quinta-feira, 7 de março de 2013



Câmara reúne Executivo e Ampla em prol dos moradores do interior da cidade

            O presidente da Câmara Municipal, Maurício Lopes, e o vereador José Carlos da Estufa conseguiram reunir representantes da concessionária Ampla com o prefeito Arlei Rosa. Na pauta, as reivindicações dos moradores, principalmente os produtores rurais, para melhorias no serviço de fornecimento de energia nas regiões Retiro e Prates, ambas do Terceiro Distrito.
            As constantes reclamações contra a concessionária de distribuição de energia elétrica deram origem à reunião. No primeiro momento do encontro, no gabinete do presidente Maurício Lopes, foram relatadas as dificuldades dos moradores em ligar equipamentos de trabalho e até mesmo em usar eletrodomésticos. “Foi uma solicitação do vereador José Carlos da Estufa, que é morador do interior do município, para que formalmente fizéssemos um encontro entre Câmara, Prefeitura e Ampla com o objetivo de discutir o tipo de intervenção a ser feita no local”, explicou o presidente.


            Durante a reunião com o prefeito Arlei Rosa, ficou decidido que a assessoria do vereador José Carlos da Estufa vai realizar uma pesquisa por morador para mudar o sistema de monofásico para trifásico. Após o levantamento, será formalizado um processo para ser entregue à Ampla que se comprometeu em construir um projeto para revisar toda a rede que abastece a região.
            De acordo com o executivo de atendimento a clientes na Região Serrana da Ampla, Rafael Hoelz, é necessário que os consumidores procurem os canais de atendimento da empresa para dar ciência sobre problemas. Após análise dos pedidos e entendimento do que os clientes precisam é verificada a disponibilidade para atendê-los. “A partir do momento que dão entrada com o processo, vamos elaborar o projeto e teremos um prazo em torno de 90 dias”, afirmou Hoelz.
            De acordo com o vereador José Carlos da Estufa, cerca de 25 produtores rurais dependem da ampliação da rede elétrica e da mudança para o sistema trifásico. “Uma reunião muito importante, principalmente para a região dos Prates, muito carente. Eles não tinham como fazer o pedido direto à Ampla, mas agora vamos ajudá-los”, disse.
            Participaram da reunião, José Carlos Cunha (Governo), Carlos Tucunduva (Administração) e Geraldo Carvalho (Fazenda) e o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, André de Mello. A Ampla foi representada pelo coordenador de Obras na Região Serrana, Guilherme Assunção; pelo diretor de Relações Institucionais, Guilherme Brasil e pelo coordenador de Manutenção Renato Machado.



CRAS do Barroso e PSF de Araras fazem ação social 

 Uma ação social realizada na tarde desta quinta-feira, 7, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso ofereceu massagem e verificação de pressão arterial para as famílias do Barroso e de Santa Cecília, que pertencem à área de atuação da unidade.

O atendimento gratuito, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, festejado em 8 de março, foi realizado em parceria com a Unidade de Saúde da Família Diogo Ponciano, em Araras, reunindo estudantes de Medicina do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e equipe de agentes comunitárias de saúde.

“Esse tipo de ação é muito importante para promover a saúde da população da área de abrangência do CRAS Barroso. Estamos estudando a possibilidade de realizar esse tipo de atividade também nos CRAS do Fischer e de São Pedro”, disse Graça Granito, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. Ela acompanhou os atendimentos junto com Jaqueline Vilarino Moreira, coordenadora do CRAS.

O público aprovou. “Boa iniciativa, gostei muito da massagem”, disse Taiara da Silva Batista, moradora da comunidade. “Esse tipo de atendimento poderia acontecer mais vezes”, acrescentou Gisele Oliveira.

Localizado na Rua Pará, 170, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Barroso atende em torno de 480 famílias, oferecendo atendimento psicológico e de assistente social, palestras e reuniões de apoio e cadastramento no Programa Bolsa Família, entre outros serviços.

Nesta sexta-feira, 8, a equipe da Unidade de Saúde da Família Diogo Ponciano, em Araras, estará na comunidade da Ilha do Caxangá para medição de pressão arterial. O atendimento gratuito será realizado de 13h às 16h.