sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Guapimirim sediará V Encontro do Mosaico Central Fluminense

Depois das discussões mundiais sobre a água, chegou a vez da Agricultura Familiar entrar para a pauta internacional. Em 2014, considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o assunto será debatido no V Encontro do Mosaico Central Fluminense, previsto para acontecer em abril. O evento deverá enfatizar as atividades do campo e seu potencial para o desenvolvimento do Turismo Solidário.
agricultur
Em dezembro, representantes do setor agrário, e também de núcleos urbanos, e moradores de Guapimirim, Magé, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis se reuniram para discutir a organização do V Encontro. . A ideia é que o evento sirva para enfatizar e defender os produtos orgânicos locais, além de servir como incentivo ao fortalecimento da transição entre a agricultura convencional e a agroecologia.
  
Isabel Maria Kwiatkowski, representante do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e líder comunitária do setor agrário, participou da reunião junto a outros membros do grupo, ondeenfatizou a necessidade da participação de produtores convencionais no evento e defendeu “uma mudança gradual” para a agricultura orgânica.
A participação dos jovens também será relevante, pois poderão conhecer a importância da produção orgânica, além dese tornarem agentes mobilizadores.
Uma nova reunião está marcada para o dia 14/01, às 10h, na sede do Parnaso, em Guapimirim. Todos os interessados em ajudar estão convidados a participar

Cervejaria Petrópolis doa terreno de 7.200 m² para Teresópolis, no RJ

Empresários da Cervejaria Petrópolis, na Região Serrana do Rio, fabricante da cerveja Itaipava, estiveram em Teresópolis na manhã desta terça-feira (7), para oficializar a doação de um terreno para o município. Com cerca de 7.200m², a área fica na localidade de Água Quente, na zona rural, ao lado da fábrica da empresa.
Arlei Rosa, prefeito de Teresópolis, recebeu o gerente geral da cervejaria, Marcelo Sá, juntamente com o gerente administrativo, Samy Fidel, que oficializaram a doação, através de escritura, com a participação do representante do cartório do 2º Ofício, Edinei Paim.
Entre as possibilidades, o terreno poderá ser utilizado para construção de casas populares, mas serão realizados estudos técnicos para decidir a melhor opção para o local. “Agradecemos muito aos empresários por doarem esta área para a prefeitura. A empresa já traz grandes benefícios para a cidade ao oferecer empregos aos teresopolitanos. Ainda não definimos como será utilizado o terreno, pois será feito um estudo técnico para que seja usado da melhor forma possível”, disse Arlei.
O gerente geral da cervejaria, Marcelo Sá, destacou que faz parte da política da empresa atuar em parceria com as cidades onde suas fábricas estão instaladas. “Tentamos ajudar na medida do possível. O terreno tem mais de sete mil metros quadrados e fica em uma área no 2° Distrito que pode ser muito bem aproveitada pelo município”, disse.

Teresópolis, RJ, ganha 2.000 mudas para reflorestar a cidade


Mudas estão guardadas no Horto Municipal (Foto: Jeferson Hermida/Divulgação)Mudas estão guardadas no Horto Municipal (Foto:
Jeferson Hermida/Divulgação)
Desde o ano passado, Teresópolis, Região Serrana do Rio, vem intensificando as ações de reflorestamento no município, priorizando a recomposição da faixa marginal de proteção dos rios, na cidade e no interior. Esta semana, a iniciativa ganhou o reforço da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), que doou duas mil mudas nativas da Mata Atlântica. Desse total, mil mudas foram encaminhadas para a sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na localidade de Santa Rita, no 2º Distrito. As mil restantes foram recebidas nesta quarta-feira (8) e estão armazenadas no Horto Municipal, no bairro Quarenta Casas.
“Nosso objetivo é plantar cinco mil mudas nas margens dos rios este ano, em parceria com a Cedae. Dessas duas mil mudas doadas pela empresa estadual, metade será usada na recomposição da mata ciliar no interior. O restante vai repor trechos na beira do Rio Paquequer entre os bairros do Alto, Beira Linha e Fátima, região que já foi reflorestada, mas que necessita de reposição”, explicou André de Mello, secretário de Meio Ambiente.
Entre os meses de setembro e outubro do ano passado, foi reflorestado um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão na margem do Rio Paquequer, no terreno onde está instalada a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na Rua Fritz Weber, na Várzea. A área recebeu o plantio de 750 mudas em diferentes estágios de regeneração. A ação cumpriu um acordo firmado com o Ministério Público Estadual com o objetivo de formar um cinturão verde na área do terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex até a encosta do bairro Fazendinha.
“Existe um projeto para a implantação de um viveiro de mudas na sede do Parque Municipal, em Santa Rita, em parceria entre a prefeitura, através da cessão de espaço, e a UFRJ, responsável por toda a estrutura. Esse projeto já foi apresentado ao Ministério Público e aguarda a liberação de recursos do Governo Federal”, informou André.
Mata ciliar 
O reflorestamento está recompondo a mata ciliar, formação vegetal nativa que fica às margens do rio e que é considerada área de preservação permanente pelo código florestal federal. Ela serve de proteção dos cursos d’água, reduz a erosão das margens e o assoreamento dos rios, bem como a força da água.

Além disso, forma corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade, fornecendo alimento e abrigo para a fauna, constituindo barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças na agricultura. Durante o seu crescimento, a mata ciliar absorve e fixa dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.
Fonte;G1

Delegacia Legal de Teresópolis, RJ, deve ser inaugurada em março

Unidade está sendo construída na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto. Obras começaram em outubro de 2013.

Delegacia Legal de Teresópolis deve ser inaugurada em março de 2014 (Foto: Prefeitura de teresópolis/Jeferson Hermida)A unidade será a primeira delegacia legal da cidade
(Foto: Prefeitura de Teresópolis/Jeferson Hermida)
A primeira Delegacia Legal de Teresópolis, Região Serrana do Rio, deve ser inaugurada em março deste ano. A construção da nova unidade, localizada na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto, começou em outubro do ano passado e segue avançada. Nesta quarta-feira (8), o prefeito Arlei visitou o local, acompanhado do delegado titular da 110ª Delegacia de Polícia, Walter Barros, e também do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Nadim Kantara.

O prédio administrativo da 110ª Delegacia Legal será dividido em dois pavimentos e terá, ainda, estacionamento, com cerca de 40 vagas. A edificação está sendo constituída por um sistema metalizado que diferencia e agiliza o término do empreendimento e que, além de mais limpo, está dentro dos padrões de engenharia vigentes.

A estrutura contará com recepção; salas de espera e para atendimento social; setores de investigação preliminar, de inteligência policial e de seguimento; espaços reservados para custódia masculina e feminina (onde os detidos poderão permanecer por um período determinado, até a transferência); banheiros; salas para repouso; e auditório com 36 lugares.

Com o funcionamento da nova delegacia, o município fará parte de uma rede integrada via internet com as outras unidades já implantadas no estado. O Programa Delegacia Legal moderniza o sistema de trabalho da Polícia Civil e elimina, de uma vez por todas, as carceragens dentro dos distritos, dando melhores condições de trabalho aos investigadores.

Obras da primeira Delegacia Legal de Teresópolis estão avançadas (Foto: Prefeitura de Teresópolis/Jeferson Hermida)
As obras da nova unidade policial estão avançadas
(Foto: Prefeitura de Teresópolis/Jeferson Hermida)
De acordo com o delegado Walter Barros, a unidade deverá ter em torno de 45 profissionais e receberá viaturas novas. Barros ressaltou, também, que o prédio antigo da 110ª continuará funcionando após a abertura da nova unidade. A obra da nova sede da polícia civil está na fase final de alvenaria e, nas próximas semanas, deve começar a etapa de acabamento, com colocação de pisos, divisórias, instalação de portas e janelas e pintura, entre outros serviços.

“Estamos acompanhando o trabalho da construtora Jeton e depois de toda a infraestrutura pronta, entraremos com a parte de mobiliário e de informatização. Conforme as condições do tempo, a previsão é de que a inauguração ocorra em março”, frisou Walter Barros.