sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Municípios definem o calendário escolar

Participaram representantes dos municípios da Região Metropolitana, entre eles Itaboraí, Niterói, Tanguá e Maricá

Em busca de elaborar o calendário escolar do próximo ano de forma que não haja prejuízos às aulas devido à realização da Copa do Mundo, a secretária de Educação de São Gonçalo, Regina dos Santos Silva, implementou nos últimos meses uma série de reuniões com secretários municipais e representantes diretos de secretarias de Educação de outras cidades. Os encontros aconteceram no Centro Cultural Joaquim Lavoura. Participaram representantes dos municípios da Região Metropolitana, entre eles Itaboraí, Niterói, Tanguá e Maricá.
“Já realizamos dois importantes encontros em São Gonçalo e na pauta tratamos de alinhar o calendário. O resultado imediato e prático dessa nossa atitude pioneira não foi outro senão buscar soluções que beneficiassem um universo considerável de professores. Portanto, as férias de janeiro de 2014 foram mantidas e o recesso escolar de julho na maioria dos municípios participantes ficou sendo nas duas últimas semanas, com exceção de Itaboraí e Tanguá, que darão férias aos alunos nas duas primeiras semanas naquele mesmo mês”, disse a secretária de Educação.
Desde o início do ano, já havia uma preocupação por parte da Secretaria de Educação de São Gonçalo de articular tais reuniões, muito em função de uma peculiaridade que envolve diversos municípios na Região Metropolitana.
“Nós temos professores que trabalham em outros municípios, e por essa razão nós quisemos preservar as férias, principalmente as de janeiro, para que o professor que trabalha em mais de um município goze suas férias de uma forma sincronizada, o que seria inviável se cada município estabelecesse um calendário próprio sem uma meta conjunta”, esclareceu Regina Silva.
A secretária destaca ainda que essa decisão de elaborar o calendário em conjunto com outros municípios não irá prejudicar o rendimento e a rotina de aulas dos alunos nas redes municipais. Outro fato que ficou decidido nas reuniões é que os titulares da pasta de Educação de cada município se reunirão periodicamente.
“Decidimos que estaremos sempre em contato, reunidos em datas previamente agendadas, para troca de experiências”, afirmou.
Vale ressaltar que São Gonçalo sediou os encontros inaugurais, Niterói realizou o terceiro e sediará o próximo encontro de secretários municipais de Educação e, a partir dessa data, os demais municípios organizarão os próximos encontros.

O FLUMINENSE

Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata


Nova Friburgo apresenta Plano de Mobilidade Urbana no Firjan



Plano de mobilidade urbana foi apresentado nesta segunda no Firjan. (Foto: Anderson Boy)
Plano de mobilidade urbana foi apresentado nesta segunda no Firjan. (Foto: Anderson Boy)
A Prefeitura de Nova Friburgo, através do Secretário do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Edson Lisboa, apresentou na noite desta segunda-feira, 18, o  Plano de Mobilidade Urbana na sede do Sistema Firjan na Av. Alberto Braune 12, Ed. José Luiz Mastrângelo, no Centro. A apresentação foi dividida em quatro etapas: evolução da população e de veículos; os problemas do trânsito; propostas de engenharia para a malha viária da cidade e estratégias do  governo municipal para obtenção de recursos federais para investimentos nas propostas de mobilidade urbana.
As primeiras ações elaboradas por engenheiros, arquitetos e urbanistas do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, e ainda técnicos da Autarquia de Trânsito (Autran), propõem significativas intervenções na malha viária do município, principalmente entre o Paissandu e Conselheiro Paulino, considerados os mais saturados.
Entre as diversas propostas apresentadas, estão previstas a criação de três pistas nas Avenidas Galdino do Vale Filho e Comte Bittencourt, aberturas de novas ruas no centro da cidade, intervenções de engenharia no Paissandu, mão dupla na Avenida Euterpe Friburguense, além de alterações significativas na Avenida Roberto Silveira, entre outras.
Avenida Comte Bittencourt será reformulada.
Avenida Comte Bittencourt será reformulada.

O trabalho técnico abrangente será concluído até dezembro, porém, já aponta sugestões práticas para a melhoria do transporte, através da racionalização das linhas de ônibus, criação de faixas exclusivas para os coletivos, faixas exclusivas para motocicletas nos semáforos e a ampliação da bilhetagem eletrônica.
O plano ainda propõe a criação do Fundo de Compensação Tarifária, que será utilizado nas futuras renegociações do preço das tarifas de ônibus urbanos. Já o segundo projeto sugere a implantação do plano municipal de ciclovias no município, com 27,5 km de extensão.

Plano prevê criação de faixa exclusiva para motos e ônibus, além da construção de passarelas.
Plano prevê criação de faixa exclusiva para motos e ônibus, além da construção de passarelas.

Durante a apresentação do plano ainda foi anunciado pelo Secretário do EGP, Edson Lisboa, que a prefeitura dará início à revisão do Plano Diretor e de Postura de Nova Friburgo, bem como a Lei Estadual de Agrovilas, de autoria do próprio prefeito Rogério Cabral, na época em que ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa. A Prefeitura ainda tem dado andamento à Carta Geotécnica de Nova Friburgo, pioneira no Estado do Rio, considerada fundamental para a reorganização urbana e rural do município.

Bairro Suspiro também sofreria remodelação no trânsito.
Bairro Suspiro também sofreria remodelação no trânsito.

De acordo com Edson, a Prefeitura de Nova Friburgo organizou um banco de projetos, desde os mais atuais até os mais antigos para facilitar na capitação de recursos para agilizar o desenvolvimento do município.
“Nós juntamos todos os engenheiros e arquitetos. E todos os nossos profissionais começaram a trabalhar em cima de projetos. Primeiro para aumentar o banco de projetos. Depois nós recuperamos projetos da prefeitura desde a época de Alencar Barroso, de 1979 até hoje, para podermos montar um banco de projetos. Não importa de que prefeito seja, nós temos um banco de projetos. Caso Brasília libere um determinado tipo de projeto, nós já o temos pronto. É mais fácil você ter um projeto formatado de acordo com as suas necessidades do que ter que fazer um projeto as pressas para poder buscar recursos”, informou o secretário.

Fonte: Ascom/Nova Friburgo

Com cerveja e com muito sabor


Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, inaugura restaurante e promete agradar também aos amantes da boa mesa

Novidade. Hall de entrada do novíssimo Restaurante Bohemia
Foto: Eduardo NaddarUm tour pela Cervejaria Bohemia é irresistível para todo apaixonado por cerveja. Porém, agora, a experiência de conhecer a história, os rituais e as curiosidades sobre esta bebida pode ser ainda mais deliciosa. O complexo, que já recebeu mais de 80 mil pessoas desde sua inauguração, em maio de 2012, acaba de inaugurar um restaurante.
Em um espaço, com um charmoso deck, com vista para o Centro Histórico da Cidade Imperial, os visitantes podem desfrutar um cardápio composto por diversos pratos, alguns que, inclusive, levam cerveja na receita, e drinques feitos com a bebida.
— O Restaurante Bohemia chega como mais uma novidade que proporciona experiências gastronômicas únicas, com um cardápio feito especialmente para harmonizar com as nossas cervejas — afirma Gustavo Castro, gerente de marketing da Cervejaria Bohemia.
Como ressalta Castro, o grande diferencial do cardápio, assinado pela chef Ana Soares, são as dicas de harmonização dos pratos com as cervejas. A responsável por essas sugestões é Cilene Saorin, sommelier especializada na bebida.
Uma das sugestões saborosas do menu é o carré de cordeiro ao pesto de hortelã, acompanhado por feijão branco, espinafres baby, palmito tostado e tomatinhos assados. Cilene indica para este prato a combinação com a Bohemia Escura.
Outra novidade da casa são os chopes exclusivos, produzidos na cervejaria, e que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar. Como Bohemia Pilsen, Escura e Confraria.
O horário de funcionamento do Restaurante Bohemia, que abre sempre ao meio-dia: quarta e quinta, até as 22h; sextas e sábados, até as 23h; e domingos, até as 16h.
O restaurante fica na Rua Alfredo Pachá 166, no Centro Histórico de Petrópolis. Tel.: (24) 3064-9127.

Fonte:Globo Serra

Operação S.O.S Saúde em Nova Friburgo

Prefeito Rogério recebe equipe da Operação S.O.S. Saúde do Governo do Estado Rogério Cabral, ao lado da Dra. Eliana Guerra, anunciou que fará o lançamento da parceria da Operação na terça-feira, 26 de novembro, em seu gabinete. (Foto: Divulgação)
Buscar soluções para a saúde de Nova Friburgo, através de um diagnóstico feito por profissionais treinados do governo do Estado do Rio. Inicialmente, esse é o objetivo do prefeito Rogério Cabral, da vice-prefeita Grace Arruda e da equipe Operação S.O.S. Saúde, do governo do estado.
Prefeito Rogério recebe equipe da Operação S.O.S. Saúde do Governo do Estado Rogério Cabral, ao lado da Dra. Eliana Guerra, anunciou que fará o lançamento da parceria da Operação na terça-feira, 26 de novembro, em seu gabinete. (Foto: Divulgação)
Daqui a uma semana, na próxima terça-feira, dia 26, como afirmou o prefeito Rogério Cabral, às 11h, a equipe da Secretaria de Governo do Estado, da Operação S.O.S. Saúde e da Prefeitura de Nova Friburgo lançarão, oficialmente, a parceria para a execução dessa operação no município, em toda a rede municipal de saúde. “Em seguida ao lançamento, todos se dirigirão para o Hospital Municipal Raul Sertã, o primeiro local de nossa rede a receber a visita”, afirmou em seu gabinete, terça-feira, 19, ao lado da coordenadora da Operação S.O.S, Dra. Eliana Guerra.
Dra. Eliana disse que o objetivo dessa operação, dessa parceria, é iniciar o diagnóstico de todo a rede de saúde do município de Nova Friburgo para se criar um plano de correção e tornar o sistema de saúde mais resolutivo e humanizado. “Vamos monitorar e avaliar com base em sete indicadores, a partir de um questionário com 185 controles, desde a infraestrutura e medicamentos até o RH. Esse relatório será passado ao secretário de saúde e ao prefeito, que poderão tomar as decisões do que precisa ser melhorado e investido no setor para atingir as metas apontadas”, declarou Dra. Eliana.
A Operação S.O.S. Saúde tem o objetivo de monitorar e mostrar as deficiências da rede estadual de saúde. Para isso, formou 20 agentes que atuarão nas cidades do estado. As equipes da operação realizarão levantamentos dos serviços na cidade e entregarão relatório com os principais problemas à administração. Para a coordenadora do programa, Dra. Eliana Guerra, o Estado precisa ajudar os municípios na organização do serviço de saúde, envolvendo não só os profissionais da área, mas, principalmente, a população.
A Operação S.O.S Saúde foi criada em 2009 pela Secretaria de Governo. Para participar do programa, os prefeitos das cidades entram em contato com a Secretaria de Governo ou de Saúde. Nova Friburgo foi um dos cinco municípios que já estão conversando com o Governo do Estado para serem beneficiados.

Fonte: Ascom/Nova Friburgo

Friburgo: Jovem comete suicídio após ser reprovado em exame

Rômulo de Paula. (Foto: Reprodução Internet)
Rômulo de Paula. (Foto: Reprodução Internet)
Um jovem se suicidou em Nova Friburgo, após ser reprovado no exame de direção do Detran-RJ para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Segundo relatos, o jovem, Rômulo de Paula, 23 anos, era uma pessoa calma e tranquila que não apresentava nenhuma anormalidade. O fato deixou em estado de choque os moradores do bairro Jardinlândia. As informações são do Blog Friburgo Notícias Agora.
De acordo com testemunhas, a mãe encontrou próximo ao corpo um documento que apresentava a reprovação do jovem no exame. O corpo apresentava sinais de enforcamento.
Segundo relato de amigos na sua página numa rede social, Rômulo vinha reclamando de problemas pessoais com pessoas próximas.

Por Renner Monnerat

Disputa para o Governo do Estado do Rio promete ser acirrada

Depois de duas eleições consecutivas amplamente dominadas pelo PMDB, a próxima disputa ao governo do Rio de Janeiro promete ser muito mais acirrada. Com a vertiginosa queda de popularidade do governador Sérgio Cabral (PMDB), o quadro eleitoral fluminense aparece sem um favorito claro, faltando um ano das eleições.
Anthony Garotinho, Marcelo Crivella, Lindbergh Farias e Luiz Fernando Pezão são os favoritos para sucessão de Sérgio Cabral. (Foto: Reprodução Internet)
Anthony Garotinho, Marcelo Crivella, Lindbergh Farias e Luiz Fernando Pezão são os favoritos para sucessão de Sérgio Cabral. (Foto: Reprodução Internet)

Despontam nomes como o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), que já governou o Estado. Candidato de Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão deverá assumir o governo estadual no início de 2014, com a já anunciada renúncia do atual governador. Com isso, tentará alavancar seu nome, ainda pouco conhecido do grande público.
Nos bastidores, é intenso o tiroteio entre PMDB e PT. Cabral tenta minar a candidatura de Lindbergh, ameaçando até mesmo retirar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff no campo nacional. O PT garante que irá até o fim com Lindbergh e já prepara a saída do governo Cabral, entregando os cargos que ocupa no final do ano.
A já anunciada renúncia de Cabral poderá ser determinante para Pezão. Ao assumir o governo, ele estará na linha de frente das ações do Estado. Por um lado, isso poderá lhe render frutos, já que Pezão não é uma figura amplamente conhecida por uma significativa parcela da população. Como governador, Pezão terá uma série de inaugurações de obras para fazer, expor sua imagem e amplificar sua popularidade. Ao mesmo tempo, ele será alvo dos opositores e, principalmente, dos manifestantes que mantêm protestos contra o governo.

Possíveis candidatos

Anthony Garotinho (PR) - Ex-governador de 1999 a 2002, e que acabou elegendo sua mulher para os quatro anos seguintes, é o nome que surge na ponta nas pesquisas. Principal opositor de Cabral, Garotinho, no entanto, tem uma rejeição grande, que poderá inviabilizar o fortalecimento de sua candidatura.
Lindbergh Farias (PT) - O senador vem ancorado pelo aval da direção do PT e do ex-presidente Lula, que já declarou apoio a Lindbergh. Foi deputado federal e ex-prefeito de Novo Iguaçu. Em 2010, teve expressiva votação para o Senado.
Luiz Fernando Pezão (PMDB)- atual vice-governador do Rio, é o pré-candidato da situação. Tem o apoio direto do governador Sérgio Cabral, e tem a simpatia da presidente Dilma Rousseff. Ex-prefeito de Piraí, é mais conhecido no interior do que na região metropolitana. Com Cabral em baixa, terá dificuldades ao herdar o legado do governo.
Marcelo Crivella (PRB)- O atual ministro da secretaria especial da Pesca já disputou três eleições a cargos majoritários no Rio, e falhou em todas as tentativas. Senador reeleito em 2010, não vinha demonstrando intenção em se candidatar. Com a queda na popularidade de Cabral e um cenário de muita indefinição, voltou a se colocar como nome do partido à disputa.
Miro Teixeira (PROS) - O deputado federal não teve espaço no PDT e se filou ao Pros, aumentando a chance de concorrer ao Palácio Guanabara.

Por Cirilo Júnior

Ônibus escolares adaptados são entregues

Ônibus escolares adaptados são entregues

Quatro ônibus escolares adaptados para pessoas com deficiência foram entregues à secretária de Educação Mônica Freitas. Os novos veículos se juntam aos outros três, já entregues, de um total de 11 ônibus do programa Caminho da Escola. A iniciativa garante transporte escolar a alunos que moram em áreas afastadas, de difícil acesso e também para atividades pedagógicas extracurriculares.
Os recursos, provenientes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), chegam a quase R$ 2 milhões e os outros quatro veículos restantes devem ser entregues ao município pelo fornecedor até a primeira quinzena de dezembro. Os ônibus vão iniciar a operação no ano letivo de 2014. Até lá, a prefeitura está trabalhando no treinamento dos motoristas concursados e emissão de toda documentação dos veículos.
O Programa Caminho da Escola, criado em 2007, também garante segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e ainda amplia, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Tomada de Contas – Por determinação do Ministério da Educação, foi aberta uma tomada de contas para tentar identificar porque o governo anterior ficou com esses recursos parados na conta por quase dois anos e não adquiriu os cinco ônibus que deveriam ter sido comprados. Devido a essas negligências, o município teve que gastar recursos próprios para o aluguel de ônibus e vans para garantir o transporte escolar, principalmente na área rural da cidade.
FONTE:Acontece em Petrópolis

Moradores reclamam de rua esburacada em bairro de Teresópolis

Comunidade cobra soluções das autoridades. (Foto: Divulgação)
Comunidade cobra soluções das autoridades.
 (Foto: Divulgação)
Moradores da Rua Maria Marques Viana, na localidade da Coreia, no Meudon, estão cansados de ouvir promessas de autoridades e cobram soluções imediatas para problemas que já fazem parte de seu cotidiano. Uma servidão localizada no trecho após a barraca do Silas está impraticável. O problema se agrava com a presença de pessoas portadoras de necessidades especiais e de idosos que dependem da circulação de carros para entrar e sair. Uma antiga barragem de água que serve moradores está abandonada e carece de pelo menos uma limpeza. O manilhamento estaria entupido. O pavimento está desmanchando com a circulação de veículos e com a água das chuvas que descem das partes mais altas.
Queixa antiga
A queixa é antiga. Não é a primeira vez que O DIÁRIO vai até o local para constatar o problema. Há muitos buracos ao longo da via e em um trecho utilizado para manobras o problema se agravou. A reportagem flagrou o momento que um jovem , portador de necessidades especiais, precisou sair de casa para receber atendimento especializado. Um carro da Prefeitura teve muito trabalho para manobrar e acolher o rapaz.
O pedreiro e líder comunitário Cipriano Souza mora a 42 anos na rua e diz que está cansado de ouvir promessas quanto as soluções. “Nossa rua está nesta situação difícil, as manilhas estão entupidas e ninguém vem resolver. Já fomos ao galpão da Prefeitura procurar o secretário e não encontramos. Eles tem sempre uma desculpa e nós ficamos na promessa. Promessa de terminar a barragem, de fazer o serviço aqui na rua. Ninguém aparece. Temos idosos, pessoas deficientes e vocês viram a dificuldade para sair daqui. É uma pouca vergonha”, reclama.


Fonte: O Diário de Teresópolis
Por Andre Oliveira

Carro despenca de ribanceira e mata jogador Jancarlos em Petrópolis, RJ

Acidente aconteceu em Itaipava, na altura do km 60 da BR-040.
Lateral, de 30 anos, iniciou carreira no Fluminense.

Acidente na BR-040, em Petrópolis (Foto: Ariane Nascimento/Tribuna de Petrópolis)
Jancarlos foi socorrido pelas equipes do Corpo de Bombeiros, mas morreu a caminho do hospital.

 A placa do veículo é de Duque de Caxias  (Foto: Ariane Nascimento/Tribuna de Petrópolis)

  •  
O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta sexta-feira (22) em Petrópolis, Região Serrana do Rio, para socorrer a vítima de um acidente na BR-040, altura do quilômetro 60, na pista sentido Rio de Janeiro, em Itaipava, próximo à entrada do bairro Catobira. O automóvel dirigido por Jancalos de Oliveira Barros, de 30 anos, lateral com passagem por diversos clubes brasileiros, caiu em uma ribanceira por volta das 16h30. Jancarlos só foi identificado na noite desta sexta. A equipe do Corpo de Bombeiros tentou reanimar o jogador no local do acidente. Ele foi colocado dentro da ambulância com vida, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. O caso foi registrado na 106ª DP, em Itaipava. O corpo está no pronto socorro Dr. Nelson de Sá Earp esperando transferência para o IML. O empresário e familiares do jogador já estão na cidade aguardando a liberação do corpo.
Lateral-direito Jancarlos está prestes a assinar contrato com Rio Branco. (Foto: Richard Pinheiro/ Globoesporte.com/es)
Jancarlos tinha 30 anos e jogava no Rio Branco
(Foto: Richard Pinheiro/ Globoesporte.com/es)
Carreira de sucesso e duas vezes vice- campeão da Taça Libertadores

Jancarlos começou a carreira atuando pelo Fluminense, em 2001. Pelo Tricolor, foi campeão carioca em 2002. Sem conseguir se firmar no clube, foi emprestado ao Juventude em 2004. No ano seguinte, se transferiu para o Atlético Paranaense, onde ficou até 2008 e foi um destaques do vice-campeonato da Libertadores. As boas atuações no Furacão chamaram a atenção do São Paulo, que o contratou para ser titular. Em 2009, ele esteve no Cruzeiro, onde foi novamente vice-campeão da Libertadores. Vestiu também a camisa do Botafogo, Bahia, Ituano, America, Volta Redonda e Rio Branco-ES, que defendia atualmente.

Fonte:
Fernanda Soares e Gustavo Garcia/ G1


Teresópolis, RJ, começa a se preparar para o Natal


Ruas da cidade começam a receber os primeiros enfeites natalinos.
Luzes darão mais vida para a decoração do município.

Paraças e ruas recebem os primeiros enfeites (Foto: Marcos Esteves)Paraças e ruas recebem os primeiros enfeites
(Foto: Marcos Esteves)
Teresópolis, Região Serrana do Rio, já está se preparando para a chegada do Natal. Desde o início desta semana, a prefeitura está ornamentando o centro da cidade e o canteiro central das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré com a tradicional decoração natalina. A partir do dia 1º de dezembro, as luzes de Natal estarão acesas e vão dar um brilho especial às ruas da cidade.
A decoração contará com iluminação de pontos estratégicos, como a Praça da Matriz de Santa Teresa, a fachada da prefeitura, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, e o pórtico da entrada da cidade. A Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa – está recebendo iluminação especial.  Na fachada do Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura, serão colocadas microlâmpadas. Ao longo das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, diversas árvores também receberão as microlâmpadas.
No início da Avenida Feliciano Sodré, na altura da Casa e Vídeo, está sendo montada uma árvore de Natal. Entre os dias 17 e 20 de dezembro, a partir das 20h, a sacada da prefeitura receberá o Espetáculo das Luzes, com apresentação de coral infantil e a presença do Papai Noel e duendes.
“Trabalhamos para um Natal bonito, com uma ornamentação bem feita. O diferencial desse ano será o Espetáculo de Luzes, na sacada da prefeitura, apresentando para a população um lado artístico além da decoração natalina”, explicou Ronaldo Fialho, coordenador do Núcleo de Eventos.
Fonte: G1

Porto que recebeu 1 milhão de escravos é declarado patrimônio pela Unesco

Porto Maravilha
O Cais do Valongo, um antigo porto do Rio de Janeiro que recebeu cerca de um milhão de escravos e que hoje é só um local de escavação arqueológica, foi reconhecido nesta quarta-feira pela Unesco como patrimônio da diáspora africana.
A Unesco destacou o local arqueológico como parte da chamada “Rota do Escravo”, um projeto lançado pelo órgão da ONU em 2006 para destacar o patrimônio material e imaterial relacionado ao tráfico de escravos no mundo, informou a Prefeitura do Rio de Janeiro.
“O projeto Rota do Escravo fixou (no Rio de Janeiro) pela primeira vez no mundo uma placa reconhecendo um local como patrimônio da memória da diáspora africana”, disse o chefe da Seção de Diálogo Intercultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ali Moussa Ive, citado no comunicado.
“É um momento muito importante. Agrada-me muito o destaque que o Rio de Janeiro está dando a um dos mais importantes locais da memória da diáspora africana e do tráfico africanos escravizados”, afirmou Ive, diretor do Projeto Rota do Escravo e que liderou uma comissão da Unesco na visita Rio de Janeiro.
A decisão da Unesco foi simultânea a um ato promovido nesta quarta-feira pela Prefeitura de Rio de instalação de uma placa que concede ao Cais do Valongo o título de “patrimônio cultural” da cidade.
A data marca também a comemoração do Dia da Consciência Negra, feriado em alguns estados brasileiros que lembra o assassinato em 1695 de Zumbi dois Palmares, o negro que governou uma “república” de escravos livres no nordeste.
De acordo com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), vinculado à Prefeitura, tanto o reconhecimento da Unesco como o da Prefeitura reforçam a campanha do Rio de Janeiro para promover a candidatura do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial da Humanidade, título declarado pela Unesco.
escravos
Segundo as autoridades brasileiras, o porto foi o que mais escravos africanos recebeu em toda a América
O Cais do Valongo, situado próximo ao atual porto do Rio de Janeiro e retratado em várias pinturas do francês Jean-Baptiste Debret, era o píer no qual eram desembarcados os escravos vindos da África, principalmente de Angola, Congo e Moçambique.
Segundo registros históricos, pelo local passaram entre 1790 e 1830 cerca de 706 mil escravos africanos, mas os historiadores consideram que o número pode chegar a um milhão se for levado em conta que operava desde muito antes.
O píer foi desativado em 1831, quando foram assinadas as primeiras leis que encaminharam a abolição da escravidão no país, e rebatizado em 1843 como Píer da Princesa por ter servido de local de desembarque de Tereza Cristina de Bourbon, a futura esposa de Pedro II, o segundo imperador do Brasil.
A área foi aterrada em 1911 para uma reforma urbanística e redescoberta em 2011, quando começaram as obras de remodelação do porto do Rio de Janeiro.
“O Rio de Janeiro tem muito orgulho de suas raízes e de nossos antepassados negros. Por isso queremos que o Cais do Valongo seja reconhecido como Patrimônio Mundial”, afirmou o presidente do IRPH, Washington Fajardo.
Segundo Milton Guran, representante do Brasil no Comitê Cientista do projeto Rota do Escravo da Unesco, ao longo de quase quatro séculos de escravidão o Rio de Janeiro recebeu quase 20% de todos os africanos escravizados que chegaram à América.
“Isso transforma o píer em uma referência da maior transferência forçada de população da história”, afirmou Guran, que espera que o local seja declarado Patrimônio da Humanidade até 2015, quando Rio de Janeiro completará 450 anos.

Fonte: Magéonline

Terminal Rodoviariode Teresópolis, ganha banheiro LGBT, internet wi-fi, câmeras de segurança e caixa eletrônico


Segundo a administração da Rodoviária, aproximadamente 8700 pessoas utilizam o terminal para embarque nos ônibus, sem considerar desembarque e público flutuante
Segundo a administração da Rodoviária, aproximadamente 8700 pessoas utilizam o terminal para embarque nos ônibus, sem considerar desembarque e público flutuante

Pessoas que são obrigadas a freqüentar diariamente ou esporadicamente o Terminal Rodoviário José de Carvalho Jannoti têm observado mudanças importantes na estrutura do espaço público. Não passam despercebidos detalhes como maior zelo na limpeza geral e dos banheiros, sinalização e serviços que são prestados aos usuários, como internet wi fi de graça, televisores, espaço para recarga de celulares, tablets e semelhantes. Em alguns momentos, até um piano ganha vida nas mãos dos músicos para deleite de quem passa.

O terminal é administrado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, que designou o agente Alexander Barbosa Silva para cuidar do local. Desde que assumiu o trabalho, há cerca de três anos, tem procurado ouvir os usuários e atender a cada demanda apresentada. Ele já conseguiu a instalação de bebedouros, fraldário, área para amamentação, novos aparelhos de TV, internet gratuita e sinalização indicativa. Entre os serviços, aumentou para três o número de vezes que o terminal é lavado por semana e para isso comprou novos equipamentos.


Música no Terminal Rodoviário: artistas voluntários se revezam tocando piano para os usuários do espaço
Música no Terminal Rodoviário: artistas voluntários se revezam tocando piano para os usuários do espaço

Há 42 anos


O Terminal Rodoviário foi construído e inaugurado em 1971 pelo então prefeito Waldir Barbosa Moreira, sendo denominado Terminal Dedo de Deus. Anos depois o espaço foi batizado com o nome do também ex-prefeito José de Carvalho Janotti. Segundo cálculos da direção, o movimento em um dia dito normal chega a 8700 passageiros embarcando, sem considerar o desembarque e o público flutuante. Em períodos de grande movimento, como festas de fim de ano, esse movimento tem um crescimento aproximado de 50%.
Sua estrutura conta com 42 lojas que atualmente são ocupadas por empresas dos mais diversos ramos. Salões, relojoarias, artigos religiosos, jornaleiro, bares, bomboniéres são parte do leque oferecido aos usuários. Há ainda serviços oficiais, como o Detro, Estacionamento Rotativo e Clube de Radioamadores, que ocupam espaços. Existem guichês das viações Teresópolis, Dedo de Deus, Primeiro de Março, Salutaris, Águia Branca e São Geraldo. A Dedo de Deus também ocupa um dos boxes como terminal para sua equipe.
Existem atualmente 22 baias para embarque e desembarque de passageiros, sendo que duas são exclusiva para uso dos carros das empresas de encomendas. O espaço tem também três banheiros para o público, sendo um masculino, outro feminino – ambos adaptados para o uso de pessoas portadoras de necessidades especiais – e um terceiro sanitário unissex, voltado para o público LGBT.


Fraldário: espaço oferece conforto e privacidade para mamães e bebês
Fraldário: espaço oferece conforto e privacidade para mamães e bebês

Fraldário e internet


Mães que chegam ou saem da cidade podem utilizar um fraldário. O espaço está impecável, com colchonetes em altura ideal para a troca das crianças e poltronas de amamentação para os lactentes. Esse local funciona das 6h às 22h, sendo que das 9h as 18h uma funcionária está de plantão. Fora desse horário, a chave pode ser solicita na administração.
Todo o trabalho de limpeza, fiscalização e manutenção é feito por uma equipe de 16 funcionários que se revezam em escalas próprias para cada função.
Um ponto de táxi garante o transporte dos passageiros principalmente os que desembarcam em linhas intermunicipais. Quatro TVs de LED foram recentemente adquiridas para distração de quem é obrigado a esperar pela hora do embarque. Pequenas pranchas com tomadas podem ser utilizadas para recarga de celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos. Quem usufrui de aparelhos com internet, pode usar o wi fi da Rodoviária, que tem sinal aberto. Houve ainda troca da iluminação antiga por uma mais econômica e eficiente.


Em breve a rodoviária vai receber câmeras de vigilância para melhorar a segurança dos frequentadores
Em breve a rodoviária vai receber câmeras de vigilância para melhorar a segurança dos frequentadores

Conforto


Observa-se especial cuidado com a pintura do terminal. Bancos, paredes, meio fio. Tudo muito bem cuidado.
O administrador Alexander promete para os próximos dias a instalação de 70 novos acentos que vão compor os bancos de concreto que hoje atendem aos usuários. Eles vão ajudar na sinalização da rodoviária, que teve as baias reestruturadas para provocar uma divisão natural entre o público que utiliza os ônibus urbanos dos que usam as linhas intermunicipais. A mudança provocou também uma melhor distribuição das pessoas, que se concentravam principalmente na área à esquerda de quem chega ao terminal. Do lado urbano serão instalados bancos vermelhos, enquanto o outro vai receber os assentos azuis.
Outro serviço que em breve começa a funcionar é o de monitoramento através de câmeras de segurança. Oito delas serão instaladas em pontos estratégicos para garantir a tranquilidade de quem freqüenta a Rodoviária. Uma das câmeras deverá ser instalada no teto, voltada para o Dedo de Deus, e será usada em um site para divulgação do tempo na cidade. Há ainda o projeto de colocar nas TVs da Rodoviária os horários de ônibus para informar os passageiros. Um pequeno auditório está sendo construído para reuniões internas e para utilização de entidades e associações.


Trabalhando a 15 anos na Rodoviária, José Vidal aprovou a administração e garante que o movimento melhorou
Trabalhando a 15 anos na Rodoviária, José Vidal aprovou a administração e garante que o movimento melhorou

Música para esperar


Todos os dias, em horários específicos, músicos da cidade se revezam em um piano que está no hall de entrada da Rodoviária. O instrumento foi doado por um empresário do ramo de antiquário, que esteve em São Paulo e ficou encantado quando viu um músico se apresentando. Ele resolveu trazer a ideia para a cidade. A manutenção e afinação do piano é garantida pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, que envia um especialista para garantir a música. Funcionários dos Correios, voluntários, são os que se sentam e tocam, para deleite de quem aguarda seu ônibus. Entre os empresários que exploram os serviços do terminal o clima é de satisfação. Com mais de 15 anos no espaço, José Vidal diz que as mudanças administrativas saltam aos olhos. “Melhorou bastante, muita coisa. Limpeza, segurança… Tivemos melhoras em todos os setores. Ta ficando bom para os usuários e pra gente também. Até o faturamento melhorou”, comemora o lojista. “E vamos esperar porque temos a certeza que vai melhorar mais ainda”, prevê Vidal.
Assim como o antigo comerciante, quem está chegando agora também aprova. “Nós estamos satisfeitos com os resultados. Temos observado um grande movimento, que ficou ainda maior depois da troca das baias”, analisa o gerente Alex Sandro Fagundes. “Estamos satisfeitos com o movimento, a limpeza e por isso investimos aqui. Temos ouvido relatos de pessoas que vem e que estão felizes com o que encontraram”, relata.


Segundo o gerente Alex Sandro, a empresa foi atraída pelas mudanças e pelas melhorias da rodoviária
Segundo o gerente Alex Sandro, a empresa foi atraída pelas mudanças e pelas melhorias da rodoviária

Liberdade para trabalhar


Questionado sobre o segredo do seu trabalho, o administrador da Rodoviária, Alexander Barbosa Silva diz que tudo começa no voto de confiança de recebeu do secretário Marco Da Luz, titular da pasta de Segurança Pública. “O secretário me deu liberdade para trabalhar e buscar parcerias. São elas que hoje estão proporcionando os frutos que estamos colhendo. A limpeza mais atuante, o acesso mais integrado com todos os que circulam aqui dentro. Procuramos ouvir o usuário, entender a demanda e atuar no ponto crucial. Não adianta achar que a gente sabe tudo e faz tudo, quem faz e sabe das coisas é o povo. Então a gente ouve, leva a situação para a secretaria, a gente analisa o que pode ser feito e o prazo, seja curto, médio ou longo, e atua”, declara.
Segundo o agente, ainda há novidades por vir. “Queremos melhorar nossa atuação junto ao turista. Estamos reformando o espaço para atendimento a esse público, colocando melhor sinalização e investindo nisso. Acabamos de plantar 1200 mudas de hortênsias nas margens do rio. Isso vai dar um toque de beleza ao nosso entorno, o que vai fazer deste ponto uma referência na cidade”, aponta Alexander, referindo à uma parceria com o Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis.


Fonte:Andre Oliveira/ O Diario

Prefeito pede mais agilidade na obra da Cedae

Reunião CEDAE (foto Marcelo Dias (2)
O prefeito de Magé, Nestor Vidal de Moraes Neto (PMDB), reuniu-se com representantes da Cedae, nesta terça-feira (19/11), na Casa do Empreendedor Barão de Mauá, localizada no Centro da Cidade, para discutir o andamento das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Maria Conga, bairro do 1º distrito do município. A unidade abastecerá as regiões de Surui, de Mauá e do Centro, o que evitará que os cidadãos passem por crises de abastecimento em épocas de estiagem.
“Ter água é questão de cidadania e civilidade. Quero terminar esse governo com o problema de abastecimento resolvido”, frisou Nestor Vidal.
Heleno Silva, diretor de interior da Cedae, informou que ocorreram alguns problemas com a empresa que estava conduzindo as obras, mas estes já foram sanados e o projeto está caminhando em ritmo mais acelerado, no entanto não fixou nenhuma data para dar os trabalhos como concluídos. Ele também contou que quatro módulos metálicos foram encomendados e devem ser entregues em 90 dias, o que deverá agilizar ainda mais o processo.
Além do prefeito, participaram do encontro Paulo Vaz, chefe de Gabinete, e Sônia Sthoffel, secretária de Governo. Da Cedae compareceram Heleno Silva, diretor de interior, Ricardo Branco, engenheiro de fiscalização, Humberto Mello, gerente de obras e projetos, Miguel Ângelo, técnico de fiscalização, e Emilcion Sabino, diretor de setor.
Ficou definido que o grupo se encontrará a cada dez dias para vistoriar a obra e resolver pendências que, por ventura, venham a ocorrer. A ETA de Maria Conga terá capacidade de armazenar cinco milhões de litros de água.

Incêndio atinge sala de médicos do HCT


Combatentes agiram rapidamente e controlaram a situação que não registrou feridos
Combatentes agiram rapidamente e controlaram a situação que não registrou feridos

- Fogo teria iniciado após defeito em um aparelho de ar condicionado


Um incêndio assustou profissionais que trabalham no Hospital das Clínicas de Teresópolis na noite da última quarta-feira. O fogo teria se iniciado em uma sala de convivência e precisou da ação do Corpo de Bombeiros para controlar o caso. Os agentes do 16º GBM fizeram o combate às chmas e a causa do acidente ainda não foi descoberta.
Viaturas do Corpo de Bombeiros foram até o setor de atendimento particular do HCT e fizeram uma verificação nas dependências e aparelhos. De acordo com informações apuradas no local, os combatentes de incêndio não tiveram trabalho para cuidar do problema a logo o foco foi apagado. Confira a matéria completa em nossa edição impressa.

Fonte: O Diario/Marcus Wagner