caso particular. Os responsáveis estão sujeitos a sofrer cassação do mandato — afirmou o procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger, que vai analisar a reportagem do GLOBO para decidir se abre um processo para investigar o caso, que pode ser caracterizado como uso da máquina pública.
Um dos veículos era o Gol preto, placa 005, a serviço da deputada estadual Graça Mattos (PMDB), 2ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alerj). Procurada, Graça Matos não retornou as ligações.
O Sentra preto, placa 025, disponibilizado para atender ao deputado estadual Waguinho (PMDB), vice-líder do partido na Alerj, também estava no evento. O parlamentar admitiu o erro, mas justificou:
— Fui ao almoço no carro de um amigo. Se o veículo (oficial) estava lá, foi porque estava sendo usado pela assessoria do meu gabinete.
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), compareceu à reunião com Aécio Neves e correligionários. O veículo preto, placa 001, do Poder Executivo de Friburgo, permanecia no estacionamento no horário em que o prefeito deveria estar trabalhando no gabinete.
Cabral, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que “chegou em carro particular”. Segundo ele, o automóvel foi usado pelo secretário municipal de Obras, Augusto Spineli, “em regime de urgência”. Spineli foi até a churrascaria, segundo o prefeito, para pegar com ele um projeto.
Com a placa 002, o Voyage prata de uso exclusivo da vice-prefeita de Paty do Alferes, Lenice Matos (PSC), também estava no estacionamento do restaurante. O veículo foi fotografado pelo GLOBO e, mesmo assim, Lenice negou que o carro estivesse no local. A vice-prefeita ainda ameaçou de processo o repórter caso a foto fosse divulgada.
— Este carro estava na oficina. Eu tenho a nota para provar — disse ela.
O Corolla preto 001, do presidente da Câmara de Nova Friburgo, Márcio Damázio (PSD), foi outro carro encontrado no estacionamento da churrascaria. O vereador, no entanto, disse que “só deu uma passada” no almoço. De acordo com ele, o veículo foi usado para ir à Alerj a trabalho:
— Fui à Assembleia para protocolar um pedido de repasse de verba.
O prefeito de Varre-Sai, Everardo Ferreira (PP), também prestigiou Aécio. O carro oficial, um Corolla, estava no local. Procurado pelo GLOBO, ele não foi encontrado para comentar. Havia ainda automóveis oficiais à disposição de políticos de Vassouras, Italva, Barra Mansa e Cantagalo, entre outras cidades.


Fonte: O Globo
Por Cássio Bruno

TCE entrega ao TRE lista de gestores da região com contas irregulares


Share 
Dez ex-prefeitos tiveram as contas julgadas como irregulares. (Foto: Divulgação)
Dez ex-prefeitos tiveram as contas julgadas como irregulares. (Foto: Divulgação)
Com quase um mês de antecedência, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, encaminhou nesta segunda-feira, dia 9, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Bernardo Garcez Neto
Na lista constam os 1.051 gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Eles foram responsáveis por 1.739 processos analisados e rejeitados pelo plenário do TCE-RJ. O prazo para entrega da listagem, de acordo com o disposto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), se encerra no dia 5 de julho.
Caberá ao TRE-RJ julgar e decidir se deverão ou não ser declarados inelegíveis aqueles que, no exercício da função pública, cometeram irregularidades detectadas pela Corte de Contas.
BOM JARDIM: Carlos Edmilson Paes Silva, Celso de Freitas Jardim, Iacy Emmerick Macedo, José Cristóvão Raposo dos Santos, José Carlos Erthal Bittencourt, Luiz Antônio Corrêa da Silva. Octávio Serpa Alves, Paulo Vieira de Barros e Vitor José de Lourenço.
CANTAGALO: Francisco Antônio Ismério dos Santos, Jorge Carlos de Carvalho Quindeler, Lecir Noronha e Wilder de Paula.
CARMO: Maria Helena Soares Ribeiro, Maria José Cassane Soares e Odir Gonçalves Ribeiro.
CORDEIRO: Luiz Otávio Herdy da Silva, Márcio Vinícius Benedicto de Oliveira, Mariana Moreira Tavares Erthal, Marúcia Dias Curty Gerk, Paulo Renato Gonçalves Vieira e Silvio Abreu Daflon.
DUAS BARRAS: Geraldo de Souza Delgado, Jorge Alberto Almeida da Silva, Jorge Henrique de Araújo Fernandes e José Ronaldo Fernandes Corrêa.
NOVA FRIBURGO: César de Alencar Barroso, Heródoto Bento de MelloJamila Calil Salim RibeiroMaria da Saudade Medeiros Braga, João Baptista dos Santos Luca, José Pedro Pires, Mário Fernando Bonin e Vanor Breder Pacheco.
PETRÓPOLIS: João Luiz Meireles da Conceição, Kátia Chalita Mattar, Rubens José França Bomtempo e Ronaldo Carlos de Medeiros Júnior
SANTA MARIA MADALENA: Geraldo de Souza Nunes, Nestor Luiz Cardozo Lopes e Roberto Ribeiro Ninis.
SÃO SEBASTIÃO DO ALTO: Leonardo Braulino Barros Latini.
SUMIDOURO: Albino Ferreira da Silva e Manoel José de Araújo.
TERESÓPOLIS: Lúcia de Fátima Quintanilha de Almeida e Marlene Brum Toledo Rodrigues
TRAJANO DE MORAES: Cláudia Maria Feijó Sampaio, Gusmar Coelho de Oliveira e Jayme Penavilla.

Julio César doa camisa autografada para ajudar menina com doença rara

Portadora da síndrome de Rett, Maria Luiza é presenteada com camisa autografada pelo goleiro após treino para ajudar a pagar o tratamento que retarda os efeitos



Portadora de uma doença rara, a pequena Maria Luiza recebeu um presente e tanto do goleiroJulio César. Logo após o treino da seleção brasileira no último domingo na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a menina foi escolhida para tirar uma foto nos braços do camisa 12 da seleção brasileira e ainda ganhou um "brinde": a camisa que o titular da equipe de Luiz Felipe Scolari tinha acabado de usar.
O presente veio em boa hora. Para realizar o caro tratamento que retarda a progressão da Síndrome de Rett, os pais de Maria Luiza precisam de uma grande quantia. No clima da Copa, Luís e Fernanda tiveram uma ideia que pode contribuir e muito para ajudá-la. Sensibilizado com a ideia, Julio César tirou a camisa, autografou e entregou para a família que acompanhava o treino em um condomínio ao lado da Granja Comary.- Estávamos na grade quando ele passou. Começaram a espremer ela na grade, e eu expliquei que ela tinha uma síndrome rara, progressiva, e que queríamos fazer um tratamento para retardar a progressão da doença. Pedimos a camisa, e ele nos atendeu – disse o pai da menina.

Mas os pais de Maria Luiza acham que podem melhorar o que já está bom. Acreditam que, com a assinatura de diversos jogadores da Seleção, poderão fazer um leilão para arrecadar a verba necessária para ajudar no tratamento.

- Vamos tentar as assinaturas de outros jogadores. A intenção é leiloar para conseguir realizar o tratamento.
A síndrome de Rett é uma anomalia caracterizada por uma desordem neurológica que afeta quase que exclusivamente crianças do sexo feminino. Em média, uma em cada 10 a 15 mil meninas nascidas possui a doença que compromete progressivamente as funções motora e intelectual e provoca distúrbios de comportamento e dependência.

Fonte: Globoesporte

Neymar torce o tornozelo em treino, mas não preocupa

Seleção brasileira realizou um coletivo nesta segunda-feira, na Granja Comary

Neymar machuca o tornozelo, mas voltou a jogar normalmente
Neymar machuca o tornozelo, mas voltou a jogar normalmente (Heuler Andrey/Mowa Press)
A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira um treino coletivo na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio, na fase final de preparação para a Copa do Mundo. O time titular utilizado por Felipão foi o mesmo que venceu a Sérvia por 1 a 0, na última sexta-feira, no Estádio do Morumbi, com Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Os reservas foram escalados com Jefferson; Maicon, Dante, Henrique e Maxwell; Fernandinho, Ramires e Hernanes; Willian, Bernard e Jô. O goleiro Victor participou da segunda parte do trabalho, substituindo Jefferson. Neymar chegou a assustar a comissão técnica após cair no gramado com dores no tornozelo direito, mas voltou normalmente. Em outra disputa entre Maicon e Marcelo, o lateral da Roma precisou receber atendimento médico.Os titulares marcaram o primeiro gol com David Luiz, de cabeça, após escanteio cobrado por Neymar. Os escanteios, faltas e marcação sob pressão foram bastante treinados por Felipão durante o coletivo. Hulk anotou o segundo após belo lançamento de Oscar, e Fred fez o terceiro.No segundo tempo do coletivo, os reservas utilizaram a marcação sob pressão e dificultaram a saída de bola dos titulares. Hernanes, com chutes perigosos, teve boa atuação entre os suplentes. Felipão trocou Fred por Jô, que se destacou nas bolas aéreas, e Oscar por Henrique, que atuou como volante. O zagueiro Wellington Carvalho e o meia Robert, ambos do Fluminense, também participaram da atividade. No fim, Neymar fez boa jogada e cruzou para Marcelo marcar o quarto, de voleio. Depois do treino, os jogadores voltaram a atender os torcedores que acompanhavam a atividade do lado de fora da Granja Comary

Fonte: Revista Veja

Condenados fogem da carceragem do Fórum em Teresópolis

Policiais capturaram homens que aguardavam para assinar documentos.Fugitivos tinham o objetivo de fazer a juíza da Vara Criminal refém.

Fuga de presos em Teresópolis (Foto: Divulgação/PM)Homens passaram pelo local onde a comida é
entregue e chegaram à copa (Foto: Divulgação/PM)
Dois homens que cumprem pena por tráfico de drogas e furto tentaram fugir nesta segunda-feira (9) do Fórum de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Xangley e Rafael estavam no local devido a questões burocráticas e quebraram a grade utilizada para a passagem da alimentação na carceragem por volta das 12h.
Os condenados foram até o andar onde fica a Vara Criminal com o objetivo de fazer a juíza refém, mas, sem encontrá-la, foram até o térreo e pularam o muro. Além dos policiais que fazem a segurança do local, a equipe da supervisão de policiamento da Granja Comary também participou da captura dos fugitivos.
Um dos fugitivos foi pego no telhado de uma casa, enquanto o outro pulava o muro também de uma residência próxima. Segundo um policial que atua na segurança da Granja Comary e participou da busca, os homens estavam revoltados e foi necessário usar a força. Eles foram algemados e encaminhados para a 110ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. Eles serão levados novamente para o presídio onde cumprem a pena pelos crimes de tráfico de drogas e furto.

Fonte: g1