terça-feira, 15 de outubro de 2013

Petrópolis está entre as cidades que aderiram ao sistema nacional de prevenção de desastres






















Na última semana, o Ministério da Integração, na figura do ministro Francisco Teixeira, vistoriou as instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), que por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), monitora hoje 2.266 cidades, entre elas Petrópolis. Segundo a secretaria municipal de Defesa Civil, que informa que aderiu ao S2ID este ano, o sistema já permitiu alguns avanços no monitoramento de áreas de risco, além de proporcionar um banco de dados com pesquisa em âmbito nacional e a captação de recursos junto aos governos estadual e federal.

O Cenad possui duas frentes de trabalho: ‘Articulação, estratégia, estruturação e melhoria contínua' e ‘Ação permanente de monitoramento, alerta, informação, mobilização e resposta'. A primeira é responsável pela preparação e resposta a desastres, sendo sua principal atividade a mobilização de profissionais para atendimento às vítimas. Já a segunda frente de trabalho corresponde ao monitoramento constante de informações sobre riscos, com o objetivo de reduzir impactos e preparar a população.
A secretaria de Defesa Civil do município aderiu ao programa este ano e garante já ter conseguido alguns avanços desde então. Segundo o governo municipal, o sistema “é um rico banco de dados nacional de desastres”, que vem tem permitido pesquisas, projetos e análises sobre o tema, além além do aperfeiçoando dos mecanismos de prevenção de desastres naturais. De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, a cidade está hoje melhor preparada para desastres como o de março deste ano, quando 27 pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra.
“Com certeza Petrópolis está mais bem preparada para as chuvas do que nos anos anteriores. A prefeitura transformou a Defesa Civil em secretaria, o que aumentou o efetivo da pasta, trouxe mais técnicos, como geólogos e engenheiros, e nos deu poder de polícia. Temos agora uma lei forte de Defesa Civil, com um fundo municipal”, disse o secretário.
Ainda de acordo com a secretaria, neste ano, foram instalados em Petrópolis 27 pluviômetros automáticos e cerca de 20 semiautomáticos, somando-se aos quase 30 já existentes. O Sistema de Alerta e Alarme, com 18 sirenes, vem sendo aperfeiçoado com testes mensais. O governo municipal garante ainda a criação, até o fim do ano, de 50 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), com a formação de 1,5 mil agentes comunitários, que terão o papel de ser um elo da Defesa Civil e a comunidade. “Eles atuarão nas campanhas de prevenção e na orientação dos moradores no caso de fortes chuvas”, explica o órgão.
Como parte das ações promovidas pelo Cenad, nas mais de duas mil cidades que integram o sistema, o governo municipal anunciou que começará a colocar em prática, no dia 29 de novembro – Dia Municipal de Redução de Desastres, o Plano de Contingência de Petrópolis. “O documento está sendo construído em conjunto pela Defesa Civil e demais secretarias de governo e órgãos estaduais, para que a função de cada órgão fique bem definida na prevenção de tragédias”, informa a secretaria de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário