quarta-feira, 24 de julho de 2013

Magé entra para a associação de municípios produtores de minério

4º FÓRUM DE MINERAÇÃO DA ANAMUP  2

Magé agora faz parte da Associação Nacional dos Municípios Produtores de Minério (ANAMUP). A inserção ocorreu durante o 4º Fórum de Mineração realizado no início de julho, em Nova Lima, Belo Horizonte. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, Magé foi a única cidade do Rio de Janeiro presente no evento.

"É importante participarmos dessas discussões, pois Magé tem potencial para ser um grande produtor de brita, granito, água mineral, pedras decorativas, saibro e outros. Mas é preciso exercer tais atividades de forma sustentável", enfatizou.  

Durante o fórum, foram discutidas as mudanças e perspectivas do novo marco regulatório, além da Cobrança e Fiscalização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Naturais (CFEM). O subsecretário de Meio Ambiente, José Renato Ascar, ressaltou que, hoje, as compensações (financeiras e ambientais) para o município estão muito aquém do esperado.
Os prós e contras da exploração mineral não ficaram de fora do debate e os municípios de Minas Gerais, por sua larga experiência no setor, enriqueceram a pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário