terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Detran suspende atividades de três autoescolas da Região Serrana


Três autoescolas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão inativas.Empresas têm prazo de 90 dias para regularizar situação no Detran-RJ.
Reprodução da Internet


O Detran – RJ determinou a interrupção de atividades de três autoescolas da Região Serrana que não concluíram os procedimentos necessários para a renovação anual de credenciamento. EmPetrópolis, a autoescola Levy Gasparian não apresentou as quantidades mínimas de veículos nas categorias A e B, de acordo com resolução do Contran onde determina que a empresa deve possuir pelo menos dois veículos de cada uma dessas categorias caso ofereça curso prático.
Na autoescola Paquequer, em Teresópolis, as atividades tiveram que ser interrompidas por não apresentar a documentação necessária na vistoria anual, realizada pela comissão de fiscalização dos Centros de Formação de Condutores (CFC´s).  Além disso, as instalações da empresa não ofereciam condições de acessibilidade conforme a legislação vigente.
Já em Nova Friburgo, a autoescola Conselheiro Paulino não apresentou alvará de funcionamento, Certidões Negativas de Débitos Municipais e do INSS e também não tinha a quantidade mínima de veículos para as categorias A e B.
Com a suspensão das atividades dessas autoescolas, a orientação é que os alunos procurem outra empresa para concluir as aulas. Ainda de acordo com o Detran, não há custo extra para o candidato, mas ele está sujeito aos termos de contrato de prestação de serviços oferecidos pela empresa. “Caso o aluno tenha se sentido lesado por algumas destas empresas, ou até mesmo outras, ele poderá buscar seus direitos na justiça ou junto aos órgãos de proteção ao consumidor”, disse trecho de nota divulgado pela assessoria do Detran.
Segundo o Detran, as autoescolas têm um prazo de até 90 dias para regularizarem a situação. Passado esse prazo, poderá ser solicitado o cancelamento do credenciamento da empresa. Os alunos podem acompanhar a situação da autoescola que está matriculado através do site do Detran – RJ, através do menu “Habilitação” e “Performance das autoescolas”.
A reportagem do entrou em contato por telefone com os responsáveis pelas autoescolas, mas não conseguiu falar com a empresa Levy Gasparian, em Petrópolis. Já em Teresópolis, a autoescola Paquequer ficou de retornar a ligação, mas até a publicação desta matéria não entrou em contato.
Somente em Nova Friburgo, o responsável pela empresa citada falou sobre os problemas apontados pelo Detran. Segundo Leandro Monteiro, a autoescola foi adquirida há 60 dias e já tinha problemas com a documentação na época do antigo proprietário. Informou ainda que a empresa está em processo de regularização.

Fonte: g1

Transporte escolar gratuito é ampliado em Teresópolis

Estudantes de duas escolas municipais são beneficiados.Novas rotas passam por mais três ruas antes de chegar às instituições.



Transporte escolar Teresópolis (Foto: Marcelo Ferreira)Ônibus passa por mais três ruas de Teresópolis.
(Foto: Marcelo Ferreira)
Os alunos das escolas municipais Alice Suassuna, no bairro Providencia, e Hilário Ribeiro, no bairro Quebra Frascos, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, passaram a contar com o transporte gratuito a partir desta primeira semana de aula. Em 2013, outras quinze foram criadas para atender as escolas que oferecem o Programa Mais Educação. A medida representa um aumento entre 20% a 30% no número de alunos atendidos, que no ano passado era de cerca de dois mil estudantes. Ao todo, são 38 rotas.
Os ônibus escolares da prefeitura passam pelas ruas Fazenda Alpina, Vale do Cuiabá e Jardim Serrano para então chegar à porta das instituições. “Antes nós tínhamos que andar um trecho muito grande até chegar ao colégio. Era muito sacrifício, O ônibus ajuda bastante”, afirma Adriana da Silva Veiga, mãe de uma estudante da Escola Municipal Hilário Ribeiro.
Segundo a prefeitura, o número de matrículas aumentou após o anúncio da disponibilização do transporte. Este foi solicitado pelos pais dos alunos. “Estamos sempre fazendo o possível para acatar os pedidos mais importantes. Cabe a secretaria de Educação facilitar o acesso dos estudantes à escola”, disse o secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos.

Ruas e alamedas da Granja Guarani recebem manutenção da Prefeitura

foto 7557

 Diversos bairros do município foram atendidos com ações de serviços públicos prestados pela Prefeitura. Entre eles, a Granja Guarani, que teve ruas e alamedas beneficiadas com operação tapa-buracos e limpeza geral. Além disso, vias do Jardim Meudon e do Parque São Luiz receberam reparos de galerias e ruas de Araras, Granja Guarani, Meudon e Barra do Imbuí passaram por limpeza geral, com capina e roçada.
Ruas e alamedas da Granja Guarani foram contempladas com operação tapa-buracos e capina e limpeza. Entre as vias que receberam os serviços estão Estrada do Araquém, Rua José Clemente Pereira e Dulcídio Gonçalves e alamedas Maués e Arnaldo Guinle, na Pedreira. Uma operação tapa-buracos também foi realizada na Rua Seis de Julho, na Quinta Lebrão. As ruas Beira Rio, em Araras, Aimorés, no Meudon, e Av. Presidente Roosevelt, na Barra do Imbui, passaram por capina, roçada e limpeza.
No Jardim Meudon, uma equipe da Secretaria M. de Serviços Públicos faz a substituição de 21 manilhas danificadas em três pontos da Rua Guaicurus. Realizado por nove funcionários municipais, com o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão, o trabalho começou na semana passada e deve estar pronto nesta quarta-feira, 12. A mesma ação foi executada na Rua Pastor Belarmino, no Parque São Luiz.
Além disso, a Prefeitura segue com a demolição e limpeza do terreno onde será construído o Centro de Hemodiálise de Teresópolis, na Tijuca, e com a reforma da Praça do Cruzeiro, em Vieira, no 3º Distrito. O lugar está recebendo inúmeras melhorias, como quadra esportiva, bancos, jardineiras, iluminação e parque infantil.
Fonte: Ascom/Teresópolis
foto 7567

Magé apresenta metas para ano letivo de 2014

Educaçã
A secretária de Educação, Angela Lomeu, reuniu os responsáveis pelos programas e setores que compõe a pasta para a apresentação do balanço das ações no segundo semestre de 2013, e as metas para 2014, na Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, na manhã dessa sexta-feira (7).
O prefeito Nestor Vidal participou do encontro com a secretária de Governo, Soninha Sthoffel e o chefe de gabinete, Paulo Vaz. Ele destacou a importância da área em sua gestão, tratando “a educação como um sistema de gestão de controle que muda a realidade das pessoas”.
“Estou satisfeito em ver esses resultados e a quantidade de programas em funcionamento com os alunos da rede. E o próximo passo será esse centro de treinamento dos servidores que tem grande importância no processo de mudança no acolhimento à população nos diversos setores públicos. Se eu não deixar marcada a minha gestão através da educação, é como se fosse tempo perdido”, disse Vidal.
A rede municipal de ensino de Magé iniciou as aulas na última segunda-feira, 3 de fevereiro. Neste ano letivo além dos uniformes e kits escolares, os alunos receberam cartilhas de mais dois projetos municipais que serão desenvolvidos ao longo de 2014: a Defesinha, com a parceria da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que prepara os alunos em sala de aula sobre como fazerem numa situação de emergência na escola. Outra importante missão do projeto é tornar esses alunos em agentes multiplicadores dos cuidados que se devem tomar em situações de risco como enchentes e queda de barreiras.
A segunda cartilha é do projeto ‘Recicla Magé’ que trata sobre a coleta seletiva que já está em funcionamento em dois distritos da cidade e já atende as unidades escolares estaduais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, parceira nesta iniciativa, pretende conscientizar os estudantes que também serão impactados com a expansão do programa neste ano.
Programas e metas para 2014
Angela Lomeu também apresentou os resultados de alguns dos projetos e programas federais, e com a iniciativa privada em atividade e outros desenvolvidos pelo próprio órgão municipal como a Horta na Escola, o Mini Chef e Programa de Combate a Evasão e Repetência Escolar.
Para ela o grande diferencial para este ano letivo são os projetos desenvolvimento de centros municipais voltado ao desenvolvimento de talentos:
O CEMART – Centro Municipal de Educação Artística de Magé – especializado em artes, este centro vai proporcionar às crianças e jovens das escolas municipais de Magé, ambientes adequados à produção de bens e serviços culturais;
O curso técnico para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental voltado para a área de petróleo e gás, visando a preparação de profissionais para o mercado de trabalho;
E o CMEE – Centro Municipal de Educação Especial – esse projeto pretende atender as diretrizes da LDB e com o objetivo de resgatar a cidadania dos mageenses, humanizando a Educação Especial e Inclusiva no município.

Obras do arco metropolitano tem reflexo no tráfego da BR-116/RJ

A medida solicitada pelos executores das obras do Arco Metropolitano tem por objetivo a conclusão de uma alça de acesso.


CRTA Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa a seus usuários que  durante os próximos cinco dias, os motoristas que saírem da rodovia BR-116/RJ (Santos Dumont) e quiserem retornar à mesma no trecho da Baixada Fluminense terão que fazer o retorno na Reduc, saída 114 da BR-040, já que a alça de acesso à mesma, no Km-144 (Duque de Caxias) da pista sentido Rio de Janeiro ficará fechada.
A medida solicitada pelos executores das obras do Arco Metropolitano tem por objetivo a conclusão de uma alça de acesso em um novo viaduto no trecho.

Os usuários e moradores que necessitarem de outras informações devem contatar o Centro de Atendimento ao Usuário da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) pelos 0800 021 0278 ou 0800 021 0279 (deficientes auditivos ou de fala).
Fonte: Ascom/CRT
arr

Defesa Civil demolida para início da construção da Hemodiálise em Teresópolis

Aconteceu nesta segunda-feira, 10, a demolição da antiga sede da Secretaria M. de Defesa Civil, na Tijuca, para que possa ser dado início à construção do Centro de Hemodiálise de Teresópolis no local. Com previsão de início para março, a obra será executada por empresa selecionada através de licitação. A Defesa Civil foi transferida para espaço disponibilizado no Centro de Empreendedorismo de Teresópolis, a incubadora de empresas do município, na Ermitage (Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701).
A demolição da casa de dois andares e do anexo ficou a cargo da Secretaria M. de Serviços Públicos. “Serão retirados em torno de 15 caminhões de entulho e parte do material será reaproveitada para manutenção de vias rurais A previsão é de que hoje ainda o nosso trabalho de demolição do imóvel esteja pronto. Este é um passo fundamental para que o município tenha independência com relação ao tratamento de hemodiálise. É mais uma vitória do Governo do prefeito Arlei”, ressaltou Tião Corrêa, subsecretário de Parques e Jardins responsável pela demolição. 
De acordo com os cálculos da Secretaria M. de Saúde, a obra deve começar em março. “Depois que o espaço for liberado, após a retirada de todo o entulho, o local será preparado para a construção do Centro Municipal de Hemodiálise, enquanto isso, o processo licitatório para seleção da empresa que construirá o centro está sendo finalizado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Lixeira improvisada evidencia as poucas existentes no município

A novidade vem chamando a atenção de quem passa no início da Rua Fernando Bizzotto e demonstra a necessidade de instalação de novas lixeiras nas ruas e praças da cidade
A novidade vem chamando a atenção de quem passa no início da Rua Fernando Bizzotto e demonstra a necessidade de instalação de novas lixeiras nas ruas e praças da cidade

O descarte incorreto do lixo vem se tornando um problema cada vez mais frequente em Nova Friburgo. Além do desrespeito ao horário de coleta, ainda praticado por vários comerciantes e moradores, a falta de lixeiras nas ruas da cidade faz com que muita gente jogue o lixo no chão, contribuindo para aumentar a poluição visual e ambiental do município.  

Nossa redação  recebe sempre uma série de queixas sobre a questão. Além das poucas lixeiras disponíveis nas vias, os constantes atos de vandalismo têm reduzido ainda mais o número delas nas ruas e praças. Prova disso é que em vários bairros do município é comum encontrar lixeiras quebradas, pichadas ou queimadas, sem qualquer utilidade. 

Na contramão dessas ações de desrespeito ao patrimônio público, há quem dê exemplo de cidadania e colabore para manter a cidade limpa, evitando jogar lixo nas calçadas, ruas e jardins. Tem também aqueles que vão além da boa educação e procuram colaborar de forma ainda mais eficaz com a limpeza do município. Destaque para os taxistas que fazem ponto no início da Rua Fernando Bizzotto, no Centro. Cansados de ver as pessoas jogando lixo no chão, eles improvisaram uma lixeira de papelão em frente ao ponto, para pôr fim à sujeira no trecho. 

A novidade foi colocada há cerca de duas semanas e vem chamando a atenção de quem passa pelo local. Apesar de válida, a solução improvisada evidencia a necessidade de instalação de novas lixeiras nas ruas da cidade. Vários apelos nesse sentido têm chegado à redação do jornal. Bem como o de mais patrulhamento no período noturno para coibir a ação de vândalos, que danificam o bem comum, como as lixeiras da cidade.

PROFISSIONAIS DE IMAGEM PROTESTAM DIANTE DE DELEGACIA


: Fotógrafos e cinegrafistas fizeram na manhã de hoje (11) mais um ato de protesto contra amorte do repórter cinematográfico Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, atingido por um artefato explosivo durante manifestação no centro do Rio, na última quinta-feira (6).
Os jornalistas posicionaram suas câmeras no chão em frente à Delegacia de São Cristóvão, que investiga a mote de Andrade, e fizeram uma oração.
A imprensa está de plantão em frente à delegacia já que existe a expectativa da prisão do suspeito de acender e posicionar no chão o artefato que disparou e explodiu em Santiago Andrade. Um mandado de prisão temporária, válido por 30 dias, foi expedido ontem (10) pela Justiça fluminense. Um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito também foi expedido.

Fonte: Agência Brasil

Aneel propõe alta de 4,6% nas tarifas de energia para custear CDE

O diretor-geral da agência, Romeu Rufino, disse nesta terça que o aumento da tarifa se aproxima do repasse normal aos consumidores nos últimos anos


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs que os consumidores paguem, em 2014, um total de 5,6 bilhões de reais a mais em suas contas de luz para cobrir o déficit estimado para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Isto significaria um aumento médio de 4,6% nas tarifas deste ano. A proposta ficará em audiência pública entre 13 de fevereiro e 16 de março. Segundo técnicos da agência, os valores serão repassados às tarifas dos consumidores nas respectivas datas de reajustes das distribuidoras que os atendem.
Vale destacar, porém, que o valor de 5,6 bilhões de reais não leva em conta um eventual auxílio, também via CDE, às distribuidoras que estão pagando valor recorde para comprar energia no mercado de curto prazo. Desde a semana passada, o megawatt-hora está sendo vendido por 822 reais, o valor máximo permitido em lei para essas distribuidoras. Elas precisam comprar energia em caráter emergencial por um erro de planejamento do governo, como já relatado pelo site de VEJA. Apesar de ser uma demanda das empresas, o governo ainda não tomou uma decisão sobre o assunto. 
Compensação - O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, salientou nesta terça-feira que o repasse da CDE aos consumidores em 2014 aproxima-se mais do normal, já que, no ano passado, o pagamento foi menor devido a aportes do Tesouro e ao uso do saldo da conta. "Não é que se está aumentando os encargos, está se restabelecendo patamar que vinha sendo cobrado. Em 2013, com o uso do saldo e os aportes do Tesouro, o que ficou para o consumidor foi bem menor do que o normalmente fixado", afirmou. Ou seja, a conta da promessa de Dilma Rousseff de diminuir em 20% a conta de luz está começando a chegar aos consumidores. 

Conta - O déficit de 5,6 bilhões de reais refere-se à diferença entre as receitas e despesas previstas para 2014. Entre as receitas está, por exemplo, o aporte de 9 bilhões de reais do Tesouro Nacional já previsto no Orçamento, além da arrecadação de multas, taxas como Uso do Bem Público (UBP) e o pagamento de financiamentos.
Entre as despesas, estão itens legalmente atribuídos à CDE, como o Programa Luz Para Todos (875 milhões de reais), subvenção da tarifa social (2,09 bilhões de reais) e o subsídio à geração de energia nos sistemas isolados da Região Norte (4,6 bilhões de reais) e o pagamento de indenizações (3,178 bilhões de reais). Pesou ainda nas despesas o déficit de 2013, uma "herança" de 1,5 bilhão de reais.
Cada empresa só pode repassar a variação de custos a seus consumidores uma vez ao ano, já que o regime de bandeira tarifária foi adiado de janeiro de 2014 para o início de 2015. Neste programa, os brasileiros teriam reajustes mensais em suas contas, de acordo com o regime de chuvas e o custo de operação das usinas térmicas. 

Revista Veja

Operação Lei Seca prende 2 e apreende 17 veículos em Petrópolis


Operação Lei Seca em Petrópolis (Foto: Divulgação/Ascom PMP)A blitz aconteceu no fim da noite do último sábado
(Foto: Divulgação/Ascom PMP)
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) divulgou na noite desta segunda-feira (10) o balanço da Operação Lei Seca feita no fim da noite de sábado (8) em Petrópolis, Região Serrana do Rio. A fiscalização, feita pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), contou com apoio da Polícia Militar e de agentes da CPTrans. No total, 17 veículos foram apreendidos e duas pessoas foram presas. A ação também recuperou um carro roubado.

A blitz, que aconteceu na Rua Monsenhor Bacelar, próximo à entrada do bairro Valparaíso, durou quatro horas e registrou 80 abordagens. Quarenta e quatro motoristas fizeram o teste do bafômetro e, destes, 21 apresentaram índices de alcoolemia acima de 0,04mg/l. Os agentes multaram 59 veículos e apreenderam 22 carteiras de habilitação.

Das duas pessoas presas, uma foi levada à 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro, por conta do consumo excessivo de álcool. O homem foi flagrado no teste do bafômetro, que registrou índice superior ao permitido (0,55mg/l), o que caracteriza crime de trânsito. Na delegacia foi fixada fiança de R$ 1 mil. O motorista teve a carteira de motorista suspensa e recebeu multa. O outro homem detido durante a operação foi flagrado com um veículo roubado. Ele prestou depoimento e acabou autuado pelo crime de receptação.

Todos que tiveram as carteiras de habilitação apreendidas foram multados em R$ 1,915 mil, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, os motoristas terão o direito de dirigir suspenso por um ano. A operação que teve início às 23h30, contou com 15 agentes, além de uma equipe da CPTrans e do serviço de reboque. Os veículos aprendidos foram levados para o depósito da empresa responsável pelo reboque, no Morin.

Carro alegórico da Unidos da Saudade pega fogo em Friburgo



Incêndio atingiu carro alegórico na parte externa do barracão (Foto: Mario Zago)Incêndio atingiu carro alegórico na parte externa do barracão (Foto: Friba Folia)
Um incêndio atingiu na manhã desta terça-feira (11) um dos carros alegóricos da Escola de Samba Unidos da Saudade em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O carro estava do lado de fora do barracão e sendo preparado para o carnaval. Por volta das 11h, o fogo já tinha sido controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo Peter Fillot, presidente da escola, apenas um carro foi queimado e o prejuízo foi em torno de R$ 30 mil.
A Unidos da Saudade foi fundada em 1948 e já possui 23 títulos. No ano passado, foi novamente a  escola campeã. Para este carnaval, a roxo e branco preparou um desfile com 22 alas, cinco carros alegóricos e cerca de 1.000 pessoas participando com o enredo sobre a cerveja.
Segundo Peter, o carro incendiado foi o terceiro e com a ajuda da comunidade um novo carro será construído antes do carnaval. "Hoje vamos fazer o trabalho de limpeza e amanhã já começaremos os trabalhos", explicou.
O presidente da escola disse ainda que não sabe a causa do incêndio. "Não posso afirmar nada. Mas pessoas que passavam pelo local disseram que viram alguém jogando algo dentro do barracão e saiu correndo. O que a gente pede é que quem tiver câmera de vigilância, nos ajude. O fato é que não tinha ninguém soldando o carro no momento do incêndio, frisou Peter.
Imperatriz envia nota
A Escola de Samba Imperatriz de Olaria divulgou um nota, através de uma rede social, para a Unidos da Saudade falando sobre  o incidente."Quem já passou por isso sabe a dor e angustia que sentimos. Mas a redenção vem como o trabalho e a força da sua comunidade, que com certeza redobrará os esforços para recuperar o que foi perdido. Sinto muito mesmo, de coração. A família vermelho e branco se solidariza com sua co-irmã diante do ocorrido. Força roxo e branco!"


Fonte:g
1

Artistas de querem construção de Casa do Artesão em Teresópolis

Artesão participaram de reunião nesta segunda (10) (Foto: Jeferson Hermida/Ascom Teresópolis)Artesão participaram de reunião nesta segunda (10)
(Foto: Jeferson Hermida/Ascom Teresópolis)
A Prefeitura de Teresópolis, Região Serrana do Rio, está conversando com artistas plásticos do município a fim de viabilizar a Casa do Artesão. Durante reunião nesta segunda-feira (10), cerca de 100 artesão conversaram o prefeito Arlei Rosa. O grupo que participou do encontro foi o mesmo que da Feira de Artesanato Local realizada em dezembro do ano passado na Praça Balthasar da Silveira,  na Várzea.
A proposta do grupo, que está se organizando através de associação para fortalecer o segmento, é a implantação de um espaço onde os artesãos possam oferecer cursos, produzir, expor e vender seus artigos dentro do princípio da economia solidária. Por isso, as produções, vendas, compras e trocas são feitas de forma que não explorem ninguém e preservem o meio ambiente.
O projeto prevê ainda parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Educação para intensificar a divulgação turística do município, bem como propagar a cultura do artesanato junto aos alunos das escolas municipais, como atividade geradora de trabalho e renda.
Durante a reunião, ficou combinado que a Prefeitura vai analisar juridicamente a possibilidade de destinar um espaço de exposição e venda de artesanato no Centro de Informações Turísticas, no Soberbo, sede da Secretaria Municipal de Turismo. Também será avaliada, junto à Secretaria dos Direitos da Mulher, a viabilidade de o novo grupo de artesãos ser integrado ao Espaço Mulher, feira realizada nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, e que apresenta a produção de artesanato local, valorizando a autonomia feminina. Paralelamente, será buscado um local adequado para a instalação da Casa do Artesão. O grupo voltará a ser recebido pelo prefeito no dia 28 de abril.