sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Interdição do tráfego acontece devido ao Tour do Rio de Ciclismo

Local ficará interditado das 6h40 às 8h30 para passagem dos atletas.

Ciclistas já passaram por Itaipava, em Petrópolis (Foto: Alan Pacheco)
Ciclistas já passaram por Itaipava, em Petrópolis
(Foto: Alan Pacheco)

A (CRT) divulgou nesta sexta-feira (30) que, em função da passagem dos atletas  do Tour do Rio de Ciclismo 2013 que acontece neste sábado (31) em Teresópolis, Região Serrana do Rio, a Serra de Teresópolis será fechada ao tráfego de veículos entre os Kms 89 e 104, das 6h40 às 8h30. A medida será adotada por solicitação dos organizadores da prova para garantir a segurança dos atletas. Equipes da CRT, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estarão no local para orientar os motoristas.
A estimativa é de que o Tour do Rio de Ciclismo 2013 envolva, direta e indiretamente, a participação de 700 pessoas, entre atletas, suas equipes e organização. Entre os municípios incluídos no percurso da prova estão Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. Os atletas percorrerão cerca de 800 quilômetros.
A CRT pede aos motoristas que evitem o trecho no horário da interdição para maior segurança dos usuários da via e dos participantes da prova.

Fonte: G1.com

Prefeito de Teresópolis debate segurança com o comando da Polícia Militar



Arlei debate segurança com o comando da Polícia Militar. (Foto: Divulgação)
Arlei debate segurança com o comando da Polícia Militar. (Foto: Divulgação)

O prefeito Arlei, participou  de uma reunião realizada na cidade vizinha de Nova Friburgo. Em pauta, as questões da segurança no município de Teresópolis, após a troca de comando do 30º Batalhão da Polícia Militar.
Participaram do encontro o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Nadim Kantara, o subcomandante do 7º CPA, Coronel Fernandes, o comandante do 7º CPA, Coronel James Barros, prefeito Arlei, o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Lima e o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Lopes.
A reunião de trabalho aconteceu no 7º CPA (Comando da Área da Polícia Militar), na sede do comando em Nova Friburgo, onde foram levantados planos para intensificar ações para uma segurança ainda melhor em Teresópolis.
Os temas discutidos no encontro foram a segurança da cidade e uma forma de ampliar a cooperação entre o comando regional e o comando local e também o fortalecimento entre os poderes Executivo e Legislativo e a comunidade em geral.
O Conselho Comunitário de Segurança ficará encarregado de ser o elo entre o comando da PM e a comunidade, através de reuniões segmentadas. Também ficou agendada uma nova reunião para a próxima quarta-feira, 4 de setembro, com o novo comandante geral da Policia Militar do Rio de Janeiro, Cel. José Luis Castro Menezes, quando serão apresentadas as demandas de Teresópolis na área de segurança.
O prefeito Arlei considerou o encontro proveitoso e colocou a prefeitura à disposição de todos. “Estamos aqui à disposição para que os problemas de segurança da cidade de Teresópolis possam ser resolvidos da melhor maneira possível. É importante a união das polícias, com o Executivo e o Legislativo para juntos tornarmos a cidade ainda mais segurança para a população. Vamos conversar com o novo comandante geral da PM na próxima semana e apresentar as demandas do município”, afirmou Arlei.

Secretaria de Meio Ambiente de Magé recebe carro para reforçar fiscalização

Ent.veiculo Meio Ambientefoto Marcelo Dias 11

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, e o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, estiveram no Palácio Guanabara, nesta quinta-feira, para receber um carro zero quilômetro. O veículo foi adquirido com recursos da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) e doado para Magé em reconhecimento aos esforços das autoridades municipais em implementar políticas de preservação ambiental.
"Fomos contemplados porque estamos desenvolvendo um bom trabalho em torno da fiscalização ambiental e estamos sempre dialogando com o governo do Estado para ampliarmos ainda mais nossa atuação na proteção ao meio ambiente", disse Leandro Vidal.

Para Nestor Vidal, o reconhecimento do trabalho dos municípios pelo estado é um incentivo a mais para o desenvolvimento de novas soluções para combater as mazelas ambientais. Além de Magé, mais 33 cidades do Rio foram agraciadas com um automóvel da mesma marca e modelo.
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, explicou que a TCFA é recolhida pelo IBAMA e que o órgão repassa 60% do montante ao Rio de Janeiro, que distribuí 30% dos recursos aos municípios para que estes invistam em infraestrutura em prol do ambiente.
"Entendemos que trabalhar em parceria com os municípios é um excelente caminho. E quanto mais equipados e com pessoal mais capacitado, melhor será o desempenho deles frente às questões ambientais. Isso significa mais dinheiro para o município", afirmou Marilene Ramos.
Todas as autoridades presentes destacaram a importância da parceria com os governos municipais para fortalecer as defesas das questões que envolve a natureza. O secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, agradeceu o empenho dos prefeitos e secretários e informou que a partir do próximo ano só serão contemplados com recursos da TCFA aqueles que apresentarem mais resultados.
"Somos o Estado que menos desmatou e o que mais extinguiu lixões. Isso é graças à parceria com os municípios. Esse trabalho conjunto potencializa a fiscalização e contribui para o desenvolvimento sustentável".
O governador Sérgio Cabral também enalteceu o trabalho das autoridades municipais e afirmou que descentralizar a fiscalização e o licenciamento de pequenos e médios empreendimentos foi uma decisão acertada. "Os resultados são maravilhosos. É muito importante dar autonomia aos municípios para que eles promovam os licenciamentos e fiscalizações".
Já o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, afirmou que o Rio de Janeiro é o único estado que consegue aliar desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. "Somos um exemplo para todo o País. Crescemos economicamente e preservamos a Mata Atlântica. Queremos que os municípios capacitem seus funcionários, pois vamos cobrar cada vez mais".
Além do governador, do vice, dos representantes de órgão ambientais e dos prefeitos convidados, prestigiaram o evento o deputado federal Washington Reis, os deputados estaduais Paulo Melo, presidente da Alerj, Inês Pandeló, André Corrêa, Bernardo Rossi, Roberto Henriques e muitos outros.
Entrega carro meio Ambientefoto Marcelo Dias 33

Secretaria de Educação promove 1ª Amostra de Arte Infantil


1ª Mostra Arte Infantil de Magéfoto Marcelo Dias 55Mais de 30 unidades escolares da rede municipal tiveram a oportunidade de divulgar os trabalhos pedagógicos de seus alunos da Educação Infantil na 1ª Amostra de Arte Infantil, que foi realizada na Praça Doutor Nilo Peçanha durante a manhã desta sexta-feira (30).
O prefeito Nestor Vidal, que participou do evento, afirmou que o futuro de Magé passa diretamente pelo desenvolvimento educacional das crianças e jovens de Magé.
"Tenho a certeza que o futuro do município está garantido, com o trabalho que está sendo feito com as nossas crianças e jovens alunos dentro das unidades escolares. Quero parabenizar a Secretaria de Educação pela ação desenvolvida".

A secretária de Educação, Angela Lomeu, destacou a importância da Educação Infantil para as crianças.
1ª Mostra Arte Infantil de Magéfoto Marcelo Dias 7

"Algumas pessoas ainda não se atinaram para a importância do trabalho que é realizado dentro da Educação Infantil. Muitos acham que é apenas brincadeira, mas para o desenvolvimento de uma criança é altamente positivo. Se o conteúdo repassado para o aluno durante essa fase é mal feito, a construção do restante de sua caminhada dentro do colégio também será deficitária. O prefeito Nestor Vidal quer a valorização dos professores e o incremento das atividades pedagógicas para as crianças e jovens alunos da rede".
1ª Mostra Arte Infantil de Magéfoto Marcelo Dias 120Durante o evento houve a apresentação de corais formados por alunos de diversos colégios e de crianças matriculadas nas turmas de Educação Infantil.
Para a dona-de-casa Isabela Martins de Souza Marques, o evento foi muito agradável. "Ver as crianças cantando, mostrando seus trabalhos escolares com tanto gosto foi muito bom. Espero que sejam feitas mais eventos desse tipo".

Piabetá já conta com agência do INSS


A nova agência do INSS já está em funcionamento no Centro do sexto distrito. A partir desta semana o atendimento está sendo realizado na Avenida Caioaba, n° 447, em frente ao segundo módulo do Terminal Rodoviário de Piabetá.
As novas instalações contam com quatro consultórios, nove guichês de atendimento e mais dois para informações, além das salas de Assistência Social e da Perícia Médica.
Com a nova agência Magé-Piabetá o atendimento se torna mais acessível para a população, já que o único polo estava no primeiro distrito, desde que a unidade foi fechada para reforma. "Há mais de 12 anos a agência foi fechada para reformas e todo o atendimento foi para Magé. Por isso que o retorno desse serviço é ótimo pois a agência mais próxima está em Jardim Primavera [em Duque de Caxias]", explicou Artur Pereira Pires, gerente da agência.
A localização da unidade também vai facilitar aos usuários que precisam de dados para atendimento na Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, segundo a secretária Tania Mara. "Essa agência vai facilitar muito nosso atendimento porque antes o cidadão precisava ir até Magé para saber o número da Carteira de Trabalho e conseguir emitir a segunda via, agora basta atravessar a rua." A secretária também explicou que além da consulta ao número do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que permite o cadastro no Programa Mais Emprego, o usuário também pode fazer a consulta ao PIS e NIT.

Colombiano vence etapa do Tour do Rio em Teresópolis


Camilo Castiblanco, Kleber Ramos da Silva e João Pereira Gaspar, 
os três primeiros na classificação individual da 3ª etapa

A 3ª etapa do Tour do Rio de Ciclismo 2013 chegou a Teresópolis na tarde dessa sexta-feira, 30. A maior competição de ciclismo da América Latina chamou a atenção da população e premiou o colombiano Camilo Castiblanco, além do primeiro lugar, com uma recepção calorosa dos teresopolitanos.
Em primeiro lugar, no individual, nesta 3ª etapa (Três Rios – Teresópolis, 120,3 km), ficou o colombiano Camilo Castiblanco, seguido de Kleber Ramos da Silva e João Pereira Gaspar. Na classificação geral, o colombiano Edwar Ortiz, da equipe EPM-UNE, lidera o ranking. Na classificação por pontos, o vencedor da etapa, Camilo Castiblanco, lidera com 10 pontos, três a mais que o segundo colocado, Kleber Ramos da Silva. Em compensação, Kleber lidera na categoria Montanhas, com 10 pontos. Na categoria sub-23, a jovem promessa João Pereira Gaspar, com 21 anos, lidera o ranking.


Teresópolis ainda recebeu a ação socioeducacional ‘Adeus Rodinha’ (foto), onde a equipe organizadora e voluntários ajudam crianças a se despedirem das rodas de proteção acopladas às bicicletas, além de ensinar regras de trânsito aos pequenos.
A passagem da competição por Teresópolis continua nessa sábado, com largada às 7h, no Pátio da Prefeitura, rumo a Rio das Ostras. No total, os 108 atletas vão percorrer cerca de 800 km, passando por mais de vinte cidades do estado

Fonte: Agazeta Fluminense