terça-feira, 15 de outubro de 2013

Petrópolis é o único município da Região Serrana a receber novo tratamento para Hepatite C

Petrópolis é o único município da Região Serrana a receber novo tratamento para Hepatite C

No início de outubro, após o enquadramento do município nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. a Câmara Técnica de Hepatites do Estado credenciou Petrópolis para receber os inibidores de protease para tratamento dos pacientes crônicos da Hepatite C.
“Fomos atendendo passo a passo todas as exigências da Nota Técnica nº 01/2013 do Ministério da Saúde que estabelece o fluxo para dispensa dos inibidores da protease para tratamento da Hepatite C crônica no SUS. Entre elas está a composição mínima da equipe capacitada e ter local adequado”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS/ Hepatites Virais, Maria Inês Ferreira. A primeira supervisão do serviço realizado pelo Programa Municipal de DST/AIDS/ Hepatites Virais ocorreu em julho deste ano e a única exigência foi a instalação de um computador com internet na sala de dispensa de medicamentos.
Para serem incluídos no programa, os pacientes portadores crônicos da Hepatite C são avaliados pelo médico (seja da rede pública ou privada) e caso se enquadrem nos critérios técnicos para tratamento com inibidores da protease, será feita a solicitação à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Após avaliação da Câmara Técnica de Hepatites do Estado, sendo aprovados os critérios, o medicamento será disponibilizado para o município para o tratamento assistido e rigorosamente monitorado.
Inicialmente, o tratamento será aplicado em três pacientes, que até o mês de novembro devem começar a receber os medicamentos. Além destes, dois outros pacientes estão em fase de avaliação laboratorial para análise dos critérios, totalizando assim cinco pessoas a iniciarem o novo tratamento ainda em 2013.
A adoção das novas drogas no tratamento de casos graves permitirá dobrar as chances de um paciente se curar. De acordo com dados do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, nos últimos três anos (2010 a 2012) foram notificados 273 casos de sorologia positiva para hepatite C (sendo 62,5% de infecção crônica e 37,5% cicatriz sorológica ou descartados), ou seja, apenas nesse período cerca de 170 pessoas descobriram estarem infectadas e iniciaram tratamento. O percentual estimado da população que tem ou já teve hepatite C no Brasil (prevalência) é de 1,38%, ou seja, em Petrópolis é de cerca 4.000 pessoas (considerando uma população de cerca de 300.000 habitantes).

MP ajuíza ação civil pública para obras na RJ-116 em Friburgo



Concessionária Rota 116 deverá realizar trabalhos na pista em conjunto com DER-RJ. (Foto: Divulgação)A RJ- 116, rodovia estadual que liga os município de Itaboaraí – Nova Friburgo – Macuco, na Região Serrana do Rio, foi uma das estradas mais atingidas por deslizamentos de terra na tragédia em janeiro de 2011. Desde a catástrofe climática, o local sofreu poucas intervenções, levando o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, a ajuizar uma ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, requerendo a condenação da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), e da Concessionária Rota 116 S/A.

Concessionária Rota 116 deverá realizar trabalhos na pista em conjunto com DER-RJ. (Foto: Divulgação)
A ACP quer que as obras para minimização dos riscos geológicos e de desabamentos sejam realizadas em caráter de urgência. Os riscos foram verificados por laudos técnicos em diversos pontos da RJ-116, em Nova Friburgo. Boa parte dos reparos necessários é decorrência da tragédia que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011.
De acordo com a ACP, a Rota 116 e o DER devem executar em prazo máximo de 180 dias as medidas de engenharia, geotecnia e intervenção urbanística nas áreas indicadas nos laudos técnicos do DRM-RJ (Serviço Geológico Estadual) e do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), classificados como “pontos críticos de risco” e de risco geológico “alto” ou “muito alto” (kms 83,2; 83,8; 88,3; 88,6; 89,1; e 92,6). Já as obras nas demais áreas de risco (compreendidas nos laudos como os kms 68,8; 70,9; 73,7; e 75,8) precisam ser concluídas em até 360 dias.
Para o Ministério Público, as intervenções devem ser suficientes para, ao final do prazo, reduzir a classificação de risco até o nível “baixo”, devidamente comprovado através de estudo técnico firmado por profissionais habilitados.
Caso a medida não seja cumprida, o MP pediu a fixação de multa diária no valor de R$ 10 mil. Como forma de fiscalizar o cumprimento das determinações, relatórios trimestrais sobre as medidas tomadas deverão ser apresentados às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo.
A reportagem do G1 entrou em contato com o DER-RJ  e a Rota 116 S/A para esclarecer a situação apontada pelo Ministério Público. Os dois órgãos alegaram que não foram notificados sobre o ajuizamento da ação civil pública e estão aguardando para se pronunciar.


Fonte: G1.com

Petrópolis está entre as cidades que aderiram ao sistema nacional de prevenção de desastres






















Na última semana, o Ministério da Integração, na figura do ministro Francisco Teixeira, vistoriou as instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), que por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), monitora hoje 2.266 cidades, entre elas Petrópolis. Segundo a secretaria municipal de Defesa Civil, que informa que aderiu ao S2ID este ano, o sistema já permitiu alguns avanços no monitoramento de áreas de risco, além de proporcionar um banco de dados com pesquisa em âmbito nacional e a captação de recursos junto aos governos estadual e federal.

O Cenad possui duas frentes de trabalho: ‘Articulação, estratégia, estruturação e melhoria contínua' e ‘Ação permanente de monitoramento, alerta, informação, mobilização e resposta'. A primeira é responsável pela preparação e resposta a desastres, sendo sua principal atividade a mobilização de profissionais para atendimento às vítimas. Já a segunda frente de trabalho corresponde ao monitoramento constante de informações sobre riscos, com o objetivo de reduzir impactos e preparar a população.
A secretaria de Defesa Civil do município aderiu ao programa este ano e garante já ter conseguido alguns avanços desde então. Segundo o governo municipal, o sistema “é um rico banco de dados nacional de desastres”, que vem tem permitido pesquisas, projetos e análises sobre o tema, além além do aperfeiçoando dos mecanismos de prevenção de desastres naturais. De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, a cidade está hoje melhor preparada para desastres como o de março deste ano, quando 27 pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra.
“Com certeza Petrópolis está mais bem preparada para as chuvas do que nos anos anteriores. A prefeitura transformou a Defesa Civil em secretaria, o que aumentou o efetivo da pasta, trouxe mais técnicos, como geólogos e engenheiros, e nos deu poder de polícia. Temos agora uma lei forte de Defesa Civil, com um fundo municipal”, disse o secretário.
Ainda de acordo com a secretaria, neste ano, foram instalados em Petrópolis 27 pluviômetros automáticos e cerca de 20 semiautomáticos, somando-se aos quase 30 já existentes. O Sistema de Alerta e Alarme, com 18 sirenes, vem sendo aperfeiçoado com testes mensais. O governo municipal garante ainda a criação, até o fim do ano, de 50 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), com a formação de 1,5 mil agentes comunitários, que terão o papel de ser um elo da Defesa Civil e a comunidade. “Eles atuarão nas campanhas de prevenção e na orientação dos moradores no caso de fortes chuvas”, explica o órgão.
Como parte das ações promovidas pelo Cenad, nas mais de duas mil cidades que integram o sistema, o governo municipal anunciou que começará a colocar em prática, no dia 29 de novembro – Dia Municipal de Redução de Desastres, o Plano de Contingência de Petrópolis. “O documento está sendo construído em conjunto pela Defesa Civil e demais secretarias de governo e órgãos estaduais, para que a função de cada órgão fique bem definida na prevenção de tragédias”, informa a secretaria de Defesa Civil.

Aeroporto de Nova Friburgo pode se transformar em realidade em 2014

Alvo de uma série de projetos ventilados em gestões passadas, o aeroporto de Nova Friburgo enfim pode tornar-se realidade no ano que vem. A previsão é de que a licitação para a construção do empreendimento seja feita logo no início de 2014, com início das obras ainda em abril ou maio. O local onde o aeroporto poderá ser construído, no entanto, não foi divulgado.
Macaé é uma das cidades do Estado que possui um aeroporto. (Foto: Divulgação)
Macaé é uma das cidades do Estado que possui um aeroporto. (Foto: Divulgação)
Esta possibilidade foi anunciada semana passada pelo ministro e chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o ex-governador do Rio de Janeiro na década de 1980, Wellington Moreira Franco, durante solenidade de municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, no norte fluminense.
Na oportunidade ele informou que aproximadamente R$ 273 milhões serão investidos nas construções de aeroportos no interior do Estado do Rio de Janeiro. Além de Nova Friburgo serão beneficiados com os empreendimentos os municípios de Itaperuna, Macaé, Angra dos Reis, Parati, Resende e Volta Redonda.
Em Nova Friburgo, um dos locais apontados como estratégicos e que, inclusive, fora alvo de especulação em projetos anteriores é a região de Conquista, no distrito de Campo do Coelho. Além de possuir uma boa geografia para o empreendimento, a região sediará em breve o Condomínio Empresarial, em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados, abrigando empresas locais de pequeno e médio portes, como aquelas dispostas a investir no município. A pedra fundamental do Condomínio Empresarial, inclusive, foi lançada no último dia 8 pelo prefeito Rogério Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Vale destacar que a região de Conquista é apontada ainda como sede do Centro de Convenções e ainda de um Parque de Exposições para eventos de lazer como feiras agropecuárias e shows. Há intenção ainda num segundo momento de se construir anexo ao Condomínio Empresarial, outro condomínio com cunho industrial.
Com o aeroporto, ambos os condomínios poderiam se beneficiar tanto com o escoamento da produção, como com o transporte executivo mais rápido e eficiente via aérea.
Semana passada, durante solenidade em Campos, Moreira Franco disse ainda que é intenção do governo federal colocar os aeroportos brasileiros no século 21. “Todos nós usamos os aeroportos e temos serviços que são prestados com baixa qualidade e são caros. Queremos que os passageiros brasileiros sejam tratados como clientes. Queremos modernizar a infraestrutura aeroportuária”, comentou ele.
No município do Norte do estado, a Secretaria de Aviação Civil assinou um convênio com a Prefeitura, que terá o prazo de um ano para abrir um processo de licitação a fim de escolher a empresa que realizará as obras de modernização do aeroporto. A concessão será válida por 35 anos. Em Campos, o aeroporto poderá figurar ainda como um porto seco, escoando parte da produção industrial da região.


Fonte: A Voz da Serra
Por Mário Rangel

Homem é acusado de agredir ex-mulher com enxada


98

Vanderléia Santos Camilo, de 35 anos, está internada em estado grave no Hospital Getúlio Vargas.

Uma mulher está internada desde a noite desta segunda-feira no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, depois de ser agredida pelo ex-marido a golpes de enxada, dentro de casa, na Rua Pindaúba, na Favela da Grota, no Complexo do Alemão.
Segundo a polícia, Alexsandro dos Santos, de 24 anos, atingiu Vanderléia Santos Camilo, 35, principalmente na cabeça e fugiu em seguida. Ele está foragido. O estado de saúde dela é considerado grave. A enxada foi apreendida. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha).
A polícia vasculhou o celular do acusado e uma foto do homem vestido com uma calcinha foi encontrada. A peça íntima seria de Vanderléia.

 Fonte: O Dia

Prefeitura cadastra e organiza comércio de Rua

Vendedores ambulantes cadastrados terão pontos fixos na Praça 7 de Setembro.
Recadastramento Camelos-foto Marcelo Dias (17)  
Para melhorar a mobilidade da população em Piabetá, a Prefeitura de Magé está fazendo o cadastramento de ambulantes e feirantes do sexto distrito e vai organizar os pontos de venda na localidade.
Recadastramento Camelos-foto Marcelo Dias (8)O prefeito Nestor Vidal anunciou as modificações aos ambulantes no encontro realizado nesta quinta-feira, 10 de outubro, no polo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos no Terminal Rodoviário de Piabetá. “Fiz questão de vir falar diretamente com todos vocês. Eu preciso atender a necessidade de mobilidade da população. Vamos colocar todos num espaço que acomode vocês, e no início de 2014 todos vão para um local adequado”, explicou.
De imediato, os vendedores ambulantes cadastrados terão pontos fixos na Praça 7 de Setembro. Feirantes também estão participando da mudança e vão para a Rua Joaquim Leitão, onde a feira será reorganizada por setores e com espaços padronizados.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, João Carlos da Silva, “todo cuidado está sendo tomado para que os ambulantes não sejam prejudicados. O cadastramento só é feito para aqueles que foram notificados pela fiscalização de postura, atestando que eles já trabalham no comércio de rua da localidade”.
Recadastramento Camelos-foto Marcelo Dias (5)Rosilene Martins, 49 anos, já fez seu cadastro e recebeu sua identificação na hora. Ela vende sandálias artesanais e roupa na feira de Piabetá há mais de nove anos e está esperançosa com a novidade. “Nunca teve um cadastramento assim, só quando a feira era em local fechado. Espero que facilite para que a gente não tenha que se preocupar de chegar cedo para pegar o melhor lugar”, disse.
Na próxima semana, será a vez dos feirantes participarem de uma reunião para acertar os detalhes de mudança da feira, que é tradicional no sexto distrito de Magé.

Defesa Civil de São José do Vale do Rio Preto trabalha na prevenção de desastres

O prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves e o secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Cel. Aníbal Ligeiro, participaram de um encontro com o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões em Petrópolis para a apresentação do projeto ‘Pluviômetros Automáticos’, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Município de São José do Vale do Rio Preto. (Foto: Divulgação)
Município de São José do Vale do Rio Preto. (Foto: Divulgação)

O evento reuniu autoridades dos municípios da Região Serrana do Estado e contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.
De acordo com o coronel Sérgio Simões, a integração das esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal é fundamental para o sucesso do projeto.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais.
Trata-se de um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

O Município foi contemplado com 06 aparelhos onde 03 já foram instalados pela equipe do Cemaden, na Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves, Escola São José, Secretaria de Obras, respectivamente, e em breve na estação de águas da Maravilha e em locais que estão sendo estudados.
Os equipamentos enviarão os dados de forma automática para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que alertarão os municípios em caso de emergência, os aparelhos não necessitam de energia elétrica para funcionar.
O prefeito José Augusto preocupado com os próximos meses que antecede o verão adiantou, ”a Defesa Civil do município apesar das muitas dificuldades, vem trabalhando acelerado para trazer tranquilidade para a população e que o município precisa estar preparado para o período das chuvas”, e ainda parabenizou o empenho do Cel. Aníbal nos trabalhos que estão sendo feitos nesse breve período da secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública no município.
O Cel. Aníbal disse que os trabalhos estão só começando e que muito será feito na prevenção de desastres deste município.



Fonte: Folha Popular

Salomão cobra melhorias estruturais no DETRAN

Menor é baleado após troca de tiros em festa realizada em Teresópolis, RJ

Jovem de 15 anos teria sido atingido por disparos feitos pela Polícia Militar.Caso aconteceu durante a Festa de Santa Teresa neste domingo (13).


Um menor de idade foi baleado na noite deste domingo (13) na Festa de Santa Teresa no Centro de Teresópolis, Região Serrana do Rio. O jovem de 15 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano, que ainda não informou o estado de saúde da vítima. Testemunhas entraram em contato com a equipe do G1, e disseram que o tiro que atingiu o menor teria sido disparado por policiais militares.
Segundo o delegado da  110ª DP, Walter Barros, onde o caso foi registrado, um inquérito foi instaurado para averiguar as cinscunstâncias do caso. De acordo com a corrência registrada na delegacia de Teresópolis, a Polícia Militar (PM)  recebeu a informação de que estava acontecendo uma briga em uma rua em frente à festa. Chegando no local, os agentes encontraram um jovem, ainda não identificado pela polícia, que teria efetuado dois disparos com arma de fogo contra o público.

Os policiais militares teriam dado ordem para que o adolescente largasse a arma, mas ele não acatou. Foi então que os agentes dispararam duas vezes contra o jovem, que teria conseguido fugir.  Pouco mais tarde, a PM recebeu a informação de que um outro menor havia sido socorrido pelos bombeiros, por ter sido baleado na Festa de Santa Teresa.

De acordo com o pai do menor de 15 anos, o filho foi atingido por um tiro no pé. O delegado da 110ª DP, informou que somente as investigações poderão apontar de que arma partiu o disparo que feriu o adolescente.

Orquestra Ouro Preto realiza concerto gratuito em Magé


Espetáculo cênico-musical celebra mês das crianças com cantigas.
A Orquestra Ouro Preto se apresenta pela primeira vez em Magé no próximo dia 22 de outubro, às 10h, na Quadra João XXIII. Comemorando o mês das crianças, o espetáculo Cantigas do Bem Querer traz a temática da magia e do sonho infantil, com o apoio da Prefeitura de Magé e o patrocínio da Petrobras.
Cantigas de Bem Querer é um espetáculo cênico-musical criado pela orquestra mineira, com caráter lúdico que resgata as cantigas de roda. O Cravo Brigou com a Rosa, Terezinha de Jesus, Cai-Cai Balão, são algumas que fazem parte do repertório da apresentação, todas elas arranjadas pelo maestro alemão radicado no Brasil, Ernst Mahle.
O público também participa com a boneca de pano Lili e o boneco de madeira Tatá. No embalo das cantigas eles interagem com a plateia em diversas cenas e brincadeiras, levando todos para uma viagem pelas raízes das brincadeiras e músicas populares brasileiras, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo.
“Quem nunca brincou ao som das cantigas de roda que fizeram parte de nossa infância e ainda povoam o imaginário da criançada?”, questiona o Maestro Rodrigo Toffolo, apontando que Cantigas de Bem Querer é um espetáculo muito divertido direcionado a toda a família, especialmente às crianças que se encantam com as travessuras de Tatá e Lili.
A Orquestra já foi indicada ao Grammy Latino   
Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto nasceu na cidade mineira de mesmo nome. A proposta do grupo é o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, com o trabalho baseado no repertório clássico, tendo como fonte de identidade e referência a latinidade, costurando um passeio entre os gêneros musicais clássico e popular.
A Orquestra Ouro Preto já foi indicada ao Grammy Latino na categoria de melhor disco instrumental pelo álbum Latinidade. Também levou a cultura musical contemporânea brasileira através da Turnê Lusofonia com uma série de concertos em Portugal e na Galícia e tem apresentações previstas em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste, segundo a produção do grupo.

SERVIÇO
Orquestra Ouro Preto realiza concerto gratuito em Magé
Onde: Magé
Quando: 22 de outubro, às 10h.
Local: Quadra João XXIII – Avenida Padre Anchieta, 256 – Centro, Magé. Ponto de Referência: ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Piedade
Entrada Gratuita para todos