terça-feira, 26 de março de 2013

ENEM: Gramática no lixo

A falta de critério no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) causa insegurança nos

 jovens que passam pelo teste. Os problemas envolvendo a prova são frequentes. Dessa vez, alunos conquistaram nota máxima em redação apesar de cometerem falhas graves de ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal. “Trousse”, “enchergar” e “rasoavel” foram alguns dos erros encontrados. Além disso, um aluno escreveu uma receita de como preparar um macarrão instantâneo no meio da redação, e, ainda assim, ficou com 560 pontos. 

Integrante da Comissão de Educação, o deputado tucano Nilson Pinto (PA) considera preocupante a avaliação. Para ele, é fundamental discutir o tema com especialistas em língua portuguesa. Na quarta, 20, o colegiado aprovou requerimento do deputado Raul Henry (PMDB-PE) pedindo a realização de audiência pública com o objetivo de debater o assunto com especialistas. 

O parlamentar considera ainda mais preocupante o fato responsáveis pela correção alegarem que os alunos mencionados haviam explicitado com clareza o seu pensamento. “Esses professores descartaram totalmente a importância da gramática. Isso significa que corremos sérios riscos de perdermos as referências. Como um aluno vai se preparar para uma prova se não sabe o que vale ou não?”, questionou. “Estão jogando no lixo as regras gramaticais brasileiras”, acrescentou. 

Quando se vê a incidência de erros graves fica na cabeça uma dúvida enorme: será que essas provas estão sendo realmente corrigidas?”, questionou o deputado. 

Por fim, Nilson Pinto defendeu melhor preparação dos alunos para o próximo exame. “A prova não é só de avaliação, mas um vestibular que habilita os alunos a entrar nas universidades. Estão brincando com o futuro de milhões de jovens”, concluiu. 

Foram convidados representantes da Academia Brasileira de Letras; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), entre outros. 


Print
Um fato inusitado chamou a atenção de uma professora que mora em um condomínio no Bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre. Depois de sua casa ter sido invadida por um assaltante, ela foi surpreendida por um bilhete manuscrito no qual o suspeito pedia desculpas pelo crime e ainda que Deus a abençoasse. O papel estava em uma embalagem plástica junto com documentos e cartões que haviam sido levados, como mostra a reportagem desta terça-feira (26) do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

Com diversos erros de ortografia, o bilhete foi deixado no pátio da residência. A professora percebeu que seus pertences haviam sido devolvidos quatro dias após o crime, em 19 de março. Ela ainda teve uma televisão levada. No dia 15 de março, os assaltantes entraram na casa enquanto ela estava no banho, e depois fugiram.

"Disculpa dona Maria que DEUS li abençoe foi pelos meus filhos que tive que robá sei que não é serto mais só DEUS para mijuga que DEUS ilumine seu caminho e que tide em dobro", diz o texto do bilhete.

“Fiquei mais de uma hora sentada com o bilhete na mão e olhando os riscos no documento. A gente que é professora sabe que são de criança pequena. Então aqueles meus documentos estiveram na mão de uma criança. Parei para pensar: será realmente que tem uma pessoa que está num estado de desespero que faz isso porque precisa, porque não tem um trabalho, porque não tem como dar comida ao filho? E se eu tivesse descido com eles aqui dentro, o que teria acontecido?”, reflete a professora, que preferiu não se identificar.

Ela recorda do dia do furto, pouco antes das 6h do dia 15 de março. “Tomei o maior susto, não pude nem trabalhar. Fiquei mal, muito chateada porque a gente trabalha, cuida das coisas, compra muitas vezes à prestação e alguém entra e se acha no direito de pegar”, lamenta.

Logo após o assalto, a mulher bloqueou os cartões e registrou ocorrência na delegacia. O bilhete será entregue à polícia, que vai tentar identificar o suspeito do crime.

Tomógrafo Móvel volta a Magé com previsão de mais de 900 atendimentos



Tomográfo Foto Marcelo Dias 3
O Tomógrafo Móvel do Rio Imagem voltou para a Praça Dr Nilo Peçanha, e começou a realizar exames nesta terça-feira (26). Com previsão de atender mais de 900 pacientes, segundo o coordenador das unidades móveis de Imagem do Estado, Jorge Ataualpa, o caminhão tem previsão para realizar os exames no local até o dia 27 de abril. O local está equipado com elevadores que permitem acesso de portadores de deficiência.

Os exames são pré-agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os documentos necessários para marcar a tomografia são identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e o pedido do Exame. O endereço da Secretaria é Rua Pio XII, 53, no 2º piso do prédio da Pran Móveis, no Centro de Magé.

Magé tem novo Secretário na Saúde

IMG_8477 S1510021
Tomou posse na manhã de hoje, o novo Secretário de Saúde de Magé, Marcelo Bagueira, formado em medicina e especialista  em cardiologia pela UFF e com MBA em gestão de Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O currículo do médico Marcelo Bagueira, é  referência na gestão de saúde, por duas vezes foi Secretário da pasta em Itaboraí, foi Diretor do Hospital Tavares Macêdo, Pronto Socorro de São Gonçalo e por último, ficou por cinco anos como Diretor Geral do Hospital Estadual João Baptista, até ser convidado para comandar a Secretária de Saúde de Magé a pedido do Prefeito Nestor Vidal.
IMG_8478
O Secretário terá um grande desafio pela frente, as condições que se encontrava a saúde pública da Cidade,  não era confortável, o número de casos de Dengue aumentou significativamente, o que gerou uma crise momentânea devido a grande demanda nos atendimentos, inclusive de municípios vizinhos, que procuram nossas unidades,  demandando aumento em até 40% no acolhimento municipal.Além do Secretário de Saúde foram feitas mudanças na direção administrativa da unidade 24 horas de Fragoso, que estará sob o comando do Sr. David Davila da Costa. O 24 horas de Santo Aleixo, estava sem um responsável direto, que contará agora com a enfermeira Fernanda Mattos Gama, que exercia o cargo de enfermeira chefe.
S1510004
Natural de Niterói, e com anos de experiência na área o Secretário de Saúde disse estar preparado para o desafio. “Vamos trabalhar para reestruturar a rede, tornar os hospitais melhores no atendimento com um projeto de humanização. Vamos implantar uma ouvidoria, e nas unidades vamos implementar o sistema de classificação de risco no pré-atendimento. como diz o ditado a vida é feita de desafios, o Prefeito me chamou para assumir esse cargo e eu estou otimista em realizar um bom trabalho para Magé.”
posse
Com o objetivo de mudar o quadro da saúde no município, o governo municipal espera que as mudanças realizadas colaborem para oferecer um atendimento melhor à população, “eu quero que o novo secretário nos ajude a organizar esta secretaria, do básico ao avançado, que as normas sejam cumpridas, desde o uniforme ao atendimento médico. Quero que as nossas unidades acolham as pessoas, para atender bem quem procura o nosso serviço de saúde” disse, Nestor Vidal.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Tubarão ressaltou que “A câmara esta de portas abertas, nos estamos com esperança de renovar a saúde de Magé que está precária, tenho certeza que o Prefeito Nestor Vidal, escolheu a pessoa certa, com competência para exercer o cargo que é uma grande missão.”


Câmara aprova isenção de pagamento de Pedágio.

pedaggg ppppeeedd
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (26) projeto de lei que concede isenção do pagamento de pedágio a moradores que comprovarem residência ou exercer atividade profissional permanente no município em que esteja instalada a praça de cobrança de tarifa de pedágio. O projeto será agora apreciado pelo Senado Federal.
De autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), o projeto estabelece que a isenção deverá ser concedida nas rodovias federais, delegadas pela União ao Distrito Federal, aos estados ou aos municípios, que sejam exploradas pela iniciativa privada, mediante concessão. Uma emenda do líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), aprovada pelo plenário, disciplina a forma de se calcular o reequilíbrio econômico-financeiro devido às isenções.
“Um dos problemas mais comuns diz respeito ao ônibus desproporcional que pesa sobre a população dos municípios onde se instalam as praças de cobrança de pedágio. Essa população é penalizada economicamente em seus deslocamentos diários, para trabalhar, estudar ou fazer compras, muitas vezes no âmbito do território do próprio município”, disse Esperidião Amin.
Na justificativa do projeto Amin acrescentou que “a simples decisão de localizar uma praça de cobrança de pedágio em um determinado município pode comprometer seriamente a competitividade das atividades econômicas nele localizadas e, por conseguinte, a competitividade do próprio município”.