quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Petrópolis conclui projeto para retorno do trem ao município

A Fundação de Cultura e Turismo anunciou, por meio da coordenadoria de comunicação, que o projeto da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará já está pronto e que a prefeitura prevê que terá condições de solicitar os recursos necessários para a obra através do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento – ao Ministério das Cidades ainda este ano.
O projeto, segundo a fundação, tem orçamento total estimado de R$ 217 milhões e inclui os recursos para a remoção de casas no trecho da Serra Velha e bairro Alto da Serra, embora ainda não haja um número definido de imóveis. Também não há previsão de data para o início das obras que, segundo o projeto, teria duração estimada de três anos.
Antiga ponte por onde passavam as composições do trem. (Foto: Blog Acpvi)
Antiga ponte por onde passavam as composições do trem. (Foto: Blog Acpvi)
As obras da linha férrea, segundo o projeto do município, serão realizadas a partir da Vila Inhomirim, em Magé, e se estenderão até o bairro Alto da Serra, em Petrópolis,  onde está prevista a construção de uma estação de troca para a utilização de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mais leve e moderno, até o centro da cidade.
A Estrada de Ferro Grão-Pará -  inaugurada em 1883, no império de Dom Pedro II -  está desativada desde 1964, depois de 80 anos de uso. Sua malha ferroviária contava com cerca de 6 km de extensão, utilizava a técnica de cremalheira e atingia uma cota acima dos 800 metros no Alto da Serra.
O projeto que será apresentado no Ministério das Cidades consiste em aproveitar os três quilômetros do leito da Estrada de Ferro Leopoldina e os seis quilômetros do plano inclinado da Serra da Estrela (Grão-Pará) para restabelecer a ligação ferroviária entre o Centro Histórico de Petrópolis, o bairro Alto da Serra e o município de Magé.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário