quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UNIFESO tem novo Serviço de Atendimento e Protocolo 



Já está em funcionamento o novo Serviço de Atendimento e Protocolo (SAP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O setor é responsável por prestar o primeiro atendimento à comunidade interna – estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos – e à externa – pessoas em busca de informações de um modo geral – com orientações, encaminhamentos e agendamentos, conforme o que se fizer necessário.
A Secretária Geral de Ensino do UNIFESO, professora Suely Labuto, destaca que criação do SAP gerou mais conforto ao aluno e à população, e também contribuiu para a diminuição das filas no atendimento. “A melhora no atendimento à população se deu pela criação do Serviço de Atendimento e Protocolo em articulação com o serviço de protocolo online. Nós programamos todos os processos e procedimentos de solicitações, de todos os assuntos, em aproximadamente sessenta quadros. E eles obedecem rigorosamente ao fluxo, o que melhorou substancialmente o atendimento”, explicou Suely Labuto, lembrando que o SAP funciona como Protocolo Geral do UNIFESO e não apenas da Secretaria Geral de Ensino (SEGEN). “Os funcionários já conhecem os trâmites de toda a Instituição, incluindo o funcionamento de todos os campi e setores”, ressaltou.
Dentre os objetivos do SAP estão prestar informações claras e precisas; padronizar e atualizar sistematicamente as informações prestadas; receber solicitações de serviços acadêmicos e administrativos e entregar documentos protocolados obedecendo aos prazos regulamentados; encaminhar o usuário de forma eficaz ao setor competente em atender e resolver sua necessidade através de agendamentos junto aos setores administrativos e acadêmicos; estruturar mecanismos que possibilitem avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados e direcionar aos setores envolvidos as demandas/questionamentos apresentados pelos usuários de forma recorrente.
O Serviço de Atendimento e Protocolo funciona das 8h30 às 20h30, no prédio Waldir Barbosa Moreira, na sala ao lado da Recepção da Sede, onde funcionava anteriormente o Setor de Eventos.

UNIFESO realiza 1ª Jornada de História da 

Medicina 



No dia 31 de outubro, aconteceu a 1ª Jornada de História da Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), com apresentações de estudantes do Grupo da História da Medicina que mostraram pesquisas sobre diversos temas. “Os trabalhos foram maravilhosos, feitos dentro de um critério técnico de pesquisa e bem documentados em termos de imagem”, avaliou orgulhoso o coordenador do Grupo e da Jornada, professor Daniel Pinheiro Hernandez.
Foram cerca de cem inscritos no evento, realizado na Sala de Multimídia Afif das 9h às 17h. O professor Daniel comemorou a constante presença do público e de autoridades da Instituição, como o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; a professora Mariana Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; entre outros professores. “Os estudantes e eu como coordenador ficamos muito felizes com este primeiro evento”, declarou o professor Daniel. O professor Cezar Antonio Elias, um ícone do curso de Medicina, no qual atua desde 1970, compartilhou um pouco do seu vasto conhecimento ministrando a conferência “A Medicina Brasileira através da Biblioteca Miguel Couto”.
Um ano de resultados positivosUm dos objetivos do evento foi comemorar um ano do Grupo, fundado em 14 de setembro de 2011. Desde esta data, acadêmicos vêm se reunindo semanalmente para estudar o tema e realizar pesquisas relacionadas.  Um exemplo dos bons resultados que os encontros têm gerado são trabalhos realizados pelo grupo, que a cada dia vêm ganhando mais visibilidade fora da Instituição. Em maio estudantes e o coordenador participaram do IX Congresso Mineiro de História da Medicina, que aconteceu em Juiz de Fora (MG), quando levaram a pesquisa “Evolução no tratamento de feridas por armas de fogo”. “Eventos como a Jornada e as próprias reuniões estimulam os estudantes a perderem o receio de apresentar trabalhos fora, inclusive o medo de falar em público”, apontou o professor Daniel.
Embora seja um grupo de história da Medicina, os encontros estão abertos à participação de todos os estudantes ou professores da Instituição. Eles acontecem às quartas, das 18h às 19h30, no Laboratório de Histologia, no Campus Sede.