quinta-feira, 18 de abril de 2013


Cidade britânica estuda espaço para consumo de drogas


Se necessário, os usuários de drogas nessas salas poderiam receber cuidados médicos./Foto: Reprodução internet.
A cidade de Brighton, na Grã-Bretanha, poderá se tornar a primeira no país a ter salas onde usuários poderiam usar drogas livremente sem sofrerem penas judiciais.
O objetivo é reduzir o número de mortes ligadas à drogas na cidade, situada na região litorânea sul da Grã-Bretanha, e que, segundo autoridades locais, há anos apresenta um grave histórico de abuso de drogas.
Uma pesquisa realizada pela Comissão Independente de Drogas de Brighton e Hove sugeriu a criação de recintos em que indivíduos pudessem consumir drogas ilegais sob supervisão de funcionários com treinamento médico. A proposta está sob apreciação da administração municipal.
Se necessário, os usuários de drogas nessas salas poderiam receber cuidados médicos. A intenção é diminuir o risco de overdoses e de mortes ligadas ao consumo de drogas, bem como reduzir o consumo de drogas nas ruas de Brighton.

Críticas

A proposta, no entanto, a exemplo do que ocorreu em outras cidades europeias que introduziram ou pensam em introduzir modelos semelhantes, conta com críticos ferrenhos.
Chip Somers, presidente do centro de reabilitação Focus 12, que defende a abstinência das drogas, afirma ser preciso encontrar um equilíbro entre dar apoio a viciados e técnicas para reduzir os males do consumo, mas que não se pode "compactuar com opções ruins de estilos de vida e, nesse caso, comportamento ilegal".
A comissão de Brighton é formada por dez pessoas, entre elas a mãe de uma jovem drogada em recuperação, que há dez anos atua em campanhas para reduzir os perigos das drogas na cidade.
Brighton e Hove contam com uma população de 270 mil pessoas. E, de acordo com a comissão, mais de 60 mil moradores locais já usaram drogas.
Durante anos o balneário encabeçou a lista de cidades britânicas com maior número de mortes ligadas ao consumo de drogas.
Entre os países em que há recintos em que viciados podem consumir entorpecentes livremente estão Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Noruega, Suíça, Canadá e Austrália.

Despachante e funcionária do Detran São 

Presos.

Já haviam sido presos outros 12 integrantes dessa quadrilha.
  
Durante ação conjunta da Corregedoria do Detran e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), foram presos, na manhã desta quinta-feira, o despachante Luiz Aguiar e a prestadora de serviço do Detran Luzinete Figueiredo de Souza, auxiliar técnica de controle do posto de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Eles estavam envolvidos no esquema de falsificação de documentos para carros clonados. Na casa de Luzinete, os policiais apreenderam R$ 13 mil em dinheiro.
Nesta quarta, já haviam sido presos outros 12 integrantes dessa quadrilha. Vale informar que, na manhã desta quinta, a DRFA cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma fábrica de placas em geral, não credenciada pelo Detran e onde eram confeccionadas as placas para as fraudes. Uma pessoa que estava no interior da fábrica foi detida para averiguação.
A quadrilha era especializada em “esquentar” os carros roubados, clonando placas e documentos de outros veículos com as mesmas características (marca, ano e cor) do veículo regular.
Os espelhos dos documentos usados pelo bando eram autênticos, sendo desviados para a quadrilha por Luzinete.

O corregedor do Detran, David Anthony, frisou que o Departamento tem agido de forma intensiva contra irregularidades em seus postos, e quando constatadas anomalias, atua em conjunto com a Polícia Civil e o Ministério Público para sanar as irregularidades.”