quarta-feira, 23 de julho de 2014

InterCity planeja abrir uma nova unidade ao mês até 2017

Marcelo Marinho e Alexandre Gehlen
 falam sobre a expansão da rede hoteleira
Foto: Cristiano Sant'Anna / Divulgação
A Rede de hotéis InterCity anunciou nesta quarta-feira, no Piazza Navona Flat, em Porto Alegre, seu plano de expansão no Brasil, com planejamento de abertura de, em média, uma nova unidade por mês até 2017, um investimento de cerca de R$ 1 bilhão. Hoje, a rede conta com 24 unidades em 15 cidades brasileiras, além de uma em Montevidéu, totalizando 3.224 quartos. A previsão é chegar a 7 mil.
Entre os novos investimentos, está a parceria internacional com a bandeira yoo2, com exclusividade para o Brasil. A marca pertence ao escritório londrino de design yoo, que tem como sócios o investidor John Hicthcox e o designer Phillipe Starck, responsável pelo desenho de hotéis como Fasano, no Rio de Janeiro, Royalton, em Nova York, Delano, em Miami, e Royal Monceau, em Paris.Com 15 anos no mercado, a InterCity é a segunda rede hoteleira em crescimento no mercado nacional. Neste ano, já foram abertas unidades em São Paulo, Vitória e Teresópolis, na serra fluminense. Em breve, devem ser inaugurados novos hotéis na capital gaúcha, Belo Horizonte e Vinhedo (SP).Com 15 anos no mercado, a InterCity é a segunda rede hoteleira em crescimento no mercado nacional. Neste ano, já foram abertas unidades em São Paulo, Vitória e Teresópolis, na serra fluminense. Em breve, devem ser inaugurados novos hotéis na capital gaúcha, Belo Horizonte e Vinhedo (SP).Legado da Copa

Com 14 unidades nas cidades-sede da Copa do Mundo e uma em Teresópolis, onde fica a Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira, o InterCity comentou os impactos do evento na rede hoteleira. "Para nós que nunca passamos por um evento tão grande foi um grande aprendizado, principalmente no que diz respeito ao comportamento de compra, preços e políticas. No aspecto operacional foi mais fácil - já é nosso dia a dia. Não é somente durante a Copa que recebemos estrangeiros (...) Mas a Copa mexe com o País. Tudo é voltado pra ela", avalia Marcelo Marinho, diretor de Marketing e Operações.Foi preciso rever as expectativas infladas pela previsão de ocupação antes do Mundial. "Inicialmente achávamos que a Copa traria um grande volume de negócios para o setor. Não foi bem assim. As reservas demoraram a entrar e à medida que as coisas foram dando certo o público brasileiro também foi aderindo, assim como o estrangeiro. As cidades médias e o Rio de Janeiro se beneficiaram muito, mas a grande surpresa foi São Paulo, que ficou muito aquém das expectativas", analisa Marinho.

Nas cidades-sede onde a rede opera, como Salvador, Fortaleza e Natal, o aumento médio na ocupação foi de 30% a 35%. Em Porto Alegre, subiu de 25% a 30%. Já em São Paulo, os números são diferentes. Em razão da Copa, as empresas deixaram de realizar eventos corporativos e a ocupação caiu em relação aos outros anos. "A Copa nos deixa um grande aprendizado. Acredito que a hospitalidade do brasileiro e a Copa comprovaram a vocação turística do País. Nossos números de visitantes estrangeiros ainda são pequenos. Esperamos que o Mundial mude isso e produza uma melhor imagem do Brasil como destino, porque na realidade o que move a hotelaria urbana é o turismo de negócios doméstico."

Terra

Curso de economia solidária em Teresópolis


Divulgação
A Prefeitura de Teresópolis está oferecendo um curso de formação em economiasolidária. As aulas começaram nesta terça-feira (22) e têm como objetivo promover políticas públicas para os artesãos da cidade e ainda valorizar esses profissionais.
O projeto acontece nos dias 29 de julho, 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 10h30 às 12h, em uma sala de atividades do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão. Pessoas cadastradas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, na feira Espaço Mulher, da Secretaria dos Direitos da Mulher, nos Centros de Referência de Assistência Social e membros dos empreendimentos solidários reconhecidos em Teresópolis estão entre o público-alvo da iniciativa. Quem tiver 80% de presença, irá receber certificado de participação.
O Pedrão fica na Rua Tenente Luiz Meirelles, nº 211, na Várzea.
Confira a programação completa:
29 de julho
Tema: O que é Economia Solidária?
Palestrante: Susan Hodge / Subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
5 de agosto - Empreendimentos Solidários
Tema: Rede Ecológica / Consumo Consciente e Meio Ambiente
Palestrante: Ana Litardo / Associação AgroEcológica de Teresópolis

12 de agosto – Fórum Brasileiro de Economia Solidária e RESF RJ
Tema: Movimentos de Economia Solidária pelo Brasil e Rio de Janeiro
Palestrante: Manuela Amaral / Guayí
19 de agosto – Feiras de Economia Solidária
Tema: Como Participar e Como Organizar
Palestrante: Susan Hodge / Subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
26 de agosto – Fórum e Conselho Municipal de Economia Solidária
Tema: Articulação e Movimento
Palestrante: Susan Hodge / Subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Encerramento com entrega de certificados de participação

Petrópolis será a primeira cidade a receber o programa Morar Seguro

Petrópolis será a primeira cidade a receber o programa Morar Seguro

Foto: reprodução

Nesta última segunda-feira (21), o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que vai formalizar o pedido ao governador Luiz Fernando Pezão para que o município assuma a responsabilidade pelo Programa Morar Seguro na cidade. O projeto, do Governo Federal, em parceria com o Estado, está sob administração do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com a Prefeitura como interveniente executora, Bomtempo espera acelerar o processo para reassentamento das famílias que hoje vivem em áreas de alto risco, dando a elas, além da opção de participação no programa Minha Casa, Minha Vida, a possibilidade de serem beneficiadas pela compra assistida ou por indenização.
A solicitação de interveniência será feita com base em modelo de trabalho que já vem sendo realizado no município, com a execução das obras de contenção de encostas previstas no Programa Gestão de Riscos e Resposta a Desastres (PAC das Encostas). O projeto, que envolve o Governo do Estado e o Ministério das Cidades, está, em Petrópolis, sob responsabilidade da prefeitura.
Petrópolis será a primeira cidade a receber o programa Morar Seguro, que deve beneficiar diretamente mais de 800 famílias. Os primeiros contemplados com o trabalho serão os moradores da Rua Otto Reymarus, no Lagoinha. Nos locais contemplados com o projeto haverá a desocupação das moradias, o reassentamento dos moradores, a demolição dos imóveis e a requalificação da região, com o reflorestamento das áreas.
Município pode assumir também a execução das obras no Túnel Extravasor
Na última semana, o prefeito Rubens Bomtempo também formalizou o pedido de interveniência no convênio, firmado em setembro de 2013 entre o Estado do Rio e o Ministério das Cidades, para execução das obras de recuperação do túnel Palatinato (túnel extravasor). As melhorias, que incluem, ainda, a construção de galeria entre o canal do Centro e o Rio Piabanha e a implantação de parques fluviais no Rio Piabanha, contribuirão para garantir a segurança da população afetada pelas cheias às margens da bacia hidrográfica formada pelo Rio Piabanha e seus afluentes.

Fonte: Acontece em Petropolis

Comissão técnica de Dunga terá Taffarel e Mauro Silva

Gilmar Rinaldi e o técnico anunciaram as mudanças na seleção brasileira

Gilmar Rinaldi, coordenador geral da CBF,  anuncia 'Dunga' como o 'novo' técnico da seleção brasileira, durante uma coletiva de imprensa, no Rio de Janeiro
Nova comissão terá quatro tetracampeõe: Gilmar Rinaldi, Dunga, Taffarel e Mauro Silva (Bruno Domingos/Mowa Press)
O coordenador geral da seleção brasileira, Gilmar Rinaldi, e o técnico Dunga anunciaram nesta quarta-feira os nomes que formarão a comissão técnica da equipe principal. Dunga vai trabalhar com dois ex-companheiros de seleção: Claudio Taffarel e Mauro Silva. Seu auxiliar técnico será Andrey Lopes, com quem trabalhou no Inter em 2013. 
Reprodução/Facebook/VEJA
Taffarel é preparador de goleiros no Galatasaray
Taffarel é preparador de goleiros no Galatasaray
Taffarel será o preparador de goleiros, função que vinha ocupando no Galatasaray, da Turquia. Em 2010, ele trabalhou como olheiro de Dunga, na Copa da África do Sul. O ex-volante Mauro Silva foi convidado a ser auxiliar de Dunga apenas nos próximos amistosos, justamente nos Estados Unidos, onde, juntos, conquistaram a Copa do Mundo como atletas em 1994.
De acordo com Gilmar Rinaldi, a CBF vai convidar ex-jogadores para acompanhar a equipe durante as viagens. "Vamos chamar jogadores que já foram campeões do mundo para termos este DNA em nossa equipe. Queremos que este profissional seja sempre o nosso olho crítico, apontando aquilo em que podemos melhorar."
Fábio Mahseredjian será o preparador físico, em substituição a Paulo Paixão. O único remanescente da comissão técnica de Luiz Felipe Scolari será o médico Rodrigo Lasmar, do Atlético-MG, que comandará o departamento médico. O novo assessor de comunicação e de imprensa é Vinícius Rodrigues, mas não foi divulgado se ele terá as mesmas funções do antigo diretor de comunicação, Rodrigo Paiva, demitido na semana passada.

Veja

O Rio de Janeiro oferece opções de entretenimento no inverno

Com as baixas temperaturas do inverno, acontece em Itatiaia, Resende e arredores o ‘Festival de Inverno das Agulhas Negras’, no estado do Rio de Janeiro

As baixas temperaturas do inverno realmente chegaram. Para quem curte o clima frio, a dica é o Festival de Inverno das Agulhas Negras nos municípios de Itatiaia, Quatis, Porto Real e Resende, todos no Estado do Rio de Janeiro. As atrações agradam todos os tipos de turistas, dos mais esportivos e aventureiros até os mais sossegados. Os solteiros e os acompanhados da família também terão vez durante a programação do evento, que vai até setembro.
O festival é realizado pelo Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras (Conretur) e pelas Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, com apoio das entidades empresariais e de profissionais de turismo de toda a região.
A programação especial teve início em 21 de junho, com o Festival de Queijos e Vinhos, na Serrinha do Alambari, em Resende, e termina oficialmente no dia 21 de setembro, com o Cinema na Mesa, em Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, nos municípios de Itatiaia e Resende. Durante todo o período, os turistas poderão desfrutar das lindas paisagens da região, além de eventos culturais, esportivos e gastronômicos.
Confira a programação completa do ‘Festival de Inverno das Agulhas Negras’:
Itatiaia
Dia 26/7: Sarau de Inverno e Caminhada na Natureza, no Parque Nacional do Itatiaia, com percurso de 1 km pelas principais atrações turísticas do parque, com coordenação do guia de turismo Moacir Rodrigues. A atividade é gratuita e a saída do grupo acontece às 8h, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Itatiaia. Durante o percurso, os participantes passarão por trilhas e cachoeiras.
Dias 26 e 27/7: Festa de Inverno, em Maromba.
De 1º a 3/8: V Encontro Internacional de Motociclistas, em Penedo.
De 28 a 30/8: Festival de Aves do Itatiaia e de Itatiaia, no Parque Nacional do Itatiaia.
De 11 a 21/9: Cinema na Mesa, em Maringá/Maromba (Região de Visconde de Mauá).
Dia13/9: VIII Caminhada na Natureza, em Penedo.
Dia 14/9: VI Corrida de Montanha, em Maringá/Maromba (Região de Visconde de Mauá).
Obs.: Programação sujeita a alteração, consultar no site:www.itatiaia.rj.gov.br
Quatis
Até dia 26/07: Exposição do Inventário de Artes Sacras Fluminense, na Biblioteca Municipal.
De 25 a 27/7: 30ª Festança Rural, na Feira da Roça.
Dia 26/7: Comemoração do Dia da Vovó, na Feira da Roça.
Até 20/7: Torneio Leiteiro, em Ribeirão de São Joaquim.
De 28 e 29/8: 3ª Mostra de Cachaça Feira da Roça.
Setembro: Lançamento do Livro de Gastronomia em comemoração aos 50 anos do Movimento de Colaboração Fraterna (MCF), na Biblioteca Municipal.
Obs.: Programação sujeita a alteração, consultar no site:www.quatis.rj.gov.br
Porto Real
Dias 25 e 26/07: 2º Encontro Nacional de Motociclistas. Organização: Motoclube Imperadores do Asfalto. Av. Estevam Domingos Pederassi, s/nº - Centro.
De 12 a 15/09: Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores. Programação religiosa e social. Todos os dias a partir das 19h. Organização: Paróquia Nossa Senhora das Dores (Rua Profª Dona Betina, s/nº - Centro).
Obs.: Programação sujeita a alteração, consultar no site:www.portoreal.rj.gov.br
Resende
Dia 03/8: Caminhada do Amicão, no Parque das Águas.
De 8 a 10/8: 1º Festival de Balonismo de Resende, no Centro.
 De 16 e 17/8: Copa Zoar de Parapente, em Visconde de Mauá.
Dia 22/8: Corrida de Inverno Rio Sul, Acesso Oeste.
Dia 24/8: Agulhas Negras de Mountain Bike Visconde de Mauá.
 De 25 a 27/8: Festa da Vargem Grande, em Vargem Grande.
Dia 30/8: Mountain Do, Corrida de Montanha, em Visconde de Mauá.
Dias 6 e 7/9: Circuito Brasileiro de Mountain Board, em Visconde de Mauá.
De 11 a 14/9: Festa de São Benedito Engenheiro Passos.
De 11 a 21/9: Cinema na Mesa, em Visconde de Mauá.
De 12 a 30/9: 42° Salão da Primavera, no Museu de Arte Moderna – Centro.
De 13 a 20/9: XIV Festival de Teatro de Resende, no Cine Vitória – Centro.
Obs.: Programação sujeita a alteração, consultar no site:www.resende.rj.gov.br

Caminhada com a Melhor Idade de Tanguá


Na última quinta-feira, dia 17 de Julho, foi realizada a Caminhada pela Prevenção de Quedas para um Envelhecimento Saudável, com a equipe do NASF da Secretaria de Saúde do Município.
Prefeitura de Tanguá, Novos tempos, novos rumos!

Foto : Ascom  / Tanguá

Arquitetos franceses sugerem que estádios da Copa virem moradia para sem-teto

Projeto já conta com desenhos para dois estádios: o Mané Garrincha (DF) e a Arena das Dunas (RN). Jogos de futebol nesses locais não deixariam de acontecer


São Paulo - Uma das grandes dúvidas que se tem com o término da Copa do Mundo no Brasil é a utilidade de algumas das arenas construídas para o Mundial, já que em alguns estados do país (como Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas) o futebol local é insípido e não possui times nem nas duas principais divisões do Campeonato Brasileiro. Diante desse quadro, dois arquitetos franceses propuseram uma solução para os candidatos a elefantes brancos: transformar os estádios em moradia para a população sem-teto, projeto que ganhou o nome de "Casa Futebol".
Módulos de aproximadamente 105 m² seriam colocados nos espaços entre os pilares da parte externa do Mané Garrincha, em Brasília
Foto:  Divulgação
Axel de Stampa e Sylvain Macaux, idealizadores do "1 Week 1 Project" (1 Semana 1 Projeto, em inglês), coletivo definido por eles como "arquitetura espontânea", sugerem que algumas arenas deveriam abrigar pequenos apartamentos (módulos de aproximadamente 105 m²) para indivíduos que atualmente não têm moradia. A dupla já desenhou como seriam os conjuntos habitacionais do Mané Garrincha, em Brasília, e da Arena das Dunas, em Natal. Jogos de futebol não deixariam de acontecer nesses locais - as partidas, inclusive, ajudariam a custear a projeto.
A ideia de transformar as arenas em residências partiu da observação dos problemas sociais que ocorrem no Brasil. "O que é mais global, alardeado na mídia, e questionável do que a Copa do Mundo? Nós lemos, como todos, sobre os protestos sociais no Brasil, sobre todo o dinheiro gasto para a Copa do Mundo. Nós tentamos encontrar uma resposta para a questão da nossa maneira, com um conceito e uma imagem poderosos. Os estádios são tão grandes que são quase absurdos", declarou Macaux, ao site Fast Company.
Módulos seriam colocados um em cima do outro
Foto:  Divulgação
O arquiteto reconhece a dificuldade de conseguir emplacar um projeto como esse, mas pede uma reflexão sobre a importância de inovar na hora de pensar mudanças sociais. Macaux e de Stampa acreditam que mais da metade dos 250 mil sem-teto do país pudessem usufruir dessas novas moradias.
"(O projeto) É um pouco ambicioso, mas gostaríamos que as pessoas questionassem elas mesmas sobre os contextos sociais que acompanham esses tipos de projetos", completou Macaux.
Outras soluções para o aproveitamento do espaço desses estádios foram pensadas antes mesmo da Copa do Mundo. Para a Arena da Amazônia, a Justiça do Amazonas enviou ao governo federal uma sugestão para que a arena se tornasse um local de triagem de presos. Os detentos ficariam no estádio por até 48 horas antes de serem encaminhados para as cadeias.
Na Arena das Dunas (RN), diferente do Mané Garrincha, os módulos também seriam colocados na parte interna, com vista para o gramado
Foto:  Divulgação
O custo dos 12 estádios que sediaram o Mundial totalizou quase R$ 8,5 milhões. O mais caro deles foi o Mané Garrincha, que custou cerca de R$ 1,4 bilhão (valor divulgado pelo governo estadual, podendo chegar próximo a R$ 2 bilhões) - gastos previstos eram de aproximadamente R$ 690 milhões.


Fonte : O dia

Hospital Universitário Antônio Pedro ganha verba de R$ 1,8 milhão

Investimento foi liberado pelo Ministério da Saúde para hospitais universitários de todo País modernizarem suas instalações e realizarem obras de infraestrutura

O Ministério da Saúde liberou R$ 54 milhões para hospitais universitários de todo País modernizarem suas instalações e realizarem obras de infraestrutura. O recurso faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e favorecerá 25 unidades em 16 Estados. Em Niterói, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), foi beneficiado com o investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão.
De acordo com a direção do Huap, toda a verba disponibilizada pelo Governo Federal será destinada inicialmente para o pagamento dos custos básicos do hospital como serviços de água, luz e limpeza. A outra parcela do montante irá arcar com custos atribuídos a equipe de segurança, material médico e manutenção geral dos equipamentos. Além disso, a gestão da unidade também pretende utilizar uma porcentagem do suprimento monetário para incentivar estudos e pesquisas científicas nos laboratórios. 
O Rehuf é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação e tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa, financeira e hospitalar no campo da assistência e do ensino, melhorando a integração serviço-saúde. Os valores orçamentados são definidos junto com as instituições e levam em conta os indicadores e metas de desempenho de cada local. Atualmente, 45 hospitais e a outras duas unidades de saúde ligadas às universidades fazem parte do Programa. 
Este é o segundo repasse do ano para os Hospitais Universitários (HUs). Em maio, as unidades receberam R$ 100 milhões em incentivo para melhoria de suas instalações. Até o final de 2014, a previsão é que sejam repassados pelo programa R$ 463,7 milhões. Deste valor, R$ 328,2 milhões são destinados ao custeio de atividades assistenciais e de ensino, obras e reformas e os outros R$ 140,9 milhões, para a compra de equipamentos e melhorias. Desde o início do programa, em 2010, o Ministério da Saúde já investiu R$ 2 bilhões em hospitais de ensino de todo País.

Condenados ex-presidente e 15 vereadores da Câmara de Maricá

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) foram condenados a devolverem aos cofres públicos o valor dos subsídios que receberam acima do limite em 2004

Quinze vereadores da Câmara Municipal de Maricá foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em sessão plenária realizada nesta terça-feira (22), a devolverem aos cofres públicos a quantia de R$ 530.744,18. O valor corresponde aos subsídios que os parlamentares receberam acima do limite legal no exercício do ano de 2004.
O ex-presidente da Câmara, Paulo Maurício Duarte de Carvalho, foi responsabilizado solidariamente com seis dos quinze vereadores, por ter autorizado os pagamentos irregulares, e devido a isso terá que ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 212.297,73, caso os condenados não devolvam o dinheiro ao erário. O valor total corresponde ao recebido por seis vereadores, já que os outros nove assumiram a dívida e solicitaram o parcelamento do débito. Os conselheiros do TCE-RJ tomaram a decisão acompanhando o voto do relator Julio Rabello em processo de prestação de contas de ordenador de despesa.
Paulo Maurício foi condenado, também, a devolver aos cofres públicos R$ 72.472,74 (28.450,8174 Ufir-RJ). Deste valor, R$ 37.089,78 (14.560,4395 Ufir-RJ) se devem a um adiamento que o ex-presidente concedeu a si próprio em valor acima do estabelecido por lei. O restante, R$ 35.382,93 (13.890,3779 Ufir-RJ), se deve à autorização ilegal para pagamento de subsídio acima do limite ao vereador falecido Antônio José Pereira Serra, hoje falecido.
Os condenados são Juvandir Coutinho Valente, José Delaroli, Gilson Francisco da Silva, Jorge Luiz Cordeiro da Costa, Adão José Pravadelli, Maurício Pereira de Souza, Adailton Pereira da Costa Filho, Adelso Pereira, Alcebíades Machado Filho, Alberto Farias da Fonseca, Darci Ribeiro, Elizabeth Brasil de Andrade L. Jorge, Márcio José Pinheiro, Regina do Nascimento Muniz e Ademilton da Silva Diniz.

As contas apresentadas pela tesoureira da Câmara Municipal de Maricá, Iolanda dos Santos Silva, para o exercício de 2004 foram aprovadas pelo plenário do TCE-RJ.

TCE-RJ

Obras provocam congestionamento na BR-101 entre São Gonçalo e Itaboraí

Quem seguiu no sentido Espirito Santo pela BR-101 enfrentou 17 quilômetros de engarrafamento por causa de uma interdição na altura do km 295 no início da manhã

Motoristas encontraram trânsito complicado na manhã desta quarta-feira (23) no sentido Espirito Santo da BR-101, na altura de São Gonçalo e Itaboraí. Isso porque, na altura do km 295, foram iniciadas, por volta das 07h, obras de fresagem e recomposição do pavimento, pela concessionária Autopista Fluminense, que administra a via. Para o início das obras a pista foi completamente interditada, até ser realizada a montagem de uma reversível utilizando uma das pistas no sentido Niterói.
A montagem da reversível foi realizada com apoio da Polícia Rodoviária Federal. Devido ao grande fluxo de veículos no sentido Niterói, por causa do horário, motoristas reclamaram da demora para a ação, que acabou prejudicando o trânsito no sentido Espirito Santo.
Segundo a Autopista, o congestionamento chegou a 17 quilômetros e motoristas relataram que ficaram pelo menos duas horas no engarrafamento. Com a montagem da reversível, quem seguia no sentido Niterói também enfrentou dificuldades com menos uma pista na via.
A Autopista Fluminense informou que avalia novas estratégias para a continuação das obras, mas considerou que também houve intenso fluxo de veículos pela manhã no sentido Espirito Santo.
Acidente – Um motociclista ficou ferido após colidir com um ônibus na Avenida Vinte e Dois de Maio, em Itaboraí. De acordo com o 35º BPM, o condutor da moto perdeu o controle do veículo, na altura da Praça do Outeiro das Pedras, ao ser surpreendido por um carro e para desviar acabou colidindo no coletivo da viação Rio Ita, que fazia o trajeto Venda das Pedras – Candelária.
O acidente aconteceu por volta das 11h e o motociclista, identificado como João Paulo Rodrigues, foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, onde passou por cirurgia e seu estado é considerado grave, mas estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O Fluminense

Projeto Olhares leva jovens à Exposição Brasileiros Futebol Clube, na FESO Pro Arte


Mais de dez jovens integrantes do Projeto Olhares, da Organização Não Governamental (ONG) Lar Tia Anastácia estiveram no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) no dia 22 de julho visitando a exposição “Brasileiros Futebol Clube”, do fotógrafo Ed Viggiani. A exposição mostra a relação do brasileiro com o futebol e a mobilização de milhões de aficionados.


“As obras mostram que o Brasil realmente é o país do futebol. Antigamente eram usados uma calçada ou um campinho de terra para se jogar e em qualquer lugar era possível demonstrar o amor pelo futebol”, concluiu o estudante José Artur dos Santos Neto, de 14 anos. Já a estudante Larissa Silveira, 14, observou que “o fotógrafo passou muito bem a realidade para o público”. O colega Jonatan Mateus Maciel, 16, há três meses está no projeto e conta que participa gratuitamente de diversos passeios nos quais tira muitas fotos, sempre com a orientação do professor indicando os melhores ângulos e regulagem da câmera. “É uma bênção para nós este projeto, e graças e ele hoje estamos conhecendo o Centro Cultural”, comemorou o estudante, agradecendo a iniciativa e ao seu professor de fotografia, Jefferson Hermida, que acompanhou os estudantes na visita junto à assistente social Renata Pedras. “Hoje tivemos neste espaço do Centro Cultural FESO Pro Arte um grande aproveitamento, a aula foi fantástica”, analisou Renata. Ela ressaltou que os trabalhos com os jovens do projeto vão muito além das aulas de fotografia. “Através do Lar Tia Anastácia estes jovens e seus familiares recebem direcionamento social”, completou.
A exposição
O público pode visitar a exposição “Brasileiros Futebol Clube” de segunda a sexta, das 9h às 19h, até o dia 28 de julho. A entrada é gratuita. A Galeria de Artes do CCFP fica na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto
Projeto Olhares
O Projeto Olhares é uma ação sociocultural desenvolvida por meio da fotografia e atende a jovens de 12 a 21 anos. Realizado pela ONG Lar Tia Anastácia e patrocinado pela Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), tem o objetivo de proporcionar aos integrantes o contato com o mundo da fotografia, buscando despertar a profissionalização. A aula inaugural se deu em 24 de fevereiro de 2011 e a partir daí a equipe técnica busca desenvolver atividades formativas e de lazer.




Informações e foto: Geccom UNIFESO