segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pais querem processar hospital após morte de filha que teve coluna quebrada por fórceps no parto


Os pais Rachel e Allen com a menina Olivia Marie Foto: Reprodução/Facebook

Apesar de ter vivido uma gravidez perfeitamente saudável, a norte-americana Rachel Melancon teve o pior parto que poderia imaginar. Ao usar um fórceps (instrumento cirúrgico para retirar o bebê do útero) no parto de sua filha Olivia Marie, o obstetra acabou quebrando sua coluna vertebral e seu crânio, o que lhe causou grave dano cerebral. A menina, que nasceu no último dia 28, sobreviveu por cinco dias, mas acabou falecendo. Agora, os pais querem processar o Medical Center of Southeast Texas.
Eles também lançaram uma campanha no Facebook contra o uso de fórceps em partos. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os pais ouviram um barulho como o de cerâmica quebrando quando o instrumento foi posicionado.
O crânio da menina foi quebrado depois de ser forçado pelo fórceps
O crânio da menina foi quebrado depois de ser forçado pelo fórceps Foto: Reprodução/Facebook
Depois que Rachel entrou em trabalho de parto, os batimentos cardíacos da criança ficaram muito acelerados. “Ela ficou 18 horas em trabalho de parto, com 39 graus de febre, quando o obstetra chegou e pediu para ela começar a empurrar. Mas ela estava tão cansada e o bebê não estava nem no canal de parto ainda”, disse o pai da menina, Allen Coats, de 24 anos.
O obstetra precisou virar Olivia, pois ela está com o rosto voltado para baixo. Ele tentou fazer isso com as mãos. “Quando não conseguiu, ele pegou o pequeno fórceps para tentar puxar a bebê para fora. Ele continuou forçando e chegou a colocar seu pé na cama enquanto tentava puxar” disse Rachel ao jornal. “Quando ele encostou em seu crânio, ouvimos um barulho como o de cerâmica quebrando”.
A menina sobreviveu por cinco dias. Na foto, é possível ver a marca do fórceps no pescoço de Olivia
A menina sobreviveu por cinco dias. Na foto, é possível ver a marca do fórceps no pescoço de Olivia Foto: Reprodução/Facebook
Nesse momento, a mãe foi para a emergência hospitalar fazer uma cesárea. Ao nascer, Olivia não conseguiu respirar e foi levada para outro hospital. Ela sobreviveu por cinco dias com ajuda de aparelhos. Os pais ainda doaram sua válvula cardíaca e tecido dos joelhos para outros recém-nascidos.
O chefe executivo do hospital divulgou um pronunciamento dizendo que a morte de Olivia “despedaçou corações”. Ele acrescentou que o hospital não poderia comentar casos específicos, mas confirmou que uma revisão será realizada.
A mãe ouviu um barulho de cerâmica quebrando quando o fórceps foi posicionado
A mãe ouviu um barulho de cerâmica quebrando quando o fórceps foi posicionado Foto: Reprodução/Facebook
No Facebook, o casal criou a página Olivia Marie Coats para compartilhar a história e estimular o fim do uso do fórceps. "Nós não estamos dizendo que, por causa de um evento trágico, o fórceps deva ser banido. Estamos dizendo que SABEMOS do risco e a parte ruim supera a boa. Já é 2014 e usar o fórceps é uma violência".


Fonte:O extra.globo

Acidente deixa um morto e 12 feridos em Itaboraí, RJ

acid33
Pelo menos uma pessoa morreu e outras 12 ficaram feridas em um grave acidente no município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, na manhã desta segunda-feira (6). O acidente ocorreu às margens da rodovia RJ-116, em uma estrada que dá acesso ao Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois ônibus bateram de frente. Pelo menos dois homens, identificados como Gustavo Nogueira, de 48 anos, e José Luiz da Silva, de 33, foram levados em estado grave para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.
ac56
Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos, socorridos pelos agentes do quartel de Itaboraí. O caso foi registrado na 71ª DP (Itaboraí).

Mamógrafo Móvel do Governo RJ começa a realizar exames em Niterói

mamografoMovel01A partir de 7 de janeiro, moradoras da cidade e também de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá poderão realizar exames para detectar câncer de mama, além de ultrassonografias. O agendamento deve ser feito com as Secretarias Municipais de Saúde
O município de Niterói recebe a partir desta terça-feira, dia 7 de janeiro, o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde. O mais novo equipamento do Serviço Móvel de Imagem do Governo do Estado vai disponibilizar exames digitais de mamografia e ultrassonografia, além de biópsias mamárias, a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto contou com investimentos da ordem de R$ 2,4 bilhões no equipamento. A população do Rio de Janeiro conta também com dois Tomógrafos Móveis e uma Ressonância que rodam todas as regiões do estado. 

A unidade itinerante vai permanecer em Niterói até 31 de janeiro, atendendo de 8h às 17h de segunda a sexta; e de 8h às 15h aos sabados. Pacientes que residem em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá também serão beneficiados com a chegada do equipamento. A unidade será instalada na Rua Joaquim Costa Ribeiro, Centro. 
A iniciativa tem por objetivo garantir diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano. A Região Metropolitana II foi escolhida para dar início ao projeto porque é onde tem o menor percentual de exames de mamografia realizados em mulheres na faixa etária indicada para o rastreio.
Indicação para o exame - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda que todas as mulheres acima de 50 anos devem fazer mamografia a cada dois anos. Quando a paciente tem caso de câncer de mama na família, o exame deve ser feito anualmente. A Lei 11.664 determina que o SUS deve assegurar a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer de mama. 
- Com a iniciativa do Mamógrafo Móvel, o Governo do Estado está auxiliando os municípios do Rio de Janeiro a cumprir a sua parcela de responsabilidade na oferta de diagnóstico precoce de câncer de mama - destacou a subsecretária de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde, Ana Neves.
Leia mais:

Capacidade - O aparelho está preparado para realizar diariamente 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. A previsão é que beneficie mensalmente 2 mil mulheres, realizando mais de 1.500 mamografias, 600 estudos ultrassonográficos e 100 procedimentos de biópsias. O serviço vai permanecer cerca de 15 dias em cada município. Os exames duram 20 minutos cada.
Agendamento - Os agendamentos da mamografia e da ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Governo do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Inspiração em projetos de sucesso - A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por 2 mamógrafos, 1 aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.
- Os exames serão marcados pelas secretarias municipais de saúde e vamos atender não só a cidade onde o mamógrafo ficar fisicamente, mas os municípios do entorno, atendendo a todo o estado. O mamógrafo móvel segue a premissa que já viemos fazendo com os outros equipamentos móveis: não é a população que tem que ir atrás da saúde, mas nós é que levamos a saúde até a população - resumiu o coordenador de unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Ataualpa.

Prefeitura realiza reunião com os funcionários da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento 24H Nathan Garcia Leitão), para ouvir as demandas dos funcionários e buscar soluções para melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam na unidade.

Objetivos do encontro foram ouvir demandas e buscar soluções para melhorar as condições de trabalho dos profissionais



 A Prefeitura Municipal de Teresópolis,realizou no dia 06 ( segunda -feira) uma reunião com os funcionários da  UPA (Unidade de Pronto-Atendimento 24H Nathan Garcia Leitão), localizada no Bom Retiro, para ouvir as demandas dos funcionários e buscar soluções para melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam na unidade. Entre os pedidos estão o pagamento da segunda parcela do 13º salário e a aquisição de materiais para atendimento.

O Secretário M. de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, o presidente do Conselho M. de Saúde, Valdir Paulino, e o vereador Maurício Lopes, presidente da Câmara Municipal, também participaram da reunião, assim como um representante do Instituto Social Fibra, organização que administra a UPA.

“A Prefeitura tem cumprido com sua obrigação de fazer os repasses para a Fibra, mas recebemos reclamações sobre o não pagamento do valor integral do 13º e também sobre a falta de material, entre outras questões. Estamos aqui para ouvir os funcionários e tomarmos medidas para que os problemas sejam resolvidos”, frisou o prefeito, agradecendo o empenho e dedicação dos profissionais que trabalham na UPA.

Suzana Viera ganha CD autografado de Aline Barros A atriz fez questão de comentar no Twitter que gostou do presente

Pelo Twitter Suzana Vieira comentou que amou o novo CD da cantora Aline Barros “Graça”, álbum lançado em novembro pela MK Music.
A atriz postou uma foto no microblog dizendo que o disco está lindo e ainda enviou um recado à cantora. “Lindo o novo CD da querida @aline_barros! Amei! Que Deus te abençoe cada vez mais Aline…”, escreveu Suzana.
Aline Barros retuitou a postagem da atriz, mas não comentou. Já a gravadora, através do perfil “MKMusicBrasil” escreveu apenas “amém” copiando a fala de Suzana.
Internautas dividiram suas opiniões com a postagem da atriz global. Muitos não viram com bons olhos, outros comemoraram que o evangelho está sendo pregado através do CD.
A postagem de Suzana Vieira no Twitter foi feita dois dias antes da exibição do programa “Festival Promessas” na Globo. Aline foi a participação que mais teve tempo na exibição do programa gravado ao vivo na Esplanada dos Ministérios.
Dias depois dessa apresentação Aline Barros recebeu o convite para participar da novela “Amor à Vida”, onde Suzana interpreta uma das personagens principais. A ideia era que Aline se apresentasse na igreja da trama durante o culto de final de ano, mas a cantora não aceitou o convite.
O CD “Graça” já é sucesso de vendas em todo o Brasil, recentemente o álbum recebeu o Disco de Platina pela vendagem de mais de 80 mil cópias. Com 14 faixas, incluindo canções inéditas e versões internacionais, o trabalho traz um resultado musical diferente dos demais discos da cantora que completou 21 anos de ministério em 2013.

Estado recupera áreas atingidas pelas chuvas e reduz os riscos de desastres

Apartamentos construídos em Conselheiro Paulino
Apartamentos construídos em Conselheiro Paulino

Ações das secretarias de Obras e de Defesa Civil marcaram o ano de 2013
Em 2013 o governo do estado atuou com ações de prevenção e reconstrução na Região Serrana. Enquanto a Secretaria de Obras concentrou as intervenções para recuperar áreas atingidas pelas chuvas, a Secretaria de Defesa Civil promoveu operações para reduzir os riscos de desastres. Nas cidades mais atingidas, como Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, entre 2012 e 2013 foram realizadas 49 grandes intervenções de contenção de encostas. Outras dez ações deste tipo devem ser concluídas no primeiro semestre de 2014 no município de Petrópolis. Além disso, mais sete intervenções nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis têm previsão de conclusão para maio de 2014.

A Secretaria de Obras também entregará cerca de quatro mil unidades habitacionais até o fim deste ano, beneficiando milhares de pessoas da Região Serrana. O investimento total nas moradias é de R$ 527 milhões.

Com o propósito de prevenir possíveis danos provocados pelas chuvas, a Secretaria de Defesa Civil implantou, em 2013, um projeto inédito no país. Presentes em 42 localidades da Região Serrana, as Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) — módulos operacionais de 30 metros quadrados equipados com computadores e telefones interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres da Defesa Civil — já beneficiam cerca de 50 comunidades dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. 

INVESTIMENTOS NA SERRA ULTRAPASSAM R$ 2,6 BILHÕES - Em 2013, a Secretaria de Obras esteve à frente de grandes intervenções de infraestrutura e reforma para atender às vítimas das chuvas que ocorreram nos últimos anos na Região Serrana. As obras, que totalizam investimentos de mais de R$ 2,6 bilhões, prosseguiram com força total em várias cidades nas áreas de contenção de encostas, obras de dragagem de rios e construção de moradias e pontes. 

O número de unidades habitacionais concluídas e disponibilizadas às famílias vítimas das fortes chuvas foi significativo. Em Nova Friburgo 966 moradias, entre apartamentos e casas, foram inauguradas. Obras em etapa avançada em Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto também vão beneficiar cerca de 60 famílias; a entrega das moradias está prevista para o primeiro trimestre de 2014.

"O governo do estado está presente nas cidades atingidas pelas chuvas desde os primeiros momentos do desastre. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo grandes investimentos, principalmente na construção de moradias dignas, na reconstrução e prevenção de episódios como aqueles ocorridos em 2011”, afirmou o secretário de Obras, Hudson Braga.

Seis pontes também foram concluídas no ano de 2013 pela Secretaria de Obras. No total, 60 estruturas foram entregues pelas secretarias de Obras e de Agricultura até agora. A secretaria e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vai erguer outras 26, têm investido recursos no valor de R$ 85,5 milhões na construção de pontes.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também realiza obras nos principais rios e canais, especialmente nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, que foram muito afetadas pelas enchentes. Em Nova Friburgo estão sendo aplicados R$ 261,4 milhões em obras. Já em Teresópolis, as intervenções estão orçadas em R$ 180 milhões. No município de Petrópolis também estão em andamento serviços no valor de R$ 75,8 milhões. 

AGENTES COMUNITÁRIOS CONSCIENTIZAM MORADORES - As Unidades de Proteção Comunitária funcionam 24 horas e contam com o apoio de 170 agentes comunitários que, devidamente qualificados pela Secretaria de Defesa Civil, realizam treinamentos com moradores e auxiliam em processos de desocupação em caso de enchentes ou desmoronamentos, de forma a antecipar ações diante de um possível desastre. Além disso, permitem o auxílio direto no trabalho de conscientização da população com medidas de prevenção e de estratégias de evacuação em casos de riscos geológicos.

Com o intuito de preservar vidas e reduzir, ao máximo, a possibilidade de catástrofes, as UPCs são mais uma força de trabalho da secretaria dentro das comunidades. Elas permitem que as informações técnicas, alertas, alarmes e protocolos de desocupação sejam repassados diretamente para os moradores das regiões onde foram instalados o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes. 

Além disso, as UPCs ainda contam com o cadastramento de moradores e recursos, realizado pelos agentes comunitários, o que possibilita uma ação mais eficiente e eficaz em situações de risco. "A instalação das UPCs na Região Serrana nos possibilita, a partir de agora, ter um braço operacional dentro destas áreas vulneráveis. Outro ponto importante e que contribuirá bastante para evitar os eventos adversos é a expansão do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes. Buscar a excelência no atendimento à população e minimizar os efeitos de um desastre, sempre com o foco na proteção de vidas e de bens, é o que rege o trabalho dos profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros”, disse o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões.



Obra de contenção na Rua Cristina Ziede

Kleber Lucas fala sobre sua participação em Amor à Vida: “Ser sal fora do saleiro”

·          
Kleber Lucas falou com exclusividade ao Gospel Prime sobre o que o levou a aceitar participar da novela “Amor à Vida”.
Através da assessoria da MK Music, o cantor respondeu dizendo que participou da trama de Walcyr Carrasco para “brilhar na escuridão”. “Os filhos da Luz estão me perguntando por que eu decidi ‘brilhar na escuridão’… Eu, sinceramente, não consegui entender a lógica desse questionamento, uma vez que o chamado é o de ser Sal fora do saleiro e luz do mundo no mundo”, afirmou o cantor.
Quando questionado sobre os motivos que o levaram a dizer sim para a produção da Rede Globo, Kleber Lucas pediu para que os evangélicos reflitam na canção “Profeta da Esperança”, música que dá título ao seu mais novo CD.
A letra é de sua autoria e versa sobre pregar o evangelho em todos os cantos da Terra. O refrão da música diz: “Eu vou lançar as redes/ Eu vou cuidar de vidas/ Eu vou na Babilônia pra libertar cativos”.
No episódio transmitido no dia 31 de dezembro o cantor gospel contracenou com o núcleo evangélico da novela. A igreja fictícia montada para mostrar a conversão de alguns personagens realizou um culto de virada de ano com Ceia, tendo Kleber Lucas como convidado especial.

Garotinho cadastra eleitores evangélicos e distribui kits

Principais candidatos na eleição no Rio querem atrair evangélicos
O deputado Anthony Garotinho (PR) já começou a campanha para voltar a ser governador do Rio de Janeiro. Em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, tem se dedicado a agradar o eleitorado evangélico.
Sendo estado com o menor percentual de católicos do país (45,8%), acredita-se que no Rio, pelo menos um terço do eleitores sejam evangélicos. “Ficamos combinados assim: eu oro por você e você ora por mim” é o lema da rede montada por ele e que 

alcança os fiéis que ouvem seus programas de rádio
Ele já está organizando um cadastro e distribuição de um kit promocional com livro, camiseta e carteirinha personalizada com a foto dele. Tudo enviado gratuitamente pelo correio, acompanhado de uma carta assinada pelo “Irmão Garotinho”. O pacote recebe o nome de “Palavra de Paz”, rede de venda de material evangélica de sua propriedade.
Através de um site, cada interessado (que more no Rio) preenche um cadastro com dados como nome, cidade, bairro e igreja que frequenta. Seu portador passa a ser um “intercessor” registrado do pré-candidato ao governo. “A oração é a chave que move o coração de Deus. Creia nisso!”, divulga o deputado na mensagem aos futuros eleitores.
Garotinho possui programas religiosos em várias rádios e inevitavelmente também fala de política.   Seu programa de maior audiência toca música, tem pedidos orações e faz sorteio de presentes que incluem geladeira e máquina de lavar.
Criticado pelos seus opositores, ele afirma que a distribuição dos kits nada tem a ver com a eleição. Em 2013, o Ministério Público fez cinco denúncias contra Garotinho por propaganda antecipada. Nenhuma delas falava sobre o kit ou os programas de rádio.
Garotinho nega que o cadastro, que já registrou 3.000 pessoas, tenha finalidade eleitoral. “Isso não tem nada a ver com campanha, e o livro que eu envio não tem nenhuma conotação política”, afirma.
Embora não diga explicitamente que deseja voltar a ser governador nos programas de rádio, muitas vezes os próprios ouvintes lembram disso.  “Só tenho muito a agradecer ao senhor. Que Deus o ilumine, e que seja o nosso governador em breve”, afirmou anteontem a ouvinte Sandra de Carvalho no ar. “Isso é se Deus quiser”, respondeu o deputado.
Procurado pela imprensa, negou que faça campanha antecipada no rádio: “Não posso controlar os ouvintes… A lei diz que eu não posso pedir voto. Se a ouvinte diz que espera que eu seja governador, o que eu vou responder? Que eu não quero?”, questiona.
Mas Garotinho não está sozinho no apelo aos evangélicos. Segundo as pesquisas mais recentes, seu principal opositor é Marcelo Crivella (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Quem também procura se aproximar dos eleitores evangélicos é Lindbergh Farias, que levou para trabalhar em seu gabinete o pastor Sóstenes Cavalcante, o coordenador de eventos de Silas Malafaia.

O Datafolha mostra Garotinho em primeiro, com 21% das intenções de votos. Empatados em segundo, com 15%, viriam Crivella e o senador Lindbergh Farias (PT). Contudo, na pesquisa do Ibope, contudo,Crivella aparece na primeira posição, com 16%, Garotinho tem 13% e Lindbergh está com 11%.  Com informações Veja e Valor.

Agora é lei: Governo pode doar veículos da PM aos policiais

O governo estadual já está autorizado a doar os veículos que tenham integrado a frota da Polícia Militar a PMs. De acordo com a Lei 6.658, publicada no último dia 27/12, no Diário Oficial do Poder Executivo, são 812 carros e 325 motocicletas que poderão ser descaracterizados e repassados aos militares.

De autoria do Executivo e com substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a lei considera a licitação para aquisição de novos veículos e prevê que as velhas patrulhas serão distribuídas entre a tropa por sorteio.


Fonte: Alerj Notícias


Magé incentiva agricultura

f33 
A dificuldade de anos atrás ainda está na memória do agricultor José Calado, 44 anos, que tira da plantação de banana, em Magé, a renda familiar. “Era difícil. Só não desisti porque isto é minha vida”, lembra enquanto caminha pelo bananal, que produz dez espécies de banana.
90Hoje, entretanto, “está melhor”, garante. É que José e outros produtores contam, agora, com incentivos da prefeitura para a produção no município. O aluguel subsidiado de tratores é um deles. A criação de feiras locais, a construção de um galpão para armazenamento e obras nas vias de escoamento da produção completam o pacote de políticas públicas da cidade. “A região tem vocação, tem terra e clima”, garante o secretário de Agricultura de Magé, Aloísio Sturm, um engenheiro agrônomo de 70 anos. “Durante os anos de 1920 e 1930, Magé era o maior produtor de banana do país. Queremos retomar o título”, anima-se.
d3
O secretário diz estar certo de que o trabalho dará resultado. “Nosso objetivo é fomentar a produção de quem quer trabalhar”, afirma.
Além dos incentivos municipais, o governo do estado, em parceria com o BNDES, entregou a 200 famílias, no final de dezembro, maquinário completo para a produção dos frutos.
“Minhas expectativas para as próximas safras são as melhores possíveis. A gente nunca recebeu equipamentos antes”, contenta-se Cezar da Silveira Ferreira, 48, presidente da Associação de Pequenos Produtores do assentamento Fazenda Santa Rosa. “Vamos trabalhar pensando no abastecimento para os eventos de grande porte como a copa e as olimpíadas”, anima-se.

Alerta máximo para perigos nas cachoeiras durante o verão


corpo 
Neste mês de janeiro, além do calor típico do verão, é também o período de férias escolares. Por isso, as famílias aproveitam e levam as crianças para se refrescar nas cachoeiras da região. Apesar da aparente calma e tranquilidade, os pais devem ter atenção redobrada com os pequenos na hora de aproveitar o calor na cachoeira.
Para evitar acidentes, o capitão Bruno França, do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo alerta que é importante ficar atento para a presença de limo, pedras soltas e risco de quedas. Outra dica é não subir em pedras altas para mergulho.
Temperaturas altas
As cidades da Região Serrana como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, têm registrado temperaturas altas, variando entre 31º e 18º. A tendência é que o forte calor continue durante todo o final de semana.
cabeça 2
Cabeças D’água
As pessoas que frequentam cachoeiras, nesta época de altas temperaturas e fortes chuvas – devem redobrar os cuidados.
Quando chove muito a água fica represada e, ao descer, resulta em uma enxurrada de grande proporção e rapidez, muitas das vezes imperceptíveis, arrastando tudo que está a sua frente. Portanto fique ATENTO aos avisos e formações de nuvens na região.

Tráfico domina lixões ilegais e cobra taxa por despejos

3u
O tráfico de drogas na Baixada Fluminense está buscando alternativas para manter capitalizadas as quadrilhas que fogem de comunidades ocupadas pela polícia. E foi no lixo que os criminosos encontraram um novo meio de lucrar: eles cobram taxas de caminhões que continuam despejando detritos irregularmente em dois lixões clandestinos de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.
O local abrigava o maior aterro sanitário da América Latina, que foi fechado em junho de 2012 para dar lugar a uma usina de biogás. Aos poucos, ao menos duas áreas foram sendo transformadas em um lucrativo negócio para os traficantes do Complexo da Mangueirinha, em Caxias, que viram na montanha de lixo a chance de expandir seu domínio, depois que a favela foi ocupada por Companhia Destacada da PM.
Ali, os bandidos atuam livremente: para cada tonelada de material despejado, cobram taxa de R$ 80. Só joga lixo quem paga. Como a maioria do material é detrito químico e hospitalar — que deveria ser descartado em locais específicos e bem longe dali — os responsáveis preferem dar o que o tráfico manda. E para evitar que alguém tente driblar o esquema, os fuzis da Mangueirinha mudaram para lá, junto com os bandidos.
Os traficantes ainda abrigam nos lixões clandestinos fugitivos de outras comunidades do Comando Vermelho no Rio, também retomadas pela polícia, além de abastecer com drogas o vício de quem vive em casebres miseráveis, construídos às margens do antigo aterro. Pessoas que trabalham na região confirmam a presença de traficantes. Segundo afirmam, grupos fortemente armados chegam ao local, às vezes escondidos em caminhões. Um policial que não quis se identificar contou que, a partir de determinados horários, não é seguro transitar pela Avenida Monte Castelo, a principal do bairro.
5
O despejo irregular de lixo ainda coloca em risco a segurança aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim e destrói a faixa marginal de proteção do Rio Sarapuí, uma área de manguezal que, em períodos de cheia, fica alagada. Na última semana no maior deles, na Rua Tocantins, onde verdadeiras montanhas de lixo alcançavam cinco metros de altura. Em outro, flagrado pelo biólogo Mário Moscatelli, que sobrevoou o local, ocorria o que pode ser o despejo de material químico. “É um Haiti dentro do segundo município mais rico do Rio.”
Polícia pede que moradores denunciem suspeitos
O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ranulfo Brandão, responsável pela região, diz que mantém durante toda a tarde e à noite uma viatura na Avenida Monte Castelo. Outra patrulha, garante ele, faz a ronda no entorno do antigo lixão. O comandante pede aos moradores da região que denunciem pelo 2253-1177 (Disque-Denúncia) ou pelo 190 a presença de pessoas suspeitas na área.
Já a Prefeitura de Duque de Caxias, por nota, afirma que a responsabilidade pela fiscalização dos lixões clandestinos e por elaborar projetos para o desenvolvimento social da região são do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Inea implantou, em novembro, um polo de reciclagem voltado para o recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos, que adiante, serão vendidos.
Órgãos prometem providências
Está prevista para breve a liberação de R$ 395 mil para a Prefeitura de Caxias instalar câmeras e impedir novos lixões clandestinos, segundo garantiu o chefe da Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais (Cicca), coronel José Maurício Padrone. De acordo com ele, sem elas, “é impossível” controlar todas as entradas de Jardim Gramacho.
Por nota, o Inea afirma que a revitalização do bairro “está em fase de elaboração de projeto básico de urbanismo e infraestrutura”. E dá como prazo o mês de junho de 2014, quando o fechamento do antigo aterro sanitário completará dois anos. O objetivo, diz o órgão, é melhorar a qualidade de vida e evitar a degradação do manguezal.
Risco de causar acidente aéreo
Para Moscatelli, além dos problemas ambiental, humanitário e socieconômico, há risco de urubus atingirem aviões que pousam e decolam do Galeão, a cinco quilîometros dali. Ele lembra que a lei federal 12.725 proíbe a aterros sanitários num raio de 20km a partir da pista principal dos aeroportos, justamente por atrair aves e arriscar a segurança aérea. “Estão esperando que caia um boeing?”, questiona.
À esquerda do antigo aterro, há rua de terra, repleta de barracos de madeira e que dá acesso a um dos maiores lixões. O mau cheiro também indica a existência de lixo. “Quando chove, vira lama e mistura ao esgoto. É terrível, mas não tenho para onde ir nem do que viver”, lamenta M., moradora que vive da coleta de materiais recicláveis com três filhos.

Casal é detido por suspeita de tráfico em Teresópolis, no RJ

Caso foi na madrugada desta segunda-feira (6) no Parque São Luiz. .Foram apreendidos 17 sacolés de cocaína e um tablete de maconha.


Um homem de 33 anos e uma jovem de 24 anos foram detidos no início da madrugada desta segunda-feira (6) por suspeita de tráfico no Parque São Luiz em Teresópolis, Região Serrana do Rio. Uma equipe do Setor Alfa da Polícia Militar chegou até o casal através de denúncia. Com eles foram apreendidos 17 sacolés de cocaína e um tablete de maconha de aproximadamente 40 gramas.

De acordo com os policiais, ao chegarem na servidão apontada na denúncia eles avistaram a mulher deixando o material em cima de um muro e logo depois se afastou. O homem foi abordado na hora em que pegava a carga deixada pela jovem. Os dois foram encaminhados para a 110ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados por tráfico de drogas.

Acidente na RJ 130, uma pessoa presa ás ferragens


Aconteceu por volta de 02h00min. da manhã desta segunda feira 06-01, segundo informações, o motorista teria perdido o controle do caminhão MB ao fazer a curva no KM 01 próximo ao bairro de Montanhas, na colisão o motorista ainda não identificado teria ficado preso nas ferragens e com a ajuda de populares foi retirado e aguardou o Corpo de Bombeiros ás margens da rodovia, dois postes foram derrubados causando transtornos aos moradores da região de Albuquerque, os postes não são de cabos de energia, segundo informações seriam da empresa OI.

Fonte : Paulo Vicente CIDADE URGENTE ao vivo a partir das 17:30 na TV