quarta-feira, 22 de maio de 2013


Moradores dos distritos terão 18 ônibus novos, maiores e adaptados

Os novos coletivos que foram apresentados ontem na sede da empresa ampliam a capacidade de transporte para 4.500 passageiros por dia./Foto: Marco Oddone.



















A empresa Turb, responsável pelos ônibus que fazem as linhas de Corrêas e distritos, apresentou ontem 18 novos ônibus. Os veículos são maiores, adaptados e substituirão outros carros da empresa. De acordo com a empresa, a capacidade aumenta para mais 4.500 pessoas por dia com os novos ônibus, que fazem o percurso entre Centro e Itaipava.
“Atualmente, os ônibus têm capacidade para transportar nove mil passageiros por dia nas cerca de 300 viagens entre Centro e Itaipava. Como os novos carros são maiores, conseguimos aumentar este número em 4.500. Ou seja, a linha agora suporta até 13.500 pessoas por dia”, disse o diretor da empresa Turb, Jean Moraes, lembrando que os veículos ainda precisam ser emplacados para poder ir para as ruas. “Esperamos que as vistorias e o emplacamento sejam rápidos, mas estimamos que em torno de 15 dias os ônibus já possam estar em serviço”, disse. 
De acordo com o Setranspetro, em horário de “pico” as linhas têm as saídas realizadas de cinco em cinco minutos e este tempo não vai mudar. “Não temos como colocar mais ônibus porque eles vão ficar todos presos juntos em retenções e engarrafamentos. Uma das mudanças que optamos foi pelos veículos maiores, porque assim teremos a capacidade de transportar mais pessoas e de uma forma mais confortável. Com esta iniciativa, a empresa pretende realizar viagens mais rápidas e confortáveis para seus usuários e também oferecer melhores condições de trabalho para os rodoviários”, explicou Jean. 
O valor do investimento não foi revelado, mas estima-se que gire em torno de R$ 5 milhões, já que em valor de mercado um ônibus novo custa cerca de R$ 350 mil. Todos os veículos são zero quilômetro, adaptados para atender às pessoas com deficiência. Atualmente, a frota da empresa Turb conta com 111 veículos em Petrópolis, com capacidade para até 83 pessoas. Os novos ônibus têm capacidade para 15 passageiros a mais, 98, e contam com três portas. “Os carros contam com uma porta a mais, isto pode dar maior agilidade nos terminais no momento de entrada e saída de pessoas. Vamos continuar avaliando com os passageiros após a entrada dos novos ônibus, junto com a CPTrans, para continuar melhorando o atendimento e serviço prestado”, disse Jean.
Ariane Nascimento
Bebê de assentamento morre desnutrido no ES, diz laudo

'Nós passamos fome', disse a mãe da criança morta em Pancas.O Incra informou que o nome da mãe não consta como assentada.



Um bebê de 40 dias de vida morreu de desnutrição grave, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, segundo a certidão de óbito. A criança e a mãe moravam em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde "viviam em condições precárias", afirmou a mãe.  Ela conta que, após a falta de ajuda da comunidade, o bebê deu entrada no hospital de Colatina, nesta terça-feira (21), quando foi constatado o quadro. O Incra informou que o nome da mãe não consta como assentada.
O menino nasceu com 3,620 quilos, mas 40 dias depois, devido à falta de ingestão de alimentos, chegou ao hospital pesando dois quilos. De acordo com a enfermeira Maristela Luppi, não há como negar o quadro de desnutrição da criança. "Foi falta de comida, alimentação, leite adequado e cuidados familiares", falou a enfermeira que cuidou do caso
Moradora de um assentamento do Incra, a mãe do bebê apontou a situação precária em que vive como uma possível causa da morte. "Nós passamos fome. Não temos energia, fazemos tudo no escuro e usamos só lamparina", disse Rafaela Correa, que alegou não ter recebido ajuda da comunidade onde mora.
A gravidade do caso deixou a enfermeira indignada. "Você se sente impotente. Ainda mais para nós, que temos toda uma estrutura familiar de vida, de saúde. A gente sabe que a coisa está boa, que o governo tem feito tanto, mas deixa uma criança dessa forma. Não dá para entender", lamentou Maristela.
Incra
Segundo o Incra, Rafaela pode ser uma agregada ou parente de uma assentada. Ou ainda, pode estar acampada e nestes casos órgão não tem gerência. Em nota, o Incra diz que todos os assentados são atendidos pelos programas do governo federal.

  •  
Certidão de óbito aponta morte por desnutrição grave.  (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Certidão de óbito aponta morte por desnutrição grave. (Foto: Reprodução)

Receita para fraudar leite é achada na casa de empresário, diz promotor

Mais três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira em Rondinha.Operação Leite Compensado investiga adulteração no produto.



De acordo com o MP, fórmula encontrada era usada para adulterar leite (Foto: Divulgação/Ministério Público)Deflagrada simultaneamente em dois municípios do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (22), a segunda fase da Operação Leite Compensado cumpriu mandados de busca em Boa Vista do Buricá, na Região Noroeste. Na casa de um empresário que está sendo investigado, mas não teve o pedido de prisão decretado pela Justiça, a equipe do Ministério Público encontrou uma fórmula usada para adulterar o leite. Em Rondinha, três pessoas foram presas nesta manhã"Essa receita com certeza era usada para adulterar o leite. Era uma variação, uma receita nova, mas podemos afirmar que servia para adulterar o leite. O que ela fazia, qual a diferença no resultado, é o Ministério da Agricultura que pode afirmar", explicou  o promotor Mauro Rockenbach, que acompanhou a operação em Rondinha, no Norte do estado.
No papel encontrado na casa do dono de uma transportadora, a "receita" cita bicarbonato e açúcar, além da água e da ureia usadas pelos outros núcleos investigados pela adulteração de leite em Guaporé, Ibirubá, Horizontina e Rondinha. Segundo o MP, o núcleo de Boa Vista do Buricá adulterou cerca de 7 mil litros de leite nos últimos meses.
 As buscas foram feitas na transportadora, na casa do proprietário, que fica ao lado, e em caminhões que estavam no local. De acordo com o promotor Alcindo Luz Bastos Silva Filho, que acompanhou a operação, uma pequena quantidade de ureia e notas que atestam a compra do produto também foram recolhidas. 
"Neste cumprimento, apuramos alguns produtos químicos que estavam no local, notas fiscais que comprovam a aquisição de ureia. Inclusive achamos rascunhado a própria fórmula da fraude que vem circulando em outras regiões do estado. Foi apreendido nos fundos da residência", diz o promotor Alcindo.
Nesta quarta-feira, o MP cumpriu quatro mandados de prisão em Rondinha. Três pessoas foram presas, dois sócios de uma transportadora e um motorista. O quarto suspeito já estava preso desde a primeira fase da operação por envolvimento no esquema de Ibirubá.
O esquema é semelhante ao encontrado nos outros núcleos já investigados: os envolvidos misturavam água e ureia ao leite antes de levar o produto para as empresas, para dar consistência ao líquido e lucrar mais na comercialização.
Caminhão com leite, operação Leite Compensado, nesta quarta-feira (22) (Foto: Felipe Truda/G1)
Produto que estava em caminhões foi apreendido
(Foto: Felipe Truda)
Leite batizado ia para o Paraná, diz MP
De acordo com o promotor Mauro Rockenbach, o leite batizado era transportado pelos investigados até a Confepar, do Paraná. "Seguiam levando o leite gaúcho sabendo desde fevereiro que esse leite estava com restrição. O produto ia para Pato Branco", disse ao promotor no início da manhã desta quarta.
Em nota emitida em 14 de maio, a Confepar informa que sempre cumpriu com rigor seus procedimentos e controles internos de qualidade. A empresa envasa as marcas Polly e Cativa.
De acordo com a investigação, as transportadoras adulteraram pelo menos 120 mil litros de leite nas duas cidades nos últimos três meses. O MP ressalta que este volume foi apreendido e não chegou ao mercado. Na manhã desta quarta, o leite que estava em caminhões na transportadora de Rondinha foi apreendido por técnicos do Ministério da Agricultura e será analisado. A previsão é que o resultado dos testes saia em até três dias.
"A indústria sabia que todo esse grupo estava com restrição por fraude de formol porque foi enviado um memorando. Eu não estou dizendo que eles industrializavam este leite, mas eles sabiam. Eles que digam o destino que deram ao leite recebido", afirmou o promotor após as prisões.
Ministério da Agricultura emitiu nota sobre problemas em fevereiro
Em nota de 18 de fevereiro de 2013, o Ministério da Agricultura alertou para a restrição ao leite cru com resquícios de formaldeído provenientes de seis postos de resfriamento no estado. No comunicado, destinado a todas as fábricas de laticínios e usinas de beneficiamento, a orientação é que o produto só seja usado para derivados lácteos, que também devem ser apreendidos pelo SIF.
Os postos citados pelo MP ficam em Selbach, Salvador do Sul, Guaporé, Sede Nova, Tapera e Vila Flores. Em 8 de maio, postos de Guaporé, Crissiumal e Selbach foram fechados.
Operação Leite Compensado, nesta quarta-feira (22) (Foto: Felipe Truda/G1)Leite encontrado em transportadora (Foto: Felipe Trud)

Magé recebe prefeitos do Conleste para reunião mensal


Reunião Extraordinaria Conlestefoto Marcelo Dias 47
Representantes e prefeitos de 17 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, o Conleste, se reuniram  no Palácio Anchieta, sede da Prefeitura de Magé. O prefeito Nestor Vidal recebeu os chefes do Poder Executivo de Itaboraí, Rio Bonito, Guapimirim, Saquarema, entre outros.

As reuniões que tem como objetivo principal buscar recursos para os municípios que sofrem os impactos causados pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), através de projetos que buscarão apoio do governo estadual e do governo federal. Os prefeitos se reúnem mensalmente, e a cada reunião, um dos municípios participantes é escolhido para sediar o encontro.

O prefeito de Magé Nestor Vidal, presidente da Adeleste (Associação de Desenvolvimento do Leste Fluminense), apresentou a proposta para que através de um projeto, a Associação cobre dos governos estadual e municipal, ações de compensação para os município, que serão revertidos em investimentos considerados prioridades para as cidades.
Durante o encontro o presidente Conleste, prefeito de Itaboraí Helil Cardoso, apresentou alguns temas que foram discutidos, a possibilidade de solicitar junto à Presidência nacional a criação de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que beneficie especificamente os municípios que estão sofrendo os impactos, e ao governo do estado propor que a verba gerada pelas multas cobradas à Petrobras sejam direcionadas aos municípios do Consórcio.
A próxima reunião acontecerá no dia 20 de junho, em Teresópolis.


Defesa Civil realiza a instalação de mais uma UPC


14-05-2013 - Instalação da sala e pessoal da defesa civil em Sto. Aleixo - fotos - nando 2
Uma nova Unidade de Proteção Civil (UPC) foi ativada na última sexta-feira, (17) em Santo Aleixo. A medida faz parte do projeto de implantação das UPCs no município. Instalada no 2º distrito, a unidade funcionará provisoriamente numa sala da Unidade de Saúde 24 Horasde Santo Aleixo e contará com uma equipe de cindo agentes que darão início a operação.

"A UPC é um projeto desenvolvido pela COMPDECe tem o objetivo essencial de aproximar a população do poder público, sendo um braço da coordenadoria dentro do distrito, identificando suas necessidades e anseios e após esse levantamento estabelecer as diretrizes dos trabalhos a serem desenvolvidos e executados", explicou o coordenador Gilber Câmara.

O 2º distrito foi escolhido pois se trata de uma região onde existe um número grande de pessoas vivendo em áreas de risco, e com a unidade funcionando prontamente será possível conhecer melhor e mais profundamente as peculiaridades da região, e assim potencializar a qualidade do atendimento e torná-la mais eficiente.
14-05-2013 - Instalação da sala e pessoal da defesa civil em Sto. Aleixo - fotos - nando 3


A Farra do Aluguel de Carros com Dinheiro 

Público.

Pezão ganha dois carrões mês que vem para pisar fundo.

Dois carros blindados com tração integral, alugados no valor de R$ 261, 6 mil por ano, o que corresponde a cerca de R$ 22 mil por mês, estarão à disposição do vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, a partir do próximo mês, para o seu deslocamento da residência no Leblon, um dos bairros mais caros da cidade, para outros diversos locais de seus compromissos. O valor pago mensalmente corresponde ao preço de um carro popular zero quilômetro.
A escolha do modelo dos carros, muito utilizado em competições de rally, pode ser considerada um exagero, tanto pelo custo quanto pelos modelos e equipamentos, como blindagem, numa clara demonstração de que o governo não confia na sua própria política de segurança. De acordo com as exigências da licitação, os carros deverão ter ar-condicionado com controle de temperatura, bancos revestidos de couro, som digital, entre outras mordomias.
Pezão é um político que não tem inimigos, nem é envolvido com violência, o que não justifica a utilização de um carro blindado. Além disso, os carros usados por autoridades sempre são acompanhados de escolta. No entanto, por telefone, a assessoria do vice-governador explicou que a blindagem e a escolha do veículo foram feitas por “questão de segurança”.
 Ainda de acordo com a assessoria, “a licitação tem a finalidade de substituir os dois veículos utilitários blindados atualmente à disposição do vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, e cujo contrato de aluguel se encerrará em breve”.
Conforme também explica a instituição, “são dois veículos porque um deles serve como reserva em caso de qualquer problema”. Sobre o erro na justificativa para o aluguel dos blindados esportivos, inscrito no edital de licitação, em que consta o fato de Pezão ser secretário de Obras, o que o levaria a visitar empreendimentos com frequência, e muitas vezes no interior, quando na verdade, a pasta, é comandada por Hudson Braga, o governo se justificou:
“Por engano, no aviso de licitação, em vez de ‘coordenador de Infraestrutura’, foi atribuído ao vice-governador o cargo de ‘secretário de Obras’, o que será corrigido em nova publicação. De qualquer forma, cabe lembrar que, como coordenador de Infraestrutura, o vice-governador é o responsável por várias obras executadas pelo Governo do Estado em todos os municípios fluminenses. Ele tem duas residências, uma no Leblon e outra na cidade de Piraí, no interior do estado.”, finaliza a nota.
No telefone, o assessor do político alegou também que “o valor de R$ 261, 6 corresponde aos dois carros e que este é até onde poderá chegar, já que haverá o pregão e a concorrência das empresas, podendo ainda baixar este preço”.
Fonte: JB


DEPOIS
  Acontece neste sábado (25/05), a partir das 08h00 (oito horas manhã) o 2º Mutirão de Limpeza Pública da Granja Guarani. A ação é uma iniciativa da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e Pedreira em conjunto com a comunidade do bairro. Já temos cerca de 15 moradores voluntários do bairro para a realização do serviço, além da diretoria da AMAGG.
O Mutirão vai fazer a poda e a capina das principais ruas do bairro, começando pela Quirino Simões e José Bonifácio. Junto com a limpeza das vias públicas, vamos melhorar o visual do nosso bairro aplicando cal nas guias das ruas. Além disso, o mutirão vai recolher entulhos variados, com uma preocupação especial pela eliminação de qualquer recipiente que possa abrigar larvas do mosquito transmissor da dengue.
A mão-de-obra e todos os materiais que serão utilizados neste segundo mutirão da limpeza na Granja Guarani são fruto da doação 
dos próprios moradores e comerciantes do nosso bairro. Venha part
icipar você também. Faça a sua parte por um bairro mais limpo e mais seguro.

O aquecimento para o mutirão já começou!!!
O Diretor de Obras Magal não cansa nunca, hoje comandou uma equipe de limpeza com Renê e Reginaldo e começaram o aquecimento para o mutirão que será realizado neste sábado (25).
O trabalho começou cedo e a calçada na Rua Quirino Simões voltou a ser transitada com uma capina geral das calçadas e o entorno da Praça alem foram retirados todo mato que cobria a fiação.
   As imagens muitas vezes valem mais do que milhares de palavras, é o que você eleitor deve se sensibilizar na hora de escolher aquele(a) que deverá guiar os nossos destinos de uma maneira responsável e que não esqueça a população que os elegeram.
ANTES
A população da Granja Guarani não pode mais ficar jogada e esquecida literalmente \\\"na lama\\\", como vocês podem conferir nas fotos que mostra com exclusividade a ação da AMAGG que, limpam a pracinha do Bairro para as crianças poderem brincar e por onde ele e demais moradores esperam pela politica da Prefeitura Municipal um espaço para ser construída um espaço cultural para as mesmas.


          



Projeto Salva Vidas no Trânsito é destaque na premiação do LIONS CLUB. 



   O Projeto Salva vidas no Trânsito foi um dos homenageados ontem a noite, na casa de cultura, com a medalha do LIONS CLUB. Os responsáveis pelo projeto, Miguel Ângelo e Eliandro Canto estavam muito felizes pelo reconhecimento dado a esta iniciativa maravilhosa. o PROJETO SALVA VIDAS NO TRÂNSITO pode ser acessado aqui ttp://www.salvavidasnotransito.com.br/
   Esse importante projeto vem elaborando palestras de educação no trânsito para crianças jovens e adultos, e cerca de 13 mil pessoas já aprenderam um pouco com nossos heróis Miguel e Eliandro. O objetivo do projeto é despertar nos pedestres e motoristas um novo modelo de conscientização para valorizar e preservar a vida, através de pequenas atitudes que fazem a diferença. O site citado, possui dicas de prevenção e segurança, que se observados as informações, podem colaborar para melhorar a qualidade de vida e reduzir o índice de incidentes de trânsito no Brasil.  A educação bem disseminada é capaz não só de promover a mudança no comportamento dos usuários das vias, bem como fortalecer o conceito de cidadania, buscando a tão esperada “PAZ NO TRÂNSITO”.
  O projeto tem ultrapassado os limites de Teresópolis, cidades circunvizinhas também estão aderindo a ideia desse brilhante projeto. Por isso, foi mais do que merecida a justa homenagem a esses guerreiros que fazem de nossa cidade um lugar melhor para se dirigir, caminhar e viver. Parabéns Eliandro e Miguel.