sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de Meio Ambiente de Magé recebe carro para reforçar fiscalização

Ent.veiculo Meio Ambientefoto Marcelo Dias 11

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, e o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, estiveram no Palácio Guanabara, nesta quinta-feira, para receber um carro zero quilômetro. O veículo foi adquirido com recursos da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) e doado para Magé em reconhecimento aos esforços das autoridades municipais em implementar políticas de preservação ambiental.
"Fomos contemplados porque estamos desenvolvendo um bom trabalho em torno da fiscalização ambiental e estamos sempre dialogando com o governo do Estado para ampliarmos ainda mais nossa atuação na proteção ao meio ambiente", disse Leandro Vidal.

Para Nestor Vidal, o reconhecimento do trabalho dos municípios pelo estado é um incentivo a mais para o desenvolvimento de novas soluções para combater as mazelas ambientais. Além de Magé, mais 33 cidades do Rio foram agraciadas com um automóvel da mesma marca e modelo.
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, explicou que a TCFA é recolhida pelo IBAMA e que o órgão repassa 60% do montante ao Rio de Janeiro, que distribuí 30% dos recursos aos municípios para que estes invistam em infraestrutura em prol do ambiente.
"Entendemos que trabalhar em parceria com os municípios é um excelente caminho. E quanto mais equipados e com pessoal mais capacitado, melhor será o desempenho deles frente às questões ambientais. Isso significa mais dinheiro para o município", afirmou Marilene Ramos.
Todas as autoridades presentes destacaram a importância da parceria com os governos municipais para fortalecer as defesas das questões que envolve a natureza. O secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, agradeceu o empenho dos prefeitos e secretários e informou que a partir do próximo ano só serão contemplados com recursos da TCFA aqueles que apresentarem mais resultados.
"Somos o Estado que menos desmatou e o que mais extinguiu lixões. Isso é graças à parceria com os municípios. Esse trabalho conjunto potencializa a fiscalização e contribui para o desenvolvimento sustentável".
O governador Sérgio Cabral também enalteceu o trabalho das autoridades municipais e afirmou que descentralizar a fiscalização e o licenciamento de pequenos e médios empreendimentos foi uma decisão acertada. "Os resultados são maravilhosos. É muito importante dar autonomia aos municípios para que eles promovam os licenciamentos e fiscalizações".
Já o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, afirmou que o Rio de Janeiro é o único estado que consegue aliar desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. "Somos um exemplo para todo o País. Crescemos economicamente e preservamos a Mata Atlântica. Queremos que os municípios capacitem seus funcionários, pois vamos cobrar cada vez mais".
Além do governador, do vice, dos representantes de órgão ambientais e dos prefeitos convidados, prestigiaram o evento o deputado federal Washington Reis, os deputados estaduais Paulo Melo, presidente da Alerj, Inês Pandeló, André Corrêa, Bernardo Rossi, Roberto Henriques e muitos outros.
Entrega carro meio Ambientefoto Marcelo Dias 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário