sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Iphan e PMM se reunem para discutir uma gestão compartilhada da Primeira Ferrovia do Brasil


Restauração da Primeira Estrada de Ferro do Brasil e cuidados com a Estação de Guia de Pacobaíba foram os temas da reunião desta sexta-feira (1°), onde o prefeito Nestor Vidal recebeu a Superintendente do Iphan, Cristina Lodi, representante da Secretaria Estadual de Transportes, Antonio Pastori, e de membros da Comissão de Revitalização da Ferrovia.
“Fizemos o reconhecimento do local, a segunda etapa será de contratar segurança para que não haja mais invasão no espaço, e depois melhorar as condições de visitação do local. Para isso vamos criar um grupo de trabalho com um termo de cooperação onde definiremos as funções de cada órgão” explicou Cristina Lodi.

O prefeito Nestor Vidal apoiou o termo de cooperação e afirmou “conte comigo, eu e o povo de Magé agradecemos esse apoio. Queremos que aquele patrimônio seja respeitado e devolvido para o município, e também queremos o apoio do Estado para a recuperação do transporte ferroviário e para a implantação de barcas para Mauá” afirmou o prefeito.
Reunião Iphan 2Os secretários municipais de Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Defesa do Consumidor, Edir Inácio da Silva, e de Habitação e Urbanismo Gustavo Morgado, apresentaram durante a reunião em que situação se encontram os projetos desenvolvidos pela Comissão, como o projeto de reassentamento de famílias instaladas no terreno da ferrovia, e para a conservação do ponto turístico e histórico.
A reunião contou ainda com a participação do Rubem Ladeira, da Associação de Engenheiros Ferroviários e Meise Paes, arquiteta do Iphan, do Engenheiro Especialista em Ferrovias Hélio Suêvo e de outros secretários municipais.


Secretaria de Cultura divulga calendário dos cursos 2013

Renovação de matrícula a partir deste sábado, dia 2,novas inscrições de 14 a 20 de fevereiro

Teresópolis, 31 de janeiro de 2013 - A partir deste sábado, dia 2 de fevereiro, estará aberto o período de renovação de matrículas dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O atendimento para os atuais alunos será realizado neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de fevereiro, das 9h às 14h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Depois disso, de 4 a 8 de fevereiro, das 9h às 18h, tanto no Centro Cultural Bernardo Monteverde como na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A partir de 14 de fevereiro, será aberto o período para a realização de novas inscrições dos interessados em ingressar em um dos cursos oferecidos. A lista com o nome dos selecionados será divulgada dia 23 de fevereiro e as aulas terão início no dia 4 de março.

Em 2013, serão oferecidos 18 cursos, com aulas realizadas na Casa de Cultura e no Centro Cultural: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho, canto, coral (adulto e infantil), teoria musical, balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), oficina de audiovisual, desenho e pintura, artesanato, modelagem com argila, capoeira e caratê. Mesmo com a renovação das matrículas, serão disponibilizadas novas vagas para todas as modalidades.

“Além de todo o conhecimento oferecido aos alunos, de forma totalmente gratuita, sem nenhum custo, os cursos ainda possibilitam a descoberta de novos talentos e a ocupação do tempo ocioso de forma absolutamente saudável. Há ainda de se levar em conta o trabalho psicopedagógico, já que, também através dos cursos, são trabalhadas a desinibição, desenvoltura e postura, oferecendo aos jovens um aprendizado a mais. Por todas estas razões, os cursos livres da Cultura representam um dos principais pilares desta Secretaria”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Para realizar a renovação da matrícula, o responsável deve se dirigir à Casa de Cultura ou ao Centro Cultural, nos dias e horários informados, e apresentar foto 3x4, declaração escolar, documento de identidade do responsável e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, ballet e capoeira.

Já entre os dias 14 e 20 de fevereiro, será a vez das novas inscrições, para aqueles que ainda não fazem cursos e estão interessados em ingressar. Neste caso, basta a pessoa ou o responsável se dirigir à Casa de Cultura, das 9h às 18h, e preencher a ficha cadastral. Após este período, todas as inscrições serão avaliadas, visando o máximo de atendimento possível, de acordo com o número de vagas disponíveis.

A listagem com os candidatos selecionados para ingressar nos cursos em 2013 será divulgada no dia 23 de fevereiro e as matrículas dos novos alunos deverão ser realizadas nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, das 9h às 18h.

As aulas para todos os cursos da temporada 2013 terão início no dia 4 de março. Vale lembrar que todos os procedimentos (renovação, novas inscrições e matrículas), assim como as aulas em si, estão isentos de qualquer taxa. O teatro infantil é um dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. Mais informações pelo telefone 2644-4092

Hemonúcleo convoca doadores de sangue ‘O’ positivo e ‘O’ negativo


 O Hemonúcleo Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos, especialmente ‘O’ positivo e ‘O’ negativo. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade.

O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Intensificação na  fiscalização em  boates na Região Serrana -Teresópolis

Força-tarefa conta com fiscais do município e equipe do Corpo de Bombeiros

 A pedido do prefeito Arlei, fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda fizeram  um levantamento dos bares, casas noturnas e salões de festas da cidade para, em uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, fiscalizarem esses locais. A intenção é orientar e notificar os proprietários desses estabelecimentos quanto à regularização de Alvarás de Licença e Funcionamento. Aqueles que não estiverem de acordo com a Legislação sofrerão as multas necessárias e, em casos extremos, terão os espaços interditados.


A força-tarefa, formada por bombeiros e fiscais das secretarias de Fazenda e de Meio Ambiente e Defesa Civil deu início, nesta quinta-feira, 31, à fiscalização pelos lugares que possam oferecer riscos à população, devido às falhas no sistema de segurança, principalmente relacionados a incêndios e saídas de emergência. A ação, que ainda conta com o apoio dos agentes da secretaria municipal de Segurança Pública, terá continuidade até que todas as boates de Teresópolis sejam fiscalizadas.

A fiscalização que já acontece através de denúncias e plantões noturnos periódicos foi agora intensificada devido ao incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no qual mais de 230 jovens morreram. O objetivo é aumentar a fiscalização e evitar que situações parecidas ocorram em Teresópolis.

Segundo a Prefeitura, as casas noturnas que ofereçam mínimo risco à integridade física dos seus funcionários e dos clientes, por conta do não atendimento das normas de segurança vigentes, serão interditadas até a regularização das deficiências. Grande parte dos estabelecimentos com irregularidades apresenta pendências de ordem burocrática e administrativa.

De acordo com a Secretaria de Fazenda os procedimentos para a liberação do Alvará de Licença de Funcionamento são os seguintes: Consulta Prévia de Zoneamento aprovada, Formulário Único de Concessão e Cadastro, Contrato Social, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), aprovação do Corpo de Bombeiros e da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e licenciamento da Vigilância Sanitária.


Suspenso o ‘pare e siga’ na Rio- Teresópolis durante o período de Carnaval

Visitantes e teresopolitanos terão uma semana de trânsito livre na Serra

 Em função do grande número de turistas que procura a Região Serrana no período de Carnaval, o secretário municipal de Turismo, Henrique Carregal, conseguiu,  em negociação com representantes da CRT - Concessionária Rio-Teresópolis –, empresa  que administra a rodovia, a suspensão  do sistema ‘pare e siga’ na Serra, durante o período de Carnaval.

Responsável pela obra de construção da terceira faixa na Rio-Teresópolis, a CRT concordou em interromper o sistema, durante uma semana, no período que compreende os dias 7 a 14 de fevereiro. A medida começará a vigorar a partir das 14h do dia 7 e vai até às 12h do dia 14.

Segundo Henrique, secretário da pasta, a interrupção do pare e siga visa facilitar o acesso à cidade e minimizar retenções por conta da construção da terceira faixa. “O objetivo principal é minimizar os transtornos do tráfego na Serra devido às obras e fomentar a visitação de turistas nesta época de alta temporada, facilitando o acesso à cidade para o Carnaval.

Texto – Gisele Barreto