terça-feira, 22 de outubro de 2013

Concerto da Orquestra Ouro Preto emociona público em Magé


22-10-2013 - Apresentação da orquestra Ouro Preto- Nando fernandes 2A apresentação inédita da Orquestra Ouro Preto emocionou mais de 700 pessoas, entre alunos da rede municipal de ensino e populares, que compareceram na Quadra João XXIII, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade na manhã desta terça-feira (22). O espetáculo Cantigas do Bem Querer trouxe a temática da magia e do sonho infantil, com o apoio da Prefeitura de Magé e o patrocínio da Petrobras.
O espetáculo, que mistura o teatro com música, tendo com esteio o cancioneiro popular brasileiro, foi executado por 12 músicos, com a regência do maestro Rodrigo Toffolo, além de dois atores que interpretaram os bonecos Tatá e Lili. A Orquestra Ouro Preto guiou o público às raízes da cultura popular, por meio de brincadeiras e cantigas de roda, como o Cravo Brigou com a Rosa, Terezinha de Jesus e Cai-Cai Balão, entre outras.
A secretária de Educação, Angela Lomeu, ressaltou a oportunidade única dos alunos do 1º e 2º segmento participarem de um evento com esse viés sócio-educacional.
"Recebemos com muito apreço esse espetáculo, que ficará marcado no coração de cada criança que tem a oportunidade ímpar de estar aqui assistindo. O governo está resgatando a cidadania e a qualidade de vida dos mageenses. Esse evento é um prêmio para a cidade".
O maestro Rodrigo Toffolo agradeceu a recepção dos alunos e demais presentes, e disse que "o público de Magé mostrou uma receptividade muito grande com o espetáculo".
Participaram do evento o secretário de Segurança, Sergio Venâncio; o secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues; o secretário de Transportes, Ronaldo Gonçalves; o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, o secretário de Serviços Públicos, João Carlos da Silva e o coordenador da Defesa Civil, Gilber Câmara.
Foto 1: Apresentação da Orquestra Ouro Preto.
Foto 2: Integrante da Orquestra durante a apresentação.
Foto 3: Panorama geral da apresentação da Orqueostra Ouro Preto
22-10-2013 - Apresentação da orquestra Ouro Preto- Nando fernandes 2022-10-2013 - Apresentação da orquestra Ouro Preto- Nando fernandes 28

Salomão assegura em Lei sub-sede do Parque dos Três Picos em Teresópolis


Agora está na lei: Teresópolis terá uma sub-sede do Parque Estadual dos Três Picos, o maior do Estado do Rio de Janeiro. Emenda do deputado estadual Nilton Salomão ao Projeto de Lei 2504/2013, enviado pelo Executivo, sacramentou a instalação, que deverá estar pronta no máximo 24 meses após a publicação da lei. “Agora, ninguém tira mais essa conquista do povo de Teresópolis. Essa emenda nos enche de orgulho”, comentou o deputado após a votação, na tarde de 22 de outubro de 2013. 
Em audiência recente da Comissão de Meio Ambiente da ALERJ, sobre a redefinição dos limites do parque — que abrange parte de cinco municípios da Região Serrana —, o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), André Ilha, assegurou ao deputado que a obra de instalação da sub-sede em Teresópolis estará licitada até novembro. Seiscentas plantas de engenharia forma liberadas para a Secretaria Estadual de Obras, que abrirá licitação com recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), em torno de R$ 12 milhões. A sub-sede terá instalações para o monitoramento e proteção de flora e fauna, e também para visitação e turismo.
Criado em 2002 e idealizado por André Ilha, o parque começou com 56 mil hectares. Com o projeto do Executivo, extinguem-se a Estação Ecológica Estadual do Paraíso e as Áreas de Proteção Ambiental do Jacarandá e do Rio dos Frades, que passam, em sua imensa maioria territorial, a fazer parte dos Três Picos, enquanto áreas que já eram habitadas quando o parque foi criado deixarão de pertencer aos seus limites. Em contrapartida, o parque englobará novas áreas, muito maiores: foram retirados 355 hectares e ampliados 6.900, sendo em Teresópolis 45 e 1,56 hectares, respectivamente.
Em respeito ao Movimento Conservacionista de Teresópolis, Salomão consultou o ambientalista Vidocq Casas, que lutou com alguns poucos ecologistas no início dos anos 80 pela APA do Jacarandá. Segundo Vidocq, sua maior preocupação sempre foi a entrega da área para a especulação imobiliária, sendo que a chegada do Parque dos Três Picos veio garantir a preservação para o presente e para as futuras gerações. “Fomos a primeira ONG no Brasil a lutar pelo meio ambiente e a APA do Jacarandá foi um marco. Mas, agora, estando dentro do parque, as áreas de grande importância ecológica para o município estarão muito mais protegidas”, comemorou Cássia Cristina, filha de Vidocq e primeira vice-presidente do Movimento Conservacionista de Teresópolis.          
projeto da sub-sede prevê restaurante e lanchonete; camping, refeitório, banheiros, estacionamento, sede administrativa e alojamento para funcionários. Também haverá áreas para a prática do arvorismo, tirolesa e passeios de bicicleta. O parque conta com uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e um efetivo de guarda-parques de 50 integrantes, tendo como prioridades o combate à caça e aos incêndios florestais.

O Parque Estadual dos Três Picos tem sede em Cachoeiras de Macacu e costuma atrair visitantes para atividades como trilhas e montanhismo. Agora, pretende atrair também famílias e turistas, aumentando o número de visitantes para 100 mil por ano.

Ônibus invade ponto em Itaboraí e deixa uma pessoa ferida

Uma mulher que aguardava o veículo acabou atingida e teve escoriações pelo corpo. Ela foi encaminhada para o hospital Leal Júnior, em Itaboraí

O motorista de um ônibus da Viação Rio Ita, que fazia o trajeto Alcântara x Tanguá, segundo testemunhas, perdeu a direção e invadiu um ponto de ônibus atingindo a costureira Maria Vilani de Lima, de 61 anos, no início da manhã de ontem, na RJ-104, altura do quilômetro 22, no bairro do Apolo II, em Itaboraí. A vítima teve escoriações pelo corpo e foi encaminhada ao Hospital Municipal Desembargador Leal Jr, em Itaboraí. A pista da direita, sentido Itaboraí, teve uma faixa de rolamento bloqueada na altura do acidente até o fim da manhã.
Segundo testemunhas, o ônibus só não atingiu mais pessoas porque elas estavam debaixo de uma passarela se protegendo da chuva. Motorista e passageiros que estavam no coletivo tiveram ferimentos leves, foram atendidos por agentes do Corpo de Bombeiros de Itaboraí no local e liberados em seguida. 
“Normalmente, os passageiros aguardam o ônibus na calçada por causa da dificuldade em vê-los, já que existe um matagal na beira da pista que encobre a visão de quem espera. Como estava chovendo, todo mundo resolveu aguardar debaixo da passarela. Uma mulher fez o sinal para o ônibus parar, ele perdeu a direção e subiu pela calçada”, disse a idosa Marta Pereira Lima, 69 anos. O motorista não foi encontrado para falar sobre o acidente.
A irmã da vítima, Maria Rodrigues Lima, 64 anos, disse que estava tomando banho quando recebeu a ligação dos bombeiros avisando sobre o acidente. Segundo ela, a vítima, que mora próximo à passarela, teria ido ao médico em São Gonçalo para realizar alguns exames. Como não conseguiu ser atendida, resolveu se dirigir a uma clínica em Itaboraí.
“Na última vez em que conversamos, ela falou que iria para Itaboraí. Quando recebi a ligação dos bombeiros, fiquei desesperada. Quando cheguei, só vi os documentos dela no chão. Espero que ela se recupere logo”, disse Maria, enquanto se dirigia ao Hospital Municipal Desembargador Leal Jr.
A Prefeitura de Itaboraí informou que a paciente chegou lúcida ao hospital. Ela foi avaliada por um ortopedista e um cirurgião-geral, que constataram um trauma frontal à direita no crânio. No início da tarde de ontem, ela foi submetida a exames de raio-X no ombro direito. Maria Vilani ficou em observação na unidade de saúde. O estado de saúde dela é estável. 
A viação Rio Ita disse que o profissional foi afastado das suas funções para reciclagem e lamenta o ocorrido. A empresa informou ainda que está prestando todo tipo de apoio à vítima. 

O FLUMINENSE

Governo do estado assegura aluguel social para 500 famílias em Petrópolis


    O vice-governador e secretário estadual e Obras, Luiz Fernando Pezão, elencou no encontro as ações desenvolvidas pelo Estado em Petrópolis.

     Os investimentos na cidade englobam também as indenizações e compras assistidas. "Foram negociadas indenizações e compras assistidas com
334 famílias e outras 807 casas, em áreas de risco, em margens de rios também foram mapeadas e estamos em fase de negociação. Em toda a Região Serrana são 2.400 famílias que serão retiradas de casas condenadas, um investimento de R$ 209 milhões".

     A  escassez de áreas disponíveis para grandes complexos de casas populares em Petrópolis, fez com que o Estado, de forma inédita, investisse em outras iniciativas mais pontuais e mais eficazes.
- A vida das pessoas, independente de questões partidárias e políticas, está acima de tudo", afirma Bomtempo.  Para Bernardo Rossi o papel do governo do Estado é fundamental. "Hoje, o Estado trabalha para uma retirada das pessoas de áreas de risco de forma responsável e definitiva. O aluguel social é fundamental para que as pessoas não retornem às antigas casas e voltem a correr riscos".

A inauguração da quadra de esportes e parque infantil no Bairro da Beira Linha esta prevista para 30 dia



Espaço contará com quadra de esportes e parque infantil.
Ponto de ônibus, passarela de pedestres, encosta e guarda-corpo já estão prontos
 Atendendo a solicitação do Presidente da Câmara de Vereadores Mauricio Lopes ,a  Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, prossegue com a reforma da Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, com a colocação de piso intertravado. Mais de mil metros de contenção, passarela de pedestre e a nova cobertura do ponto de ônibus já estão prontos. Acima da praça, a Servidão Fernando Fernandes também ganhou 50 metros de guarda-corpo, para garantir a segurança dos moradores que diariamente passam por ali. Também foi feito trabalho de contenção de encostas no entorno do espaço. Com previsão de término da obra para daqui a cerca de 30 dias, a praça contará ainda com uma quadra esportiva e brinquedos para o parquinho infantil.






Foto Jeferson Hermida - Praça da Beira-Linha

Carro zero não precisará fazer vistoria no dois anos seguintes ao do emplacamento


 Foi ampliado de um para dois anos o prazo em que automóveis zero quilômetro adquiridos a partir de 2012 serão dispensados da vistoria veicular. Com a medida, um carro zero quilômetro comprado em 2012, já isento em 2013, não precisará passar por vistoria também em 2014. A vistoria será necessária apenas a partir de 2015. Os veículos adquiridos em 2013 só terão que fazer o procedimento em 2016.
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, os veículos liberados da vistoria deixarão de pagar a taxa de licenciamento anual (hoje em R$ 101,77), nos dois anos seguintes ao da compra do carro. A entrega do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos carros isentos do procedimento vai ocorrer de acordo com prazos de final de placa anunciados pelo Detran.
A medida vai atingir os veículos considerados como de uso não intensivo, ou seja, carros de passeio particulares com capacidade para o máximo de cinco passageiros. E se baseia no entendimento técnico de que, nos três primeiros anos de uso, o desgaste desses carros não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.
De acordo com o Detran, a iniciativa não contempla os chamados veículos de uso intensivo, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes, motos ou utilitários, além de veículos particulares com capacidade superior a cinco passageiros.

Fonte: O Globo

Chuva deixa ruas sem passagem para veículos em Petrópolis, no RJ

Pontos do Quitandinha e da Rua Dr. Thouzet estão sem transporte público.Deslizamento de terra e danos na pavimentação impedem o fluxo normal.


Lama na Rua Alencar Lima, no Centro de Petrópolis. (Foto: Reprodução/Inter TV)Lama na Rua Alencar Lima, no Centro de Petrópolis.
(Foto: Reprodução/Inter TV)
Alguns trechos de ruas em  Petrópolis, Região Serrana do Rio, sofreram afundamentos devido a enxurrada decorrente do grande volume de chuva que atingiu a cidade na madrugada desta terça-feira (22). Em pontos como a Rua Dr. Bonjean, no Bairro Esperança, um deslizamento de terra fechou a pista, impedindo a circulação de veículos. Na Rua Dr. Thouzet, próximo a Escola Menino Jesus, e nas ruas Amaral Peixoto e Colômbia, no Quitandinha, a população não pode contar com o transporte público.Segundo a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), as linhas 406, 439 e 209, que atendem a localidade do Dr. Thouzet, não estão indo até o ponto final. A linha 425, que passa pela Rua Colômbia, no Quitandinha, teve que ser desviada pela Avenida Getúlio Vargas. Os ônibus das linhas 423 e 428 que atendem a comunidade da Rua Rio de Janeiro, também tiveram o itinerário alterado. “No caso da Rua Dr. Bonjean, estamos aguardando a chegada de funcionários da empresa Ampla, já que um poste foi afetado. Em seguida iniciaremos a limpeza da via”, explica o presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Hélio Dias.Ações de limpeza acontecem, principalmente, em regiões do bairro Quitandinha, como na Rua General Rondon e Pontes Fones. A Rua Coronel Veiga, uma das áreas mais prejudicadas com o alagamento, foi uma das primeiras a ser atendida. O trabalho é intenso e deve permanecer durante toda a tarde desta terça-feira.A retirada de lama das vias está sendo feita ainda na Rua do Imperador, no centro, e no bairro Itamarati. A prefeitura disponibilizou 300 funcionários da Comdep para fazer a limpeza das ruas. O trabalho começou pouco antes das 7h. Cinco caminhões pipa, seis retroescavadeiras e dez caminhões comuns dão suporte às equipes.


Fonte:G1

Estado entrega 316 moradias para Nova Friburgo


Luiz Fernando Pezão, entregou as chaves para moradores dos dois conjuntos habitacionais. Ele ressaltou as dificuldades e a burocracia para encontrar, desapropriar e preparar os terrenos que recebem os imóveis
Luiz Fernando Pezão, entregou as chaves para moradores dos dois conjuntos habitacionais. Ele ressaltou as dificuldades e a burocracia para encontrar, desapropriar e preparar os terrenos que recebem os imóveis

- As unidades foram construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida


O Governo do Estado entregou, na manhã deste sábado, 19, 316 novas moradias para vítimas das enchentes de 2011 em Nova Friburgo. São 220 apartamentos no Condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, e 96 no Conjunto Habitacional Vista Bela, em Floresta, ambos construídos pelo programa Minha Casa Minha Vida, parceria do Governo do Estado com o governo federal.
Até o momento, já foram entregues 506 imóveis em Friburgo, que foi o primeiro município a ser contemplado com as unidades habitacionais para desabrigados, com 50 casas pré-moldadas no Parque das Flores, inauguradas em maio, e os primeiros 140 apartamentos do Terra Nova, concedidos em agosto. Em dezembro, serão inaugurados mais 460 apartamentos do Terra Nova, enquanto os demais 1.360 ficarão prontos em 2014, perfazendo um total de 2.180 imóveis nesse condomínio. Somadas as unidades do Vista Bela e do Parque das Flores, a cidade terá 2.326 habitações destinadas às vítimas de desabamentos provocados pelas chuvas.

Foram entregues 220 apartamentos no Condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, e 96 no Conjunto Habitacional Vista Bela, em Floresta, ambos construídos pelo programa Minha Casa Minha Vida
Foram entregues 220 apartamentos no Condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, e 96 no Conjunto Habitacional Vista Bela, em Floresta, ambos construídos pelo programa Minha Casa Minha Vida

Dificuldades

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, entregou as chaves para moradores dos dois conjuntos habitacionais. Ele ressaltou as dificuldades e a burocracia para encontrar, desapropriar e preparar os terrenos que recebem os imóveis e lembrou, ainda, que a enchente de janeiro de 2011 na Região Serrana está entre as 10 maiores tragédias naturais do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
“Esta inauguração tem um simbolismo muito grande. Os prédios do Vista Bela já estavam em construção pela iniciativa privada quando aconteceu a tragédia. Tempos depois, o governo do estado construiu outros apartamentos e já os entregou. Só agora conseguimos entregar esses do Vista Bela, que adquirimos da empresa particular para doarmos a desabrigados. Isso comprova a dificuldade em construir na Região Serrana. Já avançamos e vamos avançar ainda mais na reconstrução da Região Serrana. Vencemos a burocracia e estamos cumprindo nosso compromisso. Estamos ajudando a reconstruir vidas, dando dignidade a famílias que não acreditavam mais. Voltar a dar esperança para as pessoas não tem preço”, afirmou Pezão.

O Prefeito Rogério Cabral, afirmou que o município conta atualmente com R$ 636 milhões em obras em andamento, sendo feitas pelo Governo do Estado. Os recursos são estaduais e federais. “Só o município de Friburgo vai receber, ao todo, R$ 1,4 bilhão do Estado”, disse
O Prefeito Rogério Cabral, afirmou que o município conta atualmente com R$ 636 milhões em obras em andamento, sendo feitas pelo Governo do Estado. Os recursos são estaduais e federais. “Só o município de Friburgo vai receber, ao todo, R$ 1,4 bilhão do Estado”, disse

Perspectivas

O cadeirante aposentado Irineu Santos, de 62 anos, recebeu um apartamento mobiliado, decorado e totalmente adaptado, no Condomínio Terra Nova. Satisfeito com as perspectivas de vida, depois de ter morado numa casa alugada, pelo aluguel social, por 2 anos e meio, ele não perdeu a esperança em ter dias melhores.
“Nem tenho palavras para descrever este momento. Estou muito feliz. Ter a própria casa é uma benção. Acho que vai me ajudar a deixar um pouco para trás o que passou”, disse, entre lágrimas.
Também contemplada com um apartamento no Terra Nova, a família da acompanhante de idosos Marlene de Freitas, de 68 anos, não vê a hora de se mudar. Fazendo aniversário no dia, Marlene considerou o novo imóvel, onde vai viver com o marido, três filhos e um neto, um presente. “Sinto tanta felicidade que nem dá para explicar”, desabafou Marlene.
Por sua vez, a aposentada Ana de Oliveira Castro, de 68 anos, comemorou o recebimento da nova casa, no condomínio Vista Bela, quase três anos depois da tragédia que fez seu imóvel ser interditado pela Defesa Civil. “É muita alegria, um sonho virando realidade”, comentou.

Entre as principais obras ambientais em curso estão a dragagem e implantação de seção e parques fluviais
Entre as principais obras ambientais em curso estão a dragagem e implantação de seção e parques fluviais

Mais de seiscentos milhões em obras

O Prefeito de Friburgo, Rogério Cabral, afirmou que o município conta atualmente com R$ 636 milhões em obras em andamento, sendo feitas pelo Governo do Estado. Os recursos são estaduais e federais. “Só o município de Friburgo vai receber, ao todo, R$ 1,4 bilhão do Estado, incluindo obras de reconstrução da cidade pelas chuvas, os programa Somando Forças e Asfalto na Porta, entre outros”, afirmou Cabral.
Outros municípios da Região Serrana também serão contemplados com novas moradias para vítimas de enchentes, entre eles Teresópolis, Petrópolis, Areal, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, que, juntos, ganharão 2.088 imóveis. As obras de 1.600 unidades na Fazenda Ermitage, em Teresópolis, já estão em curso, bem como de 50 casas pré-moldadas no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, 28 no distrito de Banquete, em Bom Jardim,10 em São José do Vale do Rio Preto e 70 em Areal.
Nessas sete cidades da Região Serrana, os recursos dos governos estadual e federal na construção de 4.414 moradias somam R$ 527 milhões. O valor é parte do montante de mais de R$ 2 bilhões investidos na região na construção de unidades habitacionais, contenção de encostas, reconstrução de pontes, recuperação ambiental e construção de parques fluviais.

Indenizações

Do total de R$ 2 bilhões, R$ 1 bilhão está sendo aplicado pela Secretaria do Ambiente, por intermédio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na recuperação de rios devastados pelas chuvas, sendo R$ 410,4 milhões em Friburgo, R$ 220,2 milhões em Teresópolis e R$ 247,1 milhões em Petrópolis. Entre as principais obras ambientais em curso estão a dragagem e implantação de seção e parques fluviais dos rios Príncipe, Imbuí, Paquequer e Meudon, em Teresópolis; Carvão, Piabanha, Cuiabá e Santo Antônio, em Petrópolis; e Bengalas e Córrego Dantas e Grande, em Nova Friburgo. Aproximadamente R$ 50 milhões foram destinados a indenizar famílias que moravam em áreas de risco.


Fonte : O diario

Teresópolis, RJ, homenageia o poetinha Vinicius de Moraes

Concurso de Sonetos de Cultura será realizado no dia 29 de novembro.Inscrições podem ser feitas até 7 de novembro.




Vinícius de Moraes - GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
Vinicius de Moraes será o grande homenageado
(Foto: Reprodução GloboNews)

Teresópolis, Região Serrana do Rio, também vai homenagear o centenário do poetinha Vinicius de Moraes com o Concurso de Sonetos da Cultura, promovido pela prefeitura através da Secretaria de Cultura. As inscrições para participar vão até o dia 7 de novembro e cada interessado pode concorrer com até três textos.

A iniciativa tem como objetivo estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa, com ênfase principalmente entre os adolescentes, alunos das escolas teresopolitanas. A grande final será realizada no dia 29 de novembro, dentro da I Semana Literária de Teresópolis, quando serão entregues as premiações.

Qualquer pessoa que escreva poesias em língua portuguesa pode participar do concurso. Contudo, só valerão sonetos com formação clássica, ou seja, dois quartetos e dois tercetos. Cada participante pode inscrever até três poemas, com temática livre, em forma de soneto e assinado com pseudônimo, desde que sejam inéditos e obrigatoriamente de sua autoria.

Como fazer a inscrição
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro, das 9h às 18h, em uma das três unidades da Secretaria de Cultura: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira nº 91, Centro) e Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho nº 210, sobreloja, Alto).

No ato da inscrição, o participante deverá entregar dois envelopes: um  deve estar lacrado, identificado apenas com o pseudônimo do participante e o nome do concurso, contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida com os dados biográficos do autor e uma foto; o outro deve ser identificado apenas com o pseudônimo e o nome do concurso, contendo cinco cópias de cada soneto participante.

As inscrições podem ainda ser feitas via Correios, seguindo o mesmo procedimento e tendo como destinatário a Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira nº 91, Centro – CEP: 25.953-190). Neste caso, é imprescindível que o material seja recebido no destino final dentro do prazo estabelecido.

A ficha de inscrição pode ser retirada via internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis.

Prefeitura diz que Justiça autoriza distribuição dos kits


Mais uma vez a Prefeitura de Teresópolis faz juz aquela ditado: "Colocar cadeado em porta arrombada". Release enviado à imprensa diz que "atendendo a solicitação feita no dia 25 de março pela Prefeitura, que deseja retomar o processo de distribuição, foi expedido nesta segunda-feira, dia 21, pelo juízo da 38ª Zona Eleitoral de Teresópolis, ofício informando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral-RJ autorizando a liberação dos 58 kits de móveis que estavam retidos por decisão judicial".
Segue o release da Prefeitura: "Em 2011 o Governo do Estado enviou duas remessas de kits de eletrodomésticos e móveis à Prefeitura de Teresópolis, para serem entregues às famílias residentes nas áreas atingidas pelo temporal de janeiro do referido ano, e que perderam seus bens. No período de abril até julho de 2011, Teresópolis recebeu 200 kits e entregou 198. Ao assumir a Prefeitura, em agosto de 2011, a atual gestão encontrou kits que não haviam sido entregues porque estavam incompletos.
A suspensão da distribuição aconteceu durante a segunda remessa, devido à falta de alguns itens (camas) que constavam no pacote e que haviam sido entregues, por engano, na cidade vizinha de Nova Friburgo. Em janeiro de 2012, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Teresópolis encaminhou e protocolou ofício junto à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos dando ciência da entrega equivocada ao município de Nova Friburgo, e solicitando a liberação das camas. Após a recuperação dos referidos móveis (camas), em abril de 2012, a Prefeitura de Teresópolis retomou a distribuição dos kits. 
Entretanto, em junho de 2012, por conta de denúncia feita ao Ministério Público Eleitoral, e atendendo a decisão judicial, 58 kits ficaram retidos no galpão da antiga fábrica Sudamtex, na Várzea. 
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Teresópolis, entre 2011 e 2012 a Prefeitura entregou 383 kits às famílias vitimadas pela tragédia, todas devidamente cadastradas. A Secretaria informa que está dando início ao levantamento das famílias cadastradas, e que ainda não receberam os kits, a fim de definir de que forma a distribuição será retomada. Inclusive, nesta quarta-feira, 23, o Município buscará orientação do Governo do Estado a respeito da retomada da entrega dos 58 kits restantes".
Resumo da história: passada a eleição, a PMT nem se manifestou quanto aos kits, que só terão sua distribuição reiniciada porque a notícia estourou em rede nacional. Até porque, aí não dá para continuar omisso como nas questões que ainda não chegaram na grande mídia. 

Carro capota na Rio-Bahia


Motorista estava usando cinto de segurança e evitou sofrer ferimentos mais graves
Motorista estava usando cinto de segurança e evitou sofrer ferimentos mais graves

- Acidente ocorreu em trecho que fica entre o Meudon e Ermitage


Um capotamento foi registrado na noite desta quinta-feira, na altura do Km 80 da Estrada Rio-Bahia, BR 116, envolvendo um veículo Fiat Palio weekend de cor branca. O acidente ocorreu pouco depois das 21 horas, quando o condutor do Palio weekend estava transitando do Meudon do sentido Ermitage e, dentro de um trecho de curva, perdeu o controle do veículo, invadindo o acostamento da mão em que seguia, subindo o barranco e capotando. Desde o início do acidente até o local em que o carro parou, foi percorrida uma distância de aproximadamente 50 metros.
O veiculo ficou com as quatro rodas para o ar após capotar por diversas vezes. O motorista foi atendido pelos bombeiros e encaminhado para o pronto socorro do HCT com ferimentos leves. Segundo apurado no local, o condutor do veículo estava utilizando o cinto de segurança, o que possibilitou evitar que ele sofresse um problema maior. O condutor estava sozinho no veiculo.
Ele ainda alegou aos bombeiros que dentro da curva havia muito óleo, o que poderia ter causado o acidente, além de a pista estar molhada por uma chuva que caía pouco tempo antes da ocorrência. A CRT também esteve no local com ambulância e outras viaturas.


Fonte: Jose´Calos Cacau/ O diario

Emissora de TV japonesa faz reportagem em Petrópolis sobre prevenções de desastres naturais

Emissora de TV japonesa faz reportagem em Petrópolis sobre prevenções de desastres naturais

Na última semana, a emissora de TV japonesa News Zero esteve em Petrópolis para conhecer os trabalhos de prevenção de desastres naturais do município. Uma equipe de oito pessoas entrevistou o prefeito Rubens Bomtempo sobre as medidas que vêm sendo tomadas no município e sobre as expectativas do governo local em relação à parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). No grupo, havia representantes da agência.
Bomtempo explicou que a prefeitura vem trabalhando em duas linhas: prevenção e reconstrução das regiões atingidas pelos desastres das chuvas dos últimos anos. Ele afirmou que está prevista a construção de cerca de 2,5 mil moradias até o fim do governo. Na reconstrução da cidade neste ano, foram gastos mais de R$ 2 milhões em obras. Outros R$ 14 milhões já foram solicitados junto ao governo do estado para contenção de encostas e dependem de aprovação.
O entrevistador foi o ex-jogador de futebol Tsuyoshi Kitazawa, que jogou pela seleção japonesa nos anos 1990. Hoje ele é comentarista esportivo e embaixador da Jica. Após a entrevista com o prefeito, a equipe esteve na Secretaria de Proteção e Defesa Civil para uma apresentação sobre as medidas de prevenção do município. À tarde, os japoneses, acompanhados pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, estiveram em uma região atingida pelas chuvas de março no Quitandinha.
O termo de cooperação, assinado em agosto pelo prefeito Rubens Bomtempo, trará especialistas e tecnologia do Japão para prevenir desastres das chuvas. A ideia é que, depois desse projeto, a experiência em Petrópolis possa ser aproveitada no cenário internacional de prevenção de tragédias.
Só em prevenção, neste ano, foram instalados em Petrópolis 27 pluviômetros automáticos e cerca de 20 semiautomáticos, somando-se aos quase 30 já existentes. O Sistema de Alerta e Alarme, com 18 sirenes, vem sendo aperfeiçoado com testes mensais. Serão criados, até o fim do ano, 50 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), com a formação de 1,5 mil agentes comunitários, que serão um elo da Defesa Civil com a comunidade. Eles atuarão nas campanhas de prevenção e na orientação dos moradores no caso de fortes chuvas.
A prefeitura começará a colocar em prática no dia 29 de novembro – Dia Municipal de Redução de Desastres – o Plano de Contingência de Petrópolis. O documento está sendo construído em conjunto pela Defesa Civil e demais secretarias de governo e órgãos estaduais, para que a função de cada órgão fique bem definida na prevenção de tragédias.
O termo de cooperação com a Jica também foi firmado com Nova Friburgo e Blumenau, Santa Catarina. A parceria foi firmada por meio de três ministérios: das Cidades, de Integração Nacional e de Ciência e Tecnologia. Nas três cidades brasileiras, 40 japoneses orientarão o governo brasileiro a tornar as cidades mais resilientes (com poder de recuperação) com o menor número possível de perdas humanas. Alguns permanecerão no Brasil por dois anos seguidos.

Fonte: Acontece em Petrópolis

Tomógrafo móvel chega em Teresópolis, RJ, nesta terça-feira

Unidade móvel deve realizar cerca de 500 exames no município.Expectativa é que equipamento fica na cidade até o dia 2 de novembro


Tomógrafo móvel chega a Mendes, no sul do RJ (Foto: Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde)Tomógrafo móvel chega em Teresópolis (Foto:
Ascom Secretaria Estadual de Saúde)
A unidade móvel de tomografia computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará em Teresópolis, Região Serrana do Rio a partir desta terça-feira (22). O equipamento ficará instalado na Avenida Feliciano Sodré, próximo à Praça Olímpio Luís de Camões, no centro do município, e atenderá a demanda de mais seis municípios do entorno: Guapimirim, Magé, Sapucaia, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo. A previsão é que o serviço permaneça na cidade até o dia 2 de novembro e realize cerca de 500 exames.
O atendimento no município será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h. O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A estrutura móvel possui dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
Para realizar exames no tomógrafo móvel é precisao fazer um agendo nas secretarias de saúde dos municipios atendidos. O paciente deve levar um pedido médico até a secretaria que encaminha uma planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Justiça determina sequestro de recursos da PMT para pagamento à FESO



A polêmica entre Prefeitura e FESO tem um novo capítulo. Mas com a participação agora do Judiciário, que presidiu audiência de conciliação no início de setembro, onde ficou acertado que o HCT não iria paralisar o atendimento parcialmente, como chegou a ser anunciado, e que a Prefeitura iria honrar pagamentos de serviços prestados. Pois a semana começa com a notícia de que o Juiz Carlo Artur Basílico determinou o sequestro de mais de R$ 948 mil diretamente das contas da Prefeitura para serem transferidos à FESO, pagando parcela do acordo estabelecido naquela data.

Isto porque, a Prefeitura não cumpriu os prazos de pagamento, apesar de serem verbas que vêm destinadas dos governos federal e estadual especificamente para pagamento de programas e serviços de saúde. Além disso, consta na decisão do Juiz de Direito que a Prefeitura chegou a apresentar pagamentos efetuados pela gestão dos postos de saúde da família e que nada teriam a ver com o contrato tratado no processo, que é referente aos serviços de Média e Alta Complexidade (MAC) do HCT. Tal medida, caso não tenha sido provocada por erro administrativo, o que, por si só, já seria muito grave, pode ser encarada como uma atitude que induziria o Juízo ao erro, como alerta o próprio Juiz em sua decisão.