quarta-feira, 29 de maio de 2013


Policia Investiga Suspeita de Estrupo em Hospital

Técnico em enfermagem é acusado de abusar de paciente no Quinta D’Or.

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar uma denúncia de estupro dentro do Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, na Zona Norte. Segundo o delegado da 17ª DP (São Cristóvão), Maurício Luciano, uma paciente acusa um técnico em enfermagem de ter abusado dela no último dia 9 após um procedimento cirúrgico no fígado — hepatectomia — e, dois dias depois, novamente, durante um banho. O profissional, a mulher e outras testemunhas já foram ouvidas. O técnico foi indiciado por estupro de vulnerável.
A unidade médica abriu um procedimento administrativo e, após averiguações, demitiu o técnico de enfermagem por justa causa. A alegação é de que ele quebrou protocolo ao acompanhar a paciente sozinha durante o banho. A norma da instituição é que sempre dois profissionais participem do “procedimento de higiene”.
Em depoimento à polícia, a mulher, que tinha feito hepatectomia (espécie de biópsia), afirmou que, ao acordar, viu o profissional lambendo seus seios e mostrando o órgão genital. “Mas como ela tinha tomado anestesia e outros medicamentos, achou até poderia ter ocorrido alguma confusão mental. Por isso, inicialmente, não falou nada para os familiares”, contou o delegado, que afirmou ainda que não houve penetração.
Dois dias depois, durante o banho, ela acusou o técnico em enfermagem de ter tocado em suas partes íntimas. “A mulher está muita certa do seu depoimento. O técnico nega que tenha ocorrido o episódio. Ele diz que deu banho sozinho, porque a outra funcionária precisou sair para olhar o soro”, contou o delegado.

Confira a nota do hospital na íntegra

O hospital Quinta D’Or esclarece que, em 13/05/13, recebeu denúncia de que uma paciente internada para uma hepatectomia, realizada em 09/05/13, teria sido tocada de forma imprópria no momento do banho por um dos técnicos em enfermagem designados para o procedimento. Diante da alegação o referido profissional foi preventivamente afastado, tendo sido imediatamente aberto processo interno para apuração dos fatos. Nessa investigação interna foi constatada quebra de protocolo de atendimento do hospital, que exige que dois profissionais realizem o procedimento de higiene dos pacientes. Essa constatação resultou na demissão imediata por justa causa do profissional. O hospital informa ainda que foi mantido todo o suporte necessário à paciente e aos seus familiares, e que vem atuando em total colaboração com as autoridades policiais”.
Fonte: O Dia 

João Bosco abre o Festival de Artes em Teresópolis


O primeiro dia do Festival de Artes em Teresópolis foi marcado com um dos grandes nomes da MPB João Bosco, que contagiou o público com o seu repertório. Apesar do frio o público não deixou de prestigiar o cantor.
O evento teve inicio às 19h na ferinha do Alto. O festival favoreceu aos comerciantes que trabalham na praça de alimentação da Feirarte, pois o movimento foi intenso. Amanhã o evento segue com Capitão Blues às 11h e Toni Garrido às 17h. Fica aí a dica para aproveitar o feriadão em Teresópolis.












Pedestres sofrem com o retorno das obras


A população de Teresópolis volta a sofrer com os canteiros de obra por toda cidade realizado pela empresa de Gás Natural CEG. Após a interdição das obras por quase dois meses a mesma voltou a suas atividades.
A nossa equipe flagrou a dificuldade dos pedestres ao ter quer  dividir a calçada com as enormes placas e caçambas colocada pela empresa, não sobrando um espaço adequado para o tráfego dos mesmos. Eles na maioria das vezes têm que dividir o espaço com os carros, pois o caminho deixado pelos tapumes é estreito demais, tornando assim perigoso podendo até ocasionar um grave acidente. Além do mais as placas estão ferindo assim o direito do cidadão de ir e vir que  são assegurados pela Constituição Federal.

Maquiagem na Av. Alberto Torres – pavimentação com asfalto ultrapassa o nível da calçada e dos bueiros


A conhecida “Vila Sabão” próximo ao Hospital São José (Av. Alberto Torres), ficou ainda mais perigosa com a pavimentação que está sendo realizada no local, pois o asfalto novo que está sendo colocado por cima  do antigo está deixando as tampas dos bueiros fora do nível do asfalto se tornando um enorme perigo para os motoqueiros e até mesmo  para os carros que trafegam na avenida. Os veículos precisam desviar dos bueiros constantemente podendo ocasionar um grave acidente. Lembrando que o local já é conhecido como um dos mais perigosos e com o maior número de acidentes como capotamento, atropelamento e colisões.
Como pode ser visto nas fotos, o asfalto está rente a calçada  e em alguns pontos até ultrapassam o nivelamento da mesma se tornando um problema gigantesco para os comerciantes, já que a cidade tem sofrido com constantes alagamentos.
O maior problema da cidade hoje é a falta de planejamento, pois o asfalto de nada adianta se não tem galerias para suportar as fortes chuvas sem contar os bueiros entupidos.
Os problemas na cidade são visíveis e cada vez maior basta uma caminhada pelo centro da cidade e nos arredores para constatar. A impressão clara é que nossa cidade está abandonada, nada é realizado para melhoria de verdade, pois o que existe são apenas maquiagens, o governo finge que resolve e a população finge que acredita. Não nos esquecendo que estamos às vésperas da Copa do Mundo, como iremos receber os turistas nessas condições? Como ficará a nossa imagem/visibilidade? Fica aí uma reflexão para o povo!!!







Bairro do Alto entregue aos buracos


O Jornal Notícias da Hora esteve hoje à tarde na Rua Marechal Deodoro, bairro do Alto próximo a 110 DP e flagrou uma quantidade absurda de buracos no curso da rua, onde os motoristas necessitam realizar manobras perigosas para evitar assim um acidente mais grave.
O problema já está instalado aproximadamente há mais de um mês e nada foi feito ainda para resolver a situação.
A condição da rua é totalmente precária, entregue aos buracos e sem sinalização apropriada, a maioria deles são alertados com troncos e galhos de árvore, sem contar com a falta de iluminação prejudicando ainda mais a visibilidade dos motoristas.
A nossa equipe flagrou também um poste dentro de uma curva e praticamente no meio da rua. A insegurança dos moradores é tão grande que parece que os mesmos instalaram até câmeras em alguns postes para maior segurança das residências, conforme observado por nós durante a visita.













Aureo aprova “Operação Cara Limpa” para tornar trânsito mais seguro


O Plenário aprovou a nova lei de que muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas(Sisnad).
Apesar de muitos pontos polêmicos, como a internação involuntária e o aumento da pena para traficantes, o texto aprovado define condições de atendimento aos usuários, diretrizes e formas de financiamento das políticas públicas além da possibilidade de internação voluntária em comunidades terapêuticas.
O Projeto de Lei nº 4058, de 2012, de autoria do deputado Aureo foi acatado pelo relator, deputado Givaldo Carimbão, e aprovado em Plenário, passando a viger como o art. 25 da Lei 7.663, de 2010, com a seguinte redação:
§4º Poderá ser empregado qualquer aparelho homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO – para determinar se o previsto no caput.
Assim, qualquer aparelho homologado poderá ser empregado para comprovar a condução de veículo automotor sob a influência de substância psicoativa que determine dependência.
- Apresentei o Projeto no ano passado e no período de Carnaval o Governo do Estado de São Paulo aplicou durante as blitz. Na prática, o condutor que estiver utilizando, não só álcool, como qualquer tipo de droga poderá ser flagrado pelas autoridades e sofrer as mesmas sanções das aplicadas para bebidas alcoólicas. Tenho certeza que isto coibirá o uso de crack e outras drogas que interferem na capacidade do cidadão dirigir. Esperamos que o resultado seja a diminuição de vítimas de acidentes de trânsito em nosso País – comemora Aureo.

    Secretarias Municipais assinam termo de compromisso do programa BPC

    Os secretários municipais das pastas da Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos se reuniram para assinar o Termo de Compromisso do Grupo Gestor Programa de Benefício de Prestação Continuada, o BPC na Escola.

    DSC01646O programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência e beneficiárias do BPC, de 0 a 18 anos, garantindo-lhes acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

    Além da presença dos secretários, representantes da AMADEF, APPAE e Pestalozzi também participaram da assinatura do termo de compromisso. Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, cada pasta tem um papel essencial na realização do programa dentro do município. "Para que nós possamos executar o BPC de forma satisfatória, é importante que cada secretaria cumpra as exigências colocadas do termo de compromisso", explica.
    "Magé poderá em breve contar com o Conselho Municipal de Direitos, Defesa e Proteção da Pessoa com Deficiência, que assim como os outros conselhos tem o dever de fiscalizar e analisar se as secretarias estão cumprindo o seu papel", afirmou Mônica Ataíde, assistente social e coordenadora dos conselhos municipais vinculados à Assistência Social.


    DSC01655DSC01660DSC01651

    Deputado Aureo e Prefeito Marcinho inauguram obras em Paraíba do Sul/RJ


    Autor das indicações ao Ministério da Saúde no valor de cerca de R$1 milhão de reais, o deputado Aureo esteve ao lado do prefeito Marcinho, do município de Paraíba d Sul, para a inauguração das novas instalações dos PSF’s dos bairros de Queima Sangue, Weneck, Limoeiro e Sebollas.
    No PSF de Werneck os moradores da localidade e distritos vizinhos contarão com atendimento pediátrico e oftalmológico nesta unidade.
    O bairro Limoeiro foi contemplado com uma unidade básica de saúde com seus dois andares reformados, proporcionando melhor qualidade de trabalho para os funcionários e, oferecendo condições de atendimento mais adequadas para a população. A ouvidoria da Saúde, que funcionará na Casa do Idoso, em frente a Policlínica Municipal na Praça Garcia, também foi inaugurada. Paraíba do Sul é a segunda cidade da região centro-sul a ter uma ouvidoria somente para atender a população em suas dúvidas e sugestões na área de saúde pública municipal. A nova sede da Defesa Civil foi entregue com a presença de diversas autoridades, como o Secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Coronel Bombeiro Rafael Simão; Tenente Vilela, Comandante do Destacamento de Três Rios.
    - Poder ver o resultado prático de nossas ações em Brasília, beneficiando a população do município de Paraíba do Sul é mais do que gratificante. É a certeza que estamos no caminho certo, utilizando o mandato para lutar pela melhoria de vida da população fluminense, principalmente em uma área tão carente e tão necessária como a Saúde Pública.
    O prefeito Marcinho pode contar comigo. Estou ao lado dele e dos moradores dessa importante cidade. Parabéns ao povo de Paraíba do Sul – completa Aureo.

    Teresópolis, RJ, ainda não fez licitação para iluminação pública


     Moradores reclamam da falta de iluminação nas ruas da cidade. Edital de licitação do serviço deve ser publicado no dia 31 de maio.
    Muitas ruas de Teresópolis, Região Serrana do Rio, continuam às escuras. O contrato com a empresa que fazia manutenção dos postes em vias públicas terminou em novembro de 2012 e ainda não foi realizada uma licitação para que outra empresa assuma o serviço.
    Os moradores reclamam da situação porque várias lâmpadas de pontos da cidade estão queimadas e, mesmo assim, a taxa de iluminação pública é cobrada. Segundo o vereador Cláudio Mello, a conta de luz foi reajustada em 20%, e a Câmara quer levar o problema à Justiça, através de uma ação civil pública.
    O Conselho de Segurança Pública também entrou na questão.De acordo com o conselho, na última reunião, a prefeitura de Teresópolis se comprometeu a fazer reparos de urgência em pontos estratégicos. Também segundo o conselho, a Ampla recolhe cerca de R$ 400 mil e repassa o valor à prefeitura, responsável pela manutenção do serviço.
    A prefeitura informou que até o dia 31 de maio o novo edital para a licitação deve ser publicado. Enquanto o processo não é concluído, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos montou duas equipes para os atendimentos emergenciais, como troca de lâmpadas em locais de maior movimento.
    Quanto à cobrança da taxa de iluminação pública, a prefeitura informou que a responsabilidade de arrecadação é da Ampla. Mas a concessionária de energia elétrica informou que o fornecimento de energia está sendo feito normalmente e repassa parte da taxa de iluminação pública para a prefeitura.
    Fonte :g1

    Reunião discute nova gestão dos PSF’s



     Foi realizada na sede da Secretaria de Saúde de Teresópolis na Tijuca, uma reunião entre o prefeito Arlei, o Presidente da Câmara Maurício Lopes, os Vereadores Da Ponte e Serginho Pimentel, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio, a Procuradora do Município Dra. Rosilda, representantes da Unifeso, Diretores Luiz Eduardo Possidente Tostes e Dr. Feres Abido Miranda, além de assessores, e os funcionários municipais que estão lotados nos PSFs de nosso município.
    Os funcionários estão preocupados com a situação dos mesmos em função das mudanças que poderão ocorrer em face da licitação vencida  pela Unifeso, que garante a entidade o direito a gerir  de forma terceirizada os Postos de Saúde da Família em nosso município; os funcionários temem a possibilidade  de perderem os cargos que hoje ocupam. Uma reunião foi realizada anteriormente na Prefeitura entre as partes para se chegar a um consenso, uma vez que está previsto em edital, a realização de um concurso público para as vagas que deverão ser preenchidas dentro de aproximadamente 60 dias.

    Presidenta da Câmara Mauricio Lopes,Secretario de saúde
    Sr. Otavio,o reitor do Unifeso e o Prefeito Arlei

    O Prefeito Arlei reafirmou  que a Prefeitura esta trabalhando juridicamente para que os funcionários já lotados nos PSFs, não tenham nenhum tipo de perda salarial e possam continuar contribuindo com o projeto, sem que o mesmo tenha prejuízo na nova gestão.

    Os Vereadores presentes também se mostraram a favor de um consenso de que   nenhuma das partes seja prejudicada, principalmente a classe de funcionários das unidades de saúde.
    O secretário Carlos Otávio afirmou que a intenção era a de reaproveitar os mesmos em duas novas equipes que estão sendo criadas, para atender melhor a população e também adequar os funcionários que terão a oportunidade de continuar, participando do concurso, uma vez que terão a vantagem por já conhecerem o programa e estarem por dentro de todos os procedimentos.

    Depois da explanação de todos os presentes, o prefeito Arlei tranquilizou os funcionários presentes, lembrando que a intenção é a de não haver nenhuma perda salarial para nenhum deles.
    - Estamos trabalhando de forma conjunta para respeitar a lei e ao mesmo tempo fazer o melhor para nossa população ser atendida da melhor forma possível. Vamos criar duas novas equipes para o melhor funcionamento dos PSFs e também faremos de tudo, dentro da lei, para que os funcionários não tenham perdas salariais – disse o prefeito.
    Os vereadores presentes também reiteraram a necessidade dos PSFs funcionarem da melhor forma possível, uma vez que a população anseia por um serviço de boa qualidade, mas que estavam ali prestando solidariedade a todos que hoje trabalham nas unidades, para que os mesmos não tenham as perdas salariais. Os vereadores disseram estar dispostos a ajudar no que for possível inclusive legislando em prol da resolução do problema;

    Ainda durante a reunião, os representantes da Unifeso ficaram de divulgar nos próximos dias, as regras do processo de seleção que será utilizado para contratação dos profissionais que irão atuar nos PSFs.
    Uma nova reunião ficou agendada para a próxima terça-feira, a partir das 9 horas da manhã,   no auditório da sede da Secretaria de Saúde novamente com a presença de todas as partes envolvidas.