quarta-feira, 24 de julho de 2013

Após ligação do prefeito, Beatriz Segall desiste de processar município

Atriz tropeçou em calçada esburacada quando chegava para assistir a um espetáculo na Casa da Gávea

 Beatriz Segall desistiu de processar a Prefeitura do Rio após receber uma ligação de Eduardo Paes na tarde desta quarta-feira. A atriz de 86 anos tropeçou em uma calçada esburacada na Gávea e bateu o rosto no chão. O acidente aconteceu quando ela assistiria à pela “O Tempo e os Conways”, na Casa da Gávea. Beatriz contou que o tombo aconteceu em frente a um restaurante da Praça Santos Dumont.
Beatriz Segall cai em calçada esburacada no Rio
Foto:  arquivo pessoal
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços informou que uma equipe realizou uma vistoria nesta manhã na calçada em pedras portuguesas em frente à Casa da Gávea e identificou os trechos danificados. Ainda segundo a secretaria, os proprietários dos trechos danificados da calçada foram notificados nesta tarde para que realizassem reparos necessários.
"O prazo estipulado para que os proprietários executem os serviços será de cinco dias. Caso a irregularidade permaneça, os proprietários estarão sujeitos à multa. Vale ressaltar que a responsabilidade da conservação das calçadas da cidade é compartilhada. Em trechos de calçadas em frente às propriedades particulares (residenciais ou comerciais), a responsabilidade da conservação é do proprietário. Já na calçada das praias, canais e praças, a responsabilidade é da Prefeitura", diz a nota do órgão da Prefeitura.


Fonte:CONSTANÇA REZENDE

Chips de Celular Podem ser Clonados e Infectados

Para confirmar a nova descoberta, o pesquisador testou quase mil chips.  

O especialista em segurança alemão Karsten Nohl disse que conseguiu reprogramar cartões SIM, usados em celulares, enviando SMSs especiais que normalmente apenas a operadora envia para realizar atualizações no chip. O problema está no tipo de criptografia empregada pelo chip: alguns cartões, especialmente os mais antigos, usam uma tecnologia da década de 1970, que pode ser quebrada. Dessa maneira, o SMS de um hacker consegue o mesmo poder que um SMS enviado pela operadora.
Nohl é conhecido por pesquisas envolvendo a segurança de celulares. Em 2010, ele grampeou chamadas GSM durante um evento, e em 2011 mostrou que era possível instruir um aparelho de celular a discar um número.
Para confirmar a nova descoberta, o pesquisador testou quase mil chips. Cerca de 25% usavam a tecnologia vulnerável, chamada DES (Data Encryption Standard, Padrão de Criptografia de Dados em português). Criada em 1970, a tecnologia foi superada em 1998 pela 3DES (Triple-DES, ou DES Triplo). No entanto, segundo Nohl, ainda há em uso cartões com a tecnologia antiga.
O especialista estima que, no mundo, um cartão a cada oito seja vulnerável. No total, seriam 750 milhões de cartões vulneráveis.
Para explorar o problema, basta enviar um SMS especial para o celular. O aparelho responderá com um código, que poderá ou não ser quebrado. Se for possível quebrar o código, o próximo SMS é capaz de reprogramar ou copiar os dados presentes no chip, o que permitirá a clonagem do chip, o redirecionamento de chamadas ou mesmo a realização de chamadas ou envio de SMS para números específicos – prática hoje usada por hackers para faturar com pragas digitais para Android.

Brecha em isolamento

Estudando a segurança dos cartões SIM, Nohl encontrou uma segunda falha nos chips. Hoje, dados sigilosos de aplicativos de pagamento são armazenados no chip, e protegidos por uma tecnologia de isolamento para que um aplicativo não possa ler os dados do outro.
Esse isolamento, no entanto, pode ser quebrado, permitindo que um aplicativo leia todos os dados protegidos pelo chip.
A GSMA, associação responsável pela padronização de tecnologias móveis, já está sabendo da falha. Em comunicado enviado à “Forbes”, a GSMA confirmou a existência do problema em cartões que ainda usam DES, mas disse que não há evidência de que o mesmo erro exista nos cartões mais novos.
Outros detalhes da vulnerabilidade serão revelados pelo especialista alemão no dia 31 de julho, durante a conferência de segurança Black Hat, nos Estados Unidos.
Fonte: G1

Magé entra para a associação de municípios produtores de minério

4º FÓRUM DE MINERAÇÃO DA ANAMUP  2

Magé agora faz parte da Associação Nacional dos Municípios Produtores de Minério (ANAMUP). A inserção ocorreu durante o 4º Fórum de Mineração realizado no início de julho, em Nova Lima, Belo Horizonte. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, Magé foi a única cidade do Rio de Janeiro presente no evento.

"É importante participarmos dessas discussões, pois Magé tem potencial para ser um grande produtor de brita, granito, água mineral, pedras decorativas, saibro e outros. Mas é preciso exercer tais atividades de forma sustentável", enfatizou.  

Durante o fórum, foram discutidas as mudanças e perspectivas do novo marco regulatório, além da Cobrança e Fiscalização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Naturais (CFEM). O subsecretário de Meio Ambiente, José Renato Ascar, ressaltou que, hoje, as compensações (financeiras e ambientais) para o município estão muito aquém do esperado.
Os prós e contras da exploração mineral não ficaram de fora do debate e os municípios de Minas Gerais, por sua larga experiência no setor, enriqueceram a pauta.

Cidade do Carmo será contemplada com unidade CVT

Cidade do Carmo será contemplada com unidade CVT
Mais uma unidade do Centro de Vocacional Tecnológico (CVT) será implantada no Estado do Rio de Janeiro. A cidade do Carmo, localizada no Centro Fluminense, recebeu na tarde de hoje (24), a visita do secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, para junto à prefeitura escolherem um terreno que será instalado a unidade CVT. Após a escolha do terreno, as obras começarão num prazo de três meses. O valor estimado da obra é cerca de R$ 700 milhões.
Estiveram presentes na visita técnica o prefeito do município, Odir Pinheiro, representando o legislativo o vereador João Armando e a chefe de projetos, Elaine Fialho. Após a escolha do terreno que será feita pela Prefeitura a equipe técnica da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) irá ao local definir os detalhes para então dar início às obras.
Os terrenos visitados ficam nas localidades do Centro, próximo ao hospital; Loteamento Ave Maria; Vale do Emboque. As opções de terrenos para serem escolhidos, dentre eles um, tem a finalidade de serem analisados critérios como: abrangência a um maior de número de pessoas, infraestrutura básica para receber a unidade, meio de locomoção que inclui transporte coletivo, entre outros, como complementa o secretário da SECT, Gustavo Tutuca:
- O Estado do Rio está vivendo ótimas transformações em todos os setores, com isso, o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente na busca de profissionais habilitados que venham suprir os altos padrões de qualidade. Nossa intenção, ao dar início a mais essa implantação de uma CVT, é contribuir para que o trabalhador conquista sua vaga de emprego e que essa unidade fomente novos talentos para nossa região – pontua Tutuca.
            A cidade do Carmo possui uma área em torno de 320 km². A sua população atual é estimada em mais de 18024 mil habitantes, dos quais 72,3% vivem na área urbana. Parte do município está situada na sub-bacia do rio Paquequer, um dos últimos afluentes do rio Paraíba do Sul que apresenta baixo teor de poluição aquática.

Demora nos pagamentos e na marcação de exames cria ansiedade na saúde em Teresópolis


O relacionamento entre a Prefeitura de Teresópolis e o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCT-CO) tem andado estremecido. A falta de pagamentos por serviços prestados e a não marcação de exames na unidade, deixando médicos ociosos e pacientes sem antedimento, não chegou a público, mas tem sido muito comentada nos bastidores.
Na sexta-feira passada, médicos  e a direção do HCT-CO teriam se reunido para discutir alguma medida para forçar a Prefeitura a responder. Cogitava-se a paralisação do atendimento. Hoje, no entanto, tivemos a informação de que alguns pagamentos começaram a ser liberados. Esperamos que proceda e que o paciente, consequentemente o cidadão, não seja prejudicado.
Sobre a marcação de exames, algo precisa ser feito. Não é concebível que na crise que vive a saúde em todo o país, médicos queiram atender e não possam porque o setor de marcação de consultas não funcionou como deveria. Isto creditando o problema a um erro e não a outros interesses, o que seria ainda mais lamentável.


Fonte: A Gazeta Fluminense

Prefeitura anuncia conjunto habitacional com 120 unidades no Rosário


A Prefeitura de Teresópolis anunciou que vai construir 120 moradias populares para as famílias que vivem em área de risco na comunidade do Rosário, e que vêm sendo removidas pela Defesa Civil Municipal. Localizado no final da Rua Alagoas, entre os bairros de Araras e Barroso, próximo ao Ciep Sebastião Mello, um terreno de 4.056,50 metros quadrados já foi desapropriado para a criação do conjunto habitacional. As unidades serão construídas com recursos do município, que já estão parcialmente disponíveis.
Segundo o prefeito Arlei, que já está de posse da planta das unidades, a construção é uma resposta importante do Governo Municipal à população. “O Governo do Estado vai fazer as 1.650 casas populares na Ermitage, além de outras na zona rural. No entanto, vamos construir moradias populares, com recursos próprios da Prefeitura, para atender a famílias que estão instaladas em áreas de risco”.
As moradias são destinadas aos moradores do Rosário, que nos últimos anos vem sofrendo seriamente com deslizamentos de encosta. O objetivo é atender prioritariamente as famílias da comunidade que vivem em área de risco de desmoronamento de terra e de pedra. Desde o mês de janeiro, a Defesa Civil vem removendo os moradores que têm laudo de interdição, e incluindo esse pessoal no programa de aluguel social. Após entendimento com os proprietários, as casas interditadas e desocupadas são demolidas para evitar nova ocupação. 
A ação segue recomendação do Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual, visto que o Rosário é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, a comunidade está sujeita a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra, inclusive em período de pouca chuva, devido à instabilidade do maciço da Serra dos Cavalos, onde se encontra localizada.
Segundo sua assessoria, o prefeito Arlei apresentou o projeto dos imóveis que pretende construir com recursos próprios ao vice-governador, Luiz Fernando Pezão, há algumas semanas, quando se reuniu com ele em busca de melhorias para Teresópolis. Na ocasião, apesar de ainda não ter sido falado em previsão para o início da construção dos apartamentos na Fazenda Emirtage, foram anunciados pelo Governo Estadual mais imóveis populares para os moradores da zona rural que perderam sua residência em janeiro de 2011.

Festival SESC Rio de Inverno na reta final


Foto: divulgação
Festival SESC Rio de Inverno 2013 está na última semana. Considerado o maior evento cultural do Estado do Rio de Janeiro, o evento, na sua 12ª edição, teve início no dia 13 de julho trouxe grandes nomes da música, literatura e artes às três maiores cidades da Região Serrana. Na reta final, o evento promete encantar moradores e turistas com diversas atrações de renome nacional.
Nesta semana, Teresópolis recebe a visita de artistas de teatro, cinema, TV e música. Dentre as atrações, haverá nomes como Emiliano Queiroz, com a peça autobiográfica ‘Na sobremesa da vida’, nesta quinta-feira (25). Já no sábado (27), o ator Domingos Montagner – o guia turístico Zyah da novela “Salve Jorge” – encenará a peça Mistero Buffo, com o seu grupo de teatro LaMínima.
Mas o espaço também estará aberto para talentos locais, como a cantora e compositora Taynah, com o seu show ‘Tenaz’. A apresentação acontece também na quinta-feira (25). No mesmo dia, será realizado um sarau poético com diversos grupos da cidade e as participações especiais da poetisa e repentista Wanda Pinheiro e do músico Marcelo Menezes. No sábado (27), o destaque para a Cia. Malasartes e o espetáculo ‘Emoriô’, seleção de contos africanos e afro-brasileiros.
Confira abaixo a programação desta semana:
QUINTA-FEIRA, 25 DE JULHO
• Local: SESC Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
10h, Oficina de Jazz com Regina Sauer. Classificação 12 anos. Grátis com inscrição prévia. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
10h, Introdução às técnicas de interatividade. Oficina sobre técnicas de interatividade entre som e imagem através de software. Classificação 16 anos. Grátis com inscrição prévia. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
13h, Projeção mapeada. Exibição de material produzido pelo público participante do evento. Classificação 18 anos. Grátis com inscrição prévia. (21) 2743-6939, 9h às 19h
15h, Leitura e hiperleitura no mundo digital. Oficina sobre as múltiplas possibilidades de leitura e escrita de textos literários em dispositivos digitais (tablets, smartphones, celulares etc), com a artista da palavra Benita Prieto. Classificação 15 anos. Grátis com inscrição prévia. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
15hCinepipoca – Kérity, a mansão dos contos. Classificação livre. Grátis. Ingressos retirados uma hora antes da atração.
18hNa sobremesa da vida. Teatro. Peça autobiográfica com Emiliano Queiroz, Ivone Hoffmann, Antonio Gomes e Ana Queiroz. Classificação 10 anos. Ingresso R$ 8 (associado SESC), R$ 15 (estudante e idoso), R$ 30. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
18hTaynah com o show ‘Tenaz’. A cantora apresenta releituras de clássicos da MPB e composições próprias. Classificação livre. Grátis.
19hSarau Poético. Com diversos grupos da cidade e as participações especiais da poetisa e repentista Wanda Pinheiro e do músico Marcelo Menezes. Classificação livre. Grátis.
19hGonzagão, a lenda. Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Classificação 12 anos. Ingresso R$ 8 (associado SESC), R$ 15 (estudante e idoso), R$ 30. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
• Local: Praça Olímpica Luís de Camões - Centro
20h30 – ZÉ RAMALHO. No show, o cantor apresenta alguns de seus maiores sucessos, como ‘Avohai’, ‘Frevo mulher’ e ‘Admirável gado novo’, e ainda releituras de Raul Seixas. Classificação 14 anos. Grátis.
SEXTA-FEIRA, 26 DE JULHO
• Local: SESC Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
10h, Oficina de Jazz com Regina Sauer. Classificação 12 anos. Grátis com inscrição prévia. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
13h, Arte e tecnologia – História e Desenvolvimento. A oficina tem com objetivo abordar a história e as tendências da arte e tecnologia. Classificação 15 anos. Grátis com inscrição prévia.
13h, Pixilation. Oficina de criação de personagens em que as crianças se utilizam de fantasias e criam histórias onde elas mesmas atuam em cenários previamente montados.  Classificação até 10 anos. Grátis com inscrição prévia.
17h, Os palhaços do Grupo LaMínima. Conferência sobre a história do grupo e seus 15 anos de trabalho. Classificação livre. Grátis com inscrição prévia.
18h, A literatura e as cidades. Encontro literário com as jornalistas e escritoras Cora Rónai e Luciana Hidalgo. Classificação livre. Grátis com inscrição prévia.
20h, Ognat. Espetáculo de dança com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, dirigida por Pedro Pires. Classificação 12 anos. Ingresso R$ 5 (associado SESC), R$ 10 (estudante e idoso), R$ 20.
• Local: Praça Olímpica Luís de Camões - Centro
20h30, TITÃS com o show Futuras Instalações. A banda apresenta hits e clássicos, além de músicas novas em caráter experimental. Classificação livre. Grátis.
SÁBADO, 27 DE JULHO
• Local: SESC Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
11h, Emoriô. Seleção de contos tradicionais africanos e afro-brasileiros com a Cia. Malasartes. Grátis. Ingressos retirados uma hora antes do espetáculo.
13h, Arte e tecnologia – História e Desenvolvimento. A oficina tem com objetivo abordar a história e as tendências da arte e tecnologia. Classificação 15 anos. Grátis com inscrição prévia.
13h, Pixalation. Oficina de criação de personagens em que as crianças se utilizam de fantasias e criam histórias onde elas mesmas atuam em cenários previamente montados.  Classificação até 10 anos. Grátis com inscrição prévia.
14h, Oficina lúdica de circo. Um encontro com a arte circense através da brincadeira, do jogo e do contato com as técnicas circenses.  Classificação 6 a 11 anos. Grátis com inscrição prévia.
16h, Arte em Vídeo – uma memória das artes visuais brasileiras. Palestra. A palestrante Claudia Saldanha apresentará uma pequena introdução sobre a história da produção de vídeo na arte contemporânea, com exibição de vídeos nacionais. Classificação livre. Grátis com inscrição prévia.
18h, Mani Carneiro acompanhado de violão e com participação de artistas locais. O músico faz o show de lançamento do CD e DVD ‘Ecoou’, gravado ao vivo no SESC Teresópolis. Classificação livre. Grátis.
19h, Poema Atravessado pelo Manifesto Sampler. Na apresentação, o poema será lido pelo poeta Ramon Mello e simultaneamente sampleado pelo artista sonoro Siri. Classificação 12 anos. Grátis.
20h, Teatro – Mistero Buffo do Grupo LaMínima. Quatro pequenas histórias, com inspiração em passagens da Bíblia, mas que subvertem a seriedade do assunto através de uma linguagem repleta de gírias e situações. Em cena, 20 personagens são desdobrados pela dupla Domingos Montagner e Fernando Sampaio, tendo como parceiro o ator Fernando Paz. Classificação 14 anos. Ingresso R$ 8 (associado SESC), R$ 15 (estudante e idoso), R$ 30. (21) 2743-6939, 9h às 19h.
• Local: Praça Olímpica Luís de Camões - Centro
11h, Trupe Família Clou – 10 anos. Três palhaços revisitam suas melhores cenas, acompanhados de comicidade, magia e irreverência. Classificação livre. Grátis.
13h, Café Brasil – show de choro. Com Paulinho Bandolim (bandolim e violinha-tenor), Léo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão de 6 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro). Classificação livre. Grátis.
• Local: Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra – Bairro São Pedro
18h, CineSESC – Os Croods. Comédia pré-histórica sobre a atrapalhada e divertida aventura da primeira família que habitou a Terra. Classificação livre. Grátis com ingressos retirados uma hora antes da atração.
• Local: Praça Olímpica Luís de Camões - Centro
20h30, DIOGO NOGUEIRA com o show Mais Amor. O cantor apresenta músicas inéditas de sua autoria e composições criadas para o novo CD. Classificação 14 anos. Grátis
DOMINGO, 28 DE JULHO
• Local: SESC Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
11h, Reprise do Grupo LaMínima. Ao chegar ao local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Com Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Classificação livre. Grátis com ingressos retirados uma hora antes da atração.
13h, Tangará. Show do grupo formado por músicos com atuação no cenário carioca, todos residentes em Teresópolis. Além de composições próprias, o grupo procura resgatar e manter viva a tradição do choro. Classificação livre. Grátis.
16h, Uma peça como eu gosto. Teatro Infantil. A peça conta a história de uma companhia de teatro mambembe que percorre o Brasil encenando peças de Shakespeare com bonecos e música ao vivo. Realização da Cia. Histórias pra Boi Dormir, com Laura Telles, Viviane Netto e Leonardo Miranda. Classificação livre. Grátis com ingressos retirados uma hora antes da atração.
Local: Granja Florestal
18h, Caminhão CineSESC – Corda Bamba. O filme conta a história da menina  Maria, de 10 anos, que nasceu no circo. Classificação livre. Grátis com ingressos retirados uma hora antes da atração.
Local: Praça Olímpica Luís de Camões - Centro
20h, OS PARALAMAS DO SUCESSO. A banda comemora 30 anos de carreira tocando seus maiores sucessos. Classificação 14 anos. Grátis.
Para mais informações entre em contato com o SESC Teresópolis pelos telefones (21) 2743-6939 / 2743-6959, de terça a sábado, das 9h às 19h, ou acesse o site www.festivaldeinvernosescrio.com.br.

Turismo investe R$ 19 milhões em sinalização de 34 cidades históricas

 
O Ministério do Turismo divulgou , a destinação de R$ 19 milhões reservados para a implantação de sinalização turística em 34 destinos históricos de 17 estados de todas as regiões brasileiras. O objetivo é tornar a comunicação dos destinos adequada aos padrões internacionais. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a sinalização turística bem trabalhada garante conforto, segurança e permite a mobilidade adequada do visitante. "A sinalização turística é fundamental para o turismo. Ela destaca e reforça a identidade do local, ampliando os ganhos do destino com a visitação", diz o ministro. O PAC das cidades históricas é um programa intergovernamental coordenado pelo Ministério da Cultura. Os recursos atendem à necessidade de melhorar o nível de informação prestada ao turista nacional e internacional. A sinalização turística ficou entre os itens com as menores avaliações positivas, de acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo durante a Copa das Confederações. No ano passado, a pasta destinou R$ 38,5 milhões para equipar as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com sinalização turística. Na divisão dos recursos para sinalização turística, a região Nordeste receberá R$ 7,3 milhões para investimento em 13 cidades históricas. Na lista de beneficiários, estão destinos que recebem grandes fluxos de turistas como Fernando de Noronha (PE), Itaparica (BA), Penedo (AL), São Luis (MA), Parnaíba (PI), Aracati (CE), João Pessoa (PB) e São Cristóvão (SE). No Sudeste, localidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro recebem um total R$ 5,5 milhões. Será implantada sinalização turística, por exemplo, nas principais cidades históricas de Minas, como Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Serro. Importante destino turístico de São Paulo, São Luiz do Paraitinga, bastante afetada com as enchentes de 2010, também foi contemplada no pacote. Com ruínas tombadas pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, São Miguel das Missões (RS), está entre as cidades do sul do país que receberá recursos para sinalização turística. A região Sul terá um total de R$ 3,15 milhões para intervenções também em Pelotas e Jaguarão (Rio Grande do Sul); em Florianópolis e Laguna (Santa Catarina) e Antonina (Paraná). Para cidades da região Centro-Oeste, foram destinados cerca de R$ 2 milhões, beneficiando Corumbá (MS) e cidade de Goiás e Goiânia, no estado de Goiás. A região Norte terá R$ 1 milhão em investimento para sinalização turística em Belém (PA). Pesquisa A sinalização turística nos destinos nacionais foi considerada ruim para 20,4% dos brasileiros que viajaram em 2011, segundo pesquisa de demanda doméstica do Ministério do Turismo. Em uma lista com 13 itens, só esteve à frente de infraestrutura urbana, limpeza, rodovias, segurança e preços de serviços. Na opinião do turista estrangeiro, a sinalização ficou entre os itens de infraestrutura turística e serviços com menor avaliação positiva. Ficou à frente somente, nesta ordem, de aeroportos, telefonia/internet, condições das rodovias e preços, numa lista com 16 itens. Da Agência Brasil.

 Fonte: Agência Rio