quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Guias para o pagamento do IPVA 2014 já estão disponíveis

Está disponível  as guias para o pagamento do IPVA 2014 em todo o estado do Rio. Segundo a Secretaria de Fazenda do estado, Nova Friburgo, possui uma frota de 120.513 veículos pagantes do imposto. 


Carros com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. Este ano, os motoristas que pagarem a cota única terão 10% de desconto, valor maior do que o concedido em 2013, de 8% .

Placa com final 0
O pagamento integral com desconto de 10% deve ser efetuado até o dia 22 de janeiro. Caso o motorista prefira parcelar o imposto, o primeiro vencimento é no dia 22 de janeiro, o segundo no dia 21 de fevereiro e o terceiro no dia 26 de março.

Placa com final 1
O pagamento integral com desconto de 10% deve ser efetuado no dia 24 de janeiro. Para os motoristas que optarem pelo parcelamento, a primeira fatura é para o dia 24 de janeiro; a segunda para 25 de fevereiro e a terceira para 28 de março.

Placa com final 2
O pagamento integral com 10% de desconto deve ser efetuado até o dia 28 de janeiro. Quem optar pelo parcelamento, deve efetuar o pagamento nos dias 28 de janeiro, 27 de fevereiro e 1º de abril.

Placa com final 3
O pagamento integral com 10% de desconto deve ser efetuado até o dia 30 de janeiro. Quem quiser parcelar, deve pagar a primeira parcela no dia 30 de janeiro, a segunda no dia 6 de março e a terceira no dia 3 de abril.


Informações do Portal G1

Vigilância Sanitária flagra ratos no Hospital do Andaraí

20
Um hospital que está no CTI. A frase, usada pelo defensor público federal Daniel Macedo, serve bem para descrever a situação do Hospital Federal do Andaraí encontrada por uma inspeção da Vigilância Sanitária no ano passado. O sentimento proporcionado pela leitura do laudo  vai além da indignação: Ratos, infiltrações, sujeira, pacientes no corredor.
Segundo o relatório, no dia 30 de agosto de 2013, a sala de preparo de quimioterapia foi interditada devido a ratos no local e “havia, ao lado da geladeira de medicamentos, um recipiente aberto com veneno de rato exposto”. Em vários trechos do texto, a Vigilância Sanitária considerou que a falta de estrutura da unidade oferecia risco à saúde de pacientes e de funcionários.
ScreenShot007
- Minha mãe está internada com câncer no pulmão, e o hospital não tem os medicamentos de que ela precisa. Fui perguntar por que não estavam dando o remédio, e os funcionários me disseram: “não temos, se quiser, vai comprar na farmácia”. É humilhante você ouvir isso de um profissional da saúde. Onde estão meus direitos? – questionou, nesta quarta-feira, a comerciante Janaína Reis, de 44 anos.
A inspeção da Vigilância foi feita nos dias 12 de julho, 9 de agosto e 6 de setembro de 2013. Nas considerações finais, a equipe técnica diz que o hospital possui inadequadas condições de conservação. Falta de estrutura, infiltrações e sujeira. Na sala vermelha da emergência, 11 pacientes ocupavam um espaço destinado a cinco, sem contar os internados no corredor de acesso. A Unidade de Alimentação e Nutrição não possuía condições para manipular alimentos de forma segura, “oferecendo risco à saúde” dos que comeriam os alimentos.
26 2012
Nessa quarta-feira, a unidade continuava em más condições. Na emergência, as salas estavam lotadas, e pacientes estavam internados e eram atendidos no corredor. O lixo no chão em uma das entradas da cozinha agravava a situação. Luvas cirúrgicas e um latão de resíduos completavam o cenário da sujeira. E infiltrações.
- Eu fiz uma vistoria lá antes da ida da Vigilância. O Andaraí não é digno de ser chamado de hospital – diz o defensor Daniel Macedo.
O 10º andar, onde deveria funcionar a maternidade, está abandonado há três anos. Ontem, havia materiais de construção intactos. Nos corredores, paredes descascadas, mofo e obras inacabadas.
- Fiz vistoria no ano passado. Dos oito elevadores, três levavam pacientes, cadáveres e entulho – diz Macedo, lembrando que foi a Defensoria que provocou a inspeção da Vigilância.
201499
Nessa quarta-feira, a situação se mantinha. No oitavo andar, a sala do pós-operatório estava fechada por falta de profissionais.
Em outubro, a direção do hospital assinou um termo de ajustamento de conduta com a Vigilância. Macedo considera o acordo insuficiente, e fará nova vistoria:
- Pretendo propor um novo termo de ajustamento com multa por descumprimento – diz Macedo.
No Hospital municipal Souza Aguiar, faltam médicos no CTI pediátrico, segundo o Conselho Regional de Medicina. A entidade afirma que há só seis plantonistas por semana, o que deixaria um dia sem pediatra intensivista. Segundo o município, há plantonistas todos os dias.
Segundo a direção do Hospital Federal do Andaraí, a reforma no Serviço de Oncologia está em fase de conclusão, e o estoque de medicamentos foi normalizado. Sobre a Emergência, devido à prática ética de não recusar pacientes, ocorreria com frequência a sobrecarga do setor. A reforma da nova emergência deverá estar concluída no 2º semestre de 2015, já a maternidade ficará pronta em 2014. De acordo com a nota, as refeições de pacientes são terceirizadas.
Os oito elevadores da unidade passam por modernização e a sala pós-operatória funciona sem falta de funcionários.
Segundo a Superintendência de Vigilância Sanitária do estado, o hospital ainda estaria dentro do prazo para cumprir as exigências do termo de ajuste de conduta.
Confira as respostas dos órgãos na íntegra:
“A direção do Hospital Federal do Andaraí (HFA) esclarece que a reforma no Serviço de Oncologia está em fase de conclusão para atender as recomendações da Vigilância Sanitária. Sobre o estoque dos medicamentos oncológicos, a direção informa que já foi normalizado.
Em relação ao atendimento no setor de Emergência, o hospital possui um sistema de classificação de risco, que avalia a gravidade do paciente. O sistema prioriza os casos mais graves, como acidentados, politraumatizados, grandes queimados, infartados, entre outros que necessitem de intervenções cirúrgicas de urgência. Mesmo com este sistema de classificação de risco, devido à prática ética de não recusar pacientes que buscam atendimento, ocorre com frequência a sobrecarga do setor, já que a demanda ultrapassa a capacidade instalada. A conclusão da reforma da nova emergência está prevista para o segundo semestre de 2015, já a maternidade ficará pronta em 2014.
Informamos ainda que o fornecimento de refeições aos pacientes da unidade é realizado por uma empresa terceirizada.
Os oito elevadores da unidade passam por um processo de modernização previsto nos projetos desenvolvidos em parceria com a COPPE-UFRJ. A sala pós-operatória funciona normalmente e não apresenta problema de falta de funcionários.
A direção do HFA esclarece ainda que cumpre todos os prazos acordados no cronograma do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Vigilância Sanitária”.
Nota da Vigilância Sanitária:
“A Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde informa que foram feitas inspeções no Hospital Federal do Andaraí no período de 12/07/2013 a 06/09/2013, que identificaram irregularidades. Em virtude dessas irregularidades, foi decido a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com definição de prazos e metas, tais como melhoria no acondicionamento de materiais, adequações em áreas de repouso e sanitários, realização de manutenção nos sitemas hidráulico, estrutural, etc. A unidade hospitalar ainda está dentro do prazo para cumprir as exigências. Ao fim do prazo, a equipe da Vigilância realizará nova vistoria no hospital para verificar se as exigências técnicas vêm sendo cumpridas”.

Fonte: Extra

Ministra recebe o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

Fórum reúne todos os municípios da região serrana. (Foto: Divulgação)
Fórum reúne todos os municípios
 da região serrana. (Foto: Divulgação)
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu , representantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura – RJ, organização que reúne administradores dos 15 municípios da região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no Auditório Muniz Aragão do Palácio Gustavo Capanema, sede da representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro.
A reunião contou com a presença da presidente do Fórum, Nara Zeitune (Chefe do Serviço de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis); o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso; secretários de cultura de Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, entre outros.
No encontro, foi discutido o Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades serranas, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações 
A Ministra Marta Suplicy ouviu as sugestões do Fórum sobre a implantação do projeto e novos programas. Marta Suplicy apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização: “É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas”, disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade, em geral.
Projeto Circulares
O Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet), para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na região Serrana fluminense. As agendas municipais vão funcionar num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e platéia, para as mais diversas atividades; além de possibilitar a circulação das ações e oficinas. Também estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.
O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o Fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa cujos objetivos são: aproximar culturalmente os municípios, facilitar o acesso à produção local disponível, dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo MinC, em 2012, para captação de patrocínio, no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões.
O Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura – RJ inclui as cidades de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Fonte: Ministério da Cultura

Hemonúcleo de Teresópolis, precisa de doares de sangue


Está faltando sangue Rh negativo para atender pacientes no HGR (Foto: Sesau/Divulgação)
Doador não teve consumir alimentps gordurosos
antes da doação(Foto: Sesau/Divulgação)
O Hemonúcleo de Teresópolis, Região Serrana do Rio,está precisando com urgência de doadores de sangue. O estoque está em baixa, principalmente dos tipos sanguíneos AB positivo e AB negativo. Para doar, é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido alimentos gordurosos, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade.
O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Areal recebe academia da terceira idade

A 39ª Academia da Terceira Idade (ATI) do Projeto 3ª Idade Saudável do Governo do Estado foi entregue aos idosos do município de Areal, nesta quarta-feira (15/01), pelo secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius. “Na década de 70, a expectativa de vida era de 43 anos. Hoje, é de cerca de 70. Com isso, precisamos focar nas políticas públicas para quem tem mais de 60 anos. Os idosos querem voltar a trabalhar, a se exercitar, a namorar, e nós precisamos dar os meios para que eles continuem ativos com qualidade”, afirmou o secretário responsável pelo projeto.
Maria Virgínia Fischer Garcia, 71 anos, já está cadastrada para participar das aulas na academia e disse que há anos é adepta da atividade física. “Eu faço hidroginástica, pilates, caminho e faço musicoterapia. A minha rotina faz com que eu me sinta com 35 anos e me dá ânimo e criatividade para fazer coisas que nunca tinha feito como, por exemplo, compôr músicas e escrever poesias. Tenho quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos e sinto que estou no caminho certo cuidando da família, mas nunca esquecendo de mim”, afirmou animada com a nova atividade.
O programa conta com diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica do idoso. Além disso, a instalação tem como diferencial o acompanhamento de todas as atividades por profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e técnica de enfermagem. Em todas as unidades, as aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Para participar das aulas, o idoso pode procurar o professor de educação física da academia que fica na Praça Saturnino Braga, na Av. Pres. Vargas, s/nº, no Centro de Areal.

LEI QUE TORNA AMAGG ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA É PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL

 Agora é oficial. A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani é reconhecidamente uma entidade de Utilidade Pública Municipal. A Lei já foi assinada pelo prefeito Arlei Rosa e devidamente publicada no Diário Oficial. A boa notícia foi levada à diretoria da associação pela presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes, autor do projeto aprovado por unanimidade no Legislativo e transformado em lei.

Agora, a AMAGG que já presta atendimento a centenas de crianças carentes da Granja Guarani, Pedreira, Alto e outros bairros vizinhos, está legalmente capacitada a receber recursos públicos. No momento, a associação promove, com auxílio de voluntários e ajuda financeira de simpatizantes três projetos sociais, sendo dois na área esportiva (Jiu-Jitsu e Futebol) e um na área cultural (escola de teatro).
“A partir do momento que passarmos a receber recursos vamos ampliar nossa capacidade de atendimento, alcançando cada vez mais crianças e adultos de famílias carentes. Vamos aumentar o número de projetos sociais e, também sonhamos em promover cursos profissionalizantes em nosso bairro, principalmente quando conseguirmos, também, erguer a nossa sede própria”, comentou o presidente da AMAGG, Armindo Coelho.   
O presidente da Câmara, Maurício Lopes, destacou que o título de Utilidade Pública Municipal é apenas um reconhecimento oficial pelo “brilhante trabalho social já desenvolvido pela entidade”. Segundo ele, “este título está em boas mãos, pois a AMAGG tem atuação destacada em nossa cidade, tanto no trabalho social, quanto na preservação do turismo e da cultura do bairro”.
A diretoria da AMAGG já está juntando documentação para, em breve, ser também reconhecida como entidade de Utilidade Pública Estadual e Federal. O objetivo é fortalecer ainda mais a associação e, como sempre, ampliar o leque de atividades que priorizem o atendimento às famílias carentes do bairro e das proximidades.

Cesar Rodrigues/Jornalista 


Em Teresópolis, praça do bairro Pimenteiras é alvo de críticas

Quadra de esportes está com grades quebradas e outros problemas.Moradores pedem mais atenção e melhorias para o local.


Quadra de esportes está com quadras e alambrados quebrados, entre outros problemas (Foto: Geizon Corrêa)Quadra de esportes está com alambrados quebrados, entre outros problemas (Foto: Geizon Corrêa)
Moradores de Teresópolis, Região Serrana do Rio, estão cobrando melhorias na praça do bairro Pimenteiras. O local, que fica entre as ruas Oscar José da Silva e Doutor Oliveira, tem sido alvo de críticas pelo abandono, sendo uma das únicas praças do município que não recebeu intervenções nos últimos meses.
Na praça, uma quadra de esportes utilizada por jovens e crianças apresenta vários problemas. “As traves estão quebradas e o alambrado está partido”, disse Geizon Côrrea, morador do bairro. Ele criticou a falta de conservação do local e explicou que, além do piso da quadra estar com a pintura apagada e as traves entortadas, todo o entorno está em estado precário.
Geizon também disse que esperava que outros bairros da cidade recebessem mais atenção. “Bonsucesso, no 3º Distrito, ganhou em muito pouco tempo uma nova e revitalizada Praça Samuel Macário que conta até com aparelhos de ginástica para os idosos e conta também com uma boa infra estrutura”, explicou, cobrando mais atenção para o bairro Pimenteiras.
nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura perguntando sobre a falta de manutenção do local e se há projetos de revitalização para a quadra de esportes e para a praça, mas até a publicação desta reportagem não obtivemos respostas.

Fonte G1

Centrais definem manifestação para abril

Dirigentes da Força Sindical e demais centrais sindicais definiram a realização da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília.
A manifestação que acontece no dia 09 de abril e deve reunir milhares de trabalhadores na capital federal, faz parte de uma série de ações conjuntas que serão realizadas pelas centrais sindicais para pressionar o governo e sensibilizar a sociedade quanto a importância da aprovação dos itens que constam na Pauta Trabalhista.
Representando a Força Sindical estavam o secretário-geral, João Carlos Gonçalves (Juruna), o 1º secretário, Sergio Luiz Leite (Serginho) e o secretário de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical considera fundamental a continuidade da ação unitária das centrais sindicais. “A aprovação da Pauta Trabalhista só trará benefícios para o país”, acrescentou o sindicalista.
Segundo Juruna, a pauta de reivindicações das centrais sindicais será a mesma apresentada ao governo e que até o momento não avançou nas negociações. “Vamos fazer uma atualização das nossas reivindicações e apresentar ao atual governo”.
Serginho ressaltou que “o fim da terceirização, a jornada de 40 horas sem a redução dos salários e o fim do fator previdenciário devem encabeçar a luta dos trabalhadores este ano”.
Geraldino lembra que em 2013 os trabalhadores pouco avançaram nas negociações. “O movimento sindical deve ampliar as negociações com o governo para que os trabalhadores mantenham e ampliem seus direitos”.
Juruna lembra que ainda hoje será encaminhado um pedido de audiência com a presidenta Dilma para apresentar as reivindicações prioritárias da classe trabalhadora. “Esperamos que ainda em janeiro a presidenta nos receba e inicie as negociações para que os itens prioritários da Pauta Trabalhista sejam aprovados”.

NENHUM COMENTÁRIO ENVIADO

Manifestantes bloqueiam estrada Rio-Teresópolis em Duque de Caxias

Moradores protestam contra falta de água e luz na região.
Pista sentido Teresópolis foi fechada com objetos em chamas.


Uma manifestação popular interditou parcialmente o tráfego na BR-116 (Estrada Rio-Teresópolis) na noite desta quarta-feira (15). De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a passagem de veículos foi bloqueada pelos manifestantes, por volta das 20h, na pista sentido Teresópolis, altura do km 135, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Até meia noite era mantida a interdição e o congestionamento na via era de mais de sete quilômetros.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 70 moradores do Bairro Parque Estrela participaram do protesto contra interrupção no fornecimento de água e energia elétrica na região. Eles usaram objetos em chama para impedir a passagem de veículos. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros acompanham a manifestação.



Segundo a PM, alguns dos manifestantes invadiram um ônibus nas imediações de onde ocorria o protesto e tentaram levá-lo até a rodovia para atear fogo. Policiais do 15º Batalhão intervieram e controlaram a situação. Não havia informações sobre feridos. À exceção do ocorrido, a PM afirmou que o protesto seguia de forma pacífica.



Ainda de acordo com a concessionária CRT, este é o quinto protesto no trecho desde 31 de dezembro do ano passado.


G1

Policlínica funcionará com estrutura autossuficiente


Inauguração-Policlinica-de-Sto
A Policlínica Municipal de Santo Aleixo, nova unidade da rede municipal de saúde de Magé, inaugurada nesta quarta-feira, 15, foi adquirida pela prefeitura e reformada com o objetivo de funcionar como uma estrutura de retaguarda, oferecendo suporte para internação dos pacientes dos hospitais da cidade.

Segundo o secretário de Saúde, Sidney Cerqueira Couto, os pacientes vão encontrar o atendimento de clínica médica e pediátrico de emergência. A policlínica também conta com centro cirúrgico para realizar procedimentos de baixa e média complexidade, ou seja, cirurgias mais simples e previamente agendadas pela rede de saúde, tais como intervenções ortopédicas e ginecológicas.

Na área de internação, são oferecidos 50 leitos em oito enfermarias. Para garantir autossuficiência, a unidade conta com farmácia própria, eletrocardiograma, raio-X e laboratório equipado com aparelhos para análise bioquímica, microscópica, entre outros exames com laudos informatizados. Tudo para atender exclusivamente a demanda interna. Com isso, há aumento na agilidade do serviço: um hemograma tem resultado emitido no intervalo de 30 a 40 minutos, e análise de taxa hormonal, que em laboratórios comuns duram cerca de duas semanas, podem ter o resultado emitido em três dias.
A unidade também conta com uma entrada independente para ambulâncias e será assistida pela central da rede municipal de saúde. Para complementar a estrutura, a policlínica tem lavanderia e refeitório próprios.
Inalguração da Policlínica em Santo Aleixo Fotos Jorge Luiz 4Inalguração da Policlínica em Santo Aleixo Fotos Jorge Luiz 147Inauguração Policlinica de Sto. Aleixo Foto Marcelo Dias 46
 


Reinaugurada a Policlínica de Santo Aleixo

A Policlínica Municipal de Santo Aleixo foi reinaugurada e entregue à população na manhã da ultima quarta-feira (15) pelo Prefeitura de Magé. A unidade hospitalar passa a integrar a rede de saúde e propicia aos moradores do segundo distrito a melhora no atendimento, sem que haja a necessidade de longos deslocamentos para outras localidades.
“Sou oriundo de Santo Aleixo e hoje é motivo de muito orgulho estar aqui. Lembro que muita gente nasceu nesse local. Somos servidores públicos e estamos apenas fazendo o nosso trabalho, nossa obrigação. ”, afirmou o prefeito Nestor Vidal.
O secretário de Saúde, Sidney Cerqueira, atentou para o fato de que “a entrega da Policlínica de Santo Aleixo trará uma enorme melhora dentro do sistema e vai garantir 50 leitos para internação, além de pequenas cirurgias ortopédicas e ginecológicas”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Tubarão, elogiou o trabalho do prefeito e ratificou que as obras feitas agora serão lembradas por muito tempo. “A obra da Policlínica ficou muito melhor do que eu imaginava. As obras do governo do prefeito ficarão marcadas por muito tempo”, disse.
Durante a cerimônia, o antigo proprietário do espaço, Marcos Horta Araújo, foi lembrado e contou a história do funcionamento da unidade durante o período de 1965 a 2009. “Agradeço ao prefeito por estar entregando novamente a população esta unidade, que será imprescindível para os moradores de Santo Aleixo”.
O diácono Alceir Marchon e o pastor Luís Antônio realizaram a benção da unidade hospitalar. O ex-secretário Tarcísio Crespo e o antigo proprietário Marcos Horta também foram homenageados pelo prefeito Nestor Vidal. Os atendimentos começaram logo após o encerramento do evento.

Sapucaia recebe 20 máquinas motoniveladoras destinadas à construção, recuperação e manutenção das estradas




Na ultima terça-feira participamos da primeira entrega do ano de 20 máquinas motoniveladoras destinadas à construção, recuperação e manutenção das estradas vicinais de municípios que ligam as comunidades rurais aos mercados consumidores da produção agrícola familiar. O evento foi realizado no município de Sapucaia, situado na Região Serrana. Com a entrega dos novos equipamentos sobe para 85 o total de máquinas de grande porte doadas ao estado, sendo 55 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras. Municípios que receberam as máquinas: 01 Sumidouro 02 São José do Vale do Rio Preto 03 São Sebastião do Alto 04 Santa Maria Madalena 05 Rio das Flores 06 Paty do Alferes 07 Duas Barras 08 Paraty 09 Silva Jardim 10 Sapucaia 11 Santo Antonio de Pádua 12 Casimiro de Abreu 13 Bom Jesus do Itabapoana 14 Aperibe 15 Macuco 16 Mangaratiba 17 Paracambi 18 Pinheiral 19 Miracema 20 Itatiaia.