sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

2ª edição do Seminário "Teresópolis em 2023" - Agência de Desenvolvimento do Rio estará na cidade na próxima sexta-feira.



Presidente e Técnicos da AgeRio mostrarão linhas de crédito para Investimento e Capital de Giro para Empresários do setor de Tecnologia e Turismo. O objetivo é estimular a atividade dos setores, especialmente no momento em que a Seleção Brasileira de Futebol virá a Teresópolis. 

A presença é franqueada ao público em geral e as inscrições podem ser feitas no e-mail teresopolisem2023@gmail.com . A organização tem a chancela da Comissão de Política Urbana da ALERJ, CDL - Câmara de Dirigentes Logistas e da ESN – Escola Superior de Negócios.

O evento acontecerá no dia 14 de fevereiro, de 9 às 12 h, na CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, na Trav. Ranulfo Féo, 36, Edifício Túlio Espector – Centro.

UNIFESO empossa novos diretores



A gestão do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) mais uma vez se renova com a posse de dois diretores da área administrativa. No dia 6 de fevereiro, o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), nomeou a administradora Michele Mendes Hiath para a Diretoria de Planejamento do UNIFESO e o administrador José Eduardo Maia da Rosa para o cargo de Diretor Administrativo do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). 


Administração do HCTCO
A cerimônia de posse do administrador José Eduardo foi realizada pela manhã no hospital, compondo a mesa de abertura o Coronel Luiz Fernando da Silva, componente do Conselho Diretor da FESO; o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO; a professora Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do HCTCO; o professor Luis Gustavo de Azevedo, Diretor de Integração Ensino-Assistência do HCTCO; a enfermeira Adriana Coutinho da Silva Fonte, Diretora de Enfermagem do HCTCO; o professor Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; a professora Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); e a até então diretora administrativa Michele Hiath. Funcionários e familiares também prestigiaram o evento. 

Agradecendo à Michele pela dedicação, a diretora Rosane Costa concluiu que “com intenso trabalho cumprimos mais uma etapa junto a amigos e admiradores. Com a chegada do Eduardo damos continuidade ao trabalho da direção, no que diz respeito ao trabalho coletivo, ao revezamento das atividades, ao profundo sentimento de solidariedade e ao cuidado”. Passando o cargo, emocionada, Michele afirmou que “trabalhar no hospital é um vício que nos impulsiona a fazer sempre o melhor, mesmo diante de tantas dificuldades e até por causa delas. Sabemos da nossa responsabilidade para com nossa sociedade e o quanto desejamos oferecer um serviço de qualidade”. 
O novo diretor, José Eduardo Rosa, garantiu que em sua gestão “poderemos juntos, com muito empenho e dedicação, ampliar a organização dos processos de trabalho, objetivando a otimização dos recursos e o desenvolvimento do plano diretor do hospital, visando a sustentabilidade desta unidade”. José Eduardo Rosa é graduado em Administração e especialista em Gestão Hospitalar pelo UNIFESO. Atua no hospital há 11 anos e, desde 2009, foi chefe do setor de Serviços. 
Como ressaltou o Diretor Geral, professor Luis Eduardo Possidente Tostes, a dedicação dos funcionários permite hoje o pleno funcionamento do hospital e traz à unidade um diferencial no atendimento. “Sabemos da dificuldade que vive o sistema de saúde, mas acho que em nosso hospital acabamos sendo uma exceção porque é uma unidade que funciona com qualidade, e isso se deve principalmente ao corpo de funcionários comprometido e bastante qualificado que temos”, observou.


Diretoria de Planejamento
A administradora Michele Hiath foi empossada em seu novo cargo à tarde, em cerimônia realizada no Campus Sede, tendo à mesa novamente o Diretor Geral, professor Luis Eduardo Possidente Tostes; a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; a professora Edenise da Silva Antas, que ocupava o cargo de Diretora de Planejamento; e Solange Soares Diaz Horta, Diretora de Administração. 

“As posses são momentos de reconhecimento e renovação de esperança”, lembrou a professora Verônica. O professor Luis Eduardo Possidente Tostes reafirmou sua confiança na potencialidade da nova diretora, “que vem desenvolvendo um trabalho intenso e brilhante na instituição e por mérito vem a ocupar um novo cargo, e tenho certeza que ela vai trazer uma contribuição tão importante como nos deixou a professora Edenise, a quem agradecemos todo empenho e dedicação”. Para a professora Edenise, que deixa o cargo para se dedicar a área acadêmica, os mais de dez anos dedicados ao trabalho no Planejamento “me fez ser um ser humano melhor, mais livre e consciente do meu papel enquanto sujeito histórico que segue comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática”. 

Assumindo um novo desafio, Michele Hiath declarou que “olho para trás e vejo toda a trajetória do Planejamento da nossa Instituição, construído com competência, seriedade e dedicação. Olhando para frente, vejo a enorme responsabilidade que me cabe em dar continuidade a essa trajetória. À minha nova equipe ofereço toda a minha cumplicidade, tenham certeza de que saberei compartilhar com todos conhecimentos, dúvidas, alegrias e tristezas”. Michele Hiath é graduada em Pedagogia e em Administração pelo UNIFESO, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo, especialista em Gestão Hospitalar pelo UNIFESO e doutoranda em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza (Argentina). De 2006 até este momento exerceu o cargo de Diretora Administrativa do HCTCO.

MATERNIDADE DO ROCHA FARIA GANHA ESPAÇO PARA ADOLESCENTES

Equipe vai permanecer ao lado da jovem mãe e tirar dúvidas sobre o parto


O número de nascimentos de mães menores de idade no estado do Rio de Janeiro é maior do que o de mães acima dos 35 anos. A estatística, compilada com dados da Secretaria de Saúde, confirma-se no dia a dia das maternidades estaduais. No Hospital Estadual Rocha Faria, a incidência de gravidez na adolescência entre as pacientes varia entre 20 e 25% dos casos atendidos na maternidade. Para se adequar a esta realidade, a partir desta quinta-feira (06/02), gestantes com idades entre 12 e 18 anos que derem entrada em trabalho de parto na unidade serão atendidas em um espaço criado especialmente para elas. O "Espaço Jovem Mãe" foi instalado em uma sala climatizada e especialmente decorada para atender as adolescentes e conta com dois leitos. Elas serão acompanhadas tanto antes quanto depois do parto, por equipamentos que monitoraram mãe e filho.

- É muito importante uma correta abordagem da gravidez nas mães adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, até porque as complicações obstétricas são maiores entre as gestantes nessa faixa etária. Esse espaço representa uma mudança na forma de acolhimento dessa gestante. Ela saberá qual médico vai acompanhá-la nesse processo, terá o apoio de seus familiares e, enquanto ainda estiver no hospital, vai receber informações sobre planejamento familiar. Depois, a adolescente será encaminhada para um serviço de referência em planejamento familiar, para dar sequência ao atendimento - explicou o coordenador da maternidade do Hospital Rocha Faria, Juciney Ricardo Cotrim Pacheco.

Com foco no parto humanizado, o espaço é equipado com instrumentos diferenciados - como bola de pilates, barras e cadeira especial -, que funcionam como alternativas aos medicamentos que normalmente são usados para diminuir as dores e melhorar a dilatação das jovens mães. No primeiro atendimento, a adolescente já fica conhecendo os integrantes da equipe de atendimento direto, formada por um médico, uma enfermeira obstétrica e dois técnicos de enfermagem, que permanecem o tempo inteiro ao lado da parturiente, para acompanhamento da evolução do parto e também para tirar as inúmeras dúvidas. Além da equipe, a adolescente pode escolher familiares para ficarem ao seu lado durante todo o processo.

Capacitação

Segundo o coordenador da maternidade, as equipes do Espaço Jovem Mãe receberam treinamento especial e serão exclusivas do setor. O projeto prevê, ainda, orientações sobre higiene bucal e kit de higiene pessoal para a mãe, e um kit mãe coruja com enxoval para o bebê.

- As adolescentes grávidas terão assistência exclusiva, com todo suporte diferenciado que uma adolescente deve ter no momento do parto. Isso elimina um aspecto de tensão, que pode ser prejudicial tanto para a gestante quanto para a criança que vai nascer – afirmou a superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde, Valéria Moll.

Números

Em 2012 foram registrados, no estado, 1.819 nascimentos de bebês de mães com menos de 15 anos de idade e 38.629, de mães na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Em 2011, 38.959 bebês nasceram de mães adolescentes com idades entre 12 e 19 anos, enquanto 26.926 bebês vieram ao mundo de mulheres com mais de 35 anos. No mesmo período, 18 bebês nasceram de meninas com menos de 12 anos de idade.

 Ascom da Secretaria de Saúde

Colégio Galdino do Valle entregue aos friburguenses


O prefeito Rogério Cabral é aplaudido durante o discurso
O prefeito Rogério Cabral é aplaudido durante o discurso
Uma escola novinha em folha. Nesta quarta-feira, 5, o prefeito de Nova Friburgo Rogério Cabral participou da solenidade de reinauguração do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, no Paissandu, com as presenças do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando Pezão. 
Fechado desde 2011, o prédio do colégio passou por uma profunda reestruturação física e ganhou novos equipamentos para atender os 600 alunos matriculados nos cursos de ensino fundamental e médio, EJA, Nova EJA, educação especial e ainda aceleração de estudos. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões. No período em que a escola esteve em reforma, os alunos frequentaram aulas no Ciep de Olaria, Jamil El-Jaick e IENF. 
Colégio Galdino do Valle Filho reformado
Colégio Galdino do Valle Filho reformado
“É um dia muito feliz. Estamos muito agradecidos pelas obras de reestruturação física. Agradecemos aos nossos professores, profissionais de ensino, pais e alunos pela confiança”, discursou a diretora do educandário, professora Anna de Fátima Pinheiro das Neves. 
O prefeito Rogério Cabral voltou a reiterar a importância da parceria do município com os governos estadual e federal. Segundo ele, sem o entendimento entre as três esferas do Executivo “Nova Friburgo ainda estaria na lama”, disse, relembrando as consequências da tragédia de 2011. 
Dependências internas totalmente reformadas
Dependências internas totalmente reformadas
Prestes a suceder Sérgio Cabral (o governador anunciou que renunciará ao mandato em 4 de abril), o vice-governador Luiz Fernando Pezão se disse satisfeito por retornar ao município para inaugurar mais uma obra. Ele lembrou que o Estado fez um investimento de R$ 1,4 bilhão em obras em Nova Friburgo nos últimos sete anos. “Cada vez que a gente vê um tijolo sendo colocado em pé ficamos gratificados”, disse, referindo-se às dificuldades burocráticas para a liberação de obras. “Criticar é fácil, fazer é que são elas. As obras estão andando, estamos evoluindo na reconstrução de Nova Friburgo”, acrescentou. 
O governador Sérgio Cabral reiterou que a atual administração foi a que mais investiu no interior. Ele acrescentou que, ainda este ano, Nova Friburgo será contemplada com muitas outras realizações em parceria com a União e a Prefeitura.
 
Fotos: Daniel Marcus

Conselho de Segurança de Magé reúne autoridades e discute novas estratégias

DSC_0020
O encontro promovido pela cúpula da segurança pública mageense ficou marcado por dois fatos significativos, o primeiro foi a presença de todos os representantes do segmento, em unanimidade das autoridades local,  34º BPM, 65ª DP, 66ª DP e  Guarda Municipal, que atenderam prontamente a solicitação da presidente do Conselho Municipal de Segurança, Maria Alice, guerreira incansável no controle dos níveis de segurança do município em todas as modalidades. A falta de líderes comunitários no encontro não chegou a comprometer os objetivos propostos pelo Conselho, mas denota o desinteresse das associações de moradores dos distritos, o que poderia melhorar as ações do segmento de forma mais precisas com informações particulares destas regiões.
Segundo balanço da entidade, Conselho Municipal de Segurança, a política implementa é estável, todavia as ações de combate ao tráfico de drogas, que acabam decorrendo em desdobramento de outros crimes, tem tido atenção especial dos órgãos de segurança como um todo. Decorrente de uma estratégia de ações conjuntas entre as policias civil, militar e guarda municipal, as respostas ao combate a criminalidade ganharam mais eficácia, resultando qualitativamente na melhoria da gestão e controle de conflitos da sociedade local. 
DSC_0016O conselho espera minimizar através de ações de inteligência e implementação de políticas de prevenção, com programas de ajuda a dependentes químicos, já que o número de usuários de entorpecentes cresce gradativamente em todo Estado. “É preciso encarar o problema como um todo, a repressão deve ser deve constante, todavia o que alimenta a prática do crime de venda e tráfico de drogas são usuário e dependentes que não contam com atendimento específico.” declarou um dos participantes do evento.  O Crack é Possível Vencer, do governo federal, deverá estar a disposição no município e segundo o coordenador do programa, Vagner Rosa, no próximo dia 10/2,  assinará con vênio com o município no Palácio Anchieta.
Na mesa de discussão dentre os inúmeros assuntos abordados, o controle de turistas nas cachoeiras, o trânsito na cidade, saidinhas de Banco e eventos de bailes funk na cidade, foram temas largamente discutidos e terão atenção dos gestores na pauta de ações.
Marcaram presença no evento toda diretoria do  Conselho Municipal de Segurança, Maria Alice, presidente do conselho, José do Rosário, vice presidente CCS e presidente da Confederação de Associações de Moradores de Magé e Adjacências, Claudia Farias, 1ª secretária,  Dr. Carlos Larcher, Presidente doRotary-Magé, Dr. Antonio Silvino, delegado da 66ª DP de Piabetá, Inspetor Vargas, representando Dr. Robson Costa da 65ª DP de Magé, Major Alexandre, 34º BPM, representando o Cel. Friederick Minervine BassaniNelson Vinagre, GMM – representando o secretário Sérgio Venâncio. 
Aos munícipes da cidade, Pastor Francisco, conselho de ética e segurança, Pastor Willian, da comunidade Evangélica Leão de Judá outros colaboradores voluntários, que lutam constantemente na construção de uma cidade com melhor qualidade de vida.

Filho de Chico Anysio apresenta show de humor em Teresópolis

André Lucas se apresenta na Casa de Portugal às 21h deste sábado (8).Show relembra melhores histórias e personagens do seu pai.




André Lucas promete divertir o públco de Teresópolis (Foto: Divulgação)André Lucas promete divertir o público de
Teresópolis (Foto: Divulgação)
André Lucas, filho do humorista Chico Anysio, homenageia o seu pai com o show “Revive” na Casa de Portugal em Teresópolis, Região Serrana do Rio, neste sábado (8), às 21h. A apresentação reúne as melhores histórias, piadas e números interpretados por Chico Anysio durante 50 anos de carreira. O espetáculo, considerado versátil e inteligente, é uma terapia do riso e atrai espectadores de diferentes idades.
Chico Anysio interpretou 209 personagens ao longo de sua carreira. Foi escritor, poeta, ator, compositor, diretor e artista plástico. No palco, André mostra o cotidiano da vida em forma de humor inteligente e lapidado e o público tem a oportunidade de conhecer um humor diferenciado em 1h15 de apresentação.
Outra surpresa é que a produção do show inclui imagens e a participação em áudio de um time de artistas de peso: Antonio Fagundes, Carlos Alberto de Nóbrega, Chico Anysio, Flávia Alessandra, Francisco Milani, Marília Pêra, Milton Gonçalves e o narrador esportivo José Carlos Araújo.
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 30 e podem ser comprados na portaria do clube. A classificação é 14 anos.

Fonte: g1

Polícia prende 3 e apreende maconha e pés da droga em Teresópolis



P2 de Terê apreende maconha e pés da droga (Foto: Claucio Mizael/Teresópolis Jornal)Na casa dois suspeitos, foram encontrados dois pés de maconha, além de mais tabletes da droga, uma balança de precisão e material para embalar. (Foto: Claucio Mizael/Teresópolis Jornal)
O Serviço Reservado (P2) da Polícia Militar (PM) de Teresópolis, Região Serrana do Rio, apreendeu ontem, mais de meio quilo de maconha, além de dois pés da droga no bairro Fazendinha. Cinco homens foram encaminhados para a 110ª Delegacia de Polícia, onde apenas três foram autuados por tráfico de drogas.

Um rapaz de 20 anos foi abordado pelos agentes, que encontraram com o suspeito dois tabletes grandes maconha. O jovem, segundo a polícia, confessou que tinha mais material escondido em casa, onde os outros quatro detidos estavam. No local, foram encontrados mais 25 tabletes da droga, dos mais variados tamanhos, dois potes pequenos com maconha, além de dois pés do entorpecente e ainda balança de precisão, papel para embalar a droga e mais R$ 716 em dinheiro.

Todos foram levados para a 110º, onde os três moradores da casa, de 19, 20 e 21 anos, foram autuados por tráfico de drogas. Os outros dois jovens, de 19 e 22, foram ouvidos e liberados.