segunda-feira, 29 de abril de 2013


Jogador do Vasco diz à polícia que não conhece namorada de traficante

'Menor P' teria torturado mulher após desconfiar de relação com Bernardo.
Delegado informou que meia não foi torturado: 'Não houve agressão'.

Bernardo depôs por volta das 12h na delegacia de Bonsucesso sobre a investigação de tortura (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Bernardo depôs por volta das 12h na delegacia de Bonsucesso sobre a investigação de tortura (Foto: Thiago Lontra)
O jogador do Vasco Bernardo negou, em depoimento no início da tarde desta segunda-feira (29), na 21ª DP (Bonsucesso), conhecer Daya
De acordo com um dos advogados que acompanhou o meia no depoimento, Elvis Paes, o fato de Bernardo e Dayana não se conhecerem foi comprovado na delegacia. Esta teria sido a única informação fornecida por eles que já não estava na investigação.na Rodrigues, namorada do traficante Marcelo Santos das Dores, o “Menor P”. Segundo o delegado titular da 21º DP (Bonsucesso), José Pedro Costa da Silva, Bernardo não foi agredido, como havia sido noticiado anteriormente. Apenas a mulher foi torturada — levou cinco tiros de raspão —, após o traficante desconfiar que ela teria um caso com o meia.
“Bernardo foi ouvido como vítima da conduta que foi atribuída ao Menor P e da agressão à Dayana. Todo o relato dos fatos já eram de conhecimento da polícia. O único ponto que a polícia ainda não tinha esclarecido era se ele conhecia a Dayana. Ele declarou e comprovou que jamais tinha visto ela”, explicou Elvis . "Niguém sabe de onde isso surgiu."
Segundo o advogado, Bernardo deve se pronunciar publicamente nesta terça-feira (30), por meio de uma entrevista coletiva ou nota oficial, o que será decidido junto com os agentes do jogador.
O delegado adjunto Niandro Lima confirmou o que os advogados também já haviam dito, que não há sequelas físicas no corpo do atleta: “Não reparei em marcas de agressão”.
Tortura a Dayana
A investigação teve início após Dayana Rodrigues, que segundo a polícia seria "namorada número 1" de Menor P, um dos foragidos mais procurados do Rio, com recompensa oferecida de R$ 2 mil (Disque Denúncia), dar entrada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, no dia 22. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, Daiane levou dois tiros, um no joelho direito e outro no pé esquerdo, foi submetida a duas cirurgias, e recebeu alta na manhã desta quinta (25).

O delegado titular da 21º DP (Bonsucesso), José Pedro Costa da Silva, disse que, no domingo (21), o jogador do Vasco e Dayana foram sequestrados e torturados por traficantes. De acordo com a polícia, os dois teriam sido flagrados juntos na Favela Salsa e Merengue. De lá, teriam sido levados a uma casa no Morro do Timbau, onde foram agredidos. O jogador nega a versão.


UPCs de Petrópolis entram em operação em junho



Modelo pioneiro na América Latina, as 10  primeiras Unidades de Proteção Comunitária (UPC) - num total de 42 instaladas pelo governo do Estado na Região Serrana - começam a funcionar, em junho, em Petrópolis. O superintendente operacional da  Secretaria estadual de Defesa Civil, coronel Luis Guilherme Ferreira dos Santos, acompanhado do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), vistoriou nesta sexta-feira (26.04) a montagem das estruturas. As visitas foram iniciadas na UPC da Vila Felipe, no Alto da Serra. As estruturas possuem 30 metros quadrados, são munidas de computadores e telefones que estarão interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) da Defesa Civil. "Os equipamentos eletrônicos e o mobiliário já estão em Petrópolis e os agentes já foram treinados. Terminada a montagem dos módulos, o trabalho se inicia de imediato", anunciou coronel Luis Guilherme. De junho a novembro, antes do período das chuvas, será realizada a aclimatação dos agentes com o dia a dia da comunidade, equipamentos e a dinâmica de procedimentos da Defesa Civil. "Esse período, como é um projeto inovador, é essencial para ajustes para que aberta a temporada das chuvas, tudo esteja 100 por cento", completa o superintendente operacional da DC.
O princípio do trabalho de recurso humano usado na UPC foi inspirado no programa Agentes Comunitários de Saúde. Os agentes das UPCs, assim como os que trabalham na saúde, foram selecionados dentro das próprias comunidades. "É preciso que eles conheçam profundamente a região e os moradores. É mais ágil sua mobilidade e identificação das pessoas, dos riscos e das medidas de urgência a serem tomadas", explica Bernardo Rossi que já apresentou indicação do governo do Estado para que mais áreas de risco sejam dotadas de UPCs.
A escolha dos locais de instalação também segue estratégia para ampliar a área de cobertura. São colocadas prioritariamente próximo dos pontos de apoio da Defesa Civil, os locais para receber moradores em episódios de alerta e mais: na "fronteira" entre bairros onde exista comunicação por ruas. "Isso dobra a capacidade de observação, medição e de alerta que os agentes poderão dar", completa o coronel Luis Guilherme
Em Petrópolis, as unidades estão sendo instaladas no Morro dos Ferroviários; no bairro Vila Felipe, divisa com rua Dom João Braga; divisa entre os bairros Independência e Taquara, Duques, Quitandinha, divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet, São Sebastião, comunidade da 24 de Maio, Siméria e Sargento Boening. Foram contratados e capacitados 170 pessoas, 42 delas para atuar em Petrópolis, agentes que se revezaram em plantões de 24 horas. Estão sendo instaladas mais 32 unidades em Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim.

Turb testa novos ônibus articulados




A Viação Turb Transportes Urbanos S/A começou a testar o novo ônibus articulado. O veículo da Mercedes Benz ficará na empresa por cerca de 30 dias, em fase de testes, realizando o trajeto da Linha 700 (Terminal Itaipava x Centro). Durante este período, a Turb vai preparar um relatório que será entregue à Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans), especificando os principais problemas do sistema viário encontrados no trajeto realizado pela linha.
Segundo o diretor da Turb, Jean Moraes, a intenção é colocar o veículo em operação, mas é preciso, primeiro, que haja ajustes e remodelação no sistema viário. “Estamos estudando junto com a CPTrans a possibilidade de melhorar a mobilidade urbana para implantar este ônibus articulado no sistema de transporte da cidade. O importante é que o veículo passou por testes críticos do trajeto feito pela linha 700. Sabendo disso, é preciso agora elaborar melhorias nesses trechos para que o veículo possa, futuramente, entrar em circulação”, disse.
Ainda de acordo com Jean, a escolha pela Linha 700 foi operacional, uma vez que o veículo é mais longo e não conseguiria realizar trajetos em alguns bairros.Além disso, a linha atende cerca de 200 mil pessoas mensalmente.
Os testes com o ônibus articulado começaram na sexta-feira, dia 26, e todo o trajeto foi filmado pela empresa. O estacionamento irregular, a grande quantidade de quebra molas, a falta de espaço em algumas baias de embarque e desembarque e os acessos aos Terminais de Corrêas e Itaipava foram os principais problemas apontados pela Turb. “Na Rua Alberto de Oliveira, encontramos dificuldades devido à grande quantidade de carros estacionados irregularmente. Esse problema é comum em toda a cidade e já enfrentamos dificuldades em outras linhas com o carro convencional. O veículo articulado precisa de espaço”, destacou Jean.
Os quebra-molas ao longo da Avenida Barão do Rio Branco e Estrada União e Indústria também dificultam o trajeto do coletivo. Em alguns trechos, por exemplo, existem duas lombadas em menos de 50 metros. Por ser maior e ter a parte traseira mais sensível, o motorista precisa passar pelo quebra-mola em velocidade muito baixa, podendo gerar retenções. Os acessos aos terminais, principalmente em Itaipava, também precisariam de melhorias. Além disso, as entradas e saídas desses locais precisam estar desobstruídas.
Na manhã de ontem, por exemplo, o ônibus teve dificuldades para fazer a volta em frente ao Terminal de Itaipava, devido a um caminhão que estava estacionado em local irregular. “Esse é o maior problema que enfrentamos”, frisou o motorista Itamar Silveira Castilho. Ele atua na profissão há 19 anos e aprovou o novo veículo. “O ônibus é leve e não é cansativo para dirigir. Se esses problemas no trajeto foram equacionados vai fluir muito bem”, ressaltou.
O ônibus articulado mede 18 metros (sete a mais que o comum) e tem capacidade para acomodar 200 passageiros. O motor é 0500, tem câmbio automático e é movido a biodiesel.Além disso, o motorista precisa ter carteira E, com aptidão para guiar caminhão bitrem ou biarticulado.

Vereadores recebem deputado federal Marcelo Matos (PDT) e vão criar Frente Parlamentar 
para cobrar em Brasília ações para as vítimas da tragédia de 2011




Os vereadores de Teresópolis receberam uma comissão formada por moradores das localidades Granja Florestal, Caleme e Espanhol .O grupo reivindica atuação do Poder Legislativo junto ao Executivo e ao Governo do Estado para recuperar as áreas atingidas pelas chuvas há dois anos e que até hoje ainda não foram assistidas. Os moradores alegam que além das conseqüências da tragédia de 2011 os bairros carecem de posto de saúde e infraestrutura para garantir à população tranquilidade. O grupo apresentou, através de um ofício, outras reivindicações como informações sobre a empresa responsável pelas vistorias e negociações e cuidados nas remoções às margens dos rios, já que possivelmente ainda existem restos mortais. 


Hoje, 29.04, a Câmara Municipal recebeu o deputado federal Marcelo Matos (PDT) para ajudar os vereadores na organização da Frente Parlamentar, cujo trabalho será mostrar aos Ministérios das Cidades, Integração, Turismo e Educação a realidade das áreas afetadas pela tragédia em 2011 e buscar ações concretas para recuperar Teresópolis. “Temos que construir algo melhor para a sociedade, precisamos trazer investimentos”, afirmou o deputado. 


Os vereadores vão fazer um levantamento das áreas de risco, do número de desabrigados para organizar um relatório a ser entregue nos ministérios. “Vamos agir e cobrar medidas que tragam para Teresópolis respeito e autoestima”, garantiu o presidente da Câmara, Maurício Lopes. 


No próximo dia 08.05, os vereadores vão visitar a Granja Florestal na parte da tarde e às 19h haverá um encontro com os moradores na Igreja Católica da Granja Florestal.

Igreja Católica Excomunga Padre

Padre que mantinha posições progressistas sobre casamento homossexual.
O padre de uma cidade do interior de São Paulo que defendia o aceitamento do casamento homossexual por parte da Igreja Católica, entre outras posições polêmicas, foi excomungado hoje. Roberto Francisco Daniel, 48 anos, havia rezado ontem sua última missa em Bauru, cidade a 300 km da capital paulista, em evento concorrido na cidade. Progressista, disse que deixaria de exercer funções religiosas após se desentender com a cúpula da Igreja há alguns meses, mas poderia voltar um dia.

Isso, porém, não deve ocorrer. Em comunicado publicado hoje, a Diocese de Bauru anunciou a excomunhão do religioso pela atitude “incompatível” com as obrigações sacerdotais.
“Em nome da “liberdade de expressão” (o padre) traiu o compromisso de fidelidade à Igreja a qual ele jurou servir no dia de sua ordenação sacerdotal”, diz a nota (veja íntegra no fim da matéria).
Em vídeo divulgado na internet há cerca de dois meses, o padre havia defendido que a igreja deveria aceitar o casamento homossexual e banir a distinção de pessoas por sua sexualidade.
“Se a ciência humana está constatando que hoje não dá mais para enquadrar seres humanos em homossexuais, bissexuais ou heterossexuais, nós deveríamos simplesmente nos ver como seres sexuados, e que o amor pode surgir em qualquer um desses níveis”, defendeu então.
A Diocese de Bauru convocou um padre canonista perito em Direito Penal Canônico para aplicar a Lei da Igreja. O Bispo Diocesano, Caetano Ferrari, 70 anos, já havia dado chance para que Roberto Daniel se retratasse das declarações, o que não ocorreu.

Homem é Assassinado em Magé

O caso será investigado pela 66º DP (Piabetá).
 
Um homem foi morto no bairro Piabetá, em Magé, na Baixada fluminense, na noite deste domingo (28). Rodrigo Lopes Barcelos, 29, estava no Jones Bar, na Rua Guarani, quando um homem numa moto o atingiu com dois tiros e fugiu. Policiais do 34º BPM (Magé) estão  no local. O caso será investigado pela 66º DP (Piabetá).
 Fonte: Extra