terça-feira, 18 de março de 2014

Guarda de Magé recebe qualificação em programa de combate ao crack

preff
O Programa ‘Crack, é possível vencer’ está avançando em Magé. Nesta segunda-feira, 17, guardas municipais iniciaram o Curso de Capacitação dos Profissionais de Segurança Pública, que faz parte do projeto nacional. A cerimônia, que marcou a abertura da qualificação, aconteceu no auditório da Unigranrio, no Centro, e foi acompanhada por autoridades da cidade.
A metodologia do curso segue a filosofia do policiamento comunitário na formação voltada aos agentes de trânsito e guardas municipais. Eles receberam o material didático, que vai acompanhá-los durante as quatro semanas de qualificação, e que promete ser um divisor de águas na carreira.
“A cidade está de parabéns pela mobilização e empenho. Não foi à toa que a capacitação foi antecipada para atender as equipes de Magé”, afirmou o inspetor da Polícia Civil, Adriano Melo, que representou a Superintendente de Prevenção da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio e Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária.
selm
Selma Vaz, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, classificou a iniciativa como algo inédito para o município no enfrentamento ao uso de entorpecentes, e esclareceu que “a proximidade de Magé dos grandes centros urbanos, que sofrem forte repressão no combate ao tráfico de drogas, é um dos fatores que demonstram a importância dessa qualificação para nossas equipes que estão lidando diariamente com a população”.
Nessa corrente de enfrentamento ao crack, o projeto, em parceria com o governo federal, une em rede de atenção aos usuários as secretarias municipais de Segurança Pública, Educação e Cultura, Saúde, e Assistência Social e Direitos Humanos.
O prefeito Nestor Vidal frisou que a ação é um pequeno passo que contribui significativamente para o processo de construção do município. “Estamos todos envolvidos nesse processo para ter a cidade que queremos viver, e nada se faz com mágica. Precisamos muito dessa Guarda Municipal, especialmente no combate ao crack, pois vocês representam o poder público nas ruas da cidade. Quero destacar também o trabalho da Secretaria de Esporte, com as atividades para ocupar os jovens, impedindo que sigam no caminho das drogas. Outro parceiro importante é a Câmara de Vereadores, que tem trabalhado junto ao Executivo como guardiões do município”, disse.
Também participaram da solenidade a secretária de Governo, Soninha Sthoffel; o chefe de gabinete, Paulo Vaz; a secretária de Educação e Cultura, Angela Lomeu; o secretário de Saúde, Sidney Cerqueira Couto; o secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues; o secretário de Transportes, Ronaldo Gonçalves; o secretário de Serviços Públicos, João Carlos da Silva; o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilber Câmara; e o procurador-geral do município, Vanderson Maçullo Braga.
ppcur
Qualificação e profissionalismo na GM de Magé
O secretário municipal de Segurança Pública, Sérgio Mercês Venâncio, destacou a busca por capacitação profissional para os agentes e guardas municipais como diferencial do efetivo em atuação na cidade.
“Não existe profissionalismo sem qualificação. Tivemos um desempenho exemplar com altos índices de rendimento das equipes durante o período de carnaval. Na última semana, tivemos oito guardas que participaram do curso antiterrorismo e colocaram Magé em evidência, estando à frente na realização de diversas etapas”, lembrou.
Segundo o secretário, a cidade também foi beneficiada com uma unidade móvel de monitoramento, equipada com 15 câmeras. O equipamento também faz parte do programa federal e será mais uma base para o enfrentamento ao tráfico de entorpecentes na cidade.
 Fonte: Ascom/Magé

Nenhum comentário:

Postar um comentário