segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pesquisa avalia governos em cidades do Rio de Janeiro


Sem dar muitas informações técnicas, uma pesquisa do instituto UP foi publicada em blog do ex-governador Anthony Garotinho trazendo avaliações de prefeitos do estado do Rio de Janeiro. No levantamento que aponta justamente a sua esposa, Rosinha Garotinho, como a de melhor avaliação, com 75% de aprovação, aparece o prefeito Arlei, de Teresópolis, com a pior avaliação entre os 45 municípios citados na pesquisa, onde apenas 7% dos entrevistados aprovam sua administração.
De  polêmica sobre pesquisas o atual prefeito de Teresópolis entende bem, pois na eleição passada, todos os jornais da cidade, semanais e diários, com exceção de A Gazeta Fluminense, publicaram pesquisas onde Arlei teria uma intenção de voto muito acima do que foi comprovado nas urnas. Mas se naquela época as pesquisas que se mostraram falhas foram de seu interesse, é bem provável que ele e seus aliados contestem os números do Instituto UP Pesquisa e Marketing.
A pesquisa fala de 45 cidades do estado, de todas as regiões. E entre estas cidades estão algumas que contam com a cobertura, impressa ou virtual, de A Gazeta Fluminense.  Como o município de Magé, onde a avaliação do governo de Nestor Vidal (PMDB), segundo a UP Pesquisa e Marketing, seria de 36% de aprovação e 64% de desaprovação. Ainda segundo a pesquisa, apenas 7% consideraram seu governo ótimo. Curiosa é a avaliação do prefeito Marco Aurélio (PSDC), de Guapimirim, que seria de 29% aprova e 71% desaprova. O que chama a atenção é quando a pesquisa pergunta se acha o governo ótimo (0%), bom (0%), regular (43%), ruim (47%) e péssimo (0%).
Na Região Serrana, dos cinco municípios analisados pela pesquisa, a melhor avaliação foi do prefeito Carlinhos Gomes (PSDB), de Trajano de Moraes. Confira abaixo as avaliações de Trajano, Teresópolis (prefeito Arlei Rosa – PMDB), Nova Friburgo (prefeito Rogério Cabral – PSD), Petrópolis (prefeito Rubens Bontempo – PSB) e Cantagalo (prefeito Saulo Gouvea – PT).

Fonte: A Gazeta Fluminense 

Acidente deixa motociclista gravemente ferido


Violento acidente destruiu a moto que colidiu contra um carro e ainda foi jogada contra um muro
Violento acidente destruiu a moto que colidiu contra um carro e ainda foi jogada contra um muro

- Homem foi arremessado contra um muro após colisão na Posse


Um homem ficou gravemente ferido após uma violenta colisão entre a moto que conduzia e um Celta no Bairro da Posse. O acidente aconteceu por volta de 9 da manhã da última sexta-feira na Estrada Jose Gomes da Costa Junior próximo ao antigo motel Toca do Coelho.
A informação colhida no local é que o automóvel dirigido por Charles Calixto de Souza, de 29 anos, estava transitando da Posse em direção ao centro da cidade e o motociclista Wanderson da Silva Amorim, de 35 anos, que é administrador seguia no sentido contrário. A colisão entre os dois foi frontal e com o impacto dos veículos, a moto foi projetada metros a frente contra um muro de uma residência, que ficou com um buraco e a moto ficou completamente destruída.
A parte dianteira do Celta ficou amassada e, de acordo com o motorista, após a colisão ele ainda teria rodado duas vezes e então conseguiu parar mais a frente. Os dois envolvidos são vizinhos, moradores da Posse e amigos, mas acabaram se envolvendo neste grave acidente. O condutor da moto foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado para o pronto-socorro do HCT gravemente ferido. Ele chegou ao hospital entubado. A informação é que ele teria quebrado a bacia e teria que passar por cirurgia. A situação continua grave.
A Polícia Militar assumiu a ocorrência e a equipe de perícia compareceu ao local. A Polícia Civil vai apurar, através do laudo pericial, as responsabilidades sobre o acidente.

Moto ficou virada na calçada no local onde o acidente ocorreu e deixou um homem ferido
Moto ficou virada na calçada no local onde o acidente ocorreu e deixou um homem ferido

Casos semelhantes

Outro acidente entre carro e moto ocorreu na tarde do último sábado, quando um motoboy ficou ferido em colisão no bairro do Alto. A moto colidiu contra um automóvel na Rua Alfredo Rebelo Filho. O acidente aconteceu na esquina com a Rua Jorge Lóssio. O condutor da moto ficou ferido e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, sendo levado para o Hospital das Clínicas.
Informações colhidas no local do acidente dão conta que o carro de passeio teria se preparado para sair da rua principal e entrar na transversa, quando foi colhido pela moto, que tombou alguns metros a frente. Com a força do impacto a frente do carro ficou bastante avariada. Já o motoboy que conduzia a moto foi atendimento pela equipe médica do 16º GBM e transportado na ambulância para maiores cuidados médicos. A mochila com a mercadoria transportada ficou no local. Agente da Guarda Municipal foram chamados para a guarda dos veículos envolvidos e dos respectivos objetos. Com a chegada dos policiais militares os veículos puderam ser removidos e o trânsito liberado nos dois sentidos da rua.

 Acidente atingiu um muro que ficou com um grande rombo devido ao forte impacto

Acidente atingiu um muro que ficou com um grande rombo devido ao forte impacto

Motos e acidentes

Na terça-feira da mesma semana, um acidente envolvendo uma moto Suzuki azul e um Corsa vinho no Caxangá deixou três pessoas feridas. Os dois ocupantes da moto e o motorista do carro precisaram de atendimento médico do Corpo de Bombeiros. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, os veículos já não estavam mais no mesmo lugar onde ocorreu o acidente e por isso não foi possível apontar quem causou a colisão.
A Polícia Militar e os Bombeiros receberam a informação sobre este acidente de trânsito que ocorreu na Rua são Francisco, próximo ao viaduto onde passava o trem. A moto seguia do Caxangá para a Beira-Linha por aquela rua e em um trecho de curva aconteceu a colisão com o veículo que vinha em sentido contrário.
Os bombeiros foram ao local com quatro viaturas, uma de combate a incêndio, outra de resgate, uma ambulância equipada com médico e o veículo com o supervisor Felisberto que foi o responsável por coordenar os procedimentos. O 16º GBM tem o procedimento padrão de enviar pelo menos três viaturas para as ocorrências para prevenir quanto a qualquer eventualidade. O garupa da moto Tiago Nogueira de Oliveira, de 27 anos de idade é morador da Beira-Linha e seguia junto com Angélica Nogueira de Oliveira, de 34 anos. O condutor do Corsa foi identificado como Marco Antônio e sofreu um ferimento na orelha. Já Tiago teve ferimento na canela, os dois receberam atendimento médico no local.


Fonte: José Carlos dos Santos/ O Diario

Feira de Piabetá muda em novembro


Comissão de feirantes decidiu mudanças em reunião com o prefeito.

Reuniã
A partir do dia 3 de novembro, a tradicional feira de Piabetá será na Rua José Ullmann. A decisão foi tomada pela comissão de feirantes nesta quinta-feira, 24 de outubro, durante a reunião no Palácio Anchieta.
Os representantes dos mais de 200 feirantes que atuam nos cinco segmentos presentes na feira – carne de porco, roupas e acessórios, alimentação, hortifruti e o representante geral – votaram entre as opções apresentadas pela gestão municipal: Rua José Ullmann e Rua Dr. Joaquim Lisboa, ambas no Centro de Piabetá. A mudança ocorre no primeiro final de semana de novembro, logo após o início das obras do sistema de drenagem e revitalização na Rua Santa Elisa, Rua Brasil, Rua Eduardina de Miranda Teles e Rua São Fidélis, para solucionar os alagamentos que atingem a região em época de chuva.
A mudança é uma das ações que fazem parte do projeto de melhoria do tráfego na localidade e colaboram na mobilidade urbana. “Todas as modificações a respeito da feira serão decisões tomadas em conjunto com os feirantes. A mudança acontece na próxima semana e vamos organizar colocando banheiros e fazendo todas as intervenções necessárias respeitando e contando com a colaboração deles. Acredito que a mudança não vai afetar o volume de compra, pois ir na feira aos domingos é uma atividade de rotina, os cliente já tem uma relação com os feirantes que ultrapassa o lado comercial. E a intervenção para melhorar o trânsito é necessária”, destacou o prefeito Nestor Vidal.

Governo faz prestação de contas e ações da Gestão do Prefeito Nestor Vidal


 Mais de 30 frentes de trabalho em conclusão, vários projetos em andamento, em um verdadeiro esforço na reconstrução da cidade. 
Nestor Vidal anunciou aos comerciantes, que atuam no distrito de Piabetá, as intervenções em andamento realizadas pela gestão municipal nesta sexta-feira (25), durante o encontro no Centro de Formação do Bolsa Família.

ciclo faixa em Magé“Acredito ser fundamental a realização deste encontro com os senhores para falar sobre as obras que há décadas são necessárias.  A aproximação do mês de dezembro, há registros  de maiores incidências de chuvas que causam muitos transtornos a esta comunidade, especialmente na Rua Brasil. Iniciamos obras de drenagem e vamos preparar a região para o período de chuvas,” explicou o prefeito que também informou mudança de local da feira livre para a Rua José Ullmann a partir do próximo domingo, 3 de novembro.
As ações fazem parte do pacote de medidas adotadas pelo governo que vão preparar o Centro do distrito de Piabetá para receber o Projeto de Reurbanização e Mobilidade Urbana, que visa privilegiar o cidadão, organizando o trânsito, a área comercial e seus serviços essenciais como a delimitação de espaços para carga e descarga e criação de áreas de lazer, convivência e passeios públicos.
Secretários municipais participaram da reunião: Dimas de Andrade Pinto (Indústria e Comércio), Tânia Mara Gouvêa (Trabalho, Emprego e Geração de Renda), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Aldecir Ribeiro (Planejamento), Sérgio Venâncio (Segurança Pública), Sônia Sthoffel (Governo), o chefe de gabinete Paulo Vaz, e Gustavo Morgado responsável pela pasta de Habitação e Urbanismo, que apresentou as obras em andamento e os projetos que o município está aguardando o processo de licitação para iniciar a execução.
“Estamos trabalhando em projetos de infraestrutura urbana e nessa apresentação os senhores tem a oportunidade de ver uma amostra das ações do governo nesse momento. Temos essa obra de drenagem, mas a próxima fase é de modificação da área urbana com a criação da área de convivência e o mercado popular”, destacou Morgado durante a apresentação.

Confira a lista de parte das intervenções em andamento e realizadas em todo o município, apontadas pelo secretário durante o encontro:

Reservatório-Maria-Conga
Rede de abastecimento e reservatório de água potável em Maria Conga
Urbanização da Avenida Caioaba – Piabetá (6º distrito)
Asfalto na Porta
Programa Asfalto na Porta
Programa Bairro novo
Programa Bairro Novo (72 ruas) em Mauá (5º distrito)
34km de recapeamento de asfalto em Piabetá
Recuperação do convênio no valor de R$16 milhões para obras de infraestrutura no bairro Barbuda (1º distrito)
Término da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Lagoa (1º distrito)
12 projetos de estabilização de encostas
Recuperação do convênio para 1,5km de calçamento para passeio de pedestres em Mauá (5º distrito)
Recuperação do convênio de R$5,8 milhões para obras de infraestrutura dos bairros Mundo Novo – Lagoa – Bela Floresta (1º distrito)
Mais 48km de drenagem e 25km de pavimentação em todo o município
Ciclovia-Piabetá
Ciclovia em Piabetá
ciclo faixa em Magé
Ciclofaixa de Magé
Mercado Popular e bicicletário (1º distrito)
Passeio público do 1º distrito na Avenida Dr. Siqueira
Lardo_da_Matriz
Reurbanização do Largo da Matriz – em frente a Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Magé
Reurbanização da Praça do BNH em Santo Aleixo (2º distrito)
Construção do mercado popular e bicicletário em Piabetá
Implantação da ciclofaixa na Avenida Santos Dumont e Avenida Caioaba – Piabetá
Revitalização da ciclovia na Rua Guarani em Piabetá
Reforma do 2º módulo do Terminal Rodoviário de Piabetá
CVT
CVT de Magé e em breve CVT Piabetá
UPA
UPA 24h no Parque Santana (6º distrito)
políclinica de Santo Aleixo
Policlínica de Santo Aleixo (2º distrito)
Quadras esportivas
Construção de nove quadras poliesportivas
creches
Cinco creches
CEU
CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados em Fragoso
Entrega e reforma de ginásios poliesportivos e escolas modelo
Inauguração_Espaço_PRONATEC
Construção do Centro de Formação do Bolsa Família – Pronatec Piabetá
Construção do Centro de Capacitação Profissional
Saúde
Construção de cinco UBS – Unidades Básicas de Saúde
Construção da Clínica da Família em Suruí (4º distrito)

Governo Nestor Vidal, Magé no Rumo Certo.

Palestras a favor do equilíbrio, firmeza e lisura nas eleições


"O direito eleitoral é o direito da cidadania. É ele que dá o equilíbrio e a lisura às eleições", definiu o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Caputo Bastos, numa das palestras do seminário que abordou dois temas: "Controvérsias na Reforma do Código Eleitoral" e "Atualidade na Jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral", realizado no auditório do prédio Flávio Bortoluzzi, no campus sede da UNIFESO. Estavam presentes, além de populares, alunos e professores do curso de Direito da universidade, advogados, o presidente da secional da OAB em Teresópolis, Jefferson de Faria Soares, e o deputado estadual Nilton Salomão, representando a ALERJ, entre outros.
O segundo palestrante, Marcelo Henrique Ribeiro de Oliveira, também ex-ministro do TSE, foi mais incisivo em suas opiniões e críticas ao andamento do processo jurisdicional relativo às eleições. "Se a Justiça Eleitoral for votar a questão das irregularidades nas campanhas com a mesma velocidade que a Justiça costuma julgar os processos comuns, os mandatos se acabam e nada acontece", disparou ele.
Já o terceiro palestrante, o promotor da Justiça Eleitoral, membro do Ministério Público, Rodrigo Molinaro, ressaltou que a JE está "assoberbada", com "pilhas de processos a serem analisados", e acaba escolhendo prioridades. Mas admitiu que as prioridades devem ser os casos de inelegibilidade pendentes, as irregularidades, o abuso do poder econômico e todas as situações "que desequilibram as eleições".
Na plateia, o deputado Nilton Salomão questionou os ministros e o promotor sobre o fato de o processo eleitoral começar e muitos casos de inelegibilidade continuarem correndo na Justiça, permitindo que candidatos que não podem concorrer participem do pleito. "Estou falando isso porque aconteceu aqui em Teresópolis. Inclusive o candidato que foi impugnado foi o mais votado. Isso provocou uma confusão entre os eleitores e certamente mudou o equilíbrio e o desfecho da eleição", argumentou Salomão. "Concordo plenamente. Acho que, quando as eleições começarem, todos os casos já deveriam ter sido julgados em última instância", comentou o ministro Caputo Bastos.
Sobre os processos que correm na Justiça contra candidatos que cometeram irregularidades, o promotor Molinaro garantiu que todos serão julgados e ninguém será privilegiado.

Texto: Ney Reis - Foto: Divulgação

Obra em Passarela Interfere no Tráfego da Rio-Teresópolis


Neste mesmo dia e até 1º de novembro, entre 8h e 17h, equipes estarão trabalhando na execução de bloco nas estacas do canteiro da rodovia.ScreenShot007

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) está implantando mais uma passarela na Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ) na localidade de Vila Maria Helena, em Saracuruna (Km-142). Em função da obra, a partir da próxima segunda-feira (28/10) o tráfego neste trecho sofrerá algumas intervenções no sentido Teresópolis.
No dia 28, das 9h às 16h, será executada base da barreira rígida do tipo New Jersey, sendo necessário o fechamento neste período da faixa de alta velocidade (esquerda) no sentido Teresópolis com o tráfego liberado na pista da direita.
Neste mesmo dia e até 1º de novembro, entre 8h e 17h, equipes estarão trabalhando na execução de bloco nas estacas do canteiro da rodovia o que acarretará no fechamento da agulha de acesso da via lateral no mesmo trecho e também no sentido Teresópolis. Com isso, neste horário, o tráfego será mantido em sistema de pare e siga somente para o fluxo desta via lateral.
para e siga
Sinalização será instalada para alerta aos motoristas e equipes da CRT auxiliarão nas manobras do pare e siga. Terminado o serviço as intervenções serão suspensas e as pistas liberadas ao tráfego.
Fonte: Ascom/ CRT

Câmara Municipal reuniu servidores em Seminário da Elerj sobre Orçamento Público

A Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (Elerj) promoveu o Seminário de Capacitação Orçamento Público’, a convite da Câmara Municipal de Teresópolis, no Teatro Municipal. O evento fez parte do projeto ‘Elerj Itinerante’, realizado pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Outros municípios da Região Serrana também participaram do curso, que foi ministrado pelo economista Luiz Mario Behnken, mestre em Administração Pública e fundador do Fórum Brasil de Orçamento.
O presidente Maurício Lopes foi elogiado pela subdiretora da Elerj Rosangela Fernandes pelo interesse em manter com a Escola do Legislativo um laço estreito para capacitar a Casa Legislativa.
“Um agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Teresópolis, que vem sendo parceira da Escola. Nós já estamos habituados a receber o pessoal de Teresópolis na Escola desde o início do mandato”, disse a subdiretora, referindo-se ao “Programa de Formação e Integração dos Vereadores Eleitos”, curso oferecido em fevereiro pela Elerj, do qual participaram o presidente, Maurício Lopes, e os vereadores Daponte, Fabinho Filé, Luciano Ferreira, Serginho Pimentel, Dede e José Carlos da Estufa.
O presidente da Câmara, Maurício Lopes, afirmou que a intenção é oferecer cursos gratuitos em Teresópolis sobre Gestão Pública não somente aos servidores, mas aos cidadãos interessados em aprender sobre o assunto.
“Um dos maiores objetivos de trazer cursos gratuitos para Teresópolis é acabar, de uma vez por todas, a história de cursos em ilhas paradisíacas, onde alguns parlamentares tiravam vantagens, principalmente com diárias, o que nós já estamos regularizando desde o início do mandato. Agradeço ao carinho com que a Elerj sempre nos atendeu e parabenizo todos os servidores e funcionários públicos por estarem aqui o dia inteiro. Eu também sou aluno deste curso.”
Participaram da abertura, o secretário de Administração da cidade, Carlos Tucunduva, representando o prefeito Arlei Rosa; e o deputado estadual Nilton Salomão, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Salomão também destacou a importância do aprimoramento constante do servidor público.