terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Prefeito de Nova Friburgo traça ações para a saúde

A saúde pública está na pauta prioritária do governo municipal. Nesta sexta-feira, 10, o prefeito Rogério Cabral dedicou sua agenda praticamente inteira para discutir com o secretário municipal de Saúde, Dagoberto José da Silva, e toda a sua equipe medidas para melhoria do atendimento à população.
O secretário da Fazenda, Juvenal Condack, também participou da reunião para tratar de temas diversos, entre os quais o cronograma de obras no Hospital Raul Sertã e outras unidades da rede, licitação para aquisição de medicamentos e outros gêneros básicos, manutenção e compra de novos equipamentos e ainda as carências de profissionais.

O prefeito Rogério Cabral se reuniu com a equipe da saúde municipal. (Foto: Divulgação)
O prefeito Rogério Cabral se reuniu com a equipe da saúde municipal. (Foto: Divulgação)

“Nosso governo tem grandes desafios e o principal deles, e nem poderia ser diferente, é dar um tratamento especial à rede de saúde. Investimos no ano passado mais de um terço do Orçamento da Prefeitura na saúde e estamos confiantes de que os resultados deste esforço terão repercussão em 2014”, disse o prefeito. “Acredito que daremos a resposta que a população necessita e cobra”, acrescentou.
O médico Dagoberto José da Silva continuará à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Doutor Dagoberto ficará na função, pelo menos, até que seja concluída a transição administrativa de extinção da Fundação Municipal de Saúde que está sendo substituída com a criação da Secretaria Municipal de Saúde – proposta do Executivo municipal foi aprovada no final de 2013 pela Câmara de Vereadores.
SOS SAÚDE – Em Nova Friburgo, a questão da saúde está sendo enfrentada de forma transparente e objetiva, com a realização de um inédito diagnóstico de todo o sistema público, que dará subsídio a um audacioso plano de ações para a melhoria do atendimento à população. O trabalho de parceria entre os governos municipal e estadual foi iniciado em novembro com a chegada de uma equipe de 64 técnicos do SOS da Saúde. O trabalho será concluído nas próximas semanas.
O diagnóstico está sendo feito em todas as unidades da rede municipal. Os profissionais do SOS Saúde estão ouvindo profissionais da rede e a população, bem como fazendo o levantamento da infraestrutura física, equipamentos, medicamentos, entre outros.
“Teremos um relatório completo para iniciarmos o plano de ação. Estamos enfrentando as dificuldades e buscando as soluções”, destacou o prefeito Rogério Cabral. “O nosso compromisso é enfrentar as dificuldades e buscar as soluções necessárias para melhorar a saúde.”, frisou Rogério Cabral.

Fonte: Ascom/Nova Friburgo

Friburgo será sede de seminário de gestão com representantes dos 92 municípios do Estado

Nova Friburgo - região serrana do Rio - será palco do 2º Seminário Estadual de Gestores das Secretarias Municipais de Trabalho. O evento, marcado para dia 28 de março, foi definido num encontro entre o prefeito Rogério Cabral e a deputada estadual Claise Maria (PSB), que esteve na Prefeitura, acompanhada da chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Trabalho, Roseli Duarte. A secretária municipal de Assistência Social, Simone Almeida, também participou do encontro.

Além de discutir políticas públicas para a geração de emprego e renda nos municípios do Estado do Rio, o seminário também poderá ser um importante instrumento de aquecimento do turismo friburguense já que será realizado numa sexta-feira, com o compromisso dos representantes dos 92 municípios participantes de aderirem aos pacotes de hospedagem oferecidos pelos hotéis e pousadas de Nova Friburgo.

"O comércio, restaurantes, hotéis e pousadas serão beneficiados com a presença dos participantes deste encontro", acrescentou Roseli Duarte. "O seminário será um instrumento de apoio ao turismo local", acrescentou. 

Durante o encontro também foi discutida a implementação de novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/ Brasil Sem Miséria (Pronatec) em Nova Friburgo. Os cursos de formação e qualificação profissional são ofertados à população através de parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho, Senai e Senac. Em 2014, serão disponibilizadas cerca de 700 vagas para cursos variados. Os interessados podem obter mais informações na sede da Subsecretaria de Trabalho e Renda, que fica na Avenida Alberto Braune, 223 – Antiga Rodoviária Leopoldina.

Outra parceria discutida entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Trabalho prevê a instalação de um Centro de Economia Solidária em Nova Friburgo. O projeto tem como objetivo a geração de postos de trabalho através da reciclagem dos resíduos das confecções para aproveitamento em artesanato e até mesmo para  fabricações de peças de moda íntima.

Hospitais do estado do Rio realizaram mais de 19 mil cirurgias ortopédicas em 2013

As unidades de saúde da rede estadual do Rio fecharam o ano de 2013 com um novo recorde: foram realizadas 19.465 cirurgias ortopédicas nos hospitais estaduais. O resultado consolida a política de investimentos estaduais para ampliar o acesso da população ao atendimento de saúde de qualidade e representa um desempenho quase oito vezes maior em relação a 2006, quando foram realizadas apenas 2.520 cirurgias ortopédicas na rede estadual. Em 2012, o número desses procedimentos foi de 18.510 operações.

Mais uma vez o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, foi o campeão de cirurgias, com 3.780 procedimentos, o que corresponde a 19,41% do total de cirurgias realizadas na rede estadual e mantém a unidade como líder no ranking nacional de procedimentos de alta complexidade em traumas. Outra unidade a se destacar foi o Hospital Estadual da Criança, que realizou 1.717 cirurgias ortopédicas em pacientes pediátricos desde a sua inauguração, em março do ano passado.
Em segundo lugar, vem o Hospital Estadual Albert Schweitzer, uma das unidades de referência em politraumatismos da Zona Oeste, com 2.781 cirurgias ortopédicas (14,29%), seguido pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas que, com 2.449 procedimentos, foi responsável por 12,58% do total de cirurgias da rede estadual. Na sequência estão os hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (2.426), Rocha Faria (2.347), Alberto Torres (1.459), Azevedo Lima (640) e Roberto Chabo (574) e o Centro Estadual de Trauma do Idoso (Ceti), com 1.292 cirurgias.
- Atribuo esse resultado à motivação das equipes, à melhoria na gestão interna dos hospitais, ao bom desempenho do Centro Estadual de Trauma do Idoso e, também, ao excelente trabalho que é desenvolvido no Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu -, resume a subsecretária de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde, Ana Neves.
Desempenho de gente grande
Inaugurado em março do ano passado, o Hospital Estadual da Criança respondeu por 8,82% do total de procedimentos ortopédicos realizados em todo o ano passado na rede estadual de saúde.
- Se eu tivesse que usar apenas uma palavra para avaliar esse desempenho, seria comprometimento. Não só das equipes de cirurgia, mas de todos os funcionários do hospital. E também comprometimento da Secretaria de Saúde, com a regulação nos encaminhando os pacientes, com a secretaria nos dando apoio nas ações – afirma a Heloísa Graça Aranha, diretora da unidade.
O Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. O hospital realiza cirurgias de média e alta complexidade, além de tratamento do câncer, em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Em 28 de março, o hospital recebeu o credenciamento por parte do Sistema Nacional de Transplantes. A unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia. Oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia.
Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu
A unidade é referência no estado em cirurgias de alta complexidade em trauma e mantém-se em primeiro lugar no país em número desse tipo de cirurgias. Somente este ano, foram realizados seis mutirões para atender pacientes do Sistema Único de Saúde.
Em janeiro do ano passado, o hospital obteve autorização do Ministério da Saúde para realizar a captação e o transplante de tecido do músculo esquelético. O credenciamento possibilita que a equipe médica do HTODL ofereça uma assistência ainda mais específica nos casos de perdas ósseas e lesões graves em ligamentos e o hospital já realizou dois transplantes desse tipo em 2013. Além disso, desde 2012, oferece seis vagas no Curso de Residência Médica em Ortopedia.

FAgenciario.com

Nova Friburgo inicia curso de qualificação para taxistas da cidade

Em parceria com o setor de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, o Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Nova Friburgo - região serrana fluminense - iniciou o curso de qualificação para taxistas da cidade, em acordo com a Lei 12.468 de agosto de 2011, que determina que a classe seja preparada, já que são profissionais no transporte particular para condução de passageiros. O certificado será exigido a partir da próxima vistoria, que deve ocorrer em meados de 2014 no município.

“O curso está acontecendo em função da obrigatoriedade do cumprimento da lei. O órgão municipal de trânsito tem que cobrar, na vistoria anual, e ele já avisou que vai pedir a participação no curso. Em junho do ano passado nós começamos a formatar isso e apresentamos ao órgão municipal. Esse curso já está desenvolvido e está sendo aplicado. Hoje, iniciamos a primeira turma: o curso tem 28 horas e realmente atende a lei que criou a categoria dos taxistas e já determinou as matérias que deveriam ser apresentadas”, explicou o gerente do Sest/Senat - Nova Friburgo, Eduardo Brito.
 
As matérias determinadas por lei que serão abordadas são: manutenção do veículo; legislação a respeito da maneira de dirigir e quanto da maneira do taxista; meio ambiente e cidadania; direção preventiva; primeiros socorros e qualidade na prestação de serviços por taxistas.
 
As turmas estão sendo feita em dias alternados: segunda, quarta e sexta pela manhã. A próxima turma começa no dia 20 e deve ser, também, em dias alternados, só que na parte da tarde. A ideia é abrir o leque de opções para que todos possam participar. Até o carnaval devem ser formadas cinco turmas, atendendo cerca de 150 taxistas. Devem ocorrer turmas também aos sábados e, ainda sem previsão, mas dependendo da procura, podem ser abertas turmas aos domingos.
 
De acordo com o Secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Coronel Hudson de Aguiar Miranda, o objetivo é apenas qualificar, e não prejudicar os taxistas. Com isso, as vistorias devem ser iniciadas mais tarde em 2014 para que todos os 273 profissionais e seus auxiliares possam ser capacitados de acordo com a nova lei.
 
“Quando chegar mais à frente, já que a ideia é esperar cumprir o calendário que o Sest/Senat está fazendo e ver também as datas para seguir a tabela do Detran, iremos jogar mais para o meado do ano as vitorias. Lá, eles terão de apresentar o certificado de conclusão do curso de acordo com o que exige a lei sancionada em 2011. Se não apresentarem o certificado, terão dificuldades de exercer a profissão”, revelou o secretário Cel. Hudson de Aguiar, que fez questão de ressaltar a importância dessa capacitação por parte dos taxistas.
 
Para fazer o curso de qualificação, o condutor deve ser taxista e possuir a autorização permissionária ou de auxiliar que ele recebe do órgão de trânsito municipal, apresentar uma cópia da carteira de motorista e um comprovante de residência para se cadastrar na sede do Sest/Senat, na Avenida Governador Roberto Silveira, 3680, Prado, no posto de gasolina ao lado do Colégio Municipal Rui Barbosa. Os taxistas podem, também, entrar em contato pelo mailt:email%3Anovafriburgo.rj@sestsenat.org.br ou pelo telefone (22) 2527-0028, de 12h30 às 21h30.

Pais devem ficar atentos ao contratar transporte escolar para os filhos

Com a proximidade do reinício das aulas, muitos pais começam a procurar transporte escolar para garantir que os filhos cheguem ao colégio sem atraso e voltem para casa com tranquilidade. Antes de contratar o serviço, no entanto, é preciso verificar se o veículo tem autorização para transportar crianças e adolescentes e ficar atento aos itens de segurança. 
Pedir referências a pais de outros estudantes e verificar se a escola tem indicação de motoristas que já fazem o transporte de outros alunos da instituição são alternativas. Ao encontrar um prestador de serviço, a primeira medida a ser observada é se o veículo tem autorização do Departamento de Trânsito (Detran) para fazer transporte escolar. Para obter a autorização, o veículo tem que passar por uma vistoria e são liberados apenas os que apresentam as condições adequadas e os itens de segurança necessários. 
“Verificar se o veículo está autorizado é o primeiro passo para contratar. Se ele está autorizado, significa que passou por vistoria e está em condição de rodar. Com esse dado, sugerimos que os pais observem um ou dois dias o modo como o motorista dirige, o cuidado que tem com as crianças no momento do embarque e desembarque”, orienta o chefe do Núcleo de Operação Técnico do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Helder Athan. 
A vistoria ocorre periodicamente, mas os pais também devem ficar atentos à conservação do veículo ao longo dos meses e a manutenção dos itens de segurança como a qualidade dos pneus, o funcionamento dos cintos de segurança, de faróis e lanternas, por exemplo.

Os pais podem verificar ainda se o motorista fez o curso de capacitação exigido para o transporte escolar. A informação consta na carteira de habilitação, que precisa ser da categoria D. “O pai deve ter a preocupação de saber quem está conduzindo e pedir que o condutor do veículo apresente a habilitação. No campo de observações, vai constar a indicação de habilitado escolar”, explica Helder Athan. 
A negociação do contrato de prestação de serviço também merece atenção. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) tem uma cartilha com orientações para os pais e sugere que é importante ficar claro se haverá reajuste da mensalidade em caso de aumento de preço dos combustíveis. A cartinha sugere ainda negociar a melhor data para pagamento e discutir a inclusão de uma cláusula de multa por descumprimento de horários.

*Com informações da Agência Brasil
Veja a Edição dessa semana 
O Jornal mais lido da Região Serrana 
O Jornal Noticia da Hora















AMBIENTE PREVÊ CINCO MILHÕES DE VISITANTES NOS PARQUES ESTADUAIS EM 2016


Ecoturismo e comércio devem movimentar R$ 1 bilhão nas Olimpíadas

Com recursos no valor de R$ 64 milhões, a Secretaria do Ambiente tem investido na implementação de estrutura física e na capacitação de profissionais dos 12 parques em funcionamento no estado com a meta de atrair cerca de cinco milhões de visitantes por ano até 2016. O valor aplicado em obras para preparar cada vez mais as áreas preservadas para receber turistas nacionais e internacionais inclui a construção de alojamentos para pesquisadores, centros de convivência, além da sinalização de trilhas bem como ações de qualificação de 280 guarda-parques.

Outros R$38 milhões já foram aprovados para novos investimentos nas unidades de conservação totalizando um montante de mais de R$ 100 milhões. A expectativa da Secretaria de Ambiente é que os recursos aplicados contribuam para oxigenar a economia de vários municípios fluminenses. Estima-se que no ano das Olimpíadas hotéis, pousadas, bares, restaurantes e atividades de ecoturismo gerem aproximadamente R$ 1 bilhão em movimento financeiro.

- Temos investido na regularização fundiária e estamos realizando inúmeras obras, algumas já concluídas. Estamos implementando cada vez mais trilhas sinalizadas, temos a presença dos nossos guarda-parques orientando e aconselhando os usuários e passando uma consciência ambiental da importância destes espaços. Além disso, entendemos que a partir do momento em que abrimos parques para visitação com estrutura de qualidade criamos uma série de possibilidades para pequenos e médios empresários, gerando emprego e ativando a economia das regiões – ressaltou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha.

Pórticos, alojamentos para pesquisadores e guardas-parque, centros de visitantes, guaritas, cercamento de áreas, sinalização de trilhas e de mirantes integram o processo de implantação física dos parques estaduais iniciada em 2007. Além da aplicação de recursos em infraestrutura, a Secretaria de Ambiente treinou profissionais e equipou as equipes que atuam nas unidades de conservação. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões em equipamentos, veículos e na capacitação dos guarda-parques, que tem uma dupla finalidade: proteger as áreas ambientais e funcionar como uma espécie de ‘Relações Públicas’, interagindo com turistas, moradores e pesquisadores.

Projeto Trilhas da Copa

A Secretaria de Ambiente prepara mais uma novidade com foco na Copa do Mundo. Em janeiro será licitado o projeto Trilhas da Copa que sinalizará nos idiomas português e inglês 24 trilhas em três parques estaduais (Pedra Branca, Serra da Tiririca e Três Picos). A ação acontece em parceria com a Secretaria de Turismo.

- Estamos completamente alinhados com Secretaria de Turismo para transformar os parques numa marca importante do estado assim como a praia, o Cristo Redentor, o Carnaval. Queremos que as áreas naturais protegidas venham a ser em um médio prazo valorizadas pelos moradores e procurada pelos visitantes – acrescentou o diretor de Biodiversidade do Inea. 

PROGRAMA VAI MONITORAR A QUALIDADE DE RIOS

Avaliação já começou a ser feita em Trajano de Moraes, na Região Serrana


Trajano de Moraes, na Região Serrana, é o primeiro município fluminense a colocar em prática uma iniciativa que estimula ações de preservação ambiental e prevenção à saúde, com a participação efetiva de estudantes da rede pública e de agricultores familiares.


Trata-se de um projeto de monitoramento da qualidade dos principais corpos hídricos, rios, bacias e nascentes do Estado do Rio, que está sendo desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Educação, Agricultura e Pecuária, com destaque para o programa Rio Rural, e prefeituras.

Objetivo é criar responsabilidade social

Em todo o estado, 25 pontos serão analisados, sendo 16 são de responsabilidade das unidades de ensino e outros nove a cargo de produtores rurais. De acordo com a assessora técnica do Rio Rural, Rita de Almeida, o objetivo é criar ações de responsabilidade social para estabelecer ajustes na relação entre o homem e a natureza.

- É um processo participativo, que utiliza ferramentas simples e baratas para a obtenção dos dados, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida - disse Rita.

Os estudantes de Trajano de Moraes vão coletar amostras da água da chuva e do Rio Macabu em 11 pontos distintos do município.