sábado, 24 de novembro de 2012

Mulher morre após queda de estrutura de metal em feira na Marina da Glória
Três pessoas ficaram feridas. Primeiras informações dão conta de que o vento teria causado o acidente


Queda da estrutura de metal na feira causa confusão
Foto: Foto do leitor Marcos Estrella
Queda da estrutura de metal na feira causa confusãoFOTO DO LEITOR MARCOS ESTRELLA

 Uma mulher morreu e três outras pessoas ficaram feridas com a queda de uma estrutura de alumínio montada para a feira Brasil Rural Contemporâneo, que acontecia na tarde deste sábado na Marina da Glória, Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. O acidente aconteceu por volta das 14h15m, em uma saída próxima à praça de alimentação, quando cerca de duas mil pessoas estavam no evento, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A organização da feira retirou todo o público e os expositores da feira. O caso está sendo investigado na 9ª DP (Catete).
Os feridos foram encaminhados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. A mulher morta foi identificada como Adriana Ribeiro de Jesus Porto, de 64 anos. Com ferimentos leves, duas vítimas foram liberadas no fim da tarde de ontem. Laudemir Müller, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão responsável pelo evento, esteve no hospital para prestar solidariedade. Ele atribuiu o acidente ao vento. Testemunhas relataram que no momento do acidente havia fortes rajadas. Sogra de uma das vítimas, Suely Gonçalves Coelho contou que o portal metálico estava amarrado com apenas duas fitas amarelas. A empresa responsável pela montagem é a CS2 Eventos.
— Meu genro fraturou três costelas — conta Suely.
De acordo com o Climatempo, durante a tarde foram registradas rajadas de até 50 quilômetros por hora. Segundo os meteorologistas, os ventos são considerados moderados, e foram provocados devido à entrada de uma frente fria, que veio do Sul. Para a visitante Alícia Silvia, não houve atendimento rápido às vítimas.
— Não teve qualquer tipo de atendimento de socorro. Apagaram as luzes e mandaram evacuar os estandes. A organização do evento parecia estar mais preocupada em pedir para as pessoas não tirarem foto.
A presidente Dilma Rousseff enviou nota à imprensa em que afirmou ter recebido com tristeza a notícia do acidente ocorrido neste sábado e que “se solidariza com a família de Adriana e deseja aos demais acidentados o mais pronto restabelecimento”. Segundo a mensagem, a presidente foi informada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que as providências “estão sendo tomadas para dar apoio às vítimas e a suas famílias”. Dilma determinou que seja feita rigorosa apuração das causas do acidente.
O Brasil Rural Contemporâneo é uma feira nacional da agricultura familiar que acontece pelo oitavo ano consecutivo na cidade, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio. Iniciado na última quarta-feira, o evento, com 650 expositores, se propõe a misturar gastronomia, moda, artesanato e cultura. O Ministério do Desenvolvimento Agrário lamentou o acidente, em nota enviada à imprensa, em que informa que “a prioridade é prestar atendimento às vítimas e aos familiares”.
Segundo a pasta, o registro policial já foi feito e a perícia é aguardada para identificar as causas da queda da estrutura. A organização suspendeu a programação, que estava prevista para durar até amanhã, “em respeito às vítimas e seus familiares” e por “falta de tempo hábil para verificar com cautela todas as estruturas do local e garantir a segurança dos expositores e visitantes”. Após o acidente, cerca de 80 pessoas formaram uma fila a devolução do valor do ingresso. A organização diz que as pessoas que possuem ingressos magnéticos para feira ou para o show devem procurar a bilheteria neste domingo, entre 10h e 22h, para solicitar o ressarcimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário