quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Morre o guarda municipal incendiado em Nilópolis.

O Guarda municipal foi baleado e teve 80% do corpo queimado.
gu  gg
Um guarda municipal foi baleado e incendiado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, na tarde de terça-feira (5). Internado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, ele teve 80% do corpo queimado e seu estado é grave. As informações são da Secretaria de Saúde do Rio.
Por volta das 14h, Flávio Carlos da Silva, 35, que trabalhava como mototaxista nas horas vagas, foi abordado por dois homens em um carro preto no bairro de Cabuís e levou dois tiros –um na mão e outro na cabeça. Em seguida, os criminosos colocaram gasolina no veículo (uma moto adaptada para transportar dois passageiros, como uma espécie de triciclo) e atearam fogo.
A vítima foi levada para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, e de lá transferida para o Pedro II. Uma bala ainda está alojada no crânio da vítima, de acordo com a secretaria municipal.
De acordo com o delegado José Moraes, titular da 57ª DP, de Nilópolis, uma das linhas de investigação é a de que o atentado tenha sido motivado por uma desavença com outros mototaxistas. “Mas não podemos descartar que tenha sido uma retaliação, já que ele trabalha na repressão a camelôs como guarda municipal”, afirmou Moraes.
Parentes de Flávio já começaram a ser ouvidos, segundo o delegado. “Estamos apurando com os familiares se havia algum tipo de ameaça contra ele ou se ele tinha algum inimigo declarado”, explicou. “As investigações estão apenas começando.
Morreu, na tarde de hoje (6), o guarda municipal Flávio Carlos da Silva, que teve o corpo queimado após ser atacado na noite de ontem (5), quando chegava em casa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.
A vítima estava internada em estado gravíssimo. Fábio também tinha sido baleado na mão e na cabeça.
Fonte: Uol

AUTRAN fecha parte de ponte no centro

A Autarquia Municipal de Trânsito (AUTRAN) fechou parte da ponte dos arcos, que liga as avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt. Os motoristas que trafegam pela Galdino do Valle e queiram acessar a Comte Bittencourt ou a Rua Dante Laginestra se deparam com um bloco de cimento impedindo a passagem. Segundo um agente, que pediu para não ser identificado, a medida visa dar fluidez ao trânsito, uma vez que o volume de carros que acessam a ponte acaba gerando engarrafamento na avenida.


Petrópolis, RJ, terá Academia de Formação de Bombeiros

Academia vai funcionar no antigo Centro de Treinamento dos Correios.
Previsão é de que academia comece a funcionara até o final do ano.


Antigo Centro de Treinamento dos Correios em Petrópolis, RJ (Foto: Divulgação)
O prédio do antigo Centro de Treinamento dos Correios em Petrópolis, RJ (Foto: Divulgação)


O antigo Centro de Treinamento dos Correios, no bairro Fazenda Inglesa, emPetrópolis, Região Serrana do Rio,  será transformado em Academia de Formação dos Bombeiros Militares do Estado do Rio. O imóvel está sendo adquirido  pelo Governo do Estado e vai
passar por reformas e adaptações para receber a academia, uma indicação do deputado Bernardo Rossi (PMDB) ao governador Sérgio Cabral, causa abraçada, segundo o deputado, pelo secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões. A previsão,segundo o deputado,  é de que a academia inicie atividades até o final de 2013.

Hoje, a corporação fluminense conta com a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, que forma 50 aspirantes por ano. A espaço em Petrópolis, desativado, está sendo adquirida ao custo de R$ 4,4 milhões, valor abaixo do preço de mercado,segundo o Governo do Estado. A última utilização do imóvel foi abrigar vítimas das chuvas de 2011 pelo período de seis meses, espaço emprestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) à prefeitura. O local possui 20 mil metros quadrados (sendo quatro mil de área construída), 60 quartos com acomodações duplas e banheiros.
A boa conservação do imóvel, mesmo desativado, foi decisiva para a definição por parte do Governo do Estado, segundo o deputado.  A intenção é adaptá-lo aos requisitos de treinamento dos bombeiros. "O Governo do Estado tem feito investimentos em Defesa Civil e quer dotar Petrópolis de melhor estrutura, em especial do Corpo de Bombeiros. No distrito da Posse, avançamos com o compromisso da Light de ceder parte de um imóvel
para o destacamento ser criado no quinto distrito,  que vai permitir a ampliação do contingente do batalhão de Petrópolis", afirma Bernardo Rossi.

Construção da Delegacia Legal está liberada pela Prefeitura

 A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, informa que o início da obra de construção da Delegacia Legal em Teresópolis está liberado desde o mês de janeiro mediante um termo de responsabilidade.

A medida foi adotada pela Prefeitura para não atrasar o início da construção, visto que o processo se encontrava aguardando o cumprimento de exigências para o licenciamento.

Portanto, o inicio da obra só depende da empreiteira vencedora da licitação, bem como do Governo Estadual.

A unidade policial será construída em terreno desapropriado pela Prefeitura entre as ruas Mello Franco e Alfredo Rebello Filho, no Alto, onde funcionou o extinto complexo de lazer e gastronomia Forte Apache.

Modernas e informatizadas, interligadas pela internet, as delegacias legais oferecem serviços de qualidade aos cidadãos e condições dignas de trabalho para os policiais. O programa também acaba com as carceragens nas unidades distritais, transferindo os custodiados (presos que aguardam o pronunciamento de sentença) para cadeias públicas, preparadas para prestar atendimento adequado aos presos temporários.


Cursos da secretaria de Cultura em 2013
 Renovação de matrícula somente até sexta-feira, dia 8

 Novas inscrições começam dia 14 de fevereiro
           
 Termina nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, o período de renovação de matrículas dos cursos gratuitosoferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O atendimento para os atuais alunos está sendo realizado no CentroCultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja, Alto) e na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Araras), das 9h às 18h.

Aberto no dia 2 de fevereiro, o processo de renovação já registrou até o momento 110 atendimentos. Para aqueles que ainda não são alunos eestão interessados em ingressar em um dos cursos, atenção! O período para a realização de novas inscrições começa no dia 14 de fevereiro, logo depois do carnaval, e vai até o dia 20. A lista com os nomes dos selecionados será divulgada dia 23 de fevereiro e as aulas terão início no dia 4 demarço.

“Os cursos gratuitos oferecem conhecimento em diversas áreas, facilitam a descoberta de novos talentos e ainda ocupam o tempo ocioso de crianças e adolescentes, principalmente, com atividades saudáveis e de qualidade. Tudo isso sem gerar nenhum custo para os pais. A partir das inscrições, que ocorrem na próxima semana, vamos abrir novas turmas, dando oportunidades ao máximo de inscritos”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

De acordo com a diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch, Regina Tavares, a procura tem sido expressiva. “Diversos pais, responsáveis ou ospróprios alunos já vieram nos procurar e garantiram sua vaga. Mas, é preciso estar atento ao calendário. A renovação vai só até sexta-feira. Depoisdisso, as matrículas que não forem renovadas serão automaticamente canceladas, liberando as vagas para futuros novos alunos”, explica.

Em 2013, serão oferecidos 19 cursos, com aulas realizadas na Casa de Cultura e no Centro Cultural: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho,canto, coral (adulto e infantil), teoria musical, balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), fotografia, cinema, desenho e pintura,artesanato, modelagem com argila, capoeira e caratê. Mesmo que todas as matrículas sejam renovadas, serão disponibilizadas novas vagas paratodas as modalidades.
           
Procedimentos
Para realizar a renovação da matrícula, o responsável deve se dirigir à Casa de Cultura ou ao Centro Cultural, até esta sexta-feira, 8, e apresentarfoto 3x4, declaração escolar, documento de identidade do responsável e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, balé e capoeira.

Já entre os dias 14 e 20 de fevereiro, período das novas inscrições para quem ainda não é aluno, basta a pessoa ou o responsável se dirigir à Casa de Cultura, das 9h às 18h, e preencher a ficha cadastral. Após este período, todas as inscrições serão avaliadas e atendidas, na medida do possível, de acordo com o número de vagas disponíveis. O critério de seleção leva em consideração, principalmente, a renda familiar.

A listagem com os candidatos selecionados para ingressar nos cursos em 2013 será divulgada no dia 23 de fevereiro e as matrículas dos novos alunos deverão ser realizadas nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, também das 9h às 18h. As aulas para todos os cursos da temporada 2013 terão início no dia 4 de março. Todos os procedimentos (renovação, novas inscrições e matrículas), assim como as aulas em si, estão isentos de qualquer taxa. Mais informações pelo telefone 2644-4092.