sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FILHO ASSASSINA MÃE EM GUAPIMIRIM



Na manhã de hoje, moradores de Guapimirim do bairro Paiol, se depararam com mais uma tragédia familiar. Lucas que segundo vizinhos sofre de problemas mentais, agravado pelo uso de drogas, matou a própria mãe. Depois atear fogo ao corpo de sua mãe ficou assistindo ela agonizar até a chegada do socorro. A mesma veio a falecer no Hospital municipal de Guapimirim. Segundo moradores do local as brigas na residencia eram constantes, a policia sempre foi solicitada e os vizinhos também socorriam Cláudia dos ataques do seu filho. Pessoas presentes no local da tragédia relataram que o assassino estava sem roupas. Populares também comentaram que há boatos de que Lucas trazia amigos para abusar sexualmente de sua mãe. A tragédia ocorreu na esquina com a rua Pedro Rufino próximo a academia Moving.


Fonte: Jornal conexão 

O caminho das políticas públicas para a agricultura familiar em Teresópolis



"Nossa maior dificuldade é com as políticas públicas no município. Há os programas federais e formas de utilizá-los para ajudar o pequeno agricultor, e o agricultor em geral, a tocar e aperfeiçoar seu trabalho, que é importante para a cidade e para o estado. Mas não há ninguém no poder público municipal disposto a nos explicar como fazê-lo, nem quais são os caminhos para isso", queixou-se Rejane Barbosa, assessora técnica responsável pelo Sindicato.
Por este motivo, David e Rejane (pai e filha) contaram com o apoio do deputado Salomão, que levou até a entidade o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Otávio Câmara Fernandes, para esclarecer os pontos mais importantes entre as demandas do Sindicato. "Sei da luta de vocês, da importância também do seu trabalho para o estado e das dificuldades que enfrentam. O José Otávio pode ajudar muito o Sindicato", afirmou Salomão.
Fernandes revelou que o MDA conseguiu recursos federais para sete municípios da Região Serrana adquirirem motoniveladoras, retroescavadeiras e outros equipamentos para socorrer as cidades atingidas pela tragédia de 2011. "Só Teresópolis ficou de fora, por questões políticas e dificuldades burocráticas", revelou ele, que começou sua carreira política no movimento sindical rural de Cabo Frio.
Também se discutiu uma forma de criar cursos para os jovens agricultores que, por lei, só podem ser oferecidos por entidades federais. "Mas, em breve, entidades como a FAETEC, que é estadual, poderão fazê-lo", esclareceu Fernandes. E a construção de habitações pelo Programa Nacional de Habitação Rural. "Nenhuma foi construída no Estado do Rio de Janeiro e Teresópolis poderá ser pioneira", revelou Rejane Barbosa.
Outro tema recorrente foi a emissão da DAP, que é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Para obtê-la, o agricultor familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciado pelo MDA, de posse do CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo). "Há cerca de mil DAPs emitidas em Teresópolis. Nossa meta para o próximo triênio é chegar a umas três mil", afirmou David Barbosa, que acabara de tomar posse.
Além do deputado Salomão e de Fernandes, estiveram presentes à posse de David o vereador José Carlos da Estufa e representantes da EMATER, do Banco do Brasil — que tem uma parceria com o Sindicato em relação ao crédito rural —, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Magé, Guapimirim e Sumidouro e da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Um coquetel encerrou o evento.