quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Petrópolis conclui projeto para retorno do trem ao município

A Fundação de Cultura e Turismo anunciou, por meio da coordenadoria de comunicação, que o projeto da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará já está pronto e que a prefeitura prevê que terá condições de solicitar os recursos necessários para a obra através do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento – ao Ministério das Cidades ainda este ano.
O projeto, segundo a fundação, tem orçamento total estimado de R$ 217 milhões e inclui os recursos para a remoção de casas no trecho da Serra Velha e bairro Alto da Serra, embora ainda não haja um número definido de imóveis. Também não há previsão de data para o início das obras que, segundo o projeto, teria duração estimada de três anos.
Antiga ponte por onde passavam as composições do trem. (Foto: Blog Acpvi)
Antiga ponte por onde passavam as composições do trem. (Foto: Blog Acpvi)
As obras da linha férrea, segundo o projeto do município, serão realizadas a partir da Vila Inhomirim, em Magé, e se estenderão até o bairro Alto da Serra, em Petrópolis,  onde está prevista a construção de uma estação de troca para a utilização de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mais leve e moderno, até o centro da cidade.
A Estrada de Ferro Grão-Pará -  inaugurada em 1883, no império de Dom Pedro II -  está desativada desde 1964, depois de 80 anos de uso. Sua malha ferroviária contava com cerca de 6 km de extensão, utilizava a técnica de cremalheira e atingia uma cota acima dos 800 metros no Alto da Serra.
O projeto que será apresentado no Ministério das Cidades consiste em aproveitar os três quilômetros do leito da Estrada de Ferro Leopoldina e os seis quilômetros do plano inclinado da Serra da Estrela (Grão-Pará) para restabelecer a ligação ferroviária entre o Centro Histórico de Petrópolis, o bairro Alto da Serra e o município de Magé.

Fonte: G1.com

Paralisação de vigilantes fecha agências do BB em Petrópolis


As três agências do Centro estão fechadas. (Foto: Marco Oddone)
As três agências do Centro estão fechadas. (Foto: Marco Oddone)
As três agências do Banco do Brasil no Centro de Petrópolis, Região Serrana do Rio, não abriram na manhã desta quarta-feira (11) por conta de uma paralisação dos cerca de 25 vigilantes que trabalham nas unidades. Segundo o presidente do Sindicado dos Vigilantes na região, Adriano Linhares, a medida foi tomada pelo atraso no pagamento dos salários, que já acontece há cerca de quatro meses. “Nós chegamos a conversar com a empresa, tentamos solucionar, mas, mais uma vez eles não depositaram o salário”, explicou.
De acordo com Adriano, o pagamento deve acontecer no quinto dia útil do mês e há quatro meses tem atrasado cerca de cinco dias. “Falaram que iam pagar ontem e não fizeram. Falamos que se hoje o dinheiro estivesse lá, estava tudo bem. Mas, não pagaram”, contou o presidente, ressaltanto que os vigilantes estão prontos para trabalharem, mas somente quando o salário for pago. “A hora que pagarem, eles voltam a trabalhar”.
Procurada pela nossa equipe , a empresa responsável pelo serviço, CJS Vigilância, de Juiz de Fora, confirmou o atraso e alegou que a empresa passa por uma dificuldade financeira no fluxo de caixa há cerca de seis meses. Segundo o presidente da empresa, Cláudio Muller, eles já solicitaram um reajuste ao Banco do Brasil, que ainda não repassou o valor.
Conforme informou Cláudio, nesta terça-feira (10) a empresa fez uma reunião com o setor de contratos para expor a situação, mas, segundo ele, o Banco do Brasil explicou que o caso está em análise. O presidente informou, também, que uma equipe já está trabalhando para acionar a reserva da empresa para liberar, ainda na manhã desta quarta, o salário dos vigilantes para que eles possam voltar ao trabalho.
Por meio de nota, o Banco do Brasil informou que realizou reunião com a empresa nesta terça com o intuito de estabelecer a normalidade no funcionamento de suas agências com a maior brevidade possível.
Greve continua nesta quinta-feira (12)
Por volta das 17h desta quarta-feira (11), nossa equipe de reportagem  voltou a entrar em contato com o Sindicato dos Vigilantes em Petrópolis e foi informada que, até o momento, a CJS Vigilância não deu nenhuma previsão sobre o pagamento. “Até agora o salário não foi pago e nem o sindicatto informado sobre previsão de pagamento. Então, amanhã, os vigilantes continuarão parados”, afirmou Adriano Linhares, presidente do sincato no município.

Fonte: G1

Ambulância do SAMU é entregue a São José do Vale do Rio Preto

O secretário de Saúde, André Pombo esteve em  São José do Vale do Rio Preto formalizando a entrega de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a ação, Petrópolis dá um passo importante para a implantação do Samu na cidade, uma vez que São José faz parte do Consórcio Intermunicipal da Região Serrana e, de acordo com o Ministério da Saúde, tem direito a um dos veículos doados em 2011.
O secretário de Saúde, André Pombo ao lado da secretária de saúde de São José Eliane Cruz Vieira e a diretora adminstrativa do Hospital Municipal de São José do Vale do Rio Preto, Marcela Dias de Souza. (Foto: Divulgação)
O secretário de Saúde, André Pombo ao lado da secretária de saúde de São José Eliane Cruz Vieira e a diretora adminstrativa do Hospital Municipal de São José do Vale do Rio Preto, Marcela Dias de Souza. (Foto: Divulgação)

“São José do Vale Rio Preto está estruturando o local onde a ambulância do Samu vai ser implantada. Para que o Consórcio funcione é preciso que todos os municípios tenham suas bases instaladas”, comentou André Pombo.
A secretária de Saúde de São José, Eliane Cruz Vieira, ressaltou a importância do diálogo com a Prefeitura de Petrópolis. “A conversa com a atual administração foi muito importante para conseguirmos a ambulância”, frisou.

Piscicultores da Região Serrana ganham caminhão para transporte de peixes vivos


Felipe Peixoto ladeado pelos prefeitos de Macuco e São Sebastião do Alto anuncia futuras ações. (Foto: Divulgação)
Felipe Peixoto ladeado pelos prefeitos de Macuco e São Sebastião do Alto anuncia futuras ações. (Foto: Divulgação)
 Região Serrana recebeu do Governo do Estado um caminhão para transporte de peixes. A entrega do veículo foi realizada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, na abertura da VII Exposição Agropecuária de Macuco e 45º Concurso Leiteiro realizados no parque de exposições da cidade.
O caminhão, que tem capacidade para transportar quatro toneladas de peixes vivos, foi adquirido com recursos próprios do Governo do Estado e será administrado pelo Escritório Regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Produtores e familiares dos 14 municípios da região serão beneficiados.
O secretário de Estado Felipe Peixoto informou que todos que precisarem do caminhão podem agendar com o escritório regional. A medida visa reforçar a atividade de piscicultura no Estado do Rio de Janeiro.
- Queremos incentivar uma atividade econômica importante para o país, que na prática não é muito reconhecida. A Região Serrana é um importante produtor de truta e o caminhão era uma demanda histórica dos piscicultores locais. Entendemos que não há condições de cada produtor realizar o beneficiamento do seu pescado, por isso esta iniciativa vai possibilitar escoar a produção para um centro de beneficiamento – declarou o secretário.
Na ocasião, também foram entregues 35 certificados aos produtores rurais que fizeram o curso básico de Piscicultura oferecido pela Fiperj entre os dias 29 e 31 de agosto. Foram 12 horas de aulas realizadas no período noturno.
Entre os beneficiados pelo curso esteve Luiz Sérgio Vasconcelos, 53 anos, tenente de bombeiro reformado.
- Agora aposentado, eu quero criar peixe! Comprei um sitio que tem um lago desativado e fiquei interessado com tudo que aprendi no curso e pretendo tornar o local produtivo – comentou Vasconcelos.
O evento que teve o apoio do Governo do Estado contou com um stand do escritório regional da Fiperj, onde foram dadas orientações sobre as espécies de peixe da região e um stand da unidade da Ceasa de Conquista, com uma exposição de esculturas em frutas e legumes.
f

Jornada Jurídica lota auditório do UNIFESO


Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram do seminário sobre a Proposta de Reforma Penal da Jornada Jurídica, realizado de 2 a 6 de setembro. O evento contou com participação de grandes nomes da área jurídica como Fernando Máximo Pizarro Drummond, advogado criminal, membro da Comissão Permanente de Direito Penal e da Diretoria do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Diretor da Associação Internacional de Direito Penal e membro do Instituto de Estudos Críticos do Direito (IECD); e Rubens Casara, Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais e Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ). Segundo o Dr. Fernando Drummond, seu objetivo foi “passar para os estudantes uma necessidade que temos de expandir o pensamento crítico em cima das propostas que vêm da sociedade, muito mais pelo senso comum do que pela própria questão científica da criminologia”.
De acordo com a professora Gisele Alves, organizadora da Jornada Jurídica, “o interesse e a participação dos estudantes foram grandes; os convidados trouxeram diversos assuntos relacionados ao Código Penal, fazendo uma comparação de como está o Código atualmente e como vai ficar com a mudança e suas consequências para a sociedade”.
O estudante Thierry Pitzer de Moraes, do segundo período, considera que “a Jornada Jurídica está sendo muito importante na minha formação, pois estão me proporcionando novos conhecimentos, principalmente sobre o projeto de lei nº 236/12, que é a Reforma do Código Penal. Através dos palestrantes, que são doutores, juízes e desembargadores, podemos ter a compreensão dos assuntos de um modo que estudantes dos primeiros períodos iniciantes entendam com mais facilidade”.

Informações e foto: GECCOM UNIFESO