sexta-feira, 8 de março de 2013


Ex-vereador de Teresópolis, José Carlos Faria, tem carro apreendido na manhã desta sexta-feira, 08/03


Na manhã dessa sexta-feira, dia 8 de Março, oficiais de justiça se dirigiram a residência do ex-vereador e ex-presidente da câmara municipal de Teresópolis José Carlos Faria e, em cumprimento a mandado de busca e apreensão assinado pelo Juiz da 1ª Vara Cível de Teresópolis, apreenderam o automóvel Ecoesport que o mesmo havia negociado com a também ex-vereadora Margareth Rosi. O motivo foi o fato de ele não haver cumprido corretamente com o pagamento das parcelas do veículo pelo qual se responsabilizou.

 Os advogados da ex-vereadora, Ruyz Alcantara Filho e Romulo Scelza Filho foram procurados para dar maiores detalhes sobre o processo mas se recusaram a comentar o assunto, pois ainda cabe recurso e o processo se encontra em andamento.


Acidente grave deixa duas vítimas fatais e

m Magé

Apesar do grave acidente o trânsito transcorria com lentidão, mais sem retenção.

IMG_8288Um grave acidente, ocorrido na BR 493, próximo ao km 24, vitimou nesta manhã de sexta-feira (8), Hélio Gomes de Souza, de 63 anos e Raíssa Costa, de 17. que tiveram morte instantânea após colidir com um ônibus da Auto Viação Reginas. No Veículo importado modelo Daewoo, placa LBT 7546, encontravam-se ainda Jane Alves, 39 anos, e ainda Sérgio Luís, 44 anos, pais de Raíssa Costa, foram conduzidos ao hospital de Saracuruna com vida.
No local do acidente o Pastor Edivaldo Marques, informou que a família viajava para Macaé, onde organizariam e participariam de uma festa na Igreja Assembléia de Deus naquela Cidade. Por volta das 4:30h da manhã, próximo ao corpo de bombeiros de Magé, sofreram abalroamento com o ônibus que vinha em sentido contrário.
IMG_8278

Até as 09:00h da manhã, a perícia da Secretaria de Segurança do estado não havia chegado ao local, o PRF Jorge Santos, entrevistado pelo Web jornal Mage online, demonstrava sua indignação diante do fato, já que cinco horas se passaram e nenhuma  providencia pode ser tomada para a retirada do veículo com os corpos das vítimas ainda no local, um dos filhos da vítima, Valter Carlos Drumont Neto, reclamava também do descaso do Governo do Estado que proporciona nesses casos um desconforto muito grande ao ver os corpos dos familiares expostos em situação lastimável. O motorista da Auto Viação Reginas, Delci da Silva, que permaneceu no local encontrava-se em estado de choque.

Devido a proximidade do corpo de bombeiros e do posto de patrulhamento da Policia Rodoviária Federal (PRF) , do local do acidente, o socorro chegou muito rápido e os feridos tiveram pronto atendimento no local.

Policiais do 34º (BPM) prendem sequestradores em Piabetá

28_MHG_rio_santa3Um comerciante feito refém por criminosos no município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, foi libertado por por policiais militares do 34º BPM (Magé) na manhã desta sexta-feira. Bandidos invadiram o salão de beleza da vítima, ameaçaram os funcionários e levaram o proprietário. A PM foi acionada e montou um cerco na altura do Km 132 da Rodovia Rio-Teresópolis. Um suspeito foi preso quando tentava escapar pela mata e a vítima foi encontrada em seu carro. Uma escopeta calibre 12 que estava no veículo foi apreendida. A PM faz buscas para prender os outros suspeitos.
Mapa Magésequestro-2

O comandante da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo 34º batalhão de Magé, Cel. Ricardo Bakr de Souza Faria, acompanha diariamente toda e qualquer ação criminosa na área de sua responsabilidade, incluindo a Cidade de Guapimirim. A população Mageense nas últimas semanas vem testemunhando um relativo aumento de criminalidade na Cidade, que denota ter participação de meliantes fora da região, evidenciando a migração do crime organizado de Cidades circunvizinhas a Magé.



Caçamba de lixo vai parar dentro do rio eespalha sujeira

Uma caçamba de lixo, localizada próximo à entrada da Vila Pedro Winter, no Bingen, caiu dentro do rio e moradores cobram o reparo no equipamento. O excesso de sacos não recolhidos e o peso aumentado após a chuva teriam sido a causa da queda da lixeira, que teve a base quebrada. 

Há cerca de duas semanas, a lixeira lotada de lixo “não recolhido” tombou para dentro do rio que vem da Rua Coronel Duarte da Silveira. O excesso de lixo, que teve o peso multiplicado após ser molhado com a água da chuva, foi demais para a estrutura da base da lixeira, que cedeu e a caçamba rolou pela encosta do rio. 

Moradores cobram o conserto do equipamento. “Temos que andarmais de 100 metros em busca de outra lixeira. Já solicitamos o conserto e, até agora, não fomos atendidos”, afirmou a moradora Ana Maria Vasconcelos. O morador João Pedro Cunha, cobra a capina na margem do rio. “A lixeira é um dos problemas. O mato já quase toma o rio. Se tivermos chuva forte, possivelmente teremos transbordamento”. Fernando Soares reclamou da insegurança e da falta de visibilidade para os motoristas: “O mato tomou a curva e, assim, fica difícil ver se tem outro veículo vindo no sentido oposto”. 

O governo municpal informou que a lixeira será reinstalada com o mutirão de serviços que começa hoje na região.


Prefeitura realiza evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher
 Atividades do ConMulher completam a programação nos dias 15, 19 e 21 de março


 A Prefeitura de Teresópolis preparou uma programação especial para esta sexta (08) e sábado (09), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades em prol do bem-estar feminino acontecem no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro.

Coordenado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, o evento tem a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes, Saúde e de Trabalho e Emprego. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também faz parte da iniciativa e realiza palestras sobre a Lei Maria da Penha.
 
A Primeira-dama, Alessandra Rosa, marcou presença na ação, ao lado da Procuradora Geral do Município, Rosilda de Carvalho Barbosa, secretária interina dos Direitos da Mulher, que falou sobre a importância de celebrar a data. “Este dia marca a celebração da conquista dos direitos femininos, alcançados com muita luta e sacrifício. Parabenizo as mulheres por se destacarem cada vez mais em suas áreas de atuação”, salientou  Rosilda.

A programação variada teve início às 9h e contou com performance da Banda Dançante do Cedal, oficinas de artesanato, apresentações musicais, ballet, massoterapia, ginástica para a 3ª idade, capoeira para mulheres, corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão arterial e esclarecimentos sobre a saúde feminina, além de sorteios de brindes e de sessões de drenagem.

Empreendedorismo
A proposta para o Dia Internacional da Mulher ainda abrange diversos aspectos do termo sustentabilidade, como as questões político-sociais e de empreendedorismo. Maria Aparecida Rosa de Jesus, empreendedora do ramo da tecelagem manual, participou do evento contribuindo com seus conhecimentos no tear. “Comecei este trabalho de tecelagem sozinha aproveitando resíduos da indústria têxtil. Hoje somos 25 pessoas, das quais 16 são mulheres. Isso demonstra o quanto as mulheres vêm se firmando no mercado de trabalho”, disse Maria.  

Com opções de confecção, artesanato e gastronomia, o Espaço Mulher incentiva a criação de negócios, sendo uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária. Atualmente, a feira funciona sexta e sábado, das 9h às 17h.

Solidariedade
O Dia da Mulher também foi celebrado pelas funcionárias do Hemonúcleo de Teresópolis, na Várzea, que possui toda a equipe de trabalho formada por mulheres. “Hoje é o dia da visibilidade da mulher. Ainda há muito a ser conquistado, mas somos guerreiras e vamos à luta. Falando na questão da doação de sangue, estamos avançando e mudando a cultura de que a mulher não tem o hábito de doar. Hoje esse número aumentou consideravelmente”, comemorou a assistente social, Rita Valadão, responsável pela captação de doadores e doadoras do Hemonúcleo.

A médica responsável pelo Hemonúcleo, Fortunê Meyohas, também fez questão de falar das conquistas femininas. “O Hemonúcleo é gerenciado totalmente por mulheres, e isto é uma conquista que vem ao encontro da evolução das mulheres na sociedade”. 

Mais atividades
A parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (ConMulher) também acontece em outras atividades realizadas durante o mês de março, como a homenagem ‘Mulheres em Destaque’ no dia 15, às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira – Fátima), e que será prestada às mulheres que contribuem para a luta pelos direitos femininos.

Também será realizado, no dia 19, a partir das 9h, um café da manhã para promover a integração do Conselho dos Direitos da Mulher com os demais conselhos municipais, no Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea). Já no dia 21 acontecerá a plenária para a eleição do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2013-2015, a partir das 9h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea).

Programação pelo Dia Internacional da Mulher


Sábado, Dia 9 de março – 10h às 17h
10h, Aula de Ginástica, grupo da 3ª Idade – Prof. Lisardo
14h, Capoeira Feminina – Mestre Sorriso
15h – Apresentação de artistas do Cultura de Raiz
10h e 14h, Oficina de artesanato com a Profª Lili Negrão (Customização e decupagem)
11h e 16h, Profª Nair Pinheiro (tricô e crochê - Linhas Círculo) e Profª Elaine Landin (maquiagem)
Apresentação da maestrina Sônia Bruno

Durante todo o dia:
Massoterapia e Embelezamento
Balcão de informações: Bolsa família e carteira de trabalho
Saúde da Mulher: aferição de pressão arterial

ConMulher
Dia 15 de março, 18h: Homenagem ‘Mulheres em Destaque’
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira – Fátima)
Dia 19 de março, 9h: Café comunitário para integração entre os conselhos municipais
Local:  Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea)
Dia 21 de março, 9h: Eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2013-2015
Local: Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, Várzea)
Curso de Biofísica Aplicada à Medicina em


 abril 

No mês de abril o professor Cezar Elias, do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), vai ministrar o curso de Biofísica Aplicada à Medicina. As aulas serão no Campus Sede, das 18h às 20h, nos dias 4, 11 e 18, tratando os temas “Microscopia ótica à microscopia eletrônica”, “Radiações ionizantes e radiações não-ionizandtes”, e “A imagem e Medicina”, respectivamente.
Sobre o professorCezar Elias é bacharel em Ciências e Letras pelo Colégio Pedro II. Ainda estudante de Medicina iniciou sua carreira científica na Seção de Botânica Geral, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Fez também o Curso de Especialização em Botânica (Técnico). Mais tarde, a convite do professor Carlos Chagas Filho, ingressou no IBCCF na Seção de Radiobiologia. Completou sua formação científica, na qualidade de Bolsista do Governo da França, no Institut du Radium e, em seguida, no Institut d'Optique Théorique et Appliquée, ambas pertencentes a l'Université de Paris. Seus interesses científicos estão relacionados à ação das radiações eletromagnéticas e aos fenômenos pertinentes à Ótica Física.

Prefeitura revitaliza sinalização de trânsito
 Entre os bairros já atendidos estão Alto, Várzea e Vale do Paraíso


  Desde o início de fevereiro, a Secretaria de Segurança Pública está revitalizando a sinalização horizontal e vertical no trânsito da cidade. Durante esta semana, o trabalho foi realizado em ruas do Alto, Várzea e Vale do Paraíso. Para a próxima semana, está prevista a continuidade do serviço nesses bairros, além da Barra do Imbuí.

De segunda-feira, 4, até esta sexta, dia 8, foram feitas as seguintes demarcações: faixas de pedestres e de lombadas na Av. Oliveira Botelho, no Alto, e na Avenida Alberto Torres, em frente à Delegacia de Polícia (110ª DP), e em frente à Praça Nilo Peçanha; faixa de pedestres e  de lombada na Rua Tenente Luiz Meirelles, na altura da entrada para o bairro Fazendinha; faixa de pedestres e de proibição de entrada de veículos, além de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais na Av. J.J. de Araújo Regadas, nas esquinas com as ruas Monte Líbano e Edmundo Bittencourt, no Centro; meio de pista em toda a extensão da Rua Alexandre Fleming, no Vale do Paraíso. Também foi feita a substituição de placas de sinalização na Rua Manoel Madruga, na Várzea.
 
Para a próxima semana, está prevista a execução de serviços na Rua Waldir Barbosa Moreira, em frente à Rodoviária, com demarcação de meio de pista e estacionamento; pintura de duas faixas de pedestres no cruzamento da Av. Delfim Moreira com a Rua Jornalista Délcio Monteiro, no Centro; duas faixas de pedestres na Av. Delfim Moreira com a Rua Duque de Caxias, também no Centro; e uma faixa de pedestres na AV. Delfim Moreira, na altura do Colégio Estadual Higino da Silveira.

Também devem acontecer demarcações de faixa de pedestres na Rua Manoel José Lebrão, na Várzea, na Av. Oliveira Botelho, no Alto, e na Av. Presidente Roosevelt, nesta última com lombadas. Está prevista ainda a demarcação de lombadas na Rua Sebastião Lacerda, no Alto; entre outros locais.

“Nosso objetivo é melhorar a orientação de motoristas e pedestres e garantir a segurança no trânsito. Também estamos mapeando os locais que não têm sinalização para providenciarmos sua instalação ou pintura”, informou Marcos Antônio da Luz, Secretário Municipal de Segurança Pública.


Prédio anexo ao Museu Imperial de Petrópolis, RJ, passa por reformas

No local, ficam expostas as viaturas que pertencem ao museu petropolitano.
Obras devem acontecer entre cinco de março e sete de maio.




Museu Imperial (Foto: Thamine Leta/G1)Museu Imperial (Foto: Thamine Leta/)
O prédio anexo ao Museu Imperial de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, ficará fechado para reformas. As obras devem acontecer entre os até o dia sete de maio. O local é composto pela "Sala de Batalha de Campo Grande", "Sala das Viaturas" e o "pátio Lacombe", onde fica a Locomotiva.
Os locais ficarão fechados para visitação pública enquanto durar a reforma. No período, segundo a assessoria da instituição, serão realizadas obras de recuperação parcial do telhado.
O prédio principal do Museu Imperial dePetropolis continuará funcionando normalmente.

Ceg Rio afirma que tem autorização para perfuração em Teresópolis, RJ

Câmara Municipal pediu esta semana paralisação das obras da Ceg.
Em fevereiro, duto de água foi atingido em operação no centro da cidade.




Acidente com duto deixou parte do centro da cidade alagado (Foto: Roberto Ferreira)Acidente com duto deixou parte do centro da cidade
alagado (Foto: Roberto Ferreira)
A Ceg Rio informou, através de sua assessoria de imprensa, que possui autorização da Prefeitura de Teresópolis, Região Serrana do Rio, para a perfuração de áreas da cidade para instalação de tubulação de gás natural. A informação foi dada logo após a Câmara de Vereadores do município pedir a paralisação das atividades da empresa até a comprovação licença.
No fim de fevereiro, durante perfuração do centro da cidade, um duto de água foi atingido. O acidente provocou danos no abastecimento de água de todo o município e também deixou o trânsito no local complicado. A Ceg Rio se responsabilizou pelo incidente.
O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Lopes, não poupou críticas à empresa.
“A Ceg (Rio) além de ter causado este acidente, vem atrapalhando a cidade, pois trabalha sem planejamento. Vejo a necessidade de uma intervenção para que o trabalho seja regularizado. A população de Teresópolis não está satisfeita com o que vem acontecendo”, disse o presidente.
A prefeitura de Teresópolis deve se pronunciar sobre o caso até o fim desta quinta-feira (6).
Trânsito ficou complicado após o incidente (Foto: Roberto Ferreira)Trânsito ficou complicado após o incidente (Foto: Roberto Ferreira)