quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Servidores capacitados é meta da gestão municipal em Magé


04-02-2014--Café-da-manhã-na-sec"Quero que a capacitação seja um marco da gente", pontuou o prefeito . A frase foi uma das metas apresentadas pelo prefeito Nestor Vidal na reunião com os funcionários da Secretaria de Fazenda.
No encontro que marcou a visita do prefeito e da secretária de Governo, Soninha Sthoffel, ao órgão municipal, ele revelou que já iniciou o processo licitatório para as obras que vão transformar as instalações da antiga Escola Municipal Walter de Arruda, no centro de capacitação dos servidores públicos de Magé. "Nosso objetivo é que a população seja bem atendida em todo o sistema municipal, e para isso os funcionários serão qualificados", enfatizou Vidal que também apresentou os resultados das ações da prefeitura na cidade.

Desde 2011, a Secretaria de Administração já realiza cursos rápidos com o objetivo de aprimorar as habilidades de quem atua no acolhimento e atendimento ao público, assim como as rotinas administrativas diárias nos diferentes setores que formam a gestão municipal. No novo polo de ensino, profissionais técnicos de diversas áreas serão responsáveis pela reciclagem e atualização dos servidores públicos de Magé.

Repúdio ao decreto que suspende indenização às vítimas das chuvas - Apenas em Teresópolis, 1660 casas para 2500 famílias evidencia o equívoco


 
Reprodução Internet
Deputado Salomão critica decreto governamental que acaba com indenizações aos desabrigados das chuvas e diz que ele foi induzido ao erro por mente insensível e incapaz.

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da ALERJ no ano legislativo de 2014, Salomão criticou duramente o decreto 44.520 (de 12 de dezembro de 2013), do governador, que acaba com o pagamento das indenizações aos desabrigados das chuvas de janeiro de 2011 na Região Serrana.

"Alguém convenceu o governador com o seguinte raciocínio equivocado: se há mais unidades habitacionais oferecidas do que o número de cidadãos desabrigados, necessitados, então não é preciso mais pagar indenizações. Isso é um equívoco!", afirmou Salomão, que disse ter ido ao governador, ao secretário de governo Wilson Carlos e, num encontro com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, na quinta-feira, 30 de janeiro, manifestado sua insatisfação com o decreto.

O deputado citou o exemplo de sua cidade natal, Teresópolis: "Ora, se há a previsão de 1.660 unidades habitacionais na Fazenda Ermitage e apenas nesta cidade estão recebendo aluguel social do Governo do Estado 1.850 famílias, fora as 650 que recebem da Prefeitura Municipal, perfazendo um total de 2.500 famílias, a conta está furada!", comentou Salomão. "E as outras famílias, além das 1.660 que receberão novas moradias, como farão para viver, para morar, para volta à sua vida normal?", questionou o deputado.

"Além disso", frisou Salomão, "mesmo as famílias que receberão unidades na Fazenda Ermitage já ficaram três anos sem receberem suas casas e a previsão é de que as novas unidades levarão mais de um ano para ficarem prontas! O povo está revoltado, não aceita a situação! Quem redigiu e convenceu o governador a assinar esse decreto é insensível e incapaz, com uma total falta de visão política! Faço aqui um apelo para que, se não revogado, que esse decreto seja desconsiderado. E espero isso para os próximos dias porque a população está muito indignada!", completou Salomão.

Fila para cadastro no RioCard é alvo de reclamações em Teresópolis



Fila para ter a senha atendida foi grande (Foto: Geizon Correa)Fila para ter a senha atendida foi grande (Foto:
Geizon Correa)
Usuários do transporte público em Teresópolis Região Serrana do Rio, estão enfrentando longas filas para se cadastrar no RioCard Gratuidade. Esta semana, idosos e crianças permaneceram horas na fila, após uma distribuição de senhas, para conseguir efetivar o cadastro que garante o passe livre nos coletivos da cidade. O problema gerou revolta em alguns moradores.
Iolanda Correa Barbosa, de 53 anos, é moradora do bairro Três Córregos e reclamou da espera. “Sou portadora de diabete mellitus e preciso tomar insulina injetável. Estou na fila por causa da minha filha, que tem 13 anos”, disse, lembrando que estava há horas no local em pé e sem almoçar.
Outra reclamação de quem precisou ficar na fila foi o fato de serem distribuídas senhas pela manhã e, por volta das 12h, as atendentes saíam para o almoço e apenas uma pessoa ficava responsável por atender toda a demanda. Já os idosos cobraram um atendimento prioritário, já que ficam na fila em pé, sem previsão de serem atendidos.
Dentro da loja do RioCard havia muita confusão (Foto: Geizon Correa)
Dentro da loja do RioCard havia muita confusão
(Foto: Geizon Correa)
A nossa reportagem entrou em contato com o RioCard para esclarecer o problema e foi informada que em decorrência de alguns problemas técnicos houve atraso no atendimento aos clientes em Teresópolis. A empresa afirmou que o problema foi identificado, corrigido e o sistema está funcionando normalmente desde a manhã desta terça-feira (4).
“Diariamente, são distribuídas aos clientes 300 senhas com a previsão do horário de atendimento. Antes mesmo da abertura do posto, a partir das 8h, um funcionário já está de prontidão para dar informações e conferir a documentação necessária dos clientes”, disse trecho da nota
.

Jornada Pedagógica reúne equipes diretivas


Equipes diretivas da rede municipal na Jornada Pedagógica 2014 no SESC Teresópolis
Equipes diretivas da rede municipal na Jornada Pedagógica 2014 no SESC Teresópolis

Evento no SESC Teresópolis discutiu diretrizes de trabalho, metodologias, organização e propostas para 2014

A Secretaria Municipal de Educação reuniu as equipes diretivas de suas unidades escolares durante os dias 28 e 29 de janeiro Sesc Teresópolis para a Jornada Pedagógica 2014. O objetivo do encontro foi repensar o papel da Educação na era da globalização, quando uma sala de aula não se restringe mais aos limites das quatro paredes. Em pauta, diretrizes para 2014, bem como temas sobre metodologias de trabalhos, organização administrativa, apresentação de propostas para o ano, entre outros.

Agradecimento

O Secretário de Educação de Teresópolis, professor Leonardo Vasconcellos, abriu o encontro agradecendo a parceria com o Sesc Teresópolis e instigando a reflexão sobre o tema “O mundo inteiro cabe na Escola?”, proposto para os educadores municipais. “Em uma escola, muito além do currículo formal, encontram-se questões que preocupam toda a sociedade e que precisam ser pensadas e repensadas”, observou o secretário.
Em um ano que será marcado por eventos significativos como Copa do Mundo e eleições para presidente, a Secretaria Municipal de Educação propõe transformar informação em conhecimento, extrair benefícios dos avanços tecnológicos, pensar alternativas para o desenvolvimento sustentável, exercitar a tolerância em função da diversidade e repensar a função da escola no século XXI.
“Com o tema ‘O mundo inteiro cabe na escola’, cada unidade escolar deverá elaborar trabalhos que promovam a discussão e a realização de atividades numa perspectiva que admita a articulação entre diversas culturas, que olhe a escola de dentro para fora e também de fora para dentro”, explicou a diretora do departamento de educação da Secretaria, professora Carla Rabello.

Programação variada

No primeiro dia do encontro, 28, as equipes diretivas tiveram a oportunidade de assistir a palestra da psicóloga Érika Neves que abordou o tema “Educação Emocional”. As equipes também foram apresentadas ao projeto “O mundo inteiro cabe na escola”, e realizam um trabalho em grupo onde analisaram salas de aulas de diversos países e cidades e ainda assistiram ao show de Stand Up Comedy Nota 10, promovido pelo SESC Teresópolis.
“Reconhecer nossa cultura e conhecer a cultura produzida por nossos semelhantes é uma ação que deve dar significado às aprendizagens promovidas pela escola”, analisou a professora Sandra Patrício, assessora da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria.
No segundo dia da jornada, 29, as equipes iniciaram o dia praticando ginástica laboral. O professor Arnaldo Arcon apresentou movimentos orientais do Tai Chi Chuan e a professora Carla Inglez divertiu a todos comandando uma animada aula de lambaeróbica. Em seguida, as orientadoras pedagógicas da educação infantil seguiram para o teatro onde participaram de uma palestra aprofundando o tema do projeto e os diretores receberam comunicados da professora Carmem Lúcia Guarilha, diretora do Departamento de Administração.

Fonte: Netdiario

Risco de apagão no Sul e Sudeste já supera 20%, aponta estudo

Segundo levantamento da consultoria Excelência Energética feito com base nos dados do ONS, risco de racionamento também está bem acima do ideal — em mais de 5%

Naiara Infante Bertão
Previsão de poucas chuvas piora situação dos reservatórios
Previsão de poucas chuvas piora situação dos reservatórios (ABR)
O risco de faltar energia para abastecer todo o sistema elétrico do Sudeste e Centro-Oeste, responsável por quase 70% do fornecimento de energia no Brasil, nas próximas semanas é de 20,20%. Para o Sul, essa probabilidade é de 20,75%. Os números foram levantados pela consultoria Excelência Energética a pedido do site de VEJA e são calculados com base nos dados do sistema do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A consultoria leva em conta a relação entre o regime de chuvas previstas, a demanda futura e a capacidade de geração do sistema (já incluindo as usinas termelétricas). 
O estudo aponta ainda que o risco de racionamento é de 5,90% para o Sudeste e Centro-Oeste e 5,35% para o Sul. Segundo Erik Rego, da Excelência Energética, o ideal é que o risco de apagão esteja em menos de 5% e o de racionamento abaixo de 0,5%. “Os níveis de hoje são parecidos com os vistos em janeiro do ano passado. O problema hoje é que todos os geradores, transmissores e distribuidores estão sobrecarregados, sendo que já deveríamos estar diante de um cenário mais confortável em relação às chuvas. Todas as apostas são nas águas de março”, disse. 
Nesta tarde de terça-feira houve um corte de energia elétrica em onze Estados (Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná). Segundo o ONS, problemas no Sistema Interligado Nacional causaram a interrupção do fornecimento de energia para os locais por cerca de 40 minutos. Em algumas cidades do Rio de Janeiro, o apagão durou duas horas. Para o governo, que convocou coletiva para explicar o ocorrido, não se trata de um blecaute devido à sobrecarga — mas os técnicos tampouco souberam explicar qual seria a outra razão da queda. Segundo Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, incidentes do tipo podem ser causados por queda de torres, queimadas ou problemas na proteção do sistema — mas não quis apostar em nenhuma das alternativas.
Estima-se que 6 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelas falhas — entre elas o consultor de energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), cuja reunião foi interrompida quatro vezes na tarde de terça, em São Paulo. "Vivemos uma fórmula difícil. Muito calor, poucas chuvas, recordes de consumo de energia e térmicas já ligadas", explica, acrescentando que a política de preço baixo da presidente Dilma, aliada ao estímulo ao consumo doméstico também ajudou a agravar a situação. 
"A probabilidade de termos apagões ano que vem é muito grande porque as perspectivas para chuvas não são das melhores e os reservatórios (das hidrelétricas) não têm grande capacidade para armazenar água", disse Pires. Ele acredita que falta um programa de eficiência energética que eduque o consumidor ao uso racional da energia, ao mesmo tempo em que incentive o uso do gás para algumas situações - chuveiro e sistema de refrigeração de casas e indústrias, por exemplo. 
A situação dos reservatórios das grandes cidades também já está em nível distante do ideal. O sistema Cantareira, que abastece 8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, chegou a 21,7% da capacidade nos reservatórios nesta semana, a pior situação dos últimos 10 anos. Isso motivou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a propor um desconto de 30% na conta para quem economizar água.
Consequências - No quadro atual, os projetos de irrigação de hortifrútis que abastecem grandes centros urbanos com frutas e legumes já começam a ter problemas de fornecimento de água. O mesmo tem ocorrido com algumas indústrias (cimenteiras, siderúrgicas e de papel e celulose) que, aproveitando o alto preço da energia no mercado livre, deixam de produzir para vender essa capacidade de geração para o sistema elétrico — e acabam lucrando mais.
Nesta semana, o valor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é a taxa usada como referência nos contratos de energia do mercado livre, passou de 476 reais por megawatt-hora (MWh) para 822,83 reais - patamar não visto nem na época do racionamento, em 2001. O valor só não subiu ainda mais, segundo analistas, porque esse teto foi estabelecido por lei para o ano todo. "Esse momento é terrível para todo mundo. Não tem vencedor nesse jogo. É ruim para o mercado livre, porque ninguém se anima a firmar contratos com o preço no patamar atual; é ruim para as distribuidoras que precisam arcar com essa conta (de aumento de custos de geração); é ruim para o consumidor que vai ter de pagar essa conta em algum momento", afirma Walter Froes, da CMU Energia. 


Apesar do que afirmam especialistas do setor, o governo não dá sinais de preocupação. Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi enfático ao afirmar que "não há risco de desabastecimento no país". Ele disse também que o governo está trabalhando para que o nível dos reservatórios seja elevado, sem mencionar quais medidas estão sendo tomadas. A "dança da chuva", talvez, seja uma opção.


Revista veja 

Caminhoneiro bate em cabeceira de ponte na BR 116



Aconteceu por volta das 04:00 da manhã desta quarta feira 05/02, segundo informações o motorista do caminhão VW Delivery atingiu o acostamento e em seguida a cabeceira da ponte que passa sobre o Ribeirão Santa Rita, na altura do KM 65 em Pessegueiros (Teresópolis R.J.), depois de se deparar com uma carreta que seguia no sentido contrário em plena contra-mão. Equipes de resgate da CRT, estiveram no local para fazer atendimentos.
Maiores informações no programa CIDADE URGENTE ao vivo a partir das 17:30 na TV CIDADE canal 09 

Fonte: Paulo Vicente

Rio bate recorde com sensação de 57°C

rio-12
Pelo segundo dia consecutivo, o Rio bateu recorde de calor em 2014. Nesta terça-feira (4), os termômetros chegaram à marca de 40,8°C na Estação de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). esta é a maior temperatura registrada na capital fluminense em 2014 A sensação térmica também foi recorde, de 57°C, de acordo com o Alerta Rio, sistema de medições da Prefeitura.
Nesta segunda-feira (3), a máxima foi de 40,6°C, também registrada na Estação de Santa Cruz. O maior registro anterior deste ano foi feito em 3 de janeiro, quando os termômetros marcaram 40,3°C na Vila Militar.
A forte atuação de uma massa de ar quente e seco sobre o Rio irá manter as temperaturas estáveis e elevadas nos próximos dias. De acordo com o Inmet, não há previsão de chuva. Não chove na cidade desde 17 de janeiro.
Segundo o Inmet, a temperatura mais alta já registrada no Rio é também a maior do Brasil. O registro foi em 14 de Janeiro de 1984, quando o calor chegou a 43,2°C.

Fonte: G1