terça-feira, 2 de julho de 2013

Defesa Civil de Nova Friburgo aprova teleférico após teste


 
Na manhã desta terça-feira, dia 2, a Defesa Civil de Nova Friburgo realizou o teste de carga do teleférico. A equipe da Defesa Civil já havia feito, na semana passada, uma vistoria visual no primeiro trecho, observando as torres, cabeamento e as cadeiras. Para uma garantia maior, o secretário João Paulo Mori solicitou à direção do teleférico que fizesse também o teste de carga.


Desde o dia anterior, foram colocados, em cada uma das 22 cadeiras, sacos de areia pesando 150 quilos, equivalente ao peso médio de duas pessoas. Na manhã desta terça-feira, o teste foi realizado e o teleférico aprovado pela Defesa Civil para funcionar no seu primeiro trecho.
A Defesa Civil vai emitir um laudo nos próximos dias para a liberação do teleférico. O equipamento, para funcionar, ainda depende do encerramento de uma ação na Justiça.

Câmara de recesso, mas gabinetes mantém atendimento

 

Com a manifestação da última quinta-feira em Teresópolis, o recesso parlamentar da Câmara Municipal de Teresópolis começou mais cedo. A última sessão antes do recesso era para ter acontecido na quinta-feira, 27, mas com a manifestação a sessão acabou não acontecendo, o que foi sensato diante do clima que existia na cidade desde a manifestação anterior, mas que felizmente não se confirmou, com o protesto transcorrendo de forma ordeira e pacífica.
No período de recesso parlamentar, iniciado oficialmente nesta segunda-feira, dia 01.07, durante 30 dias as Sessões Ordinárias (terças e quintas, às 19h) permanecerão suspensas. Segundo o presidente da Câmara, Maurício Lopes, a Câmara Municipal vai funcionar em seu expediente com os gabinetes dos vereadores abertos e atendimento ao público. A Sessão Legislativa retornará no dia 01.08.

Porém, caso haja alguma votação de urgência, pode ser convocada a qualquer momento uma sessão extraordinária.

Os médicos do HCTCO aderem à paralisação em protesto contra a importação de médicos


Os médicos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) decidiram integrar e apoiar o movimento que ocorre em nível nacional em defesa da saúde pública, e que promoverá amanhã o dia nacional de mobilização contra a importação de médicos formados fora do Brasil sem a revalidação do diploma. Sendo assim, nesta quarta-feira, dia 3 de julho, não haverá atendimento ambulatorial, internações e cirurgias eletivas no HCTCO.
Segundo a Diretora Geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa, “a diretoria do hospital apoia a decisão do corpo clínico”, assegurando que “estará mantido o atendimento de urgência e emergência à população, bem como os atendimentos ambulatoriais, internações e cirurgias eletivas de convênios e particular”.

Trecho da carta aos médicos enviada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR),Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM):

Os médicos na luta em defesa da saúde pública

As decisões anunciadas pelo Governo que afetam a saúde pública brasileira demonstram a incompreensão das autoridades ao apelo manifesto nas ruas. A vinda de médicos estrangeiros e a abertura de mais vagas em escolas médicas são medidas irresponsáveis, por expor a parcela mais carente e vulnerável da nossa população a profissionais mal formados e desqualificados.

A reação das entidades médicas simboliza a resistência dos profissionais e dos cidadãos ao estado de total abandono que afeta a rede pública. Não é possível acreditar que medidas midiáticas dessa ordem resolverão o acesso e a qualidade do atendimento nos serviços de saúde. Não se trata de ação corporativista, mas corporativa, no sentido de unir a força das entidades em prol do bem comum e da vida dos brasileiros.

Fonte: Mauricio Aragão

Homem baleado em Teresópolis, RJ, está internado em estado grave

Rogério Gonçalves Maciel, de 54 anos, quando ia à agência bancária.De acordo com a Polícia, ele teria sofrido uma tentativa de assalto.


Está internado em estado grave no hospital São José em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, o empresário da cidade que foi baleado nesta segunda-feira (1º) em uma tentativa de assalto. Rogério Gonçalves Maciel, de 54 anos, estava indo a uma agência bancária na Avenida Feliciano Sodré quando foi abordado por dois homens armados. Os assaltantes chegaram em uma moto.
Um dos criminosos rendeu o empresário que teria reagido. O bandido fez três disparos, um dos tiros atingiu a barriga de Rogério. Mesmo ferido, ele conseguiu correr e entrar na agência. Rogério Gonçalves Maciel é dono do mercado "Oliveirão" no bairro do Alto. Ainda segundo a polícia, durante a tentativa de roubo, uma mulher que trabalha em um estacionamento em frente ao banco, se assustou, caiu e ficou ferida. O caso está sendo investigado, até o momento, ninguém foi preso.

Academias de Saúde são anunciadas pela Prefeitura


A implantação das Academias da Saúde em Petrópolis é fruto de recursos de emenda apresentada pelo deputado HUGO LEAL, junto ao Ministério da Saúde, via Fundo Nacional de Saúde.
A emenda contempla instalação das academias anunciadas nos bairros do Quitandinha, da Serrinha, do Castelo São Manoel e do Carangola.
Nesta mesma emenda, há recursos para a construção de UBS (Unidades Básicas de Saúde), num total de R$ 800 mil. Essas unidades, a princípio, devem ser instaladas em Corrêas, Roseiral, Itaipava e Duarte da Silveira.

13º. Festival de Inverno de Petrópolis/Dell Arte de 5 a 21 de Julho


Atrações internacionais são alguns dos destaques deste ano
                   Entre os dias 5 e 21 de julho realiza-se mais uma edição de um dos mais esperados festivais de inverno do Brasil e da América do Sul. Neste período, a Dell’Arte Soluções Culturais - pioneira na implantação de festivais no Estado do Rio de Janeiro - promove em Petrópolis um verdadeiro mergulho na música clássica, com 50 eventos, trazendo ainda shows, balés, ópera, corais e peças teatrais, além de jovens e promissores talentos.
A presidente da Dell Arte, Myrian Dauelsberg, ressalta o diferencial em 2013: « A programação deste ano foi organizada para o público sair de um espaço e ir para outro de acordo com a topografia da cidade e poder assistir a todos os espetáculos ». Myrian destaca a relevante função do festival que inclui Petrópolis no trajeto de importantes artistas acostumados a se apresentar nas grandes metrópoles e em outros países. O Festival ajuda a fomentar o turismo da região gerando grande movimento de visitantes nos hotéis, pousadas e restaurantes.
O Festival ocupará diversos locais da cidade, como Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Palácio Rio Negro, Hotel Solar do Império e novos espaços, como a Câmara Municipal de Petrópolis (Palácio Amarelo) e a Casa Cláudio de Souza entre outros. Presenças de atrações nacionais e internacionais garantem 17 dias de entretenimento do mais alto nível.
A Abertura de Gala do Festival será na sexta-feira, dia 5 às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara, com o concerto  de um dos maiores organistas da atualidade, Marcelo Giannini, brasileiro radicado há mais de 30 anos na Alemanha, reverenciado pela crítica e público internacionais e com a participação do Coral Municipal de Petrópolis, regido pelo Maestro Paulo Afonso
O Festival irá comemorar também o Ano da Alemanha no Brasil ; os 150 anos de Ernesto Nazareth, com show do saxofonista Leo Gandelman, no Palácio de Cristal (terça-feira, dia 16, às 20h), o bicentenário de Verdi, no Museu Imperial, com apresentação da renomada soprano Angélica de La Riva (sexta-feira, dia 19, às 18h). Os 70 anos de morte de Rachmaninoff também será lembrado durante os “Concertos ao Meio Dia” no Cine-Teatro Museu Imperial, além da apresentação do grupo Petrópolis em Serenata (terça-feira, dia 9, às 18h, na Casa Cláudio de Souza) com uma  homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes.
O cinema também terá destaque no festival, com filmes alemães como « Asas do Desejo », « A Vida dos Outros » e « Lili Marlene», em homenagem ao Ano da Alemanha do Brasil. Essa programação acontece no Centro de Cultura Raul de Leoni, sempre aos sábados, às 11h. E, no Cine-Teatro do Museu Imperial, os filmes mudos de Charles Chapiln, « Luzes da Cidade » e « O Garoto » terão acompanhamento ao piano de Paulo José Campos do Mello.
Aqueles que gostam de aprofundar sua cultura musical não podem perder as três palestras comentadas com projeções, sempre aos sábados, às 15h30m, na Sala Multimídia, do Museu Imperial. O palestrante Mário Willmersdorf Jr desenvolve no dia 6 o tema “A Música Russa no Século XX”. No dia 13 é a vez de “Momentos da Música Francesa. E, no dia 20, com Estevão Hermann, “Festival de Salzburgo – 90 anos do maior e mais famoso festival de música do mundo”.
Continuam presentes na programação os tradicionais Concertos  à Luz de Velas e Concertos ao Meio-Dia, grandes séries  provocam sempre grandes expectativas em todas as edições, no Museu Imperial, com destaque para o Duo Fukuda – Astrachan (sábado, dia 6, às 18h) e o russo Alexey Sichev (sexta, dia 12, às 12h). Alexey faz parte do rol internacional que enriquece o festival, que ainda conta com a deslumbrante violoncelista alemã Kerstin Feltz (sexta-feira, dia 12, às 18h) e com a participação do bem humorado Mozart Group, da Polônia (sábado, dia 13, às 15h, no Palácio de Cristal).
Na programação imperdível, destacam-se ainda a opereta «Caso no Júri», acompanhada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (sábado, dia 6, às 20h30m, no Theatro D. Pedro); o «Festival vai à Praça» (domingo dia 07, às 10h), com apresentação artística de alunos das escolas municipais, na Praça da Liberdade; o duo da flautista Geisa Felipe, brasileira radicada na Alemanha com o violonista Luis Leite (segunda-feira, dia 8, às 18h, no Palácio Amarelo ; o Chá Musical, com o Duo Santoro (quinta-feira, dia 11, às 17h, no Solar do Império); o show piano e voz de Zizi Possi (sexta-feira, dia 12, às 20h30m, no Theatro D. Pedro); a vinda da Cia Brasileira de Ballet, no espetáculo de gala: com terceiro ato do clássico «O Lago dos Cisnes» e «Poesia em Gestos» (sábado, dia 13, às 20h30m, no Theatro D. Pedro); as «Manhãs de Ilusão», com o mágico Nathan (domingos, dias 14 e 21, às 10h, no Palácio de Cristal) ; a flauta, o oboé e o fagote do Trio Capitu (segunda-feira, dia 15, às 18h, no Palácio Amarelo) e a performance  do cravista Roberto de Regina no Concerto à Luz de Velas (sábado, dia 20, às 18h, no Museu Imperial).
E, como não poderia faltar, dentro da Série Cristal Jazz, as duplas Leo Gandelman e Eduardo Faria (terça-feira, dia 16, às 20h) e Mauro Senise e Gilson Peranzetta (quarta-feira, dia 17, às 20h), no Palácio de Cristal, além do imperdível tango do saxofonista argentino Blas Rivera, que se apresentará com o bandeonista Walter Castro e dois dançarinos de tango (sexta-feira, dia 19, às 21h).
Entre os principais palcos do 13º Festival Internacional de Inverno de Petrópolis, destacam-se: a Abertura na Catedral de São Pedro de Alcântara ; as palestras sobre música clássica com especialistas e os Concertos ao Meio-Dia e à Luz de Velas no Museu Imperial; Theatro D. Pedro; manhãs infantis e série Cristal Jazz no Palácio de Cristal; Chás Musicais no Hotel Solar do Império, concertos no Palácio Rio Negro, música clássica e brasileira no Palácio Amarelo, filmes no Centro de Cultura Raul de Leoni, além do já consagrado Festival vai à Praça, na Praça da Liberdade.
 O Festival de Inverno da Dell Arte tornou-se uma tradição em Petrópolis, com repercussão no Brasil e na América do Sul. Além de mobilizar a população local e as redondezas, gera um grande movimento de turistas que normalmente lotam hotéis, pousadas e restaurantes durante todo seu período.
 Os ingressos têm preços populares, mas muitos espetáculos têm entrada franca mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, em prol da Campanha da Solidariedade, cuja madrinha é a Sra. Célia Azevedo. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos e boa parte deles é destinada aos jovens, proporcionando-os acesso às variadas formas de manifestação das artes.

Para esta edição, o 13º. Festival de Inverno de Petrópolis recebe o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Funarte e patrocínio da Cerveja Itaipava Premium.

Deputado Hugo Leal se reune para a regulamentação das investigações do MP


O deputado federal Hugo Leal, coordenador da bancada do Rio, participa neste momento no Ministério Público Federal de uma reunião para a regulamentação das investigações do MP. Ao lado do deputado, o Procurador Chefe da Republica da 1a Regiao, Guilherme Guedes e o Procurador Chefe da 2a Regiao, Nivio de Freitas. Participam outros parlamentares e procuradores.


Festival de Inverno para empresários


Foto: Divulgação
A Fecomércio-RJ lançou, na manhã da segunda-feira (1º), o Festival SESC Rio de Inverno 2013 para empresários da cidade na sede do SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, que apoia o evento. Com o tema “Move, Envolve,Compartilha”, o evento voltará a ter mais artistas de peso, para atrair o público. Além disso, a Federação lançou uma campanha que dará descontos de 40% para os shows que serão realizados.
Grandes atrações, como os shows dos cantores Lenine e Criolo, além da banda Paralamas do Sucesso, já estão confirmados. Peças teatrais, como o musical “Tim Maia – Vale Tudo” e shows de humor, como o “Comédia em Pé”, estarão subindo a serra na edição deste ano do Festival.  “Tivemos várias reuniões para ajustar alguns pontos que poderiam melhorar. Um dos problemas era a falta de uma participação mais efetiva das pessoas, da dificuldade do turista em ter acesso aos convites e poder participar”, afirmou o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, que destacou que as ações apresentadas têm o objetivo de solucionar estas questões.
Além das atrações, foi desenvolvida uma promoção para atrair ainda mais o público: o consumidor que fizercompras acima de R$ 49 nos estabelecimentos comerciais que aderiram à campanha ganharão um voucher, que garante desconto de 40% no preço do ingresso de qualquer atração. E não para por aí: o desconto será em todas as faixas de preço, inclusive para quem tem direito a meia-entrada. As lojas estarão identificadas com adesivos na vitrine e material de divulgação explicativo, que será fornecido pela organização do evento.
Outras ações também foram apresentadas, como o “SESC Leva Você”. Quem comprar os ingressos pela internet, de outra cidade, poderá adquirir o serviço, que terá cinco rotas de ônibus saindo de todas as unidades do SESC da capital do Estado e da Região Metropolitana. Também haverá rotas circulares de ônibus dentro das cidades que integram o Festival.
Uma promoção para os funcionários das lojas também será feita: quem efetuar a maior quantidade de vendas acima de R$ 49 em um determinado período, em cada loja, vai ganhar um par de ingressos, do próprio empresário. O acompanhamento será feito por uma tabela de classificação, para anotação das vendas.
A presidente da Associação da Rua Teresa, presente ao evento, apoiou a iniciativa. “É uma iniciativa maravilhosa envolver o comércio local e a Rua Teresa no evento”, afirmou. O Centro da Moda será um dos pontos de venda de ingressos. A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Márcio Abreu. “Esse modelo gera vantagens para os clientes, para os empresários e para os empregados”.
Mais informações sobre a promoção ou sobre o Festival podem ser consultadas pelo Sicomércio, através do telefone (24) 2237-0806, na sede, da Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 04 e 06, no Centro Histórico. As informações sobre a programação poderão ser conferidas, em breve, no endereço www.festivaldeinverno.com.br.