sábado, 17 de novembro de 2012

 
Realizada no último domingo, 11, no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, a Noite de Talentos da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação reuniu estudantes dos cinco pólos da EJA, além de educadores, familiares e convidados. O objetivo foi promover a integração entre alunos, corpo docente e a comunidade, estimulando o interesse pela arte e valorizando as atividades desenvolvidas por cada polo.

Os estudantes da EJA das escolas municipais Lino Oroña (Várzea), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Cerom (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Neidy Angélica (Vargem Grande) mostraram a sua capacidade artística e criatividade em apresentações de música, dança, teatro, imitações e declamação de poemas.

“Durante algumas horas professores, funcionários, familiares e convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido nos cinco Polos da EJA. Com uma perfeita integração, fomos presenteados com emocionantes apresentações de música, dança, teatro e poesias. Eventos como esse são muito importantes para a socialização e o aumento da autoestima dos estudantes. A parceria entre os Polos e o comprometimento de toda a Equipe EJA foram fundamentais para o sucesso do evento”, avaliou Ana Paula Mattos Coutinho, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos.

Para Miralva Rodrigues, orientadora pedagógica da EJA no Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), foi uma noite feliz. “Uma EJA comprometida e envolvida com as atividades propostas! Depois dessa Noite de Talentos, começamos a semana mais felizes, mais unidos, mais fortalecidos. Voltamos para nossas escolas com a certeza de que vale a pena acreditar em uma educação diferenciada para nossos estudantes jovens e adultos”, pontuou. 
 
A Coordenação Municipal do Programa Mais Educação, representada por Marcia Maria Tavares e Soraia Santanna, além de monitores de oficinas do programa em Teresópolis, e as representantes da Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, professoras Carla Cunto e Daniele Antunes, participaram do Seminário Estadual de Educação Integral.

Organizado pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Rio de Janeiro, do qual o município faz parte desde julho, o evento aconteceu nas últimas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar avanços e retrocessos, visando a traçar metas de implantação da Educação Integral como política pública de acordo com a legislação federal vigente. Em especial o Plano Nacional de Educação 2011-2020, que prevê que, em dez anos, 50% das escolas do território nacional funcionem em tempo integral.

A programação do seminário contou com palestras, mesas de debate e apresentações culturais de alunos de escolas de diferentes municípios do Estado. De Teresópolis, destaque para a exibição do videoclipe “Lugar de Criança é na Escola”. O trabalho é resultado das ações desenvolvidas na oficina de Hip-hop do Programa Mais Educação na Escola Municipal Estado de Israel, na Granja Florestal, sob o comando do monitor Silvio dos Santos Silva e orientação da diretora Maria do Rosário Fernandes Barbosa. Além do videoclipe, os alunos apresentaram, ao vivo, a música Mais Educação, Mais Educação, e foram aplaudidos de pé pelo público.

Toda a produção do clipe contou com o envolvimento dos alunos, desde a composição da música, a roteirização do videoclipe e as gravações das cenas que o compõem. O monitor Silvio dos Santos estimula seus alunos a produzirem o hip-hop em suas três vertentes: poesia (letra e música), dança e grafite. Além da música apresentada durante o seminário estadual, há duas outras já compostas e gravadas pelos alunos.

Atualmente, 16 escolas da rede municipal em Teresópolis fazem parte do Programa Mais Educação, estratégia lançada em 2008 pelo Governo Federal para ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola. Nas unidades que participam do Programa são oferecidas oficinas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica, dentre outras.

Fotos - créditos Ana Tavares
• Fotos