quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Boas novas para quem curte a natureza

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ganhará sede e centro de visitantes



Criado há três anos, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está prestes a ganhar cara nova. Uma fazenda de 42 hectares — área já incorporada aos atuais 4.397 hectares de terra da unidade — acaba de ser desapropriada e deve servir como base para a construção de uma sede administrativa. O projeto da Secretaria de Meio Ambiente inclui ainda um centro de visitantes, apoio para pesquisadores com alojamento e um auditório para receber escolas.
Segundo Raimundo Lopes, assessor da secretaria, essas mudanças são possíveis graças a um montante de R$ 1,2 milhão, oriundo da Câmara de Compensação Ambiental do Estado, que deverão ser geridos pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Com esse recurso, será feito ainda um plano de manejo para os próximos dez anos.
— Esse é o maior parque municipal do Estado do Rio de Janeiro, provavelmente também é o maior do Brasil. Estamos totalmente dentro da Mata Atlântica. Temos uma cadeia de montanhas muito interessantes, com muitas nascentes, inclusive as principais do Rio Paquequer, que banha a cidade de Teresópolis — enumera.
Estudos recentes também apontam que existe no local uma fauna diversificada com 31 espécies de mamíferos e 121 tipos de aves. Entre eles estão animais em risco de extinção, como uma espécie rara de lontra, ouriços e morcegos amarelos.
Lopes conta que o parque é coberto pela Mata Atlântica em 75% do território. As montanhas ocupam 14% da área e cerca de 10 % precisam passar por reflorestamento.
— Estamos fazendo uma parceria com a UFRJ, para implantar viveiros — afirma.
Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, acredita que a melhor forma de preservar essas áreas é estimulando a visitação:
— A meta é quadruplicar o número anual de visitantes, passando dos atuais 200 mil para 800 mil visitantes. Queremos ampliar os parques já existentes, protegendo-os com 220 guardas e instalando 15 Unidades de Policiamento Ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário