terça-feira, 6 de maio de 2014

.Novo encontro no CEAC de Teresópolis em busca de soluções para inércia do Estado e do Município

“Saímos daqui com uma missão de trabalho em Brasília: intervir junto ao governo federal para acabar com essa covardia e essa mesquinharia do governo estadual diante do sofrimento e das necessidades das vítimas da tragédia”. Estas foram as palavras finais do Senador Lindbergh Farias em seu encontro com a AVIT (Associação das Vítimas das Chuvas de 12 de Janeiro de 2011 em Teresópolis) e cerca de 400 pessoas no sábado, 3 de maio de 2014, no Centro de Atividades Comunitárias (CEAC) da Igreja de Santa Teresa, na Várzea, Teresópolis. Em sua grande maioria, a plateia era composta por vítimas das chuvas de janeiro de 2011 na cidade serrana e o encontro foi marcado pela emoção e relatos impressionantes de muitos moradores.
Fizeram parte da extensa mesa da reunião, além do Senador Lindbergh, o deputado estadual teresopolitano Nilton Salomão, os deputados federais Luís Sérgio e Jorge Bittar, o vereador Cláudio Melo, o presidente da Câmara de Vereadores de Guapimirim, André Azeredo, os diretores da AVIT, Joel Caldeira e Cláudio Carneiro, além de outros membros da associação e líderes comunitários. Os relatos se sucediam e provocavam comoção em todos, como no caso do Sr. Clóvis Silva. “Aqui somos todos sofredores. Eu perdi quatro filhos na tragédia e 20 pessoas da minha família estão desabrigadas. Só nós sabemos o tamanho dessa dor, ninguém mais sabe. E somos reféns do descaso e da insensibilidade das autoridades. Perdi tudo e não recebi nada”, declarou Clóvis, arrancando aplausos emocionados.
Os deputados federais se dispuseram a acompanhar o Senador Lindbergh em sua missão em Brasília, indo à Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos e até mesmo à Presidenta Dilma. “Ela já esteve aqui na Região Serrana e ficou sensibilizada com o que viu. Ela certamente nos ajudará a dar uma resposta a vocês, pois o governo federal foi que liberou mais recursos para a reconstrução da região”, garantiu o senador. O deputado Nilton Salomão também prometeu lutar para a aprovação de um decreto legislativo na ALERJ, anulando o “famigerado decreto” do Governador Cabral, de dezembro de 2013, que suspendeu as indenizações e a compra assistida de imóveis para as vítimas das chuvas. “Nada disso precisava estar acontecendo. O governo federal, como bem disse o Senador Lindbergh, liberou recursos para a região. Nós, deputados da ALERJ, também aprovamos várias linhas de crédito para as obras e as indenizações”, afirmou Salomão.
O próximo passo, segundo Lindbergh Farias, é a vinda de uma comissão de técnicos de Brasília para ouvir e conversar com a AVIT e os que estão sofrendo com a falta de moradia, do aluguel social e que estão sendo vítimas do decreto estadual. “Esse é o meu compromisso com vocês. Vou pedir a vinda desta comissão à Presidenta Dilma. Podem me cobrar”, finalizou o senador.
Informações: Ney Reis - Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário