quarta-feira, 7 de novembro de 2012


UM DIA FAZ A DIFERENÇA
Com a intenção de se aproximar da população através da prestação de serviços, a Ação Social Um Dia Faz a Diferença, da Viação Dedo de Deus, completou seu 2º ano de atividade em Teresópolis, visitando mais de 35 bairros e atendendo mais de 7 mil pessoas.
A ação conta com a participação de cerca de 70 voluntários e acontece sempre aos sábados pela manhã, levando até as comunidades visitadas palestras, brincadeiras, cortes de cabelo, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, entre outros serviços, além de muita diversão para a garotada.
O dia começa com um café da manhã e enquanto os adultos recebem palestras e são atendidos pelos voluntários, uma equipe de animadores faz a festa das crianças que contam com pula-pula, algodão doce, concurso de dança e uma série de outras atividades.
Os pequenos ainda recebem noções sobre higiene bucal e participam de uma visita a garagem da empresa onde conferem de perto o trabalho de bastidores da viação. onde também recebem noções sobre segurança no trânsito.
Os adultos recebem palestras que tratam de assuntos como a história de Teresópolis, a prevenção ao uso indevido de drogas, cuidados com a saúde, segurança do trânsito e direito cível. A equipe de saúde realiza exames e quando detecta algum problema mais grave, encaminha as pessoas para as unidades de saúde de Teresópolis. Só nos últimos 2 anos, foram mais de 90 encaminhamentos.
Os pequenos que encaram a maratona de atividades, concorrem a dezenas de prêmios e ao sorteio de uma bicicleta ao final de cada evento.

Boas novas para quem curte a natureza

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ganhará sede e centro de visitantes



Criado há três anos, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está prestes a ganhar cara nova. Uma fazenda de 42 hectares — área já incorporada aos atuais 4.397 hectares de terra da unidade — acaba de ser desapropriada e deve servir como base para a construção de uma sede administrativa. O projeto da Secretaria de Meio Ambiente inclui ainda um centro de visitantes, apoio para pesquisadores com alojamento e um auditório para receber escolas.
Segundo Raimundo Lopes, assessor da secretaria, essas mudanças são possíveis graças a um montante de R$ 1,2 milhão, oriundo da Câmara de Compensação Ambiental do Estado, que deverão ser geridos pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Com esse recurso, será feito ainda um plano de manejo para os próximos dez anos.
— Esse é o maior parque municipal do Estado do Rio de Janeiro, provavelmente também é o maior do Brasil. Estamos totalmente dentro da Mata Atlântica. Temos uma cadeia de montanhas muito interessantes, com muitas nascentes, inclusive as principais do Rio Paquequer, que banha a cidade de Teresópolis — enumera.
Estudos recentes também apontam que existe no local uma fauna diversificada com 31 espécies de mamíferos e 121 tipos de aves. Entre eles estão animais em risco de extinção, como uma espécie rara de lontra, ouriços e morcegos amarelos.
Lopes conta que o parque é coberto pela Mata Atlântica em 75% do território. As montanhas ocupam 14% da área e cerca de 10 % precisam passar por reflorestamento.
— Estamos fazendo uma parceria com a UFRJ, para implantar viveiros — afirma.
Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, acredita que a melhor forma de preservar essas áreas é estimulando a visitação:
— A meta é quadruplicar o número anual de visitantes, passando dos atuais 200 mil para 800 mil visitantes. Queremos ampliar os parques já existentes, protegendo-os com 220 guardas e instalando 15 Unidades de Policiamento Ambiental.


 
Teresópolis, 5 de novembro de 2012 – Por iniciativa do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes com Moto e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, acontece esta semana, em vários pontos da cidade, as blitzes educativas. A proposta é intensificar a conscientização dos condutores de motocicletas sobre a importância da direção segura, a fim de evitar a ocorrência de acidentes de trânsito.

Durante a ação, os condutores de motos são orientados a usar equipamentos de segurança, como o capacete, a respeitar o limite de velocidade e a sinalização de trânsito e a manter a documentação atualizada.

“A nossa intenção não é apreender veículos, pois se trata de uma campanha educativa para prevenir acidentes e preservar a vida através da mudança de comportamento dos condutores desses veículos”, destaca o Secretário Municipal de Segurança, Marcos Antonio da Luz.

Realizada das 9h às 11h, pela Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar e o New Attitude Moto Clube, a blitz começou em trecho da Avenida Feliciano Sodré, na altura da entrada dos bairros Agriões e Cascata Guarani. Os motociclistas abordados e que estavam cumprindo as determinações do Código de Trânsito Brasileiro ganharam um adesivo da campanha “Eu conduzo pela vida – Teresópolis por um trânsito melhor”. Os condutores irregulares foram orientados a cumprir o previsto na legislação, para sua própria segurança e a dos pedestres.

A blitz educativa prossegue esta semana nos seguintes locais: terça, 6, Avenida Lúcio Meira, no cruzamento com a Rua Francisco Sá, na Várzea; quarta, 7, Avenida Presidente Roosevelt, na entrada do bairro Quinta da Barra; quinta, 8, Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro; e sexta-feira, 9, Avenida Oliveira Botelho, no Alto.

Aproveitando o aumento do número de pessoas em circulação na cidade nos dois últimos meses do ano, será montada uma exposição de fotografias com cenas de acidentes de trânsito, em locais a serem definidos no centro da cidade. O objetivo é sensibilizar motociclistas, motoristas e pedestres para a importância de seguir as regras de segurança no trânsito, a fim de reduzir o número de mortes causadas por esses acidentes.

Iniciativa pioneira, o Conselho de Prevenção de Acidentes com Moto tem como objetivo formular políticas públicas que possam auxiliar na redução dos acidentes de motos, além sensibilizar a comunidade para os efeitos sociais e de saúde desse tipo de ocorrência e as formas de evitá-los. O órgão é formado por representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, do 30º Batalhão de Polícia Militar, do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, do Conselho Comunitário de Segurança, do Conselho Municipal de Segurança Pública, do Sincomércio, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis e do New Attitude Moto Clube.

Prorrogadas inscrições para o Conselho Tutelar

Através da Resolução 003/2012, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está ampliando para o período de 5 a 9 de novembro as inscrições para a eleição ao cargo de conselheiro tutelar de Teresópolis. 

Os interessados podem se candidatar na sede do CMDCA (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea), das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.


Os interessados devem consultar o edital sobre o processo de seleção disponível no site. Quem desejar se inscrever deve estar atento aos requisitos para a função de conselheiro tutelar, entre eles, ter mais de 21 anos, ensino médio completo e experiência comprovada de, no mínimo, dois anos na área de defesa dos direitos ou de atendimento à criança e ao adolescente.

A eleição acontece no dia 24 de fevereiro de 2013 e os eleitores que desejarem votar terão que se cadastrar, através do site ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os dias 1º de novembro e 14 de dezembro deste ano.

O CMDCA é responsável pelo processo de eleição, que é rigorosamente fiscalizado pelo Ministério Público. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, que tem como missão zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros tutelares têm como função atender casos em que crianças e adolescentes têm seus direitos violados ou são vítimas de negligência, exploração, discriminação, violência e crueldade.

Curso de qualificação gratuito em Construção Civil


Construção civil tem grande mercado de trabalho

Ação profissionalizante acontecerá dia 13 de novembro, na Praça Olímpica, no Centro. Totalmente gratuito, o curso, oferecido por uma empresa privada da cidade, tem como objetivo principal ensinar novas técnicas e tecnologias na área da Construção Civil.

Serão três turmas (manhã, tarde e noite) de trinta alunos cada. As inscrições podem ser feitas por telefone 2743-4200, ou na própria empresa, situada na Estrada Wenceslau José de Medeiros, nº 1489 - Prata. As inscrições estarão disponíveis até o fechamento das turmas.

Voltado principalmente para o profissional da área da construção, o curso tem duração de quatro horas e meia e acontece em um único dia. As aulas serão ministradas por um engenheiro civil com experiência no mercado, dentro de uma carreta personalizada.

Durante as aulas, o aluno aprende sobre leitura básica de projeto e técnicas construtivas de fundações, lajes, armações, alvenaria e revestimento. O curso também traz dicas para o aumento de produtividade, gerenciamento dos materiais, segurança do trabalho e sustentabilidade nas obras.