terça-feira, 6 de maio de 2014

Petrópolis: Comdep arrecada mais de uma tonelada de recicláveis na Exposição

A Prefeitura fechou ontem o balanço do Projeto Petrópolis Recicla, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, na 25ª Exposição Agropecuária de Petrópolis, realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio: mais de uma tonelada de materiais recicláveis (garrafas pet, poli e latinhas) recolhidos. A iniciativa, que atraiu a atenção do público, tinha como objetivo despertar a consciência sustentável nos participantes. Quem contribuiu não se arrependeu: além da lição, ainda recebeu na hora o valor pelo material (o cálculo foi feito por peso).
Comdep arrecada mais de uma tonelada de recicláveis na 25ª Exposição Agropecuária. (Foto: Divulgação)
Comdep arrecada mais de uma tonelada de recicláveis na 25ª Exposição Agropecuária. (Foto: Divulgação)
Outros serviços oferecidos na tenda da Prefeitura também atraíram quem prestigiou a festa. A Secretaria de Fazenda cadastrou 45 novos microempreendedores individuais (MEIs) e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) também ganhou atenção: 16 casais se cadastraram para um casamento coletivo que será realizado na cidade. Já a Secretaria de Saúde, por meio do programa DST/Aids, distribuiu cerca de dois mil preservativos.
Além da prestação de serviços públicos, a Prefeitura aproveitou a Exposição Agropecuária para realizar campanhas de conscientização em diversas áreas, como saúde, educação, defesa civil, trânsito e segurança pública. No espaço, a ideia foi aproximar ainda mais a administração pública da população. Funcionários capacitados esclareciam dúvidas sobre diversos setores. A Secretaria de Saúde fez panfletagem sobre desratização e combate à dengue.
Artesanato, produção rural e adoção de animais   – O Núcleo de Bem Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento, conseguiu que seis cães fossem adotados na IV Pet Petrópolis. Funcionários do núcleo também conversaram com a população explicando sobre a importância da adoção responsável.
Os produtores rurais da cidade também participaram da 25ª Exposição Agropecuária, expondo e comercializando seus produtos. Entre os expositores estavam os que fornecem ao governo municipal itens para a merenda escolar.
Cinquenta e quatro artesãos da cidade também marcaram presença na festa. Eles ganharam da Prefeitura um espaço gratuito para mostrar seus trabalhos, tendo a chance de divulgar e vender seus produtos.
Atividades infantis – Na tenda da Prefeitura, atividades atraíram as crianças, como contação de histórias, teatro de fantoches, oficinas de garrafa PET, pintura corporal e escultura com balões. Moradora de Nogueira, a professora Dulce Magalhães levou os netos, Ana Luiza, de cinco anos, e Vinicius, de três, para se divertir com desenhos feitos nos braços e nas mãos. “Achei muito bom. As crianças adoraram. Nós já fomos aos brinquedos, elas comeram guloseimas. Está sendo muito bom”, disse Dulce.
Defesa Civil – A Secretaria de Proteção e Defesa Civil esteve presente nos cinco dias da festa, de manhã até a madrugada. Com uma barraca montada ao lado da tenda da Prefeitura, distribuiu ao longo do dia panfletos e cartilhas com dicas simples de prevenção de desastres das chuvas. Quem passava por ali ainda aprendia como fazer um pluviômetro caseiro com garrafa PET e recebia um adesivo para montar o seu equipamento. À noite, agentes ficaram de prontidão para garantir a segurança do público que acompanhava os shows. Todos os dias, as estruturas da festa foram
vistoriadas pelos agentes.


Fonte: Ascom/Petrópolis

.Novo encontro no CEAC de Teresópolis em busca de soluções para inércia do Estado e do Município

“Saímos daqui com uma missão de trabalho em Brasília: intervir junto ao governo federal para acabar com essa covardia e essa mesquinharia do governo estadual diante do sofrimento e das necessidades das vítimas da tragédia”. Estas foram as palavras finais do Senador Lindbergh Farias em seu encontro com a AVIT (Associação das Vítimas das Chuvas de 12 de Janeiro de 2011 em Teresópolis) e cerca de 400 pessoas no sábado, 3 de maio de 2014, no Centro de Atividades Comunitárias (CEAC) da Igreja de Santa Teresa, na Várzea, Teresópolis. Em sua grande maioria, a plateia era composta por vítimas das chuvas de janeiro de 2011 na cidade serrana e o encontro foi marcado pela emoção e relatos impressionantes de muitos moradores.
Fizeram parte da extensa mesa da reunião, além do Senador Lindbergh, o deputado estadual teresopolitano Nilton Salomão, os deputados federais Luís Sérgio e Jorge Bittar, o vereador Cláudio Melo, o presidente da Câmara de Vereadores de Guapimirim, André Azeredo, os diretores da AVIT, Joel Caldeira e Cláudio Carneiro, além de outros membros da associação e líderes comunitários. Os relatos se sucediam e provocavam comoção em todos, como no caso do Sr. Clóvis Silva. “Aqui somos todos sofredores. Eu perdi quatro filhos na tragédia e 20 pessoas da minha família estão desabrigadas. Só nós sabemos o tamanho dessa dor, ninguém mais sabe. E somos reféns do descaso e da insensibilidade das autoridades. Perdi tudo e não recebi nada”, declarou Clóvis, arrancando aplausos emocionados.
Os deputados federais se dispuseram a acompanhar o Senador Lindbergh em sua missão em Brasília, indo à Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos e até mesmo à Presidenta Dilma. “Ela já esteve aqui na Região Serrana e ficou sensibilizada com o que viu. Ela certamente nos ajudará a dar uma resposta a vocês, pois o governo federal foi que liberou mais recursos para a reconstrução da região”, garantiu o senador. O deputado Nilton Salomão também prometeu lutar para a aprovação de um decreto legislativo na ALERJ, anulando o “famigerado decreto” do Governador Cabral, de dezembro de 2013, que suspendeu as indenizações e a compra assistida de imóveis para as vítimas das chuvas. “Nada disso precisava estar acontecendo. O governo federal, como bem disse o Senador Lindbergh, liberou recursos para a região. Nós, deputados da ALERJ, também aprovamos várias linhas de crédito para as obras e as indenizações”, afirmou Salomão.
O próximo passo, segundo Lindbergh Farias, é a vinda de uma comissão de técnicos de Brasília para ouvir e conversar com a AVIT e os que estão sofrendo com a falta de moradia, do aluguel social e que estão sendo vítimas do decreto estadual. “Esse é o meu compromisso com vocês. Vou pedir a vinda desta comissão à Presidenta Dilma. Podem me cobrar”, finalizou o senador.
Informações: Ney Reis - Fotos: Divulgação

Friburgo: Prefeito Rogério Cabral recebe friburguense campeão do NAGA

Na tarde desta segunda-feira, 5, o Prefeito Rogério Cabral recebeu, no gabinete da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, o campeão da North American Grappling Association – NAGA – o friburguense Fábio Moraes (Tipinho).
Lutador foi recebido no gabinete do prefeito Rogério Cabral. (Foto: Anderson Boy)
Lutador foi recebido no gabinete do prefeito Rogério Cabral. (Foto: Anderson Boy)

Fonte: Ascom/Nova Friburgo

Serviço de “Tapa-Buraco” é realizado na RJ 116 em Friburgo

RJ-116 KM 89. (Foto: Alexandre Durão)
RJ-116 KM 89. (Foto: Alexandre Durão)
Equipes da Concessionária Rota 116 S/A realizam durante toda esta segunda-feira (5), serviço de “Tapa-Buraco” no trecho de Nova Friburgo até o município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, da RJ 116. Devido ao trabalho que está sendo realizado, a rodovia poderá funcionar no sistema “pare e siga”.
Além do serviço de “Tapa-Buraco”, na altura da Ponte da Saudade, em Nova Friburgo, prosseguem as obras de contenção de encosta, mesmo serviço que está sendo realizado entre os quilômetros 89,3 e 91,2, na localidade de Furnas. As obras de alargamento com a construção da terceira faixa e acostamento também continuam entre os quilômetros 109 ao 112, entre Bom Jardim e Duas Barras.
As obras também acontecem na altura do Km 28, em Cachoeiras de Macacu, com serviços de implantação e manutenção da rede de drenagem. Na Serra dos Três Picos, onde foi implantada a terceira faixa de rolamento, entre os quilômetros 50 ao 64, operários fazem a construção de pontos de refúgio para melhor segurança dos usuários. No Km 54, continuam as obras de construção de uma cortina atirantada, que servirá para ampliar aquele trecho da rodovia.


Fonte: G1.com