sábado, 26 de abril de 2014

O JORNAL MAIS LIDO DA REGIÃO SERRANA -RJ

O

Criança cristã fica sob a mira de rifles na Síria


Criança cristã fica sob a mira de rifles na SíriaCriança cristã fica sob a mira de rifles na Síria
Uma imagem chocante de uma criança sendo ameaçado com uma virou símbolo do apoio ao presidente da Síria, Bashar al-Assad. As eleições presidenciais devem ocorrer em junho.
A mensagem clara, onde rebeldes sírios seguram uma criança aterrorizada diante de três pessoas empunhando armas foi publicada na internet por um suposto membro da fação rebelde Exército Livre da Síria. A legenda diz “Nosso refém mais jovem dentre as seitas hostis de Kessab”.
A autenticidade da imagem é questionada. Mesmo assim, acredita-se que foi tirada em Kessab, um vilarejo predominantemente cristão, perto da fronteira com a Síria com a Turquia. O nome da criança não foi divulgado, mas os analistas não tem dúvida que, a julgar pelos trajes, pertence à minoria cristã.
Os líderes muçulmanos dizem que é uma estratégia do governo para aumentar o apoio ao regime ditatorial de Assad. Ao mesmo tempo provocou uma reação considerável contra grupos rebeldes sírios nas mídias sociais de língua árabe. Partidários do presidente Assad estão espalhando a fotografia como parte da campanha. No Twitter e no Facebook a legenda mais usada era “terroristas assassinos”.
O fato é que os islâmicos que invadiram a região deixaram um rastro de destruição: igrejas foram devastadas, casas queimadas e mais de 2.000 pessoas expulsas de seus lares. Há registro de centenas de cristãos em Kessad sendo sequestrados. Não há notícias oficiais se continuam vivos.
Trata-se de mais um capítulo nesse conflito sangrento e brutal que já matou mais de 150 mil pessoas. A parcela da população que mais sofreu no embate entre os dois grupos muçulmanos rivais foram os cristãos.
Desde o início do conflito, em 2011, uma série de denúncias vem sendo feitas, incluindo a crucificação e a decapitação daqueles que não seguem a fé islâmica. Com informações Daily Mail

Cerimônias ao ar livre estão em alta



Personalizado. Cerimônia realizada na Pousada Paraíso, com detalhes escolhidos pelo casal
Foto: Divulgação/Mariana Ferraz / Divulgação/Mariana Ferraz

Personalizado. Cerimônia realizada na Pousada Paraíso, com detalhes escolhidos pelo casalDIVULGAÇÃO/MARIANA FERRAZ / DIVULGAÇÃO/MARIANA FERRAZ

PETRÓPOLIS E TERESÓPOLIS — A vontade da jornalista Erica Bianco era que seu casamento fosse inesquecível para todos os convidados. Por isso, a carioca subiu a Serra e optou por realizar o sonho de se casar ao ar livre no Teresópolis Golf Club.
— Nenhum outro lugar me encantou mais. A beleza do local era tanta que a decoração para a cerimônia foi mínima — diz.
Para realizar a cerimônia ao ar livre, ela contou com a presença de um juiz, e teve duas participações muito especiais:
— A minha mãe e a minha sogra fizeram uma bênção, disseram algumas palavras juntas e rezamos com nossos convidados um “Pai Nosso" no final da cerimônia. Foi muito emocionante.
Em Petrópolis, uma opção para casamento ao ar livre é a Pousada Paraíso, no Taquaril. Uma das proprietárias, Mariana Ferraz conta que os casais optam por fugir do tradicional e buscam, em geral, o contato com a natureza. O local oferece ainda local fechado, além de parcerias com fornecedores da região, o que pode tornar o custo até 30% mais baixo que na capital:
— Recebemos muitos casais do Rio que procuram um local mais calmo e têm uma propostas de fazer um casamento exclusivo, fora do padrão.
Também em Petrópolis, a Pousada La Belle Bruna tem adaptado suas instalações para as festas. O espaço onde são realizadas cerimônias e festas ao ar livre ganhará um deque e uma nova entrada recoberta por plantas.
— Queremos chegar a uma infraestrutura de modo a oferecer recepções da melhor forma possível, de nível profissional — diz a gerente Lilian Seldin.

Fonte: O Globo/RAFAELLA JAVOSKI 

Câmara aprova projeto que regulamenta aos guardas municipais o uso de arma de fogo

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Ordem do Dia para votação do PL 1332/03, que dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil
Projeto que trata do funcionamento das guardas municipais foi aprovado pelo Plenário da Câmara.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1332/03, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, permitindo o uso de arma de fogo nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).
O texto aprovado é o de uma subemenda do relator pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Fernando Francischini (SDD-PR), que incorporou negociações com os partidos e o governo. A matéria será enviada ao Senado.
Nos termos do Estatuto do Desarmamento, o porte de arma aos guardas municipais será permitido nas capitais dos estados e nos municípios com mais de 500 mil habitantes; e em cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço.
O direito ao porte de arma poderá ser suspenso em razão de restrição médica, decisão judicial ou por decisão do dirigente com justificativa.
Efetivo total
Segundo o texto, a guarda municipal não poderá ter efetivo maior que 0,4% da população do município com até 50 mil habitantes. Nas cidades com população maior que 50 mil pessoas e menor que 500 mil, o efetivo mínimo será de 200 guardas; e o máximo, de 0,3% da população. Para municípios com mais de 500 mil habitantes, o índice máximo será de 0,2% da população.

Se houver redução de habitantes, o tamanho da guarda será preservado, mas a lei municipal deverá prever seu ajuste posterior.
O projeto, que ficou conhecido como Estatuto Geral das Guardas Municipais, também permite a existência das guardas por meio de consórcio em cidades limítrofes.
Se virar lei, a proposta se aplicará a todas as guardas municipais existentes, que terão dois anos para se adaptar.
Competências
Segundo o texto aprovado, a competência geral das guardas municipais é a proteção de bens, serviços, ruas públicas e instalações do município.

Entre as competências específicas, destacam-se: cooperar com os órgãos de defesa civil em suas atividades; colaborar com os órgãos de segurança pública, inclusive em ações preventivas integradas; e atuar com ações preventivas na segurança escolar. Entretanto, as guardas municipais não podem ser sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.
O guarda municipal poderá intervir preliminarmente em situação de flagrante delito; encaminhando à delegacia o autor da infração.
Requisitos
A criação de guarda municipal deverá ocorrer por lei, e os servidores deverão ingressar por meio de concurso público. Para ingressar na guarda, o candidato deve ter nacionalidade brasileira; nível médio completo; e idade mínima de 18 anos.

O texto exige curso de capacitação específica do servidor, permitindo ao município a criação de órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento.
Poderá haver ainda convênio com o estado para a manutenção de um órgão de formação centralizado, que não poderá ser o mesmo de forças militares. A associação em consórcio também é permitida.
Corregedoria
Em municípios nos quais a guarda tenha mais de 50 servidores e naqueles em que se use arma de fogo, o texto determina a criação de uma corregedoria para apurar as infrações disciplinares.

Todas as guardas deverão possuir ouvidoria independente para receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões e denúncias.
Poderá ser criado um órgão colegiado para exercer o controle social das atividades de segurança do município, analisando a alocação e a aplicação dos recursos públicos com o objetivo de monitorar os objetivos e metas da política municipal de segurança.
Confira outros pontos do Estatuto Geral das Guardas Municipais:
- a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reservará às guardas o número 153 e uma faixa exclusiva de frequência de rádio;
- o guarda municipal terá o direito a prisão especial antes de condenação definitiva;
- a estrutura hierárquica da guarda municipal não poderá usar denominação idêntica às das forças militares quanto aos postos e graduações, títulos, uniformes, distintivos e condecorações;
- as guardas municipais deverão usar, preferencialmente, uniforme e equipamentos padronizados na cor azul- marinho;
- será permitido o uso de outras denominações consagradas pelo uso, como “guarda civil”, “guarda civil municipal”, “guarda metropolitana” e “guarda civil metropolitana”.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

CAIXA 2 DO PT EM TERESÓPOLIS, VEREADOR CLÁUDIO MELLO (PT) TERIA RECEBIDO DINHEIRO DO EX-PREFEITO JORGE MÁRIO


A Sessão da Câmara estava pronta para iniciar,10 dos 12 Vereadores estavam presentes na Casa (ausência Antonio Francisco e Luciano de Vargem Grande), mas um documento pedindo a instauração de uma CPI para investigar o Vereador Cláudio Mello esvaziou o plenário. 

O militante político Ramiro G. Oliveira Oliveira, fundador do PT em Teresópolis e expulso do partido após denunciar esquemas e funcionários fantasmas no Governo do ex-prefeito cassado, protocolou denúncia contra o Vereador Cláudio Mello (PT). De acordo com a denúncia e documentos anexados, o Vereador teria recebido dinheiro de CAIXA 2 do José Alexandre (Mala de Jorge Mario) para financiar a campanha do ex-deputado Biscaia em 2010. O curioso da história é que o documento que comprova eventual CAIXA 2 foi assinado por Maria Helena Biscaia, esposa do ex-deputado e Promotora de Justiça no Rio de Janeiro.

Ao descobrir o esquema, Biscaia teria se recusado a aceitar os R$ 15,000,00 do Governo Jorge Mario e, rompido com o Vereador Claudio Mello, mandando que o mesmo devolvesse o dinheiro. 

Segundo Ramiro, denunciante, a Promotora Maria Helena Biscaia, bem como pessoas que presenciaram toda a questão, estariam também dispostos a depor e comprovar o esquema caso sejam chamados pela Câmara de Vereadores.

Crítico da postura de Maurício Lopes e outros 5 vereadores que faltaram a sessão das Contas, Cláudio Mello estava hoje no Plenário, mas articulou com 6 vereadores para que saíssem e a denúncia não fosse lida hoje, ficando em plenário apenas Mauricio Lopes, Drº Carlão e Sergio Pimentel. Com isso o vereador ganha mais tempo para se aprofundar nos fatos e buscar defesa.

Desde já coloco-me favorável a APURAÇÃO DOS FATOS. Coloco também a Rádio Geração 2000 e a minha página pessoal no facebook, para que o vereador explique ou se posicione da forma que achar conveniente. Tenho certeza que o discurso do Vereador Claudio Mello a favor da moralidade, servirá também para o caso envolvendo o seu nome em um Caixa 2 com Jorge Mario, pois qualquer tentativa para arquivar a denúncia ou impedir a abertura de uma CPI, mancharia e desmoralizaria a carreira política do Vereador Petista.

Caravana do Trabalho em Magé supera as expectativas


17 pacientes foram encaminhados para a emergência do hospital de Magé, pela avaliação da equipe médica”.

fila carteira de trabalho
Nesta sexta-feira, 25 de abril, foi realizada a Caravana do trabalho, uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Magé, na Praça Dr. Nilo Peçanha. Na abertura já havia uma grande fila de pessoas esperando pelos serviços oferecidos. Um dos mais procurados foi o de emissão da carteira de trabalho, onde foi possível tirar à primeira ou segunda via do documento. No banco de emprego, foi realizado o cadastro dos candidatos, algumas pessoas foram encaminhadas para empresas cadastradas que ofereciam ofertas de vagas.
“Foram emitidas 150 carteiras. Se o horário da Caravana fosse estendido certamente teríamos um número maior, pois a procura foi muito grande”, disse a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Magé, Tânia Mara Gouvêa.
Outro estande muito movimentado foi o de serviço de aferição de pressão e a medição de glicose. “Foram 616 atendimentos na aferição de pressão e Glicemia. Deste total, 17 pacientes foram encaminhados para a emergência do hospital de Magé, pela avaliação da equipe médica”, contou Marisa Araújo, coordenadora de diabetes e hipertensão do Município.
A Fundação Leão XIII, que pela primeira vez participou da caravana, orientava e dava isenção de pagamento para segunda via de documentos. A coordenadora da Fundação, Sheila Werdan, ficou satisfeita com os atendimentos. “Fizemos 50 atendimentos. Entre Isenções para segunda via da carteira de identidade, certidão de Casamento e Nascimento”, afirmou Sheila.
Hernesto no estande (1)
Também estiveram presentes: o Pronatec, fornecendo informações de cursos profissionalizantes e aEmbelezze, com corte de cabelo. Orientações sobre DST/AIDS foram passadas com distribuição panfletos explicativos e preservativos.
O diretor de Turismo, Hernesto Franco, da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, apresentou fotos dos pontos turísticos da cidade e destacou a festa de comemoração dos 160 anos da Estrada de Ferro Mauá, que acontece neste sábado, 26 de abril, na Estação Guia de Pacobaíba.
“Foi um sucesso. O povo de Magé precisa disso. Mais do que os serviços que foram oferecidos, o carinho de estar próximo da gente. Muitos atendimentos foram resolvidos. Fico muito feliz por que foram mais de 700 atendimentos”, falou a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Tânia Mara Gouvea.
Fonte: ASCOM-Magé

Ruas de Teresópolis, começam a ser decoradas para a Copa do Mundo

Decoração faz parte da campanha "Teresópolis, casa da Seleção". Além dos banners, ornamentação terá uma réplica gigante da taça da Copa.


Pórtico de Teresópolis é ornamentado com imagens de jogadores. (Foto: Divulgação/Secom)
Pórtico de Teresópolis é ornamentado com imagens de jogadores. (Foto: Divulgação/Secom)
Faltando 48 dias para o início da Copa do Mundo, que tem sua estreia prevista para o dia 12 de junho, a cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, já começa a ser enfeitada com o tema. A campanha “Teresópolis, casa da Seleção”, desenvolvida pela Comissão da Copa e coordenada pela Secretaria de Turismo, tem como objetivo homenagear jogadores da seleção de várias eras.
A fachada do prédio da Prefeitura foi o primeiro lugar a ser ornamentado. Nela foram instalados dois banners com a imagem do rei Pelé e de Neymar. No pórtico da cidade, no bairro Soberbo, também foram colocados painéis de mais de 6 metros de altura com imagens dos jogadores. As principais avenidas também estão sendo enfeitadas para deixar a cidade em clima de torcida.
Rei Pelé e Neymar são dois dos jogadores homenageados (Foto: Rodrigodraw)
Rei Pelé e Neymar são dois dos jogadores
homenageados (Foto: Rodrigodraw)
O responsável pela programação visual da campanha é teresopolitano. Rodrigodraw Miguel é desenhista industrial e estudou no Walt Disney Studios. “Nas ilustrações, procurei homenagear atletas de várias décadas: desde o rei Pelé, passando pela imagem clássica do Cafu, levantando a taça, e finalizando com Neymar, Hulk e David Luis, destaques dessa Copa”, comentou Rodrigodraw.
Além dos banners, que estão sendo posicionados em pontos estratégicos da cidade, um dos destaques da ornamentação será a réplica gigante da taça da Copa do Mundo, no início da Av. Feliciano Sodré, com 6 metros de altura.