domingo, 24 de março de 2013

Vereadores visitam Santa Rita e Arrieiros
  
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Câmara esteve em Santa Rita e Arrieiros. Os vereadores Dede e Dr. Antônio Francisco percorreram a localidade e constataram vários problemas, entre eles, a falta de recolhimento do lixo, condições precárias da estrada de acesso e dificuldades com o fornecimento de energia. Os vereadores visitaram, também, o Parque Natural Montanhas de Teresópolis. 

“Passamos o dia todo conversando com os moradores e com certeza, através de nosso mandato político, vamos tomar as atitudes necessárias para sanar os problemas”, disse o vereador Dr. Antônio Francisco. Para o vereador Dede, é preciso acompanhar o dia a dia da comunidade para saber como agir. 

A visita foi o resultado de um encontro entre a Associação de Moradores, produtores e amigos da Fazenda Alpina, Arrieiros, Santa Rita e Holliday com os vereadores Luciano Ferreira (presidente da Comissão), Dede e Dr. Antônio Francisco, além do presidente da Casa, Maurício Lopes. 

Outra preocupação dos moradores da região é a falta de entendimento entre desabrigados e governo Estadual em relação ao melhor local para construção das casas populares. “A comunidade está precisando de ajuda. As pessoas não querem sair de seus locais. Lá tem uma área, e já informei aos órgãos públicos, que pode acomodar as casas populares e resolver o problema da comunidade”, sugeriu o presidente da Associação Valdir Paulino Pinheiro da Costa. 

Na reunião no Salão Azul da Câmara, o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, André De Mello, explicou sobre a verba destinada ao plano de reconstrução das áreas atingidas. “O governo do Estado e o Inea estão com uma verba de R$ 160 milhões para o nosso Município. O trabalho vai começar em Campo Grande, Caleme e depois há um outro projeto para todo o Paquequer e um projeto para obras no Rosário e Meudon.” 


“A gente chegou a um consenso que se não houver união, nada vai ser feito. A gente está pedindo ajuda aos novos vereadores”, pediu a moradora Maria Idalina Leitão da Cunha. “A gente vai fiscalizar e cobrar para que as ações aconteçam. Precisamos organizar o trabalho para agir”, defendeu o presidente da Câmara, Maurício Lopes, durante a reunião na Casa. O presidente da comissão Luciano Ferreira disse que é preciso analisar até mesmo o caso de pessoas que moravam de aluguel e perderam tudo ou parte dos objetos da casa. “Apesar de não ter casa própria, esse morador também passa por dificuldades para reconstruir a vida”, afirmou o vereador Luciano Ferreira que não pôde ir à visita, porque tinha convenção do partido no Rio de Janeiro. 



Prefeito Rogério Cabral foi eleito vice-presidente da AEMERJ

Prefeito Rogério Cabral no 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos, onde foi eleito vice-presidente da região serrana
A nova diretoria da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ) foi eleita dia 14 e 15 de março, em Búzios, pelo 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos – Gestão 2013/2016. O Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, foi eleito vice-presidente da Região Serrana.
A AEMERJ foi fundada na cidade de Duque de Caxias, no dia 15 de junho de 1999, é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa e financeira, de duração indeterminada, regida por Estatuto e pelas leis brasileiras, sendo o órgão de representação máxima dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Alguns dos seus objetivos são a união de esforços em benefício dos Municípios Fluminenses, para beneficiar interesse individual de qualquer Município associado; a representação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro nas lutas por seus direitos e interesses comuns, na ampliação dos espaços democráticos do Estado, na conquista da justiça social e na defesa dos municípios fluminenses promovendo; o desenvolvimento do espírito associativo entre os Municípios fluminenses; entre outros.
O prefeito de Queimados, Max Lemos, foi eleito novo presidente para o pleito 2013/2016. A eleição ocorreu no Hotel Blue Tree, na Armação de Búzios, com a presença de mais de 70 prefeitos.
 Nova Diretoria da AEMERJ:
Presidente de honra: Eduardo da Costa Paes (Rio de Janeiro), presidente, Max Lemos (Queimados), vice-presidente, Rodrigo Neves Barreto (Niterói), secretário-geral, Vinícius Medeiros Farah (Três Rios), vice-presidente da Região Serrana, Pedro Rogério Vieira Cabral (Nova Friburgo), vice-presidente da região do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, prefeito José Rechuan Junior (Resende), vice-presidente da Região Sul Fluminense, Anderson Bárcia Zanon (Sapucaia), vice-presidente da região Norte Fluminense, Aluízio dos Santos Junior (Macaé), vice-presidente da Região Noroeste Fluminense, Maria das Graças F. Mota (Bom Jesus de Itabapoana). 
No conselho fiscal foram eleitos: presidente, Luiz Antônio da Silva Neves (Piraí), 1º vice-presidente, Alessandro Alves Calazans (Nilópolis), 2º vice-presidente, Flávio Gomes de Souza (Aperibé). Na suplência ficaram: Marco Aurélio Sá Pinto Salgado (Eng. Paulo de Frontin), José Amaro Martins de Souza (São João da Barra) e Luiz Carlos Fernandes Fratani (São Fidelis).
 

PREFEITURA INICIA LIMPEZA NO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


Como prometido pelo secretário municipal de Cultura, Wanderley Perez, foi dada a largada para a recuperação do Quiosque das Lendas ou, se preferirem, o Mirante da Granja Guarani ou ainda o nosso tradicional "Carramanchão". Uma equipe da prefeitura, acompanhada por diretores da AMAGG iniciou a limpeza do patrimônio tombado pelo Inepac, bem como o terreno à sua volta.
Mesmo castigado pelo tempo (e pelo descaso) o Quiosque continua imponente.
Bastou apenas essa faxina inicial para se perceber a beleza do monumento, com as cores fortes nos azulejos de Jorge Colaço em perfeita harmonia com o amarelo não menos forte de um Ipê próximo e o verde intenso da Serra dos Órgãos ao fundo.
Nós, da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, agradecemos à prefeitura, através da Secretaria de Cultura, bem como a todos os companheiros que compreenderam nossa luta pelo restauro desse magnífíco monumento histórico e cultural para o município, e que tem um valor inestimável para a nossa comunidade.
Vamos acompanhar cada passo seguinte ao necessário processo de restauro do Mirante. Agora, resta a devida escrituração do terreno para que o Estado libere os recursos necessários, da ordem de R$ 500 mil, para a obra.
No momento certo, vamos procurar nossos representantes na Assembléia Legislativa para agilizarem a liberação do dinheiro. Enquanto associação, vamos continuar dando crédito a quem efetiva ajuda nossa comunidade e cobrando em público aqueles que se desviam dos interesses públicos.
Perdemos muito tempo, é verdade, desde o acordo judicial que garantiu a municipalização da área. Mas, nunca é tarde quando se tem boa vontade para trabalhar. E vontade de trabalhar não nos falta. Resta também à comunidade colaborar para que este patrimônio, mesmo nesta etapa embrionária de recuperação não continue sendo depredado. O terreno deverá ser cercado e isso deve ser respeitado por todos.
Em breve teremos de volta nosso Carramanchão. Isso significa visibilidade e divisas para o município, com a volta dos turistas e, se a comunidade for organizada e trabalhar dentro da legalidade, também poderá usufruir dessa circulação de visitantes e recursos no Mirante. Estamos e continuamos atentos! Paralelamente iremos promover ação idêntica para recuperação do Lago Iacy, nosso não menos tradicional "Lago do Saldanha".
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
Fotos:Magal




“Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa Associação, esta semana foi de muita alegria com asfalto nas principais ruas do bairro a pedido da AMAGG, a entrega de uma mesa nova de Totó e outra de Ping Pong para a Escola Professor Silvio do Amaral, se já não bastasse ainda teve essa belíssima ação da PMT no nosso Caramanchão (Quiosque das Lendas), parabéns a todos os envolvidos! Disse o Diretor de Obras da AMAGG Magal .

   


















Atividades do CRAS Fischer são tema de reunião na Prefeitura

Centro fará ações de saúde e beleza

 Em reunião na Prefeitura na tarde desta quarta-feira, 20, o secretário de Governo, José Carlos Cunha, acompanhado da Primeira-dama, Alessandra Rosa, e da secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, receberam a visita de integrantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Fischer.

No encontro, a coordenadora, Mariza Ferreira, a instrutora de artesanato, Maria de Fátima, a instrutora de cozinha, Regina Farah, e a artesã Marlene Dias apresentaram os produtos que são confeccionados no próprio CRAS, como biscoitos, panos de prato e bolsas.

A Primeira-dama, Alessandra Rosa, ofereceu a elas um estande no Espaço Mulher, que funciona sexta e sábado na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, para a comercialização dos produtos. Alessandra disse que vai colaborar no que for possível para que o trabalho possa ajudar, cada vez mais, a todos os participantes e a comunidade.

Com opções de confecção, artesanato e gastronomia, o Espaço Mulher surgiu de uma iniciativa das secretarias dos Direitos da Mulher e de Desenvolvimento Social para incentivar a criação de negócios, sendo uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.

O secretário de Governo, José Carlos Cunha, também ficou entusiasmado com o projeto e ofereceu todo o apoio. A secretária Graça Granito destacou que o CRAS tem o projeto de inclusão produtiva, através do CRAS/PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), elaborado e executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Localizado na Estrada Pedro Eleutério de Oliveira, 2738, no Fischer, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atende famílias em situação de vulnerabilidade social residentes nas comunidades do Fischer, Quinta Lebrão e Fonte Santa. Os inscritos no programa têm atendimento de equipe técnica, participam de palestras, de reuniões de apoio e de oficinas de inclusão produtiva e são cadastrados no Programa Bolsa Família, entre outros serviços. O telefone para informações é (21) 3641-9490.

Ação de saúde e beleza
Na próxima terça-feira, dia 26, haverá uma ação de saúde no CRAS Fischer, com palestra da assistente social Sandra Erli de Azevedo, do Centro Materno Infantil, a partir das 10 horas, e da servidora Leda Bioni, da Secretaria dos Direitos da Mulher, às 14 horas. Na quarta-feira, 27, será realizada uma ação de beleza, com cortes de cabelo e massagem, entre outros serviços, das 9h às 16h, ainda dentro das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Teresópolis comemora o Dia Mundial da Água com evento na Calçada da Fama 


 Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceira com a Secretaria de Cultura, realizou nesta sexta-feira, uma ação de conscientização do uso responsável da água.

A iniciativa aconteceu na Rua Francisco Sá, na Várzea, popularmente conhecida como Calçada da Fama, e contou com a participação da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) do Grupo Petrópolis e do Fórum da Agenda 21 Teresópolis.

Durante o evento, foram distribuídas mudas de plantas para o reflorestamento da mata ciliar e kits com informativos sobre a preservação do meio ambiente. Palestras sobre a gestão das águas em uma perspectiva sustentável também foram apresentadas aos alunos da rede pública.

No intuito de chamar atenção para a data, ambientalistas do movimento SOS Paquequer entraram no rio em um bote confeccionado com garrafas pet. A ação contou ainda com paineis abordando temas relacionados à gestão dos recursos hídricos e com ilustrações do Paquequer, em outras épocas. A programação teve ainda a participação da professora de dança Fayer Farias, que se apresentou junto com o grupo de dança de rua Top Street Dance, além de shows com artistas locais.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leandro Coutinho, é preciso compartilhar com a sociedade o entendimento sobre os usos econômico, social, cultural e ambiental da água. “A idéia principal é a conscientização da população sobre os problemas gerados pelo desperdício da água, e também mostrar o que a Prefeitura vem fazendo para melhorar a qualidade do Rio Paquequer como, por exemplo, os investimentos na coleta seletiva. A Prefeitura também está trabalhando no Plano de Saneamento do Município, em conjunto com Governo do Estado”, pontuou.

Aproveitando a oportunidade, Leandro falou sobre o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, que a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil estará lançando na próxima terça-feira, 26, às 16h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura. “O objetivo é que cada bairro, cada comunidade, tenha um grupo de agentes voluntários que trabalhem diretamente e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente”, explicou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o SOS Paquequer é um movimento vitorioso porque visa conscientizar a população da importância do rio, e da qualidade da água. “Não podemos continuar tratando o Paquequer como a lixeira da cidade, como um valão onde todos jogam nele o seu lixo. O nosso rio é cenário de romance, é um bem precioso, e pode tornar-se um atrativo turístico se for revitalizado. Mas, para isso, é necessária a conscientização do teresopolitano. E a conscientização é também um problema de governo, daí a participação da Secretaria de Cultura, em apoio ao movimento SOS e à Secretaria de Meio Ambiente, que vem fazendo muito bem esse trabalho”, avaliou o Secretário.

Durante o intervalo de trabalho para o almoço, Sheila Garcia aproveitou para prestigiar a data e aprovou a iniciativa. “A água é muito importante para a vida, não só para o consumo, mas também para nossa segurança. A preservação dos rios evitaria muitos problemas, principalmente em épocas de chuva, quando vemos a degradação da ação do homem na natureza”, disse.

Sobre a data
O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), na data de publicação da ‘Declaração Universal dos Direitos da Água’, que determina ações e objetivos, coordenados internacionalmente, para a melhoria na disponibilidade hídrica e saneamento. A Unesco, órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, visando a conscientização sobre a necessidade de cooperação no que diz respeito à gestão da água.  

Dilma participará de missa em Petrópolis



A presidenta Dilma Rousseff vai a Petrópolis na segunda-feira

 (25) participar de uma missa em homenagem às vítimas das chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos últimos dias. O número de mortos por causas das chuvas chega a 33 e pelo menos 4 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.
Dilma alterou o roteiro da viagem que fará a Pernambuco na segunda-feira para participar da missa em Petrópolis. Ela iria ao Recife e à Serra Talhada, no interior do estado, mas, com a mudança de planos, participará apenas da cerimônia de inauguração de trecho do Sistema Adutor Pajeú, entre Floresta e Serra Talhada.
Além da missa, que será celebrada às 17h na Catedral de Petrópolis, Dilma vai sobrevoar de helicóptero as áreas atingidas ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho. Em seguida, a presidenta seguirá para a África do Sul, onde participará da Cúpula dos Brics (grupo de reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) até quarta-feira (27).

Transporte recupera veículos para servir unidades hospitalares



 DSC02542 1
Mais ambulâncias, combis e carros de passeio estão nas ruas para servir às unidades de saúde e pacientes em Magé. A partir do mutirão realizado na Secretaria Municipal de Transportes, veículos que apresentavam problemas e estavam parados, receberam novas peças e foram recuperados.

Desde a última semana mais de 20 veículos, de diferentes portes e que incluem uma ambulância UTI, estão de volta às ruas. Outro serviço importante que foi reestabelecido com a recuperação de veículos foi o transporte de pacientes para hemodiálise.


Segundo o secretário de Transportes, Edivar Tavares, o plantão dos mecânicos foi intensificado após a regularização no fornecimento de peças e de mão-de-obra técnica especializada. Desde então o serviço está priorizando a frota de atendimento médico hospitalar.

 DSC02544 DSC02550

Reunião extraordinária marca mudanças na Secretaria de Saúde de Magé



Reunião SMS - Foto Nando Fernandes 2
Diretores de unidades, coordenadores de programas, e responsáveis pelos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde de Magé, foram convocados para uma reunião extraordinária que aconteceu neste sábado (23), no Palácio Anchieta, sede do governo municipal. Nestor Vidal, o chefe de Gabinete, Paulo Vaz, e a secretária de Governo, Sonia Sthoffel orientaram as equipes e apresentaram as mudanças realizadas.

Um novo nome assumirá a pasta que segundo o prefeito, “é a mais preocupante do município”. O chefe do poder executivo conversou diretamente com os diretores das unidades 24 horas de cada distrito, “nós começamos o nosso governo cometendo alguns erros, trocamos a administração que pegamos por uma ‘OS’, e não funcionou, trocamos novamente por uma equipe que também não estava dando certo. Agora estamos fazendo mais uma mudança, e um novo secretário assumirá, mas antes quero conversar diretamente com os diretores de cada unidade, e programa, e substituir o que não está funcionando como deve” explico o prefeito.

As principais mudanças ficaram nos cargos de Secretário de Saúde e do diretor do Hospital Municipal de Magé, que ainda não foram anunciados. O diretor administrativo da unidade 24 horas de Fragoso também foi substituído, e o cargo ficou com David Davila da Costa. O 24 horas de Santo Aleixo, estava sem um responsável administrativo, terá a enfermeira Fernanda Mattos Gama, que já era enfermeira chefe da unidade.
Com o objetivo de mudar o quadro da saúde no município, o governo municipal espera que as mudanças realizadas colaborem para oferecer um atendimento melhor à população, “eu quero que o novo secretário nos ajude a organizar esta secretaria, do básico ao avançado, que as normas sejam cumpridas, desde o uniforme ao atendimento médico. Quero que as nossas unidades acolham as pessoas, para atender bem quem procura o nosso serviço de saúde” reforçou Nestor Vidal.
Reunião SMS - Foto Nando Fernandes 5



'Estudar virou hábito', diz aprovado em 


13 concursos públicos, no AM

Vida de concurseiro iniciou pelo interesse em estabilidade financeira.
Oficial de Justiça, João Victor continua estudando para outros concursos.


João Victor Tayah passou em mais de dez concursos públicos (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)João Victor Tayah passou em mais de dez concursos públicos (Foto: Girlene Medeiros )
Muitos querem passar em concurso público atraídos pela estabilidade e remuneração acima do que é praticado na iniciativa privada. Se engana, porém, que todo concursado opta sempre por fazer da aprovação fonte de remuneração para o resto da vida. Há uma tendência em se acostumar - e até gostar - de manter o ritmo de estudo acelerado, pautados em editais. Foi o que aconteceu com o Oficial de Justiça João Victor Tayah, de 26 anos que é concursado e continua a buscar outras aprovações. “Estudar para concurso virou um hábito que sinto falta quando não mantenho”, disse.
No currículo, João Victor carrega a aprovação de mais de 13 concursos públicos. De assistente administrativo da Prefeitura de Manaus à Oficial de Justiça com aprovação nos processos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Federal (TRF) e Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), o início da vida de concurseiro foi motivada pela estabilidade financeira.
“Decidi estudar para concursos porque a estabilidade sempre me chamou a atenção. Depois que vi que poderia passar em outros, me acostumei a tentar oportunidades melhores”, ressaltou Tayah. O sucesso, no entanto, é resultado de cinco horas diárias de estudos. As aprovações também são fruto de fins de semana sem pensar em ir a festas ou encontros com amigos. O saldo de poder escolher o cargo que quiser é a marca do reconhecimento por tanto afinco.
“Tem aquela questão de não poder sair, mas quando consigo a aprovação é a minha vitória. Vale a pena passar horas focado nos livros”, comemorou. Bacharel em Direito, João Victor acredita que a formação jurídica auxilia o candidato na hora de prestar um concurso público devido às disciplinas indicadas nos editais. “Levamos uma certa vantagem porque temos a oportunidade de ver com calma os vários leques do Direito. Mas, na prática, há oportunidades para todos. É só estudar”, afirmou João Victor de maneira positiva.
A vida de concurseiro está aliada a viagens por todas as regiões brasileiras. Para prestar concursos, João já viajou à Santa Catarina, Roraima, Pará, Ceará e Rio de Janeiro. Rondônia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.
A estabilidade do concursado chamou a atenção de João Victor (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)A estabilidade do concursado chamou a atenção de João Victor (Foto: Girlene Medeiros)
Concurseiro iniciante
Para quem está atraído pela ideia de passar horas a fio rodeado de livros, a dica do concurseiro veterano é se matricular em um curso preparatório. De acordo com João Victor é importante frequentar um cursinho que eduque o candidato novato a se manter no ritmo e adquirir disciplina.

“Depois de um certo tempo, a gente já sabe o que cada concurso, dependendo da carreira, vai solicitar no edital. Daí nem precisa estar o tempo todo em sala de aula e é mais você e os livros. Para quem está começando, recomendo manter um ritmo de estudos dentro e fora do cursinho. É questão de disciplina”, enfatizou Tayah.
Estudar até passar
Conforme João Victor, a meta de todo concurseiro deveria ser “estudar até passar”. A concorrência acirrada, principalmente nos cargos que exigem o curso superior em Direito, não devem amendrontar o concurseiro. É o que pensa João Victor.

“É difícil, mas não é impossível. Tem gente que começa a estudar e quando vê que não passa de primeira já desiste logo. É importante continuar estudando incansavelmente que um dia a pessoa consegue. É assim com todo mundo”, 


Aparelho do Censo é usado para combater dengue no RJ.

dggg deeeeeg
Os equipamentos de coleta de dados do Censo começaram a ser usados no combate à dengue. Desde o mês passado, agentes de endemias de três municípios fluminenses – Magé, Duque de Caxias e Nova Iguaçu – têm feito registro em tempo real das visitas domésticas em busca de focos do mosquito transmissor da doença. A intenção da Secretaria Estadual de Saúde é dar agilidade na elaboração de relatórios e montar um banco de dados que permita localizar as áreas de maior e menor incidência da doença.
Com base nos resultados, caberá às prefeituras traçar ações emergenciais e, quando necessário, reorganizar a distribuição de agentes para dar prioridade às áreas críticas. De 1º de janeiro até 16 de março deste ano, foram notificados 53.072 casos suspeitos de dengue no Estado do Rio de Janeiro, com duas mortes, em Magé e Volta Redonda. No mesmo período de 2012, houve 40.172 casos notificados e seis mortes. Dos 92 municípios, 35 estão em epidemia, com mais de 300 casos por cem mil habitantes.
Os aparelhos de coleta de dados foram cedidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, em troca, os agentes de endemias atualizarão a base censitária, confirmando ou alterando informações sobre as residências e estabelecimentos comerciais que visitam. "Desenvolvemos um programa para que as informações de cada casa já cheguem georreferenciadas, indicando a localização exata. E o banco de dados permitirá priorizar uma determinada área e diminuir ou aumentar o número de vistas em cada região", diz o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Atualmente, os registros dos agentes de endemias são feitos à mão e processados apenas uma vez por semana e, com o novo sistema, as atualizações poderão ser diárias. "Teremos maior agilidade e maior fidedignidade dos dados", diz Chieppe. Desde o lançamento do programa, inédito no País, no início do ano, 65 municípios pediram adesão ao sistema e receberão os aparelhos de coleta de dados nas próximas semanas. Nos três primeiros municípios, foram distribuídos 600 aparelhos. A expectativa é de que cada um dos dez mil agentes de endemias do Estado tenha um aparelho para registro em tempo real.

SUS gasta R$ 488 milhões por ano com à Obesidade.

Pessoas acima do peso no Brasil tem aumentado.
Saude FACE  nova
O Sistema Único de Saúde (SUS) gasta anualmente R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade, informou o Ministério da Saúde durante coletiva em Brasília.
Os dados levam em conta 26 doenças, como câncer e diabetes, e apontam que a proporção de pessoas acima do peso no Brasil tem aumentado.
Dos R$ 488 milhões anuais, R$ 289 milhões (59,2%) são gastos com tratamento hospitalar e R$ 199 milhões (40,8%) com atendimento ambulatorial, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB), que analisou dados de internação e atendimento de média e alta complexidades relacionados ao tratamento de obesidade.

Segundo o Ministério da Saúde, há 1.550.993 pessoas com obesidade grave no país, o que representa 0,8% da população. Um estudo realizado pela pasta em 2011 revelou que a proporção de habitantes acima do peso cresceu de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011. Nesse mesmo período, a quantidade de obesos subiu de 11,4% para 15,8% dos brasileiros.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também assinou uma portaria que, entre outras medidas, define orientações para a realização de cirurgia bariátrica, considerada pelo SUS como o último recurso para a perda de peso.
A portaria reduz a idade mínima para a redução de estômago, de 18 para 16 anos, em casos em que há risco para o paciente. A decisão foi tomada, segundo Padilha, com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2009, que mostrou que 21,7% da população entre 10 e 19 anos apresenta excesso de peso. Em 1970, esse percentual era de 3,7%.
O Ministério da Saúde retirou, ainda, a idade máxima para a operação, que antes era de 65 anos, e reajustou em 20% o valor médio repassado pelo SUS para cada bariátrica. A portaria autoriza também a realização de mais uma técnica pela rede pública, a gastrectomia vertical (sleeve), e de mais uma cirurgia plástica reconstrutiva.
c saude

CEG vai se explicar a vereadores na próxima segunda-feira, 25 de março
           
            Os Vereadores de Teresópolis vão se reunir com representantes da Companhia Estadual de Gás e o Prefeito, no dia 25 de março, segunda-feira, às 14h30, na Prefeitura Municipal. Em pauta, a análise da permissão para a CEG atuar na cidade.
            No início do mês, o presidente da Câmara, Maurício Lopes, pediu a suspensão dos trabalhos da Companhia Estadual de Gás em Teresópolis. Segundo Maurício Lopes, após o incidente no dia 27 de fevereiro, quando uma máquina de perfuração atingiu um duto de água e a cidade ficou com o abastecimento interrompido em certas regiões, o número de reclamações contra as obras da CEG aumentou e era necessário interromper os trabalhos até que a empresa comprovasse que está devidamente autorizada para perfurar a cidade. Os vereadores aprovaram e, desde então, as perfurações foram paralisadas.