segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Magé sedia 1º Encontro Regional de Apicultores

Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael dos Santos Souza, parabenizou o prefeito pelo trabalho voltado à agricultura.
1ª Enc. Apicultores Magé(Foto Marcelo Dias) (21)
O prefeito Nestor Vidal participou  da abertura do 1º Encontro Regional de Apicultores e a 1ª Mobilização Nacional em Defesa das Abelhas. O evento que reuniu produtores locais, professores, especialistas do setor e autoridades municipais, foi realizado no Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langdorff (CEIA), que comemora seu 12º aniversário de fundação.
Foram montados pequenos stands de venda de produtos como mel de todos os tipos, própolis, geleia real, entre outros derivados. Diversas palestras também aconteceram durante todo o dia, além do preparo de receitas produzidas a partir do mel de abelhas.
1ª Enc. Apicultores Magé(Foto Marcelo Dias) (51)
O prefeito, após o descerramento das placas comemorativas do evento, destacou que Magé trabalha para resgatar sua vocação histórica e sua participação na agricultura do Estado.
“Trabalhamos para mudar o conceito e a realidade atual de Magé. A presidente Dilma e o governador Sergio Cabral estão ao lado do nosso município. Temos a missão de recuperar e dar continuidade ao processo de resgate das tradições e belezas de Magé. Esse evento é uma demonstração de que estamos trilhando o caminho para voltarmos a ser considerado o celeiro do país”.
O secretário de Agricultura Sustentável, Aloísio Sturm, lembrou que grande parte do município é constituída de áreas verdes.
“Magé ao longo dos anos passou por momentos difíceis, mas hoje muito de sua história está sendo modificada. Temos uma área de 70% coberta pelo verde e isso é muita riqueza. Esse é uma fase especial da cidade e a realização deste evento mostra o comprometimento do prefeito Nestor Vidal com a agricultura e as demandas ambientais”.
1ª Enc. Apicultores Magé(Foto Marcelo Dias) (36) (1)O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael dos Santos Souza, parabenizou o prefeito pelo trabalho voltado à agricultura. “O caminho é o resgate da história e das tradições de Magé e o prefeito está seguindo essa trilha”.
O diretor do CEIA, Luiz Carlos Gomes Carneiro, falou sobre o aniversário da unidade educacional, que completa 12 anos e também teceu elogios as ações do prefeito Nestor Vidal dentro do setor agrícola da cidade.
“Temos um prefeito que considera a agricultura de Magé um diamante, e a verdade é essa. Temos que transformar a cidade em um grande celeiro agrícola deste país e aqui nessa instituição é o que temos feito”.
O secretário Chefe de Gabinete, Paulo Vaz, e o prefeito Nestor Vidal foram homenageados pelo diretor do CEIA pela atuação na organização do evento.
Também estavam presentes a secretária de Governo, Sonia Sthoffel; o representante do Ministério da Agricultura, Marco Antonio Guimarães; o representante da reitoria da UFF, Humberto Fernando Machado e o representante acadêmico da UFF, James Hall, além dos demais secretários municipais.

Estudantes recebem orientações para época das chuvas

Alunos do ensino fundamental de escolas municipais de áreas de risco da Serra recebem capacitação para redução de perigo de desastre






Voluntários no Bairro Independência, em Petrópolis
Foto: Gabriel de Paiva/18-03-2013
Voluntários no Bairro Independência
 em Petrópolis
 Gabriel de Paiva/18-03-2013
  A pouco mais de quatro meses do início do verão — e das inevitáveis chuvas —, cerca de mil alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim estão participando de um curso de capacitação para a redução de riscos causadores de desastres.
A iniciativa faz parte do projeto Agente Comunitário Escolar, da Secretaria de Defesa Civil do Estado. As aulas, que começaram em junho e seguem até novembro, acontecem uma vez por mês e têm a duração de quatro horas. Elas são ministradas por 33 bombeiros, em 42 turmas de ensino fundamental de escolas que ficam no entorno de áreas de risco.
De acordo com o diretor da Escola de Defesa Civil, Paulo Renato Martins Vaz, o trabalho busca conscientizar os adolescentes sobre o papel de cada um deles na prevenção de novas tragédias.
— Instruímos sobre a importância de não devastar a vegetação, não jogar lixo em ruas e rios e não construir residências em áreas de risco. A ideia é que eles possam servir como agentes multiplicadores — afirma Vaz.
O programa é dividido em cinco módulos e abrange também noções sobre Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, percepção de riscos, sistema de alerta por sirenes, plano de contingência de família, primeiros socorros e transporte de acidentados.
Moradora do Bairro Chácara Flora, em Petrópolis, a estudante Thuany Maria Nina Januário teve a sua casa inundada pelas chuvas no início deste ano. Ela diz que as aulas têm sido úteis para entender como se deve agir em casos de emergência.

— Até quem nunca vivenciou esse tipo de situação vai ficar alerta depois dessas aulas — afirma


Fonte: o globo

“CASA DA PORTARIA”: MAIS UM PRÉDIO HISTÓRICO DA GRANJA GUARANI


Carlos Tuccimei Guinle, neto do fundador do bairro,
ajudou na limpeza do Portal da Granja Guarani

A Granja Guarani é, definitivamente, um dos bairros mais privilegiados de Teresópolis. Além da magnífica divisa com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das primeiras reservas naturais oficialmente preservadas do país, a Granja Guarani guarda nacos importantes da Mata Atlântica, é palco de dois importantíssimos pontos turístico culturais,  Quiosque das Lendas (Mirante ou Carramanchão), como queiram e o Lago Iacy, e, guarda nos seus recantos, ruas e imóveis uma espetacular história.

Ruínas Casa da Portaria, na entrada da Granja Guarani
Com a preciosa contribuição da amiga Louisa Turiel, revelamos, agora, um pouco da história da “Casa da Portaria”, construída muito provavelmente nos anos 30, e que é a primeira residência erguida logo após o Portal de Entrada do bairro à direita de quem chega à Granja.
Louisa, que nos conta que morou nesta casa entre 1962 e 1971, revela que, segundo relatos históricos, a Família Guinle trouxe materiais finíssimos de todas as partes do mundo para a construção de sua casa (a sede principal da Fazenda que deu origem à Granja Guarani) e do Caramanchão, o nosso belíssimo quiosque finalmente em fase de restauração.
Recentemente a AMAGG promoveu mutirão de
limpeza na área externa da casa
Com as sobras dessas duas construções, Carlos Guinle determinou a construção da “Casa da Portaria” junto aos dois pilares de pedra na entrada 
Os detalhes desse histórico imóvel são interessantes:
Na primeira etapa, foi construída a “vigilância” – meia parede de alvenaria sustentando janelinhas de vidro – e, logo depois, um quarto pequeno e um lavabo.
Curiosidades desta primeira etapa:
a)      O chão é de mármore, igual ao da “Casa Grande” e do Caramanchão.
b)      Os vidrinhos da janela tinham bolhas de ar, bem visíveis.
c)       Entre a “vigilância” e o quarto há uma janela de treliça, igual as da Casa Grande.
d)      As luminárias desses cômodos eram de vidro moldado, provavelmente provenientes da Áustria.
e)      Havia duas estatuetas: Inverno (figura de um homem velho) e Diana, a Caçadora (figura de uma mulher com arco-e-flecha), uma de cada lado da janela externa do quarto.
f)       O lavabo é de ladrilhos portugueses, em tons de azul e amarelo, talvez desenhados pelo mesmo artista das lendas do Caramanchão, o português Jorge Colaço.
 O porteiro deve ter se casado e tido filhos, e aos poucos outros cômodos foram adicionados ao imóvel. Adjacente ao lavabo, foi construida uma pequena cozinha, com afastamento e altura para o fogão à lenha; e mais três quartos e um banheiro completo, incluindo uma banheira. Com essas construções “a prestação”, uma das características da casa são as multiportas e janelas internas.

Louisa conta que há suspeita de que as telhas e ladrilhos da Casa Grande, do Caramanchão, da Casa da Portaria e mesmo da Fonte Judith tivessem sido feitos na própria Granja Guarani, com a supervisão do mesmo Jorge Colaço.  No terreno da Casa da Portaria havia todo um aparato de olaria e cerâmica, incluindo fornos e galpão de estoque.
Nas adições, apenas o chão do banheiro é de sobras do mármore da Casa Grande, ou é muito similar. Dois dos quartos tem chão de taboa corrida, e o último a ser construído já é de taco.  A varanda, entrada de serviço e corredor têm chão de cimento vermelho (tratado com cera Cardial e esfregão).
No tempo que morou na residência, ela nos conta que a dona da casa chamava-se Ernestina Almeida, que também era a proprietária da área do terreno onde fica o Caramanchão. Com base nesse relato, a AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani enviará ofícios à Prefeitura de Teresópolis (Secretaria Municipal de Cultura) e ao Inepac, solicitando estudos visando possível tombamento não só da “Casa da Portaria”, como também do Portal de Entrada do bairro. O objetivo é restaurar esse imóvel e, possivelmente transformá-lo em museu para visitação turística.

Cesar Rodrigues

​​ Saúde treina equipes para campanha de multivacinação


Crianças até cinco anos devem ser levadas aos postos neste sábado, dia 24



 Realizado na tarde desta segunda-feira, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, o treinamento dos agentes comunitários, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que vão trabalhar na Campanha de Multivacinação Infantil.

Por determinação do Ministério da Saúde, a campanha acontecerá de 24 a 30 de agosto, com o objetivo de atualizar a cobertura vacinal das crianças de zero a cinco anos incompletos. Ou seja, neste período estarão disponibilizadas todas as doses previstas pelo Programa Nacional de Imunização. O Dia D da multivacinação acontece neste sábado, dia 24, das 8h às 17h, em 20 postos, na cidade e no interior. 

Orientações sobre mudanças de faixa etária no calendário vacinal, análise da caderneta de vacinação e orientações sobre o registro adequado dos atendimentos. Esses foram alguns dos assuntos abordados durante o curso pela chefe do Setor de Imunização, Daurema Docasar, e pelo responsável pelos Agravos e Casos Inusitados pós Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Peixoto.

Daurema Docasar alerta: devido às recentes alterações, pais e responsáveis devem levar as suas crianças aos postos com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde chequem se o calendário vacinal realmente está em dia. “Houve mudança de faixa etária no calendário, por isso é importante procurar um profissional no posto de saúde, para que ele possa avaliar cada caso”, orienta.

Confira os locais de vacinação:

• Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa/Quinta Lebrão, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea; Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, em São Pedro

• Interior: Unidades de saúde de Água Quente/Volta do Pião, Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova

Começa a temporada dos Jogos Estudantis de Teresópolis

Cerca de 3 mil jovens disputam partidas até 19 de setembro



Com o desfile das escolas participantes, foi aberta na tarde deste sábado, 17, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a edição 2013 dos Jogos Estudantis de Teresópolis (JETs). Este ano, as provas contarão com a participação de cerca de 3 mil atletas de 24 escolas das redes municipal, estadual e privada,das zonas urbana e rural do município. A solenidade contou com a presença dos secretários municipais de Educação, José Leonardo Vasconcellos, e de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, e dos vereadores Dr. Carlão e Luciano de Vargem Grande. 
Os Jogos Estudantis têm como finalidade valorizar o esporte no contexto escolar e promover a confraternização entre alunos e professores. Com muita graça e entusiasmo, as meninas da ginástica olímpica deram um show à parte nasolenidade festiva de abertura dos jogos. A pira olímpica foi acessa pelo consagrado atleta do tênis, o teresopolitano Clayvert Gusmão, que hoje ocupa o 2º lugar no ranking mundial na categoria Seniors (40+).

Fotos – Marco Esteves

O secretário de Educação, José Leonardo Vasconcellos destacou a importância da competição para os jovens atletas. “Esta competição tem um papel fundamental para o futuro dos nossos jovens e crianças. O melhor nisso tudo é a educação e o esporte andarem juntos porque propiciam melhor aprendizagem e respeito ao ser humano. Vencer não é o mais importante, mas competir e participar sim, e a parceria entre o esporte e a educação promove o bom convívio”, afirmou Leonardo. 
Para o Secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, o esporte é fundamental para a formação do caráter, além de elevar a autoestima das crianças e jovens de Teresópolis.  “Os jogos incentivam a prática de atividades esportivas, estimulam a formação da cidadania e proporcionam o resgate da autoestima e dos valores de solidariedade e respeito mútuo. O esporte promove a integração e a socialização dos nossos jovens e esses valores são fundamentais para a formação do caráter do cidadão”, avaliou o secretário.   
Aluno do 9º ano, do Centro Educacional Nossa Senhora do Carmo, Rickson Cardoso, sempre participa dos JETs. “Gosto muito de fazer parte dos jogos. Além de treinar meu pingue-pongue, que é o meu esporte predileto, sempre faço novas amizades”, comentou. 
Até 19 de setembro, alunos de 13 a 17 anos participarão de disputas nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal, tênis de mesa, xadrez, corrida rústica, corrida de orientação, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância, provas de velocidade e badmiton. 
As partidas serão disputadas no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Várzea), na quadra do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Araras), no Clube Comary (Comary), no Teresópolis Golf Club (Golfe) e no Parque Nacional da Serra dosÓrgãos (Soberbo). 

Vereador Maurício Lopes participa de evento organizado por estudantes e professoras sobre a importância do Rio Paquequer no bairro Beira Linha

  
            O Rio Paquequer era limpo e dava para pescar, tomar banho e até lavar roupas. As ruas ainda eram de chão batido, mas os moradores não produziam tanto lixo quanto agora. Estes relatos foram feitos por quem acompanhou a ocupação do bairro Beira Linha e o público era formado, principalmente, por crianças moradoras do local, que estudam na Escola Municipal Chiquinha Rolla e fazem parte do ‘Programa Agenda Água na Escola’, desenvolvido pela ONG Grupo de Educação para o Meio Ambiente (Gema) com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).
            Alunos e professores organizaram o Café Histórico, um encontro entre moradores e estudantes para falar sobre o Rio Paquequer e pensar como a Beira Linha pode se desenvolver sem prejudicar o meio ambiente. Entre os convidados, o vereador Maurício Lopes, também morador do bairro, relatou como o Poder Público e a população podem ajudar na limpeza do Rio Paquequer, no recolhimento de lixo e manutenção de áreas limpas. “É muito bom ver crianças discutindo o futuro. Amanhã, elas que estarão tomando conta de tudo aqui”, elogiou o vereador Maurício Lopes.
    
 O vereador Maurício Lopes: “É muito bom ver crianças discutindo o futuro.
Amanhã, elas que estarão tomando conta de tudo aqui.”

            Orientados pela educadora e monitora do Programa Nylce Jucá, os alunos monitoram a água do Rio Paquequer, fazem um inventário de toda a sujeira encontrada em suas margens e discutem o que pode ser feito para tentar reverter a poluição do local.
            De acordo com o Programa, através de metodologias participativas (Biomapa e Oficina do Futuro), os Jovens Gestores Ambientais realizam um diagnóstico do território onde a escola está inserida, buscando identificar as potencialidades e as degradações. Durante oito meses as questões apontadas no diagnóstico são trabalhadas em oficinas dinâmicas e divertidas. Simultaneamente às oficinas, expedições são realizadas, para coleta e análise da água do recurso hídrico próximo à escola.
             “Teresópolis despeja cerca de 150 toneladas de lixo por dia. O bairro Beira Linha tem quase oito mil moradores. Hoje, quase tudo pode ser reaproveitado. É preciso ter consciência quando se produz o lixo e pensar o que pode ser doado antes de ser descartado. O trabalho de despoluição depende do comportamento de cada um de nós”, defendeu Maurício Lopes.
            A diretora Eliana de Mesquita Barros relembrou quando o ‘Programa Agenda Água’ começou no final de 2012. “Uma grande conquista para a escola que culminou com o Café Histórico.”

            Entre os participantes, Ana Simões da Silva, 88 anos, carinhosamente chamada de Dona Ana, há 51 anos no local, relatou diversas histórias para as crianças. Participaram, também, o presidente da associação de moradores Sidney Nunes de Moura, e as moradoras Sueli Carmo da Rosa, Alice Joaquina do Carmo da Rosa, Vitalina Mesquita de Barros.