terça-feira, 5 de novembro de 2013

ATENÇÃO


Acidente de motos agora em frente a CASA DO QUEIJO.Alertamos quanto  atenção redobrada nesse momento devido ao mal tempo na Região Serrana

Foto: Cristiano Menendes

ZIRALDO E A LUTA DA AMAGG PELA RESTAURAÇÃO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


O Quiosque das Lendas, nome oficial do Mirante da Granja Guarani, ganhou um aliado de peso para sua restauração. Ziraldo, o cartunista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor, sem dúvida, um dos ícones da cultura brasileira, visitou o nosso carramanchão e se colocou à disposição da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani para auxiliar no que lhe é possível para que o ponto turístico-cultural seja definitivamente recuperado.
Ziraldo, que esteve em nosso bairro junto com sua esposa, Márcia Martins, ficou encantado com a singular beleza do monumento erguido a mando de Arnaldo Guinle na Granja Guarani. Ele apreciou não só a estrutura arquitetônica como também o que ainda está intacto da pintura sobre azulejos do artista Jorge Colaço.
Vale ressaltar que já há uma decisão judicial em vigor obrigando a Prefeitura de Teresópolis e o Inepac, órgão estadual controlador dos monumentos culturais e que tombou o Mirante, a restaurarem o quiosque das Lendas.
A PMT, é verdade, tratou de limpar todo o entorno do Mirante, até nas proximidades da conhecida Curva do “S”, na estrada do Araken, área que, pelo acordo judicial, foi transferida para o município pelo ex-proprietário do terreno onde se encontra o carramanchão.  
Ocorre que, desde então, muito embora o secretário de Cultura, Wanderley Peres tenha demonstrado real interesse na luta da AMAGG pela recuperação do monumento, nada mais se fez no local.
As primeiras informações do secretário é que a área seria devidamente cercada para evitar a continuidade do processo de degradação. Também foi divulgado um projeto que aponta que o quiosque ganhará uma estrutura cultural e paisagística ao seu redor e que o local ficará protegido sob a responsabilidade da guarda patrimonial da PMT. Mas, até aqui, os planos não saíram do papel.
A comunidade da Granja Guarani em especial e de toda a sociedade teresopolitana aguardam ansiosas por um desfecho positivo deste processo de restauração. A AMAGG conhece e compreende bem o processo burocrático que, muitas vezes, emperra a máquina pública e torna ainda moroso o trabalho em vários setores.
Mas, no caso da restauração do Mirante, assim como da revitalização do Lago Iacy, outro ponto tombado pelo Inepac, entendemos nós da AMAGG, que o limite de espera chegou ao fim. No caso específico do Iacy, após os trabalhos de desassoreamento do lago, a PMT divulgou que seria contratada uma empresa para a finalização dos trabalhos. Isso ocorreu há cerca de 40 dias e também até agora nada.
Quem sabe agora, com o pai do Menino Maluquinho, o homem que com inteligência e astúcia brigou por um país mais livre e justo política e socialmente nos ajudando, a PMT saia da inércia e cumpra o que determinou o Poder Judiciário. Assim esperamos!
Cesar Rodrigues

Jornalista-Colaborador da AMAGG

Petrópolis vai ganhar um Consultório de Rua tipo III

Petrópolis vai ganhar um Consultório de Rua tipo III
Até o fim deste ano, Petrópolis vai ganhar um Consultório de Rua tipo III. O projeto criado pelo governo federal faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, cuja adesão do município aconteceu em maio de 2013.  A iniciativa tem como característica mais importante oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sócio-cultural da população.
O Consultório de Rua tem como princípios norteadores o respeito às diferenças, a promoção de direitos humanos e da inclusão social, o enfrentamento do estigma, as ações de redução de danos e a intersetorialidade. O projeto é uma estratégia de ampliação do acolhimento e acesso para usuários de drogas em situação de vulnerabilidade social.
O consultório consiste numa equipe volante, constituída por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico. A equipe realiza intervenções educativas e psicossociais, e contam com insumos para tratamento de situações clínicas comuns, além de preservativos, cartilhas e material instrucional, material para curativos, e medicamentos de uso mais frequente.
“O objetivo é levar assistência e acolhimento para essa população na rua, realizando consultas médicas e de saúde mental. Com essa medida a intenção é criar vínculos, aproximando essa população de rua com a rede de atenção”, explicou o coordenador de saúde mental, Rui Stockinger, acrescentando que a equipe do Consultório de rua atenderá também aos abrigados no Núcleo de Integração Social (NIS). De acordo com o coordenador de saúde mental, existem cerca de 200 moradores de rua na cidade, desses 1/3 estão nas ruas devido ao desemprego; 1/3 pelo uso de drogas e por problemas mentais e o restante devido a problemas familiares.
Além da implantação dessa equipe, também serão criados até o fim do ano, cinco leitos de atenção integral no Hospital Clínico de Corrêas (HCC) para pessoas que apresentem uso abusivo de álcool e drogas e com transtornos mentais. Os leitos serão usados para desintoxicação e para cuidados clínicos e neurológicos.
Entre as ações que também serão desenvolvidas por meio do programa estão: a instalação de uma Unidade de Acolhimento para adulto e outra infantil, a expansão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) o fortalecimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); além do apoio ao policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas que será realizado com uma base móvel (composta com 20 câmeras), dois carros e duas motocicletas. Ao todo serão investidos pelo governo federal R$ 5 milhões em Petrópolis e a previsão é que até 2014 todas as ações estejam desenvolvidas.

Morre vítima de colisão de carro em árvore


Não há marca de frenagem na pista, o que deixa ainda mais misteriosa as circunstâncias do acidente
Não há marca de frenagem na pista, o que deixa ainda mais misteriosa as circunstâncias do acidente

- Empresária de 35 anos sofreu traumatismo craniano


Vítima de traumatismo crânio-encefálico grave, faleceu no último domingo no Hospital das Clínicas de Teresópolis a empresária Christina de Souza Morando, 35, proprietária de uma loja da Cacau Show na cidade de Carangola, Minas Gerais. Ela conduzia uma BMW X1 de cor prata e, na tarde da última sexta-feira, colidiu violentamente com o veículo contra uma árvore no quilômetro 62 da Estrada Rio-Bahia, na localidade de Providência. Estavam ainda no veículo a filha da empresária, a pequena Carolina de Souza, de um ano de idade e a babá, Maria Moraes, 49, que estão internadas em hospitais na Baixada Fluminense e na cidade mineira.
O estado que ficou o veículo impressionou os pedestres que prestaram os primeiros atendimentos e acionaram as equipes de resgate da Concessionária Rio-Teresópolis e Corpo de Bombeiros. O impacto do BMW contra uma árvore às margens da rodovia foi tão grande que a impressão que se tinha é que a frente havia abraçado o tronco, causando a destruição total do motor. Christina ficou presa às ferragens e, mesmo com o airbag, se feriu gravemente. A babá estava no banco de trás e teve fratura de fêmur, sendo atendida no HCT e encaminhada para um hospital em Carangola. A criança teve trauma na face e foi transferida para a UTI Pediátrica do Caxias Dor.


Christina Morando tinha 35 anos e era proprietária de loja Cacau Show em Carangola
Christina Morando tinha 35 anos e era proprietária de loja Cacau Show em Carangola

Comoção no Facebook


A empresária seguia para o Rio de Janeiro, onde visitaria familiares. A notícia sobre o acidente e falecimento de Christina repercutiu em vários sites e jornais de sua cidade Natal. “Nós ainda precisamos de anjos como Christina aqui entre nós. Força Christina que todos estamos em orações e preces pelo seu restabelecimento”, publicou um site, após a divulgação de que Christina aguardava cirurgia.
Após a publicação da notícia no Facebook do jornal O DIÁRIO, diversas pessoas lamentaram o ocorrido e deram informações sobre o acidente e sobre o local onde aconteceu o fato. “A Cristina infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu hoje. Maria precisou ser operada por causa de fratura nos membros inferiores e a pequena Carolina está em observação. Cristina estava indo ao Rio passar o fim de semana com a família. Ela mora em minha cidade, Carangola onde era proprietária de uma loja da Cacau Show. Toda a cidade está chocada!!! Lamentável!”, comentou uma moradora de Carangola.

“Tem muitas coisas q falaram que não aconteceu foi os moradores que tiram a criança e a senhora e os moradores relataram que a CRT demorou em cerca de meia hora pra chegar”, completou uma moradora da zona rural de Teresópolis. Outros dois moradores da região, Sidnei e Cidoca, aproveitar para pedir atenção especial para o trecho da rodovia: “Ao lado da minha casa, foi horrível”, disse Sidney. “Vi da minha casa, já é o quarto acidente na mesma árvore e dois já morreram ali”, reforçou Cidoca.Na tarde de ontem, a Assessoria de Comunicação da Concessionária Rio-Teresópolis prestou esclarecimento sobre o atendimento das ambulâncias no local. Segundo a empresa, os veículos de resgate chegaram minutos após o comunicado do acidente ao posto no quilômetro 71. “Um minuto após a comunicação o veículo de apoio chegou e, sete minutos depois, a ambulância. Logo em seguida, o carro de resgate que fica no quilômetro 41”, explicou a Assessoria da CRT.

O impacto foi tão forte que a BMW ficou com a frente completamente destruída
O impacto foi tão forte que a BMW ficou com a frente completamente destruída

Casal morreu no dia anterior


No dia anterior ao acidente com a BMW, um casal que viajava em um automóvel Volkswagen Pólo de cor prata morreu após colidir frontalmente contra um caminhão na altura do Km 26 da Estrada Rio-Bahia, em um trecho próximo a Além Paraíba. No momento do acidente chovia na região e a pista estava molhada, o que deve ter influenciado para favorecer o acidente.
Viajavam no veículo Mariana Guariento, de 30 anos e José Carlos Silveira Bousquet, de 65 anos, moradores de Teresópolis que morreram ainda no local. A Concessionária Rio-Teresópolis enviou uma equipe de emergência com ambulância para fazer o atendimento, porém o impacto foi muito violento e as vítimas não resistiram aos graves ferimentos. O veículo ficou muito destruído. De acordo com o que foi apurado no local, o Pólo que vinha no sentido Rio de Janeiro era conduzido pela mulher que teria perdido o controle ao tentar contornar uma curva e acabou invadindo a contramão. O motorista do caminhão ainda teria tentado desviar para evitar o acidente, já que os dois veículos pararam no acostamento do sentido em que ele seguia. Uma das rodas do veículo foi parar do outro lado da pista.
Com a violência do impacto, o baú do caminhão se deslocou cerca de 40 centímetros para frente no chassi. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolou o trecho até a chegada da perícia criminal. Os funcionários da CRT fizeram a sinalização da pista enquanto aguardavam a chegada da equipe.
A concessionária que administra a via levou também um guincho para fazer o recolhimento dos veículos. O condutor do caminhão era Carlos Nei de Souza, de 44 anos, morador de Além Paraíba, que não sofreu ferimentos. Ele seguia com o ajudante Alexandre Araújo da Silva, de 42 anos.

Fonte:Marcello Medeiros/ DiariO TV

Fórum muda para Rua Carmela Dutra


Equipamentos e documentos começam a ser transferidos nesta terça-feira para a nova sede do Fórum de Teresópolis na Rua Carmela Dutra
Equipamentos e documentos começam a ser transferidos nesta terça-feira para a nova sede do Fórum de Teresópolis na Rua Carmela Dutra

Tribunal de Justiça suspende prazos da Comarca durante todo o restante da semana


O Fórum da Comarca de Teresópolis suspende temporariamente suas atividades a partir desta terça-feira, dia 5 de novembro, para que possa acontecer a mudança das varas, cartórios e de toda a estrutura para o novo prédio da Rua Carmela Dutra, no bairro de Agriões. A decisão partiu de um Ato Executivo assinado pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargadora Leila Mariano. De hoje até sexta-feira, dia 8, todos os prazos para de correr e só serão retomados na reabertura do serviço. A inauguração do novo prédio está prevista para sexta-feira, dia 8.
O novo e luxuoso Fórum da Rua Carmela Dutra começou a ser construído em fevereiro de 2012 e foi elaborado para atender a demanda da Comarca de Teresópolis, já prevendo possibilidade de futuras ampliações. A obra chegou a ter 480 funcionários trabalhando no canteiro, sem contar os terceirizados. As novas instalações contam com corredores amplos, salas e secretarias com espaço para confortar bem os serventuários da Justiça. As salas de audiência obedecem ao padrão do Conselho Nacional de Justiça.


Por conta da transferência do Fórum, os prazos pararam de correr por determinação do Tribunal de Justiça do Rio
Por conta da transferência do Fórum, os prazos pararam de correr por determinação do Tribunal de Justiça do Rio

Conforto


Todos os andares de atendimento contam com sanitários amplos e bebedouros. Três elevadores poderão ser utilizados pelo público. Esses equipamentos vão atender principalmente idosos e deficientes físicos. Há também um elevador exclusivo para os presos que virão para participar de audiências e julgamentos.
Para segurança da população, dos serventuários e dos magistrados, o prédio tem detectores de metal nas entradas e equipamentos de Raios X para checagem das bolsas.
Para não ter problemas com alagamentos, comuns na rua do novo Fórum, o prédio foi construído com o térreo a um metro e meio do chão. Todo o cabeamento foi feito para pensar na realidade dos processos eletrônicos.
A estrutura conta com ar condicionado central com independência na temperatura de cada instalação. Houve cuidado com questões ecológicas. O prédio tem gerador próprio e uma subestação de energia. O teto tem o chamado telhado verde, que reduz o carlos interno e faz captação da água da chuva. No estacionamento, destinado aos juízes e alguns serventuários, terá também um bicicletário para incentivar o uso do transporte alternativo.

Fonte:André Oliveira / O Diario

Homem cai de fachada de supermercado


Funcionários do supermercado tiveram que fazer a retirada do material que se soltou do forro
Funcionários do supermercado tiveram que fazer a retirada do material que se soltou do forro

- Vítima sofreu vários ferimentos após queda de aproximadamente cinco metros


Um homem ficou ferido ao cair do telhado de um supermercado no centro da cidade, na noite da última quinta-feira, quando estava realizando um serviço na fachada do estabelecimento. Ele foi levado consciente com ferimentos pelo corpo para o Hospital das Clínicas de Teresópolis.
O acidente aconteceu por volta de 19 horas de quinta-feira quando o homem teria sofrido uma queda de aproximadamente cinco metros, quando estava no telhado do supermercado, realizando algum serviço de manutenção não especificado no comércio na Avenida Feliciano Sodré.
O telhado cedeu e o homem caiu em cima de uma estrutura de ferro que tinha ainda um forro de PVC que também não agüentou o peso e quebrou, fazendo com que o homem caísse na calçada. Ele sofreu um corte no queixo e ferimentos pelo corpo.


Amparo a vítima


O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso e alguns funcionários do próprio supermercado ajudaram a amparar a vítima até a chegada da ambulância.
Por pouco nenhum pedestre foi atingido, pois o local registra grande movimento e o horário do acidente é propício à passagem de muitas pessoas. O mercado estava com cartazes informando obras. O homem foi atendido pela equipe de emergência dos bombeiros e rapidamente foi levado para o HCT.

Fonte:O DIÁRIO

Construção do Arco Metropolitano volta a interditar a BR-040, no RJ

Atenção deverá ser redobrada para quem acessa a serra de Petrópolis, RJ. Intervenções ocorrerão em horários de menor fluxo, conforme o dia.


As duas pistas da BR-040 ficarão interditadas no quilômetro 109, altura de Duque de Caxias, nesta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10). O trecho fica no entroncamento com a BR-116 e também trará reflexos aos motoristas que chegam ou seguem para Petrópolis, Região Serrana do Rio. A operação será necessária para a montagem de um novo viaduto do Arco Metropolitano. As vias serão devidamente sinalizadas.

Nesta sexta (8), a interdição parcial começará às 22h no quilômetro 109, com fechamento de uma faixa de rolamento da pista sentido Rio de Janeiro. O tráfego na BR-040 continuará fluindo, mas com estreitamento da pista.

O trabalho continua nas primeiras horas do sábado (9) e vai até as 5h. Neste horário, a interdição será total no quilômetro 109 em ambos os sentidos (Rio e Juiz de Fora, influenciando os motoristas que vêm ou seguem para Petrópolis).

O tráfego contará com desvios sinalizados. Para quem segue em direção ao Rio de Janeiro, o acesso ao desvio se dará pela estrada de São Lourenço, passando pela estrada Dona Teresa Cristina e acessando a rua Paissandu para retornar à BR-040 (saída ao lado do Posto JB). Para o tráfego que segue em direção a Juiz de Fora, o acesso ao desvio se dará pela rodovia Rio Magé (BR-116), retornando pelo último acesso a Imbariê (saída ao lado da Viação União).

Ainda no sábado, entre 5h e 7h, a interdição será parcial no sentido Juiz de Fora, com fechamento de uma faixa de rolamento para reposição da mureta de proteção que separa as pistas. Já das 22h à meia noite, será a pista no sentido Rio de Janeiro que ficará fechada.

No domingo (10), ambas as pistas ficarão fechadas desde a primeira hora do dia até as 5h no  quilômetro 109. na ocasião, será concluída a montagem do novo viaduto do Arco Metropolitano sobre a rodovia. O tráfego contará com desvios sinalizados nos dois sentidos. Entre 5h e 7h, a interdição passa a ser parcial, somente na pista sentido Juiz de Fora, para a reposição da mureta de proteção que separa as pistas. O usuário poderá ter mais informações sobre as condições de trânsito na BR-040 pela central de atendimento: 0800-282-0040 (portadores de deficiência auditiva e de fala – 0800-281-0041).

Comissão da Alerj vistoria setor de hemodiálise em Teresópolis, no RJ

Setor do Hospital São José está fechado desde setembro.
No local, 12 pacientes renais contraíram o vírus da hepatite C.


Foto: Reprodução da Internet
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) começou a vistoriar às 9h, desta terça-feira (5), o setor de hemodiálise do Hospital São José, em Teresópolis, na Região Serrana. O local, onde 12 pacientes renais que faziam tratamento contraíram o vírus da hepatite C, está fechado desde setembro.
O caso está sendo investigado pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica do estado. A suspeita é que o vírus tenha sido transmitido durante a filtragem do sangue pelas máquinas. Sem ter onde fazer o procedimento na cidade, os 88 pacientes que dependem do tratamento em Teresópolis  estão sendo levados para o Centro de Hemodiálise em Itaboraí, que fica a 75 km da cidade serrana.
Fonte:g1