quarta-feira, 3 de outubro de 2012




Bombeiros que atuaram na tragédia da


 Serra, RJ, são homenageados



Oficiais Bombeiros de Petrópolis e Teresópolis ganharam honraria.
Foram distribuídas 328 medalhas aos oficiais de ambas as cidades.


Bombeiros de Petrópolis recebem homenagem por atuação na tragédia da Serra. (Foto: Chandy Teixeira)
Os oficiais do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e Teresópolis, municípios da Região Serrana do Rio,  receberam nesta quarta-feira (3) a Medalha do Mérito de Força e Coragem. A honraria foi entregue aos membros da corporação que atuaram no período da tragédia das chuvas de janeiro de 2011, na Região Serrana.
Foram distribuídas 328 medalhas aos oficiais de ambas as cidades. A cerimônia aconteceu nos dois municípios e contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Coronel Sérgio Simões. Ele elogiou o trabalho da corporação e lembrou os oficiais que morreram em serviço durante os trabalhos em toda Região Serrana em 2011.
"Fomos testemunhas da maior catástrofe natural da história do país. Nós resgatamos juntos, sentimos medo juntos e choramos juntos. Mas acima de tudo prestamos nossos serviços com extremo profissionalismo. É um orgulho fazer parte desta corporação. Entretanto, neste momento é hora de lembrarmos nossos cinco companheiros que perderam a vida durante os trabalhos", disse o Coronel.
Sete cidades sofreram danos com as chuvas e mais de 900 mortos foram contabilizados. Dias depois de 12 de janeiro de 2011, o cenário nos municípios atingidos era semelhante a um campo de batalha. O Coronel Simões também falou sobre as dificuldades do trabalho nestas condições.
"Nós estamos preparados para lidar com cenários problemáticos. No entanto, aquela era uma situação muito acima do esperado. E é neste momento que a nossa profissão se torna diferente de todas as outras. Quando saímos para um resgate nos transformamos em quase super-heróis. Não tenho dúvidas que a nossa corporação goza de um prestígio ainda maior hoje em dia", finalizou Simões.
Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga também o G1 Serra, Lagos e Norte no Twitter e por RSS.

Protestos de Claudio Mello e Carlinhos "problema meu", na Câmara ontem

 
Sessão de ontem na Câmara dos Vereadores contou com protestos de Carlinhos problema meu e Claudio Mello. Carlinhos denunciou um vereador o qual não citou o nome, que esta indo na sua área dizer que ele tem 60 cargos na prefeitura para desmoralizá-lo, e isso o estaria prejudicando.  Já Claudio Mello protestou contra um jornal que publicou que em tempo de eleição os vereadores não trabalham. "Nem todos disse ele", informando que a falta de quorum não se dá em razão da falta de todos os vereadores.


 


Urgente: Hemonúcleo convoca doadores de sangue


Doe sangue! - Foto de arquivo

O Hemonúcleo de Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos para reforçar o seu estoque, em especial os tipos negativos. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone: (21) 3641-5872.

Rotas para o céu

A via Diedro Salomyth, que leva ao topo do Dedo de Deus, completa três décadas de existência


Dificuldade . Frederico Pimentel, no Dedo de Deus: lances verticais e expostos ao abismo
Foto: Divulgação/Frederico Pimentel

Dificuldade . Frederico Pimentel, no Dedo de Deus: lances verticais e expostos ao abismoDIVULGAÇÃO/FREDERICO PIMENTEL
Em 1982, foi aberto um dos caminhos que levam centenas de alpinistas por ano ao topo do Dedo de Deus. Considerada uma das mais importantes, a via, apelidada de Diedro Salomyth (homenagem a um guia que ganhou notoriedade), foi conquistada no dia 18 de julho, no mesmo ano em que nasceram os Jornais de Bairro de O GLOBO.
Na época, foram necessárias 16 investidas até que um grupo de 11 escaladores, entre eles Mário Arnaud, Santa Cruz e Amélio Montineli, conseguisse chegar ao cume da montanha.
— A via Diedro Salomith tem lances totalmente verticais e expostos ao abismo, o que requer bom preparo psicológico do guia e um excelente preparo físico dos escaladores — conta Frederico Pimentel, monitor ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos


L

MP propõe ação contra ex-secretário de Teresópolis por irregularidades em lixão

 Ministério Público estadual propôs uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o vereador Anderson da Conceição Silva. Segundo o MP, quando esteve à frente da Secretaria municipal de Meio Ambiente, Anderson não adotou, durante a gestão de 2005 a 2008, as medidas necessárias para manter em pleno funcionamento o lixão da cidade, causando danos ao meio ambiente.
A ação é resultado de um inquérito civil instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Teresópolis para investigar denúncias de irregularidades no lixão da Prata. Na ação, subscrita pelo promotor de Justiça Silvio Ferreira de Carvalho Neto, o MP aponta as conclusões da vistoria realizada no local pelo próprio órgão, em conjunto com a Feema e a Secretaria municipal de Meio Ambiente, após a exoneração do réu do cargo. Segundo o documento, a área utilizada como aterro não possuía nenhuma impermeabilização, permitindo que o chorume drenasse para o lençol freático. Além disso, o MP constatou que uma pedreira próxima servia de escoramento para a massa de lixo e que o lixão passou a ocupar uma área que não estava prevista no projeto inicial.
O MP verificou ainda que o réu delegou a dois indivíduos a gestão do galpão do Centro de Triagem, mesmo sem permissão. Com isso, os catadores, que deveriam atuar em cooperativa, eram obrigados a vender o que coletavam à dupla, que chegava a faturar R$ 40 mil por mês.
A ação requer que Anderson seja condenado por improbidade administrativa, o que prevê a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos e pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.
Fonte: Jornal o Globo



“Carretinha da Saúde”
- Trabalho de prevenção e combate à hanseníase este mês em Teresópolis
Da Redação
Nos dias 22 e 23 de outubro Teresópolis receberá a Carretinha da Saúde, unidade móvel construída para realizar o diagnóstico da hanseníase, além de oferecer informações sobre prevenção e tratamento da doença. Adaptada com três consultórios, palco para atividades de educação em saúde, sala de espera climatizada, recursos multimídia e elevador para pessoas com deficiência, a unidade ficará estacionada na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, em frente à Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje, com atendimento gratuito das 9h às 16h.

A iniciativa é um projeto do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com patrocínio do Instituto EBX e apoio da Secretaria de Estado de Saúde, das Secretarias Municipais de Saúde, através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e do Rio Solidário – Obra Social do Rio de Janeiro.

Na semana anterior ao atendimento, entre os dias 16 e 19 de outubro, equipe do Teatro Bacurau, do Morhan, percorrerá as escolas municipais Marília Porto, no bairro Santa Cecília, Cerom, Cedal e Sebastião Branco, no bairro de São Pedro, CIEP Sebastião Mello, no Rosário, e o Colégio Estadual Presidente Bernardes, também no bairro de São Pedro. Através de esquete teatral e palestra, a equipe do teatro passará informações sobre os sinais e sintomas da hanseníase, doença silenciosa que provoca manchas na pele, dormentes e sem dor, ressaltando a importância do tratamento gratuito nos postos de saúde.

“Serão atendidas pessoas com manchas na pele em qualquer parte do corpo, com diminuição da sensibilidade e outros sintomas da doença. Os casos suspeitos ou os que forem diagnosticados serão encaminhados para tratamento nas unidades de saúde”, explica a dermatologista Deise Cavallieri, coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, acrescentando que o tratamento dura de seis meses a um ano e que o medicamento é doado pela Secretaria de Saúde. Atualmente o programa atende a três pacientes. O número está dentro da meta da Organização Mundial de Saúde, de ter um caso de hanseníase para cada dez mil habitantes.



• A doença: sintomas

e tratamento

Causada pelo bacilo de Hansen, a hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. É transmitida através de tosse e espirro da pessoa doente e que ainda não recebeu tratamento.

Os principais sintomas são manchas na pele com perda ou alteração de sensibilidade, áreas de pele seca e com falta de suor, sensação de formigamento, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, diminuição da força muscular, úlceras e nódulos no corpo, entre outros.

O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a até mais de dez anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que são evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

O tratamento é gratuito e feito nos postos de saúde, podendo durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. Não é necessário o isolamento do paciente. Os remédios são distribuídos de graça e devem ser tomados em casa e uma vez por mês na unidade de saúde. 

Fonte:  Secretaria de Saúde de Teresópolis

Quatro seções eleitorais mudaram de endereço

- Justiça transfere locais de votação da 38ª e da 195ª zonas eleitorais




Neste domingo, 121.891 eleitores estão aptos em Teresópolis para comparecer às urnas e escolher o prefeito e os vereadores do município para os próximos quatro anos. O eleitor irá participar da votação comparecendo na respectiva seção em que ele estiver inscrito e neste ano apenas três delas tiveram que ser transferidas de endereço pela Justiça Eleitoral por conta de dificuldades estruturais.

Devido aos problemas de algumas seções eleitorais que estão em áreas afetadas pela tragédia, os cartórios realizaram três mudanças em seus locais de votação.

O chefe de cartório Roberto Branco, da 38ª Zona Eleitoral explicou que foram necessárias duas mudanças com as seções sob sua responsabilidade: “Duas escolas: a da Cascata do Imbuí, que não existe mais, foi demolida, vai passar a funcionar agora no Ciep Professor José Olímpio na Barra e a Escola Manoel Alves Moreira, no Corta Vento, que passará a funcionar na Escola Antônio Santiago, em Agriões”.

Escola de Ponte Nova, no Segundo Distrito, é um dos exemplos de prédio público que não será utilizado nestas eleições


Fonte : Jornal O Diario de teresópolis



 
Teresópolis, 3 de outubro de 2012 - A Secretaria Municipal de Turismo participou na última semana do Salão de Turismo – BRITE 2012, evento que transportou o destino Teresópolis a um universo profissional com foco no mercado internacional. Com a parceria do Teresópolis Convention and Visitors Bureau, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, Vila St. Gallen - Arbor, Cremerie Geneve, Photo Santa Tereza, Viação Teresópolis e Orquidário Aranda foi preparado um ambiente de vivenciação turística no estante do município. Circularam pelo estante 10 mil pessoas e 1.600 profissionais do setor de viagens nos três dias de evento.

A informação em português, inglês, espanhol e francês facilitou o contato com operadores de turismo internacionais que conheceram outras atratividades turísticas além das naturais. A atração gastronômica ficou por conta da Cremerie Genevè com seus queijos franceses especiais e a degustação livre da cerveja Teresópolis Gold.

Na oportunidade, foi possível apresentar o turismo por vivenciação, que é um nicho de mercado internacional em franca expansão. O artesanato foi o grande diferencial competitivo do evento, que uniu o tema Teresópolis e os produtos manufaturados produzidos por artesãos da Ferinha. “O sucesso do estande se deu pela união de esforços. Estudamos a demanda, levamos o nosso melhor e, por isso, agradamos. Falamos a linguagem dos profissionais de mercado e, desta forma, a conquista foi o resultado”, destacou o Secretário de Turismo, Flavio Gueiros.

A comercialização internacional

Representando o governador Sergio Cabral, o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, lembrou que o Rio de Janeiro desempenha um papel de relevância no setor no país e que o Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/Brite 2012 tem a missão de fortalecer a atividade, divulgando os atrativos que estão em exposição no evento.

“Hoje o turismo é reconhecido como setor estratégico da economia. A rapidez com que a atividade gera empregos e renda supera qualquer outra atividade. Precisamos trabalhar, mais do que nunca, qualificando os profissionais, ampliando a nossa oferta hoteleira e criando roteiros que atraiam todos os visitantes. Em 2013, o governo do estado promoverá o evento em duas versões: no primeiro semestre voltado para a capital e, no segundo, para o interior”, afirmou Ronald Ázaro.

Teresópolis levou um grupo de empresários para visitação do evento e possibilidades de negociações. Ainda foi possível participar das palestras do Encontro Internacional de Hotelaria e trocar experiências. A Secretaria disponibilizou aos agentes internacionais um interlocutor para ofertar Teresópolis, seus atrativos, produtos e equipamentos turísticos com tarifário, calendário e infraestrutura adequada.

“Foi muito positivo. Os agentes internacionais ficaram encantados com a qualidade de oferta turística que temos. Mercados como Índia e China ficaram perplexos com a proximidade da capital, o bioma nativo, a infraestrutura e a capacidade de negociação”, frisou Henrique Silva, Chefe de Atendimento da Secretaria de Turismo de Teresópolis. “A visão é estratégica e de futuro. Nossos objetivos foram traçados para atender demandas de eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo”, complementou Flavio Gueiros.

A Capacitação

Para Ana Maria Machado, gerente do Teresópolis Convention and Visitors Bureau, o evento é o recomeço do turismo em Teresópolis. “Pudemos contar com ferramenta muito importante, a capacitação. O evento proporcionou palestras diárias importantíssimas para o crescimento profissional do pequeno ao grande empresário do setor”.

Teresópolis também recebeu a Escola de Hotelaria do Hotel São Moritz, que terá formatura nesta quinta, dia 04 de outubro. Para estes alunos, a experiência in loco do mercado é importante para o crescimento profissional. “A visitação, a capacitação e a troca de experiências fazem com que estes novos profissionais do mercado possam entender como é funcionamento da cadeia produtiva do Turismo e por isso o valor real de suas presenças” comentou Bruno Gargiulo, Subsecretário de Turismo de Teresópolis.

Este ano o evento foi caracterizado pelo grande potencial de promover o estado fluminense de forma intensiva para os operadores internacionais. Participam do encontro 50 operadores internacionais que estarão comprando de 200 fornecedores nacionais os destinos que compõem o turismo do nosso estado.

Os números do Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Brite 2012 são grandiosos. Além de 175 expositores, 190 operadores internacionais de 35 países, 1.600 profissionais inscritos para o Fórum do Conhecimento, 226 hoteleiros inscritos para o Encontro Internacional de Hotelaria, participam do evento também, mais de 30 jornalistas internacionais e 15 nacionais de outros estados. O evento contou ainda com a presença de 50 palestrantes, 240 artesãos de todo o Brasil, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos com comidas regionais.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos no Salão de Turismo - BRITE 2012

A exposição do Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi destaque no espaço destinado ao Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) no Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - BRITE 2012. Através de uma grande exposição de fotos em um espaço exclusivo destinado aos parques de todo o país, o Parnaso foi destaque pela exuberância de suas montanhas, o que chamou a atenção de diversos agentes estrangeiros que passaram pelo local.

Segundo a ABIH-RJ, mais de 60 mil pessoas circularam pelo evento e se depararam com belíssimo painel destacando o parque que tem Teresópolis como seu principal polo receptor de turistas, por oferecer uma gama de trilhas famosas por vistas deslumbrantes, como a trilha da Pedra do Sino, que proporciona uma visão exuberante de toda a Serra dos Órgãos.

"O Parque Nacional é um equipamento que fomenta o turismo para a região e que graças a sua competente direção e de projetos importantes como o dos Embaixadores do Turismo (capitaneado pelo SEBRAE-RJ), integra cada vez o município ao atrativo, fazendo com que os turistas permaneçam em nossa cidade por mais tempo, aproveitando os demais atrativos", avaliou Flavio Gueiros.

Outra participação especial no Salão foi a apresentação da Banda Dançante do Cedal. Aclamada por centenas de agentes de viagens. O grupo de 40 adolescentes percorreu todos os galpões que compunham o evento, convidando a todos para a sua apresentação no palco central.

O Hotel Fazenda São Moritz também participou do evento, com um stand próprio onde pode expor para os agentes de viagem suas instalações. Para o vice-presidente da TurisRio, Nauro Ghres, "a parceria da iniciativa privada com o poder público é fundamental para o progresso do turismo em Teresópolis, pois o empresariado é o verdadeiro gestor do turismo, não só em Teresópolis, mas em todo mundo”.

Fotos: Divulgação Secretaria de Turismo
 
• Fotos